Sinopse

Tereza se emprega como enfermeira na mansão da rica família Fraga Dantas com um único objetivo: conquistar o coração do patriarca, o viúvo Alfredo, e por fim aos seus problemas financeiros. Enquanto isso, Eloá ascende na carreira com o empurrãozinho de um misterioso desconhecido, com quem faz um pacto.

Tereza visa, na realidade, se aproximar de um antigo amor, Osmar, hoje marido de Eloá, já que a ascensão profissional de sua esposa lhe custa o casamento. Tereza amou Osmar no passado, um homem mais novo, mas foi preterida pela outra.

Eloá quer subir na vida e acredita ter chances de se destacar na empresa onde trabalha ao lado do marido, um sujeito acomodado que não tem as mesmas perspectivas de ascensão que ela. Para conseguir o seu objetivo, ela não hesita em fazer um pacto com um homem, aparentemente o Diabo em pessoa, que irá modificar inteiramente a sua vida.

O casamento de Tereza com Alfredo Fraga Dantas e o envolvimento de Eloá com o Diabo fazem parte do plano de vingança de Tereza preparado para destruir o homem que um dia a fizera sofrer.

Globo – 20h
de 26 de novembro de 1984
a 21 de junho de 1985
179 capítulos

novela de Gilberto Braga
colaboração de Leonor Bassères
direção de Denis Carvalho, Ricardo Waddington e Jayme Monjardim
direção geral de Denis Carvalho

Novela anterior no horário
Partido Alto

Novela posterior
Roque Santeiro

GLÓRIA MENEZES – Tereza Fonseca
ANTÔNIO FAGUNDES – Osmar Pelegrine
DÉBORA DUARTE – Eloá Pelegrine
HUGO CARVANA – Alfredo Fraga Dantas
JOANA FOMM – Lúcia Gouveia
MARCOS PAULO – Cláudio Fraga Dantas
ZEZÉ MOTTA – Sônia Rangel
FLÁVIO GALVÃO – Raul
STÊNIO GARCIA – Amauri
LAURO CORONA – Rafael Mota
MALU MADER – Bia (Beatriz Fraga Dantas)
CAÍQUE FERREIRA – Zeca
ELOÍSA MAFALDA – Guiomar
RENATA FRONZI – Zoraide (Zora Zanini)
ANDRÉA BELTRÃO – Ângela
LUIZA TOMÉ – Alice
MILA MOREIRA – Cristina
MARCELO PICCHI – Olavo Fraga Dantas
LÍLIA CABRAL – Margarida
ISABELA GARCIA – Heloísa
ÍRIS BRUZZI – Vânia
ODILON WAGNER – Rogério
TÂNIA SCHER – Nádia
JOSÉ DE ABREU – Vitor
DUSE NACARATTI – Virgínia
ROSANE GOFMAN – Jalusa
CLEMENTINO KELÉ – Floriano
RUTH DE SOUZA – Jurema
WALDIR ONOFRE – Antônio
COSME DOS SANTOS – Vanderlei
ZENI PEREIRA – Odete
YAÇANÃ MARTINS – Shirley
MARIA HELENA PADER – Palmira
JOÃO PAULO ADOUR – Orlando
JOSÉ DUMONT – Darci
CIDINHA MILAN – Neide
NILSON ACIOLLY – Horácio
MASSAROCA – Alípio
as crianças
SELTON MELLO – Ronaldo
GIOVANNA PIECK – Isabel
DAPHNÉ BASTOS – Margareth
ELIANE NEVES – Laurinha
ALEXANDRE GARCIA – Ricardo
e
ADRIANA BÔSCOLI
ALEXANDRE MENEZES
ANA LÚCIA TORRE – Olga
ÂNGELA AVILLES – Lurdes (empregada de Cristina)
BIA SEIDL – Laís
CINIRA CAMARGO – Silvia Abrantes
IDA GOMES – Hemengharda (enfermeira de Alfredo, no final)
ILKA SOARES – Márcia
IVAN MESQUITA – Inspetor Andrade
JOANA ROCHA – Eliete
JOYCE DE OLIVEIRA – Isabel (primeira mulher de Alfredo)
MELISSE MAIA
NEWTON PRADO
PASCHOAL VILLABOIM – Luiz
PAULA LEAL
PAULO BETTI – Murilo (fotógrafo, primo de Zeca)
SÉRGIO MAIA
TURÍBIO RUIZ – Machado (pai de Ângela, morre no primeiro capítulo)
VERA HOLTZ – amiga de Eloá
WALDIR SANTANNA

