Sinopse

Dóris (Duda Wendling) entra em uma biblioteca e, ao abrir um livro mágico, é transportada para um reino distante no tempo. Esse livro narra a história do nascimento de Manuela (Larissa Manoela) e Isabela (Larissa Manoela). A camponesa Rebeca (Juliana Baroni) não sabe que deu à luz gêmeas e é levada a acreditar que apenas Manuela é sua filha. Enquanto isso, a mando da rainha má, Regina (Maria Pinna), o outro bebê recém-nascido, Isabela, é afastado da verdadeira mãe e criado como se fosse filha de Regina e do rei Orlando (Alexandre Barros). Passados alguns anos, Rebeca, que jamais descobriu ser mãe de gêmeas, conhece sua grande paixão, o duque Otávio (Duda Nagle). Após o conto, Dóris deixa a biblioteca e a história passa a ser contada nos dias atuais.

Isabela, que não sabe que possui uma irmã gêmea, se tornou uma garota rica e mimada que vive na cidade grande ao lado dos pais, Orlando e Regina. A garota, que sonha em ser uma estrela da música – embora seja muito desafinada -, insiste com frequência para que o pai convença o tio, Geraldo (Nando Pradho), diretor da gravadora Do-Ré-Music, a colocá-la como vocalista da banda “Cúmplices de um Resgate” (C1R), que será lançada com músicas pop-teen.

Manuela, por sua vez, vive feliz no Vilarejo dos Sonhos ao lado da mãe, Rebeca, da avó, Dona Nina (Mira Haar), e da tia, Helena (Thays Gorga). A garota não conhece e nem desconfia que Isabela seja sua irmã gêmea. Ela gosta muito de cantar e é vocalista da banda de sertanejo colegial “Manuela e Seus Amigos”. Rebeca conhece Otávio, presidente do grupo On-Enterprise, quando ele está prestes a fechar a confecção do Vilarejo dos Sonhos, onde ela trabalha. Porém, para a surpresa de Rebeca, o empresário se apaixona por ela. Mas, para ficarem juntos, o casal terá que lidar com muitos desafios, entre eles, a ex-namorada de Otávio, Safira (Dani Moreno), que fará de tudo para melar o romance.

A babá de Isabela, Marina (Tânia Bondezan), convida a garota para ir até um festival musical, onde se apresentará seu namorado, Ofélio (João Camargo). É nesse evento que acontece o inesperado e envolvente reencontro entre Isabela e Manuela. As gêmeas, que não sabem que são irmãs, ficam frente a frente e se impressionam por serem tão parecidas. Isabela percebe que pode tirar algum tipo de vantagem da descoberta para realizar seus sonhos e sugere para Manuela que troquem de lugar sempre que for preciso. A partir deste momento, começa uma divertida aventura onde as garotas se tornam cúmplices, começam a trocar de lugar com frequência e descobrem mundos diferentes da realidade que estão acostumadas.

SBT – 20h30
de 3 de agosto de 2015
a 13 de dezembro de 2016
357 capítulos

novela de Íris Abravanel
baseada no original mexicano de Maria Del Socorro Gonzalez
colaboração de Carlos Marques, Fany Higuera, Grace Iwashita, Gustavo Braga e Marcela Arantes
supervisão de texto de Rita Valente
direção de Luiz Antônio Piá, Ricardo Mantoanelli e Roberto Menezes
direção geral de Reynaldo Boury

Novela anterior no horário
Chiquititas

Novela posterior
Carinha de Anjo

LARISSA MANOELA – Manuela Agnes / Isabela Junqueira
JULIANA BARONI – Rebeca Agnes
DUDA NAGLE – Otávio Neto
MARIA PINNA – Regina Junqueira
ALEXANDRE BARROS – Orlando Junqueira
DANI MORENO – Safira Meneses
MIRA NAAR – Nina Agnes
THAYS GORGA – Helena Agnes
TÂNIA BONDEZAN – Marina Lopes
JOÃO CAMARGO – Ofélio Batista
VICENTINI GOMEZ – Giuseppe Cavichioli
BÁRBARA BRUNO – Fiorina Cavichioli
AUGUSTO GARCIA – Pastor Augusto
EDSON MONTENEGRO – Padre Lutero
NILTON BICUDO – Damião da Fonseca
PEDRO GARCIA NETTO – Vicente Alencar
BIA LANUTTI – Lola Alencar
CAMILA DOS ANJOS – Alícia Alencar
ELAM LIMA – Pedro Cavichioli
LIPE VOLPATO – Mateus Jardim
NINA MORENO – Flora Cruz
VALÉRIA SÂNDALO – Meire Borba Gato
DUDA WENDLING – Dóris Jardim
SOPHIA VALVERDE – Dóris Jardim
FHELIPE GOMES – Téo Cavichioli
RENATO CAVALCANTI – André Alencar
JOÃO GUILHERME – Joaquim Vaz
BIA JORDÃO – Júlia Vaz
KEVIN VECCHIATTO – Felipe Vaz
CLÉO VENTURA – Aurora Meneses
GIOVANNA CHAVES – Priscila Meneses
JAIME LEIBOVITCH – Fortunato Meneses
RENATA CALMON – Lurdinha Passos
NANDO PRADHO – Geraldo Saldanha
MARIA EDUARDA MACHADO – Letícia Flores
GUSTAVO RODRIGUES – Arthur Torres
DIEGO MONTEZ – Tomás Gomes
THIAGO AMARAL – Frederico Pereira
MURILO MEOLA – Luiz Jardim
OHANA HOMEM – Clara Jardim
MARCELO GALDINO – Joel Ferraz
LUCKAS MOURA – Omar Ferraz
GRAÇA BERMAN – Nair Luz
LUIZ CARLOS FELIZ – Ermínio Pimenta
RODRIGO DORADO – Dinho Borba Gato
MIGUEL NADER – Sandro Cavanhaque
CARLOS DE NIGGRO – Vargas Houdini
LUCIANO VIANNA – Navarro Peixeira
THAÍS LAGO – Professora Flávia
CAMILA DEMAMAN – Laura Antunes
RONALDO OLIVA – Raul Fernandes
MAURÍCIO RIBEIRO – Fausto Ramos
GRACIELY JUNQUEIRA – Chloé
JÚLIA SIMOURA – Sabrina
GIOVANNI VENTURI – Nico Sardinha
GABRIEL MOURA – Benjamim
VITÓRIA DOS SANTOS – Yasmim

