Bastidores

Programa criado para aproveitar o elenco recém contratado pelo SBT antes do início das gravações da primeira novela (Éramos Seis) da nova fase de dramaturgia da emissora, sob o comando de Nilton Travesso.

A Justiça dos Homens era uma espécie de teleteatro que sempre apresentava um enredo no qual um dos personagens agia de forma duvidosa e no final era julgado por uma equipe de jurados, que alternavam a cada semana. O júri era composto, em parte, por artistas ou celebridades conhecidas, e parte por pessoas comuns e desconhecidas.

Esse julgamento fictício era conduzido por Ney Gonçalves Dias, que fazia a vez de promotor, e pela Deputada Zulaiê Cobra, que fazia a defesa. Antes que o “julgamento” fosse iniciado, o jornalista Eliakin Araújo fazia uma síntese do drama apresentado e levantava a questão sobre o comportamento questionável de um dos personagens, que receberia o veredito ao final do programa: culpado ou inocente?

Este formato lembrava um pouco o Você Decide da Globo (de 1992 a 2000), em que as histórias não eram julgadas, mas decididas um melhor desfecho pelo público, em votação.

Ao final do último episódio exibido, Eliakin Araújo afirmou que A Justiça dos Homens retornaria em fevereiro de 1994. Porém, o programa deixou de ser produzido em caráter definitivo, provavelmente por causa da baixa repercussão que obteve.

SBT
1993

apresentação de Eliakin Araújo
direção de Nilton Travesso

“O Filho Mais Querido”
OTHON BASTOS – Leon Durkiev
MARIA ESTELA – Arlete (mulher de Leon)
ELIZÂNGELA – Silvana
JOÃO VITTI – Alex
FLÁVIA MONTEIRO – Regina
RÉGIS MONTEIRO – Joel (amigo de Leon)
MATHEUS CARRIERI – Guto
LÚCIA SERPA – Márcia
RAUL BARRETO – cabeleireiro

“O Valor da Vida”
JANDIR FERRARI – Tadeu
UMBERTO MAGNANI – pai de Tadeu
EDUARDO MOSCOVIS
VERA ZIMMERMANN
ELIZABETH GASPER

“Promessa de Natal”
OSMAR PRADO – Raul
LUCINHA LINS – mulher de Raul
MARCOS CARUSO
ÊNIO GONÇALVES
WAGNER SANTISTEBAN

ainda
NUNO LEAL MAIA
LÍLIA CABRAL

Veja também

  • alodocura90_logo

Alô Doçura (1990)

  • grandepai_logo

Grande Pai

  • bravagente_sbt_logo

Brava Gente (SBT)

  • teleteatro_logo

Teleteatro