Sinopse

Kátia (Alinne Moraes) é uma jovem mística que resolve ajustar contas com a própria vida, já que acredita que o mundo acabará em 21/12/12. Ela quer aproveitar o fim do mundo para resolver tudo o que não conseguiu ao longo da vida. Com uma lista de seus maiores erros nas mãos, Kátia vai tentar consertar um por um. A lista é longa e contempla desde ideias de vingança até outras, mais românticas ou sexuais.

O destino de Kátia, que trabalha em um departamento pessoal, acaba se cruzando com o de Ernani (Danton Mello), técnico de contabilidade, um tipo certinho e cético. Ele marca suas férias para o dia 22 de dezembro de 2012, ou seja, um dia depois do mundo acabar, e Kátia tenta alertá-lo sobre o engano. Claro que a moça vai usar todas as suas armas e teorias para convencê-lo de que o fim está próximo.

Quase por imposição da moça, a dupla se junta para tirar o atraso de suas vidinhas chatas. Ernani acha tudo uma palhaçada, mas não é muito difícil se deixar convencer por uma funcionária de recursos humanos tão linda como Kátia. Cada um tem uma lista de coisas para fazer até a data final: ela quer começar estourando o cartão de crédito em um restaurante chiquérrimo, e ele, praticando um esporte radical.

Globo – 23h
de 1º de novembro 20 de dezembro de 2012
8 episódios

série de Fernanda Young e Alexandre Machado
direção geral e de núcleo de José Alvarenga Jr.

ALINNE MORAES – Kátia
DANTON MELLO – Ernani
NELSON FREITAS

O universo já conhecido da dupla Fernanda Young e Alexandre Machado voltou à tona em Como Aproveitar o Fim do Mundo, mas, desta vez, sem muita “ins-piração”, a não ser o já visto em trabalhos anteriores, como Os Normais, Os Aspones, O Sistema e Separação?!. Até algumas piadas eram as mesmas, já usadas anteriormente. Mudou-se apenas a ambientação, uma fábula sobre o fim do mundo.

A série contou com oito episódios, sendo o último exibido à meia-noite do dia 20 de dezembro, véspera do “apocalipse” – de acordo com uma profecia maia que previa o fim dos tempos para o dia 21 de dezembro de 2012, abordado na trama da série.

Como Aproveitar o Fim do Mundo tinha como premissa uma comédia e uma tragédia, ao mesmo tempo, por trazer um casal vivendo intensamente seus sentimentos e vontades, mas tendo em vista o fim iminente.
“Esse assunto é muito recorrente na História da humanidade. É muito falado na internet. As pessoas realmente acreditam que pode acontecer”, explicou José Alvarenga Jr., diretor do programa.

Para Alexandre Machado, o foco não era falar sobre as teorias de fim de mundo e, sim, como duas pessoas encaram esse fato, com a melancolia e a graça que ele traz.
“A história gira em torno dos dois, são diferentes mundos que encontram, juntos, uma maneira de lidar com isso”, disse ele.
“Os personagens tomaram o rumo deles. Eram dois opostos que acabaram gostando um do outro, mas isso é triste porque é uma história com final marcado.”

Como Aproveitar o Fim do Mundo (exibida às quintas-feiras, após A Grande Família), estreou juntamente com outra série: Subúrbia, apresentada na sequência. As duas ocuparam o espaço deixado pela novela Gabriela e o programa Amor e Sexo.

Entre outubro de 2016 e janeiro de 2017, o canal norte-americano The CW levou ao ar uma série de televisão baseada em Como Aproveitar o Fim do Mundo. Com o título No Tomorrow, a série teve 13 episódios, narrando a história de Evie (Tori Anderson), uma analista de riscos apaixonada por Xavier (Joshua Sasse), um rapaz que curte a vida sem se importar com as consequências pois acredita que o apocalipse está próximo.

Em 2013, Como Aproveitar o Fim do Mundo foi lançada em DVD, em uma edição diferenciada, em formato de filme, originalmente imaginada pelo diretor José Alvarenga Jr.

A novela O Fim do Mundo, de Dias Gomes (1996), trazia uma ideia semelhante à de Como Aproveitar o Fim do Mundo.

Tema de Abertura: ESTÁ CHEGANDO A HORA – Wilson Simonal

Quem parte leva
Saudade de alguém,
Que fica chorando de dor
Por isso, não quero lembrar
Quando partiu meu grande amor

Ai ai ai ai, tá chegando a hora!
O dia já vem raiando, meu bem
Eu tenho que ir s´imbora
Ai ai ai ai, tá chegando a hora!
O dia já vem raiando, meu bem
Eu tenho que ir s´imbora…

Veja também

  • shippados

Shippados

  • vaderetro

Vade Retro

  • separacao_logo

Separação?!

  • machoman_logo

Macho Man