Versão do SBT da novela infantil mexicana Cómplices al Rescate, produzida pela Televisa, em 2002, e exibida no Brasil pelo SBT, no mesmo ano.

Entre as opções de novelas infantis que o SBT tinha disponíveis para adaptação, a autora Íris Abravanel comentou sobre a escolha por Cúmplices de um Resgate:
“Tive a ideia, a partir do momento em que percebi que já tínhamos no SBT a atriz perfeita para fazer as personagens das gêmeas, Manuela e Isabela. Cúmplices de um Resgate foi a novela escolhida para que a Larissa Manoela fosse a protagonista, sem dúvida nenhuma.”

Para a adaptação, Íris criou novas tramas e personagens.
“Dramaturgicamente demos mais agilidade ao ritmo da novela, criamos mais conflitos, além dos que já existem na original e, sim, adaptamos boa parte das situações usando recursos tecnológicos atuais. Não dá para ignorar que a tecnologia faz parte da vida dos jovens hoje. Celulares, tablets e computadores serão utilizados no decorrer da novela.”

Em comparação com as novelas infantis anteriores da emissora (Carrossel e Chiquititas), esta possuía mais tramas adultas.
“Nosso público é a família. A novela tem história e conflitos para todas as idades. (…) Cúmplices possui um elenco mais adulto e aborda temas um pouco mais delicados do que as tramas anteriores. Mas tomamos o cuidado de manter a leveza da novela, expondo esses dramas sem agredir a ninguém e sempre mantendo o bom humor. Outra medida tomada para equilibrar a parte infantil da novela, foi crescer as tramas desses núcleos”, esclareceu a autora.

Para o bem-estar do elenco mirim, as crianças gravavam no máximo seis horas por dia e, para qualificar o desenvolvimento desses novos profissionais, o SBT disponibilizou uma equipe especializada para acompanhar o dia a dia delas. Pedagoga, fonoaudióloga, psicóloga, preparador de elenco (o ator Ariel Moshe), professora de canto e instrumentos musicais e pediatra estiveram disponíveis para o elenco e para os pais dos atores mirins.

Inicialmente, a novela iria estrear em julho de 2015, mas um acidente com Larissa Manoela atrasou o cronograma, já que ela precisou ficar em repouso. A atriz caiu de um cavalo numa gravação em Atibaia, São Paulo.

Outro diferencial da novela é a presença de animais fixos no elenco: o cão Manteiguinha (raça Golden Retriever), o rato Tuntum (raça Twister), a peixe Beijoca (raça Qingio) e o gato Bartolomeu (raça Maine Coon), personagens que pensavam e interagiam com os humanos.

A trama apresentou cenas e videoclipes filmados com uma tecnologia inédita na dramaturgia do SBT: o 4K, tecnologia de alta resolução e amplo espaço de cores, que faz com que as imagens fiquem mais próximas da realidade, com maior impacto visual.

Para o desenvolvimento da criação visual da novela, mais de 20 profissionais trabalharam na concepção dos projetos que atendiam aos conceitos da trama aplicados no pacote gráfico, na abertura, chamadas de lançamento e no logo. Dentro desses resultados, estava a criação de emoticons para ilustrar o pensamento e os sentimentos dos animais da história. Foram 88 emoticons diferentes no pacote básico. Já na abertura da novela, atores interagiam em meio a cenários criados em computação gráfica e 3D.
Para as passagens de tempo e de algumas cenas, a equipe de criação visual apresentou uma linguagem com ícones de tablets e smartphones, onde um toque permitia regular a imagem, mudar uma foto ou tirar uma fotografia.
Na elaboração das primeiras cenas da novela, que retratava a história mais lúdica, filmada em 4K, além das imagens em 3D, foi preciso um trabalho de pós-produção de aproximadamente dois meses.

