Sinopse

Alexandre Torres, funcionário em Ribeirão Preto de uma agência bancária do Grupo Scorza, se aproveita de uma falha do computador e desvia 10 milhões de cruzeiros do banco. Descoberto, em vez de ser demitido, é chamado a São Paulo pelo próprio presidente da empresa, Frederico Scorza e, para sua surpresa, ganha uma promoção. Na realidade, trata-se de um plano de Frederico para transformar Alex em bode expiatório para uma de suas empresas, em vias de falência. A Alex é lançado o desafio de tornar-se um homem de influência no mercado financeiro paulista.

Para auxiliá-lo, Alex tem o suporte da executiva Paula Alencar, cúmplice nos planos de Frederico. A ascensão de Alex tem um preço: ele se vê obrigado a abandonar a família, mulher e filha. Os outros sócios do Grupo Scorza, desconhecendo as intenções de Frederico, vêem em Alex uma ameaça aos seus interesses. São eles: o filho adotivo de Frederico, o inseguro Sérgio; o filho Dudu; os irmãos Rodrigo e Edgar; e Albino de Almeida Moraes, noivo de sua filha problemática Ana Maria. Porém, os planos de Frederico dão errado quando ele rompe com Paula, sua amante.

Humilhada e demitida do Grupo Scorza, Paula se volta contra Frederico e revela a Alex as reais intenções dele. Os dois planejam então uma vingança: se apoderar da fortuna e conseguir a totalidade das ações do Grupo Scorza. Para tanto, não medem qualquer escrúpulo. Descobrindo desvio de dinheiro, Alex, usando de extorsão e chantagem, consegue afastar Rodrigo e Edgar de seu caminho, obtendo informações confidenciais da empresa. Planeja o sequestro de Sérgio e o induz ao suicídio quando ele fica sabendo que não é filho de Alice, mulher de Frederico.

Alex consegue com que Dudu perca seus direitos à herança dos Scorza, e, finalmente, envolve Albino em um escândalo, desmoralizando-o perante sua noiva Ana Maria, então única herdeira da família. Para completar, Ana Maria se casa com Alex, para o total repúdio dos Scorza. Entretanto, um acontecimento dá uma reviravolta nos planos de Alex: Frederico Scorza é assassinado e todas as suspeitas caem sobre ele. Seu único álibi é Paula Alencar. Porém, para sua surpresa, Paula trai Alex em seu depoimento à polícia.

Globo – 22h30
de 10 a 28 de maio de 1982
15 capítulos

escrita por Daniel Más e Leilah Assumpção
roteiro final de Wálter Avancini
coordenação de criação de Luciano Ramos
direção de Wálter Avancini, Jardel Mello, Hugo Barreto e Cassiano Filho
direção geral de Wálter Avancini

ANTÔNIO FAGUNDES – Alexandre Torres
WALMOR CHAGAS – Frederico Scorza
DINA SFAT – Paula Alencar
BRUNA LOMBARDI – Ana Maria
WANDA STEFÂNIA – Juliana
MARTHA OVERBECK – Alice
NEY LATORRACA – Sérgio
JOÃO JOSÉ POMPEO – Rodrigo
ODILON WAGNER – Albino de Almeida Moraes
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ – Dudu
ODAVLAS PETTI – Edgar
WÁLTER FORSTER – Álvaro
Maneco
LÉLIA ABRAMO – Bebel
YARA LINS – Elvira
ANDRÉA L’ABATTE – Maria do Carmo
ZÉLIA TOLEDO – Tânia
ROSITA TOMAZ LOPES – Renata Gouveia
ABRAHÃO FARC – Seixas
BENJAMIN CATTAN – Gustavo Nogueira
ROFRAN FERNANDES – Dante
THALES PAN CHACON – Bianco
ESMERALDA HANNAH – Eny
JOLLY FERNANDES – Alexandra
JOSELITA ALVARENGA – Júlia
CELSO BAIKI – Joselino
EDUARDO SILVA – Martinho
Margô
HELEN HELENE – Lucinha
Almir
VIVEN MARIE – Maureen
MARIA DUDA
VERA NUNES
LUIZ GUILHERME
EDITH SIQUEIRA
CARLO BRIANI
MARIA FERREIRA
ZILDETTI MONTIEL
ANGÉLICA – Anamaria (criança)
e
AFRÂNIO MOREIRA LIMA
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA
ELADIO ADAUTO
ELIANE MARKDISE
FÁBIO TOMAZINI
GENIVAL DIAS
GILBERTO PINTO TASTALDI
GUNCHO MACIEL
JOÃO BOURBONNAIS
JORGE TACLA
JOSÉ LUÍS BRANCO
PAULO MINERVINO
RICHARD PARADIZZI
ROMEU DE FREITAS
RONEY WANDERNEY
ROSANE DONATI
RUY ALEXANDRE
SILVIA BANDEIRA

Minissérie que teve o mérito de trabalhar uma nova linguagem para a ação dramática televisiva. Falava-se pouco e a ação comandava. Um estilo muito próximo do modelo americano. Como americana também era a receita do entrecho: o homem que sobe na vida e saboreia o poder ao lado de belas mulheres.

Elenco perfeito, vários momentos memoráveis: o casamento de Alex e Ana Maria (Antônio Fagundes e Bruna Lombardi), por exemplo.

Acima de tudo, uma minissérie de diretor, com muitos toques pessoais de Walter Avancini.

Este foi o primeiro trabalho do Núcleo de Produção Walter Avancini, localizado no bairro de Santana, em São Paulo. O núcleo paulista da Rede Globo foi responsável também por outras minisséries, como Moinhos de Vento, Anarquistas, Graças a Deus e Grande Sertão: Veredas. No entanto, ele não durou muito tempo, sendo desativado ainda na década de 1980.

A direção musical da minissérie ficou sob a responsabilidade do maestro Júlio Medaglia, que trabalhou com a trilha sonora de César Camargo Mariano.

Grande parte das cenas foi gravada em um escritório de verdade em plena Avenida Paulista.

A atriz e apresentadora Angélica teve aqui sua primeira aparição em uma produção televisiva. Ela era Ana Maria criança, que aparecia nos flashbacks da personagem de Bruna Lombardi ao relembrar sua infância.

Reapresentada em novembro de 1985, às 23 horas.

Veja também

  • parabenspravoce_logo

Parabéns Pra Você

  • lampiaoemariabonita_logo

Lampião e Maria Bonita

  • bandidosdafalange_logo

Bandidos da Falange

  • quemamanaomata_logo

Quem Ama Não Mata