– núcleo de TEREZA (Glória Menezes), enfermeira modesta, viúva e bonita, mãe de uma adolescente. Emprega-se na mansão de uma rica família. Com seu temperamento doce e firme, pouco a pouco resolve os problemas da casa e se torna uma pessoa importante para todos, arrebatando, até mesmo, o coração do patriarca, um homem viúvo:
a filha HELOÍSA (Isabela Garcia), garota sonsa e interesseira
a irmã VÂNIA (Íris Bruzzi), mulher bem humorada, trabalha em um salão de beleza.

– núcleo de ELOÁ (Débora Duarte), mulher simpática e otimista, ótima esposa e mãe, mantendo uma relação madura e carinhosa com a família. De classe média, passando por dificuldades financeiras, trabalha como engenheira em uma empresa de construção civil, juntamente com o marido. Batalhadora e ambiciosa, acredita em seu potencial e luta para ascender profissionalmente. Conhece um homem misterioso, com quem faz um pacto. É promovida e, aos poucos, se transforma em uma poderosa mulher de negócios, o que compromete a relação com o marido:
o marido OSMAR (Antônio Fagundes), engenheiro como a mulher, trabalha na mesma empresa de construção civil que ela. De temperamento mais dócil e acomodado, não alimenta as mesmas ambições profissionais que sua parceira. Inicialmente, tem um cargo ligeiramente superior ao da mulher. Eloá, no entanto, é mais competente que ele. A relação do casal degringola após a carreira dela deslanchar.
o filho do casal RONALDO (Selton Mello), garoto esperto, amado pelos pais
o cunhado AMAURI (Stênio Garcia), irmão de Osmar. Homem introspectivo, embora atencioso. É um ex-presidiário que já cumpriu sua dívida com a sociedade. Vive modestamente, sem grandes ambições, calado em seu canto
a empregada SHIRLEY (Yaçanã Martins), enxerida e curiosa, é fã dos patrões
e VITOR (José de Abreu), surge no meio da trama para se envolver com Eloá, quando o casamento dela vai mal.

– núcleo de ALFREDO FRAGA DANTAS (Hugo Carvana), empresário poderoso, dono da empresa de construção civil ondem trabalham Osmar e Eloá. Homem prepotente, severo, autoritário e preconceituoso. Viúvo, vai se apaixonar pela enfermeira Tereza, com quem se casa:
os filhos: OLAVO (Marcelo Picchi), o mais velho, puxa-saco do pai, com quem trabalha, sempre fez tudo o que ele desejou,
CLÁUDIO (Marcos Paulo), rapaz inquieto, luta contra a austeridade paterna. Formado em Engenharia, não quer seguir a carreira do pai
e BIA (Malu Mader), a caçula e sua preferida, apesar dos dois viverem em conflito por conta dos gênios difíceis. Assim como Cláudio, não aceita o autoritarismo do pai, o enxergando como um homem retrógrado
a empregada ODETE (Zeni Pereira), trabalha na casa desde que os seus filhos eram pequenos. Mulher simplória, vive com medo de perder o emprego
o filho de Odete, VANDERLEI (Cosme dos Santos), também trabalha na mansão, como copeiro. Diferente da mãe, contesta o autoritarismo do patrão.

– núcleo de OLAVO (Marcelo Picchi), filho mais velho de Alfredo. Puxa-saco do pai, leva uma vida medíocre, se esforçando para agradá-lo, mas sempre tratado com desprezo. É um engenheiro aplicado, mas não tem a criatividade e a inteligência de Alfredo para dar prosseguimento ao império Fraga Dantas:
a mulher MARGARIDA (Lília Cabral), interesseira, assim como o marido, vive tentando agradar Alfredo. Em vão, já que é vista como uma figura ridícula
as filhas pequenas ISABEL (Giovanna Pieck), uma peste que apronta todas, e MARGARETH (Daphné Bastos), a caçulinha.