Mais musical que as tramas infantis anteriores, Cúmplices de um Resgate teve duas bandas. O telespectador acompanhou no decorrer da história todo o processo de formação dessas bandas, com ensaios, shows e gravação de videoclipes.

A direção musical da novela foi assinada por Arnaldo Saccomani e Laércio Ferreira, que prepararam uma mescla de versões de musicas da trilha mexicana, com algumas canções inéditas, que foram compostas especialmente para a novela, além de algumas regravações.

A construção de toda parte cenográfica foi inspirada no movimento artístico do Expressionismo Alemão.
“Começamos discutindo sobre o que é ser gêmeo e então surgiram vários termos, como: igual, indivisível, simetria, complementares, diferentes e dois. A partir daí, nós associamos essas ideias a ótica da arte. Essas noções nos levaram aos conceitos encontrados dentro de trabalhos presentes no Expressionismo Alemão”, contou a diretora de arte Paula Utimura.
A novela exibiu formas poligonais nos cenários, com trabalho de simetria e dualidade nos objetos e na arte gráfica.

Em novembro de 2015, a atriz-mirim Duda Wendling foi demitida da produção de Cúmplices de um Resgate por conta de sucessivos atrasos nas gravações. Em seu lugar, entrou outra menina para interpretar a personagem Dóris: Sophia Valverde. Sophia entrou em cena exatamente no ponto em que Duda parou. Não houve explicação na trama para a troca.

A novela ficou quase um ano e meio no ar, tornando-se, com 357 capítulos, a oitava mais longa novela da teledramaturgia brasileira.
Apesar de ter terminado em meados de dezembro de 2016, estava já totalmente gravada desde junho desse ano.

Logo após o último capítulo, o SBT exibiu “O Show de Cúmplices de um Resgate”, produção especial de final de ano da emissora, que também contou com a participação de parte dos personagens da nova novela do canal, Carinha de Anjo. Gravado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o show apresentado pela personagem vlogueira Juju Almeida (Maisa Silva) (de Carinha de Anjo), contou com a presença do elenco completo de Cúmplices de um Resgate.

Trilha Sonora: C1R (Cúmplices de um Resgate)
cumplicest
01. CÚMPLICES DE UM RESGATE (tema de abertura)
02. SUPERSTAR
03. FUGIR AGORA
04. MINHA ALEGRIA É VIVER
05. QUINZE
06. DANÇA DO CANGURU
07. ELA QUER SER ALGUÉM
08. QUEM DERA
09. PRINCESA
10. SEM HORA MARCADA
11. JUNTOS
12. CERTO OU ERRADO
13. Pra Não Ter Fim
14. NA ONDA DO MOVIMENTO
15. VIVA E ME DEIXE VIVER
16. TUDO É VOCÊ
17. ALCANÇAR A LIBERDADE
18. A VIDA É UMA BOLA
19. HEY HO É NÓIS NO LET GOLS
20. CONTIGO SEMPRE
21. SABE ASSIM
22. FAROFA FAFÁ

Trilha Complementar: Larissa Manoela com Você
cumplicest2
01. FUGIR AGORA (da trilha da novela)
02. DESPERTAR
03. PAPEL DE PAREDE
04. OI, PSIU (da trilha da novela)
05. BEIJO, BEIJINHO BEIJÃO
06. COISAS BOAS DA VIDA (da trilha da novela)
07. NA HORA H (da trilha da novela)
08. COM VOCÊ (I’LL BE THERE)
09. TE GOSTO TANTO
10. LOVE LOVE (da trilha da novela)
11. BOM DIA
12. PRA VER SE COLA (da trilha da novela)
13. JOÃO E MARIA
14. TÔ NEM AÍ

Tema de Abertura: CÚMPLICES DE UM RESGATE – C1R

Você parece tanto comigo
Te ter por perto me deixa feliz
Você e eu somos tão iguais
E ninguém irá nos separar

Mas com amor
Nada poderá nos derrubar
Juntos seremos enfim
Como cúmplices do amor

Cúmplices… um resgate pelo amor
Cúmplices… um resgate pelo amor
Cúmplices… um resgate com amor
Cúmplices… um resgate com amor

Você e eu podemos começar
Uma nova vida um novo caminhar
Você e eu somos tão iguais
E ninguém poderá nos separar

Mas com amor
Nada poderá nos derrubar
Juntos seremos enfim
Como cúmplices do amor

Cúmplices… um resgate com amor
Cúmplices… um resgate pelo amor
Cúmplices… um resgate desse amor
Cúmplices… um resgate com amor

Veja também

  • asaventurasdepoliana_logo

As Aventuras de Poliana

  • carinhadeanjo

Carinha de Anjo

  • coracoesferidos_logo

Corações Feridos

  • carrossel_logo

Carrossel (2012)