Sinopse

Detenta que trabalha como telefonista num presídio atende uma ligação de um homem e descobre que era engano. Pelo pouco que conversam e apenas pelas suas vozes, os dois se apaixonam sem nunca terem se visto.

Mas ele, o advogado Larry, não imagina a condição da moça, Emily.

Excelsior – 19h30
de 22 de julho a setembro de 1963
42 capítulos

novela de Dulce Santucci
baseada no original de Alberto Migré
direção de Tito Di Miglio

Novela posterior
Aqueles que Dizem Amar-se

GLÓRIA MENEZES – Emily
TARCÍSIO MEIRA – Larry
LOLITA RODRIGUES
NEUZA AMARAL
CÉLIA COUTINHO
MARIA APARECIDA ALVES
LÍDIA COSTA
DINAH RIBEIRO
ELENIVE FAYON
LOURDES ROCHA
WILMA DE AGUIAR

Novela mais lembrada por ser a primeira diária da televisão brasileira, do que por repercussão ou qualidade de produção.

Na verdade, quando estreou, em 22/07/1963, era exibida apenas às segundas, quartas e sextas-feiras. Ao longo do tempo é que ela passou a ser transmitida diariamente. Como na época as transmissões não eram em rede, as fitas de videotape eram enviadas às outras capitais depois da exibição em São Paulo, pela TV Excelsior.

A novela foi lançada pela Excelsior com a parceria da Colgate-Palmolive. A prática na época era que fabricantes de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal (Colgate-Palmolive e Gessy-Lever) patrocinavam e viabilizavam as novelas, com escalação de elencos e seleção de roteiros e diretores. As emissoras entravam com os estúdios e a parte técnica e tinham a exclusividade na exibição.

O texto e o diretor eram argentinos e a adaptação seguiu as normas do que fora apresentado no país de origem. O título original era 0597 da Ocupado. No Brasil, o número do título foi mudado.

Apesar de o videotape já existir na época, a produção de 2-5499 Ocupado era muito precária. As cenas externas, por exemplo, eram realizadas dentro dos estúdios da TV Excelsior mesmo, com improvisações de chuva e vento. Até o guarda-roupa dos personagens era arrumado pelo próprio elenco. Entretanto, a produção chegou a gravar cenas na Casa de Detenção de São Paulo.

O número do título era semelhante ao do telefone do Teatro Cultura Artística de São Paulo, onde a TV Excelsior realizava seus shows: 36-5499.

Um rapaz, no sul do país, mudou o número de seu telefone por coincidir com o título da novela.

Primeira novela a reunir o casal romântico Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Em 1999, a TV Record exibiu Louca Paixão, baseada no mesmo texto argentino, com Maurício Mattar no papel do advogado e Karina Barum como a presidiária.

Veja também

  • excelsior60

Eu e Você

  • excelsior60

Eu Quero Você

  • excelsior60

Mãe

  • excelsior60

Pecado de Mulher