Sinopse

Nando perdeu um ótimo emprego por causa de uma briga com um colega. A dificuldade financeira o obrigou a ir morar com a mulher Olímpia e a filha pequena na casa do sogro. Seu Reinaldo, que nunca gostou do genro, não cansa de submetê-lo a humilhações, o que acaba por desembocar em uma tragédia: Nando mata o pai da esposa e foge. Romero, o cunhado policial, jura vingança e sai em seu encalço, ignorando as formalidades da lei. Nando chega em uma favela no Rio de Janeiro em busca de um velho conhecido que tem envolvimento com o tráfico local e se emprega a serviço da bandidagem.

Em uma das primeiras ações que executa – roubar carros – , Nando depara-se com Catarina, mulher da alta sociedade que está acompanhada do marido e do pai. Este, Alcebíades tenta reagir e é morto por ele. Extremamente ligada ao pai, Catarina, rica de origem nobre por parte de mãe, depois de um período de depressão, toma uma decisão surpreendente. Faz concurso para delegada de polícia, o que gera um tenso conflito com o marido, a família e os amigos. Porém, ela não muda de ideia, argumentando que se costuma dizer que a elite brasileira vive longe dos problemas do país.

Catarina quer meter a mão na realidade que vitimou seu pai, por mais sórdida que seja. O marido, Renato, não se conforma com a decisão da mulher, que considera um rebaixamento para a família, e tenta por todos os meios minar a carreira dela. A esta altura, Romero perdeu o rastro do cunhado e desconfia que a irmã continua mantendo contato com o marido, o que o leva a vigiá-la 24 horas por dia. Olímpia fica sendo controlada pelo próprio irmão, mesmo assim consegue receber notícias de Nando. O conflito familiar é quase insuportável.

A mulher de Romero, Rosa, também hostiliza a cunhada todo o tempo, acusando-a de defender o assassino do próprio pai. Nando lidera uma revolta contra o chefe do tráfico na favela, mata-o e assume o comando do morro, tornando-se um dos mais poderosos bandidos da cidade. Há uma passagem de tempo e Catarina é nomeada para uma delegacia problemática, em uma região conflagrada. O delegado anterior foi assassinado e até então não se descobriram os criminosos. Há suspeitas de que a milícia que atua nas redondezas, que ele investigava, foi a responsável pelo crime.

Record – 23h
de 5 de janeiro a 8 de junho de 2009
23 episódios

de Marcílio Moraes
escrita por Marcílio Moraes, Joaquim Assis, Sylvia Palma, René Belmonte, Leonardo Gudel e Eduardo Quental
direção geral de Alexandre Avancini
direção geral do núcleo de teledramaturgia de Hiran Silveira

FRANCISCA QUEIRÓZ – Catarina Laclos
ÂNGELO PAES LEME – Nando
HEITOR MARTINEZ – Leandro
CAIO JUNQUEIRA – Romero
RAQUEL NUNES – Olímpia
KITO JUNQUEIRA – Ari
CRISTINA PEREIRA – Jussara
FELIPE MARTINS – André
EDUARDO LAGO – Renato
SILVIO GUINDANE – Valdo
ANDRÉ RAMIRO – Tião Meleca
JONAS BLOCH – Feitosa
MARCELO ESCOREL – Juvenal
CLÁUDIO GABRIEL – Anderson
NILDO PARENTE – Alcebíades
ROBERTO FROTA – Reinaldo
ALINE BORGES – Lacraia
GABRIELA DURLO – Rosa
LÉA GARCIA – Clara
ROGÉRIO BRITO – Araújo
LUIZ CARLOS DE MORAES – Izaque
MARÍLIA BARBOSA – Luísa
VALQUÍRIA RIBEIRO – Maria Joana
ADRIANA PRADO – Josefa
DANIEL ANDRADE – Orlando
JONATHAN NOGUEIRA – Edson
CHICO EXPEDITO – Cícero
JULIANA TEIXEIRA – Margarida
SÉRGIO HENRIQUE – Chulé
MARCELA MOURA – Laura
PAULO CARVALHO – Belisário
WILLIAM VITA – Serjão

as crianças
GIULLIA BUSCACIO – Patrícia
LARISSA HENRIQUE – Sandrinha
RODRIGO COSTA – Celso

Inspirado por novela e filme

Incentivado pelo sucesso de sua novela Vidas Opostas (2006-2007), Marcílio Moraes escreveu este seriado (exibido às segundas-feiras) com os mesmos elementos de seu trabalho anterior, focando a violência e a luta entre polícia e bandidos na cidade do Rio de Janeiro.
“Acho importante sair um pouco da novela. A tendência das emissoras é investir nesses formatos mais ágeis”, explicou o autor.

A Lei e o Crime vinha também no rastro do sucesso do filme Tropa de Elite (2007), de José Padilha, o que também levou a Globo a produzir a série Força-Tarefa (2009-2011), nos mesmos moldes.

Mercado externo

De olho na venda do produto para o exterior, a primeira temporada de A Lei e o Crime ganhou 7 novos episódios, passando dos 16 iniciais para o total de 23.

“O sucesso do seriado estimulou a possibilidade de alcançar o mercado externo. Então, adaptamos ao padrão internacional de 23 episódios por temporada”, disse Marcílio em entrevista.
“Cada episódio tem histórias paralelas que terminam nele mesmo. A ideia é desdobrar a trama principal e aumentar essas tramas paralelas, com participações especiais. Não vai ter embromação. O público não vai nem perceber.”

Nova temporada

Na Record TV, os bons números no Ibope e a repercussão fizeram a emissora desejar uma segunda temporada. Líder no horário no Rio, com 24 pontos, e com médias entre 15 e 18 pontos em São Paulo, a história de Marcílio Moraes virou a menina-dos-olhos da casa.

Antes mesmo de a Record decidir se faria a continuação da história, o autor revelou que já havia sido recomendado a não fechar as histórias.
“Já tinham me pedido para deixar algumas possibilidades em aberto, para continuar a trama. É isso que vou fazer, mas preciso avaliar bem como continuar para manter o pique da primeira. Não é como fazer pizza, não!”

Entretanto, apesar de todas as intenções, a série ficou na primeira temporada. Em 2010, Marcílio Moraes emplacou sua nova novela, Ribeirão do Tempo. Ou autor retornou às séries policiais em 2012, com Fora de Controle.

Locações

A cenas externas foram gravadas na comunidade Tavares Bastos, no Rio de Janeiro, a mesma onde havia sido gravada a novela Vidas Opostas.

Produção musical: Daniel Figueiredo

Tema de Abertura: SANGUE FRIO – Libra

Preparar, apontar, fogo!
Não dá mais pra voltar
Apressar, não deixar nenhum vestígio
História pra contar, razão para voltar

A dor da indecisão
Pior que um sim ou não
O tempo nunca volta
Me parte o coração
Pensar que a decisão
Pode ter sido a errada

Despistar, esconder no meu sorriso
Vontade de chorar
Apagar, aceitar que a minha culpa
Não vai adiantar, não dá pra perdoar

A dor da indecisão
Pior que um sim ou não
O tempo nunca volta
Me parte o coração
Pensar que a decisão
Pode ter sido a errada

Preparar, apontar…
Preparar, apontar…

Veja também

  • vidasopostas

Vidas Opostas

  • ribeiraodotempo

Ribeirão do Tempo

  • foradecontrole_logo

Fora de Controle

  • planoalto_logo

Plano Alto