– núcleo de RAUL, homem misterioso, o suposto DIABO (Flávio Galvão) com quem Eloá faz um pacto para ascender profissionalmente. Ao longo da trama, descobre-se que Raul e o pacto fazem parte de um plano de vingança de Tereza para destruir o casamento de Eloá e Osmar. Tereza amou Osmar no passado, mas ele preferiu se casar com Eloá. Raul é pago para representar os interesses de Tereza e de outras pessoas:
NÁDIA (Tânia Scher), viúva de um sócio de Alfredo. Ela acredita que o empresário se apossou indevidamente de bens do falecido marido, que estão registrados em um testamento guardado a sete chaves em sua mansão
ROGÉRIO (Odilon Wagner), amante e cúmplice de Nádia. Alto executivo da empresa de Alfredo, promove a ascensão de Eloá a pedido da Tereza, enquanto esta tem a incumbência de resgatar na mansão de Alfredo o testamento que favorece Nádia.

– núcleo de LÚCIA GOUVEIA (Joana Fomm), socialite falida que faz tudo para manter a pose, aparentando o que não tem e mendigando festas de grã-finos e notas em colunas sociais como forma de manter o prestígio. Despejada da cobertura onde vivia, na Zona Sul carioca, vai morar de favor no apartamento de uma amiga. Tenta em vão conseguir um marido rico para a filha, a fim de livrar a situação financeira da penúria. Faz a filha assediar Cláudio, a quem considera um bom partido. Como não vê resultado, vai ela mesma à luta, investindo no pai dele, Alfredo. Esconde de todos o seu passado e a origem humilde. Fora apaixonada por Amauri, mas preferiu se casar com um homem rico que lhe deu estabilidade financeira a viver com um homem em dívida com a Justiça. Sempre escondeu de todos que a filha é de Amauri:
a filha ALICE (Luiza Tomé), tímida e dominada pela mãe, que quer a todo custo vê-la casada com um homem rico. Lúcia a empurra para Cláudio, fazendo-a pensar que o rapaz a ama, o que não é verdade.

– núcleo de SÔNIA (Zezé Motta), arquiteta que não encontrou espaço no mercado de trabalho e foi obrigada a abrir uma firma de paisagismo. Apaixona-se por Cláudio, mas o casal vive um romance conturbado pelo preconceito racial, principalmente do pai dele, Alfredo, que não aceita a relação por ela ser negra:
os pais FLORIANO (Clementino Kelé) e JUREMA (Ruth de Souza)
a irmã pequena LAURINHA (Eliane Neves)
o noivo no início ANTÔNIO (Waldir Onofre), jornalista, de quem se separa para ficar com Cláudio.

– núcleo de ZORAIDE (Renata Fronzi), mulher simpática, extrovertida, sempre bem humorada. Foi vedete do teatro de revista, nos anos 1950, quando adotava o nome artístico de ZORA ZANINI. Vizinha de Osmar e Eloá, aluga quartos em seu casarão. É lá que mora Amauri:
a irmã mais velha GUIOMAR (Eloísa Mafalda), viúva, morava com o filho único em Blumenau, Santa Catarina, até que, depois de uma enchente, resolveu se mudar para o casarão da irmã, no Rio. Mulher simplória, é uma mãe possessiva que vive para o filho e sonha com um bom futuro para ele
o sobrinho RAFAEL (Lauro Corona), filho de Guiomar, bom rapaz, estudioso e trabalhador, mas sufocado pela mãe. Interessa-se pelas Artes, mas Guiomar insiste que ele não terá futuro se for “artista”. Introjeta então as prioridades da mãe: salário fixo e carteira assinada. É noivo de uma vizinha do sul, mas apaixona-se por Bia quando a conhece. Como Bia é namorada de seu melhor amigo, os dois vivem um amor com culpa
a noiva de Rafael, ÂNGELA (Andréa Beltrão), moça doce, sem grande força de vontade e passiva. Deixa Blumenau e parte para o Rio com Guiomar e o noivo após perder o pai, vítima da enchente. Concentra sua energia na relação com Rafael, que, claramente, não a ama
os hóspedes em seu casarão: JALUSA (Rosane Gofman), moça mística, exotérica, supersticiosa e fatalista, um tanto quanto pessimista,
ALÍPIO (Massaroca), PALMIRA (Maria Helena Pader) e o garoto RICARDO (Alexandre Garcia).

