Sinopse

O jovem pintor português Diogo Álvares Corrêa melhora a realidade em suas pinturas e por isso cria problemas com o comandante Vasco de Athayde. Vítima de uma cilada armada por Vasco para apoderar-se de um mapa com um caminho mais rápido às Índias, Diogo é seduzido pela Marquesa de Sevigny e deportado na expedição. No meio da viagem, a caravela naufraga e o pintor chega às costas brasileiras, sendo recebido por índios tupinambás.

Após o tiro de uma arma de fogo, Diogo é considerado uma divindade pelos índios, que passam a chamá-lo de Caramuru, que significa “filho do trovão”. Caramuru se apaixona pelas duas filhas do chefe dos tupinambás, Paraguaçu e Moema. O primeiro triângulo amoroso brasileiro se complica com a chegada de Dom Vasco que, interessado nas riquezas da nova terra, propõe a Diogo seu retorno à Europa e um casamento com a Marquesa de Sevigny.

Porém, Caramuru não consegue se separar de Paraguaçu e a leva consigo à França. A Marquesa planeja um casamento de onde tirará bom proveito, mas é vítima da própria ganância ao confrontar-se com Paraguaçu. Diogo se casa com a índia e retorna ao Brasil tornando-se líder dos tupinambás. Realidade e ficção se misturam com humor, mostrando as diferenças culturais entre os índios brasileiros e os europeus na época do Descobrimento do Brasil.

Globo – 22h30
de 19 a 21 de abril de 2000
3 capítulos

roteiro de Jorge Furtado e Guel Arraes
documentários de Jorge Furtado
direção de Guel Arraes

SELTON MELLO – Caramuru (Diogo Álvares Corrêa)
CAMILA PITANGA – Paraguaçu
DÉBORA BLOCH – Isabelle D’Avezac (Marquesa de Sevigny)
LUÍS MELLO – Dom Vasco de Athayde
DEBORAH SECCO – Moema
TONICO PEREIRA – Itaparica (chefe dos Tupinambás)
PEDRO PAULO RANGEL – Dom Jaime
DIOGO VILELA – Fulgêncio
e
MARCO NANINI – apresentador

Filmada em HDTV (sistema de alta definição), A Invenção do Brasil foi lançada pela TV Globo como parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

O autores – Jorge Furtado e Guel Arraes – basearam-se em obras de José de Alencar e de Mário de Andrade e em um poema de Santa Rita Durão (“O Uruguai”). O título foi inspirado no prefácio do livro “A Fundação do Brasil”, de Darcy Ribeiro.

O pano de fundo era a história real de Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, sua chegada ao Brasil e seu relacionamento com a índia Paraguaçu. Unido à essa história, o apresentador e narrador Marco Nanini mostrava, em forma de documentário, fatos pitorescos do Brasil na época de seu descobrimento, com texto rápido, fácil e bem elaborado.

Produção impecável em figurinos, maquiagem, cenários e direção de arte. A microssérie teve cenas rodadas em Picinguaba, no litoral paulista, e locações em Portugal: no Palácio Queluz, no Mosteiro da Batalha, e no centro histórico da cidade de Leiria.

Os figurinos, criados por Cao Albuquerque, pesavam mais de 880 quilos. As vestes dos personagens foram feitas com folhas secas, cascas de côco, palha, cordas, escamas de peixe e penas. Os brincos das índias, por exemplo, foram confeccionados com besouros secos.

A exemplo de outro trabalho de Guel Arraes, O Auto da Compadecida, um ano antes, A Invenção do Brasil foi transformada em filme, chegando aos cinemas em novembro de 2001.

Em 2002, foi reapresentada na televisão, em formato de filme. Também de 7 a 9/03/2005, no Multishow (canal de TV paga pertencente à Rede Globo), em comemoração aos 40 anos da TV Globo.

Trilha Sonora *

01. O ÚLTIMO PÔR DO SOL – Lenine
02. ON THE LINE – Fabulous Trobadors
03. I CHING: MOUNTAIN – Uakti
04. EXASPERADA – Carlos Malta
05. MIRAGEM DO PORTO – Lenine
06. HÁ GENTE AQUI – Maria João e Mário Laginha
07. DI MENOR – Guinga
08. SANFONEMA – Toninho Ferragutti
09. AGUENTA SEU FULGÊNCIO – Trio Madeira Brasil
10. MANGUETOWN – Chico Science & Nação Zumbi
11. LÁ E LÔ – Lenine
12. RAP DO REAL – Pedro Luis e a Parede
13. ETNIA CADUCA – Lenine
14. VOLTE PARA O SEU LAR – Arnaldo Antunes
15. ANTROPÓFAGOS – Suba
16. TUBI TUPY – Lenine

* A trilha sonora da microssérie foi lançada juntamente com o filme

Veja também

  • lunacaliente_logo

Luna Caliente

  • autodacompadecida_logo

O Auto da Compadecida

  • chiquinhagonzaga_logo

Chiquinha Gonzaga

  • muralha_logo

A Muralha (2000)