– núcleo de ZECA (Caíque Ferreira), rapaz bacana, responsável e honesto. Alvo do amor platônico de Alice, a trata como uma amiga. Dono da agência de publicidade onde Rafael vai trabalhar. Os dois tornam-se grandes amigos mas acabam se apaixonando pela mesma mulher, Bia. Rafael conhece Bia quando Zeca já a namora. Bia fica balançada por Rafael, mas os dois têm medo de magoar Zeca:
a mãe CRISTINA (Mila Moreira), mulher separada, independente, moderna, generosa, com uma situação financeira estável. Amiga de Lúcia, a ajuda quando ela é despejada de seu apartamento, levando-a para morar consigo
a secretária VIRGÍNIA (Duse Nacaratti), sua grande amiga, por quem tem um carinho filial. Ela é engraçada, enxerida e vive dando pitacos em sua vida particular
o amigo HORÁCIO (Nilson Aciolly).

Primeira novela da longa parceria do novelista Gilberto Braga com o diretor geral Denis Carvalho.

O suposto pacto de Eloá (Débora Duarte) com o Diabo foi o melhor da trama. Destaque para o próprio Diabo, personificado em Flávio Galvão.

Débora Duarte estava no auge de sua maturidade profissional. A atriz vinha do sucesso de duas minisséries, Padre Cícero e Anarquistas, Graças a Deus.
Por sua atuação em Corpo a Corpo, a atriz foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor atriz de 1984 (juntamente com Geórgia Gomide e Marieta Severo, por Vereda Tropical, Mírian Pires, por Meus Filhos, Minha Vida, Lucinha Lins, pela minissérie Rabo de Saia, e Nathalia Timberg, pela minissérie Santa Marta Fabril).

Gilberto Braga soube cativar o telespectador com tramas bem feitas, e criar personagens femininas marcantes:
a mulher que faz um pacto com o diabo para ascender profissionalmente (Eloá/Débora Duarte);
a mulher que perde o homem amado e planeja vingança para destruí-lo (Tereza/Glória Menezes);
a mulher vítima de racismo, cujo sangue salva a vida do homem que um dia a subjugara e a fizera sofrer (Sônia/Zezé Motta);
e a mulher da sociedade vivendo em conflito com o passado glorioso e o presente sem dinheiro, a procura de um casamente de interesse (Lúcia/Joana Fomm).

Corpo a Corpo causou polêmica com o romance entre Sônia (Zezé Motta), uma negra de classe média, e Cláudio (Marcos Paulo), filho do rico empresário Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana). Sônia é vítima do racismo da família Fraga Dantas, levando ao rompimento do romance. Mais tarde ela doa sangue para Alfredo, salvando sua vida.

O amor inter-racial não foi bem recebido por uma parcela do público.
“Um jornal ouviu telespectadores sobre o casal. Ficamos espantados com as respostas”, disse Zezé Motta.
Segundo a atriz, uma das pessoas dizia que seu par romântico deveria estar sem dinheiro para aceitar beijar uma negra na trama. Zezé contou, ainda, que Marcos Paulo chegou a receber recados mal educados de fãs em sua secretária eletrônica.
“As reações foram fortíssimas”, confirmou o galã da época.

A exemplo de Yolanda Pratini em Dancin’ Days, Joana Fomm mais uma vez brilhou com uma vilã carreirista: Lúcia Gouveia. A atriz lembra que, na época da novela, um garçom negou-se a atendê-la.
“Disse que não ia me servir porque eu não prestava, não valia nada”, contou ela. “Tentei me defender dizendo que eu era Joana Fomm, a atriz, uma pessoa boa. Ele me olhou bem nos olhos e disse: ‘A senhora pode ser essa tal de Joana, mas que é bem parecida com a moça da novela, ah, isso é’. Virou as costas e foi embora!”

Corpo a Corpo aguçou a curiosidade do publico acerca do mistério que envolvia o Diabo (Flávio Galvão). Em troca de uma promissora carreira profissional na empresa Fraga Dantas, Eloá (Débora Duarte) aceita fazer um pacto com o capeta. No meio da novela, descobria-se que tudo não passava de uma farsa arquitetada por um grupo de pessoas que estavam usando Eloá para se apoderar da empresa onde ela era executiva.
Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana) havia fundado sua firma com um sócio, que veio a falecer e lhe deixou a sua parte em testamento. A viúva, Nádia (Tânia Scher), alia-se a Rogério (Odilon Wagner), alto funcionário da Fraga Dantas, para conseguir esse testamento. Através de Raul (Flávio Galvão), encarnando o próprio Diabo, é fácil para Rogério promover a ascensão de Eloá. Enquanto isso, a enfermeira Tereza (Glória Menezes) se infiltra na mansão Fraga Dantas com a incumbência de seduzir Alfredo, casar-se com ele e meter as mãos no testamento, guardado num cofre. Em troca, Tereza quer o fim do casamento de Eloá e Osmar (Antonio Fagundes), sua antiga paixão, como uma vingança pessoal contra ele, que a abandonara grávida no passado.
Descoberta a farsa, todos os envolvidos são condenados, com exceção de Nádia, que morre atropelada antes do julgamento, e de Eloá, que era tão vítima quanto Alfredo. Tereza vai presa e se regenera na cadeia. Rogério morre ao fugir da polícia. Raul também tenta uma fuga e (aparentemente) morre, quase aos olhos de Tereza.
Mas, para surpresa do público, o Diabo reaparece, agora para a atormentada Tereza, que já cumpriu sua pena. Ele a convence que todas aquelas mortes são obra sua, e que ela poderá vir a reconquistar o amor de Osmar. Mas, para isso, terá que matar Alfredo. É quando a novela inicia um novo mistério. Ao final, a elucidação do caso: Raul não morrera. Ele aliou-se a Amauri (Stênio Garcia), que queria a morte de Alfredo, para finalmente ficar com o amor de sua vida, Lúcia (Joana Fomm), a nova mulher do empresário.

O primeiro capítulo simulou uma enchente no sul do país. No ano anterior (1983), a cidade de Blumenau (SC) havia sido devastada com uma das piores inundações de sua história, e Gilberto Braga incluiu esse fato em sua trama.
Os blumenauenses Guiomar (Eloísa Mafalda), o filho Rafael (Lauro Corona) e a noiva dele, Ângela (Andréa Beltrão) se mudam para o Rio de Janeiro depois de perder suas casas na enchente. O pai de Ângela (Machado/Turíbio Ruiz) havia morrido no desastre.
A equipe de produção teve um cuidadoso trabalho para simular a inundação. A gravação foi feita em um sítio em Guaratiba (RJ) e levou dois dias para ser concluída. No ar, a cena teve apenas 20 segundos de duração. Para representar o efeito de uma inundação, foi escavado um buraco de 9,5 m de comprimento por 6 m de largura e 1,6 m de profundidade, com o fundo e as laterais vedados com plástico. Para simular a forte chuva, foram necessários 20 carros-pipa. Site Memória Globo).

A atriz Eloísa Mafalda emendou dois trabalhos: após Corpo a Corpo, foi escalada para a novela substituta no horário, Roque Santeiro.

Primeira novela na Globo da atriz Lília Cabral.
Selton Mello, ainda criança, também estreou na Globo em Corpo a Corpo. Tanto Lília quanto Selton vinham das novelas da TV Bandeirantes.

Corpo a Corpo foi também a primeira novela da carreira das atrizes Andréa Beltrão e Luiza Tomé. Andréa havia participado de Brilhante, em 1981, mas em um papel muito pequeno.

Apesar de não constar nos LPs da novela, a canção “Coração de Estudante”, sucesso da época na voz de Milton Nascimento, foi fartamente executada em Corpo a Corpo (para as cenas do casal Sônia e Cláudio). Mas apenas em sua versão instrumental, numa gravação de Wagner Tiso.

Outras músicas muito marcantes na novela foram “Nada Mais”, versão da internacional “Lately”, gravada por Gal Costa (tema de Eloá/Débora Duarte), e a internacional “Missing You”, na voz de Diana Ross (tema de Lúcia/Joana Fomm e Amauri/Stênio Garcia), que, curiosamente, tocou desde o início da novela, quando a prática mais comum na época era executar as músicas estrangeiras a partir da metade, quando o disco internacional era lançado.

A abertura da novela – em que uma mulher é perseguida por uma sombra, em uma casa – é um “reaproveitamento” da abertura da minissérie Meu Destino é Pecar, exibida pouco antes.

Corpo a Corpo foi uma das primeiras novelas em que um efeito visual anunciava o fim do capítulo: a última imagem congelava com um som impactante.

Com o sucesso de Corpo a Corpo, o fabricante de cosméticos Davene lançou um creme hidratante com o nome da novela.

Trilha Sonora Nacional
corpot1
01. UM GRANDE AMOR – Fagner
02. CORRA E OLHE O CÉU – Beth Carvalho (tema de Sônia)
03. NADA MAIS (LATELY) – Gal Costa (tema de Tereza)
04. ONDE É QUE A GENTE VAI? – Dalto (tema de Rafael)
05. PARA LENNON E MCCARTNEY – Elis Regina (tema de Cláudio)
06. PAPEL MARCHÊ – João Bosco (tema de Osmar)
07. TÃO BEATA, TÃO À TOA – Marina (tema de abertura)
08. PRA EU PARAR DE ME DOER – Maria Bethânia (tema de Eloá e Osmar)
09. SORVETE – Caetano Veloso (tema de Bia)
10. UM DESEJO SÓ NÃO BASTA – Simone (tema de Alice)
11. BABY SUPORTE – Barão Vermelho (tema de Heloísa)
12. FÉRIAS DE VERÃO – Sandra Sá (tema de Bia)
13. A MULHER INVISÍVEL – Ritchie (tema de Zeca)
14. DÊ UM ROLÊ – Zizi Possi
ainda
15. CORAÇÃO DE ESTUDANTE (instrumental) – Wagner Tiso (tema de Cláudio e Sônia)

Trilha Sonora Internacional
corpot2
01. TOO LATE FOR GOODBYES – Julian Lennon (tema de Ângela)
02. STILL LOVING YOU – Scorpions (tema de Heloísa)
03. BODY ROCK – Maria Vidal (tema de locação)
04. WHAT ABOUT ME? – Kenny Rogers, Kim Carnes and James Ingram (tema de Bia e Rafael)
05. SEX APPEAL – Sophie St. Laurent
06. AUTUMN – Season of Love (tema geral)
07. TASTE SO GOOD – File 13 (tema dos flagelados da enchente no sul)
08. PURPLE RAIN – Prince & The Revolution (tema de Zeca e Alice)
09. MISSING YOU – Diana Ross (tema de Lúcia e Amauri)
10. I FEEL FOR YOU – Chaka Khan (tema de locação)
11. EDGE OF A DREAM – Joe Cocker (tema de Cláudio e Sônia)
12. MAKE NO MISTAKE, HE’S MINE – Barbra Streisand and Kim Carnes (tema de Eloá e Osmar)
13. BONITA – Maysa (tema de Tereza)
14. AGADOO – Black Lace

Sonoplastia: Aroldo Barros e Antônio Faya
Supervisão de repertório: Francisco Santos Jr.
Direção de produção: Guto Graça Mello

Tema de Abertura: TÃO BEATA, TÃO À TOA – Marina

E no calor dessa magia
Eu sou fera
Fico bela
Eu me escorrego no seu corpo
Eu vendo a alma ao diabo
Só pra sentir o seu gosto
É que eu mordo
Mordo e sopro
É que eu monto e desmonto
Tão beata, tão à toa

Espelho, espelho meu
Existe alguém mais louca do que eu?
Espelho, espelho meu
Existe alguém mais louca…

Veja também

  • aguaviva_logo

Água Viva

  • brilhante_logo

Brilhante

  • loucoamor_logo

Louco Amor

  • valetudo_logo

Vale Tudo