Sinopse

Velho Spiniellochio, dono de uma grande vinícola, avisa ao filho Tofano que ele só herdará sua fortuna se aceitar se casar com Monna. O patriarca quer garantir o futuro da enfermeira que está a seu lado em seu leito de morte e ignora a paixão do jovem por Isabel. O enterro e o casamento da família são celebrados por Masetto, um falso e divertido padre.

Para consumar a união, Monna pede ajuda aos criados Tessa e Calandrino e promete recompensá-los. Porém, Tofano também recorre ao casal para conquistar Isabel, que está comprometida com Filipinho, e avisa que, se tudo der certo, suas vidas irão mudar.

Globo – 23h10
de 31 de julho a 21 de agosto de 2009
4 episódios

texto de Jorge Furtado e Guel Arraes
direção de Ana Luiza Azevedo
direção geral de Jorge Furtado
núcleo Guel Arraes

LÁZARO RAMOS – Masetto
DÉBORAH SECCO – Monna
MATHEUS NACHTERGAELE – Tofano
DRICA MORAES – Tessa
LEANDRA LEAL – Isabel
DANIEL DE OLIVEIRA – Filipinho
EDMILSON BARROS – Calandrino
e
TONICO PEREIRA – Velho Spiniellochio (episódio piloto)
NELSON DINIZ – padre (episódio piloto)
FELIPE DE PAULA – tenente (episódio piloto)
SANDRA ALENCAR (episódio piloto)
31/07 O Espelho
Monna não é feliz no casamento e para piorar sua inquietação, vive suspirando pelo Padre Masetto. Confusa, ela decide ir à igreja e quem acaba se confessando é o pároco, dizendo que não é um religioso de verdade e que nutre sentimentos por ela. Sabendo que o casamento dela foi celebrado por ele, os dois chegam à conclusão que estão livres para se entregar ao romance e à felicidade. O problema é que a alegria da jovem desperta um ciúme doentio do marido e Tofano, que decide mandar o empregado Calandrino vigiá-la. Por outro lado, a esposa do serviçal, Tessa, faz de tudo para todas acreditarem que sua patroa é uma verdadeira santa, que só quer saber de rezar. Sem problemas no casamento, Tessa e Calandrinho têm apenas um sonho: um espelho maior para enfeitar o quarto do casal.

07/08 O Vestido
Tessa comenta com o marido que gostaria de comprar um vestido novo para a festa da padroeira mas, sem dinheiro, ela pede apenas uma fita para o cabelo. Calandrino, muito apaixonado pela mulher, usa sua esperteza e malandragem. Ele encontra um pé de um par de sandálias na rua e consegue trocar o objeto com Isabel, que lhe dá um saco de tecido. Uma coisa leva à outra e com uma sucessão de trocas, Calandrino surpreende Tessa com vestido, renda, fitas e botões. Monna também quer um novo vestido para a festa, mas com o marido avarento que tem, sabe que não poderá comprar a roupa. A não ser que use sua sensualidade. Em troca de um vestido, Monna promete beijos a Filipinho e o dono da venda não hesita ao aceitar a proposta. Isabel está na igreja, confessando-se com o padre. Ela conta que dorme com frio, mas depois que sonha, acorda com calor. Suas palavras deixam Masetto perturbado e ele aconselha a moça a tomar um banho de cachoeira para refrescar os sentidos. Isabel segue a dica do falso pároco, que aproveita a chance para espiá-la.

14/08 A Chegada do Abade
Tofano recebe uma carta que informa a chegada do Abade na cidade. Monna logo dá a notícia a Masetto, que se desespera. O falso padre diz que sua única saída é a fuga, mas sua amante afirma que não conseguiria viver sem ele. Depois de relutar, os dois se despedem. Porém, antes que Masetto consiga escapar, Abade aparece para uma visita à paróquia. O religioso é justamente de quem Masetto roubou a batina. Para sua sorte, no entanto, o Abade conta que perdeu seus óculos e não reconhece o caluniador. Eles, então, planejam juntos uma homenagem à imagem de São Romualdo, um desejo que Spinellochio tinha antes de morrer. Enquanto isso, Calandrino recebe uma grande punição de Tofano. O patrão acusa o criado de ter manchado suas roupas brancas. Para quitar a dívida, ele impõe que Calandrino trabalhe de graça. O empregado não consegue parar de pensar nas contar que tem a pagar, deixando de dar atenção à Tessa. Ela estranha o comportamento do marido e se queixa, achando que o seu casamento acabou. Isabel também sente saudade de um relacionamento mais quente. O Tenente a paquera e a moça, mesmo casada, cede aos encantos do rapaz. Tofano flagra um beijo deles e ameaça contar para Filipinho. Temerosa, Isabel acaba contando para o marido sobre a traição. Filipinho se revolta com a aventura de sua esposa, mas depois a perdoa, declarando seu amor por meio de uma serenata.

21/08 O Ciúme
Monna chega tarde em casa, despertando o ciúme de Tofano, que resolve prendê-la para não ser traído. O patrão proíbe Calandrino e a mulher de libertarem Monna enquanto ele trabalha, ameaçando demiti-los. Tessa, no entanto, têm uma ideia para ajudar a amiga, fazendo com que o próprio Tofano passe recados a Masetto sem perceber. Monna pede que o marido entregue objetos ao falso padre, dizendo estar pagando uma promessa. Nos objetos, existem charadas implícitas que só o mentiroso pároco consegue desvendar. Assim, todos os dias que Tofano vai à igreja se confessar, ele acaba aproximando ainda mais sua esposa do amante. Isabel recebe uma carta de sua prima francesa, Belisa, dizendo que irá visitá-la. Entusiasmada, ela comenta com Filipinho que as duas foram muito amigas na infância e que há tempos não se veem. A última lembrança que tem é a de que a prima estava acima do peso. Ele reclama, dizendo que hospedar a moça seria mais uma despesa, mas Isabel pede que ele a trate muito bem. Quando Belisa chega, uma surpresa: ela é magra e linda. Filipinho segue os conselhos da esposa, cortejando a menina e deixando Isabel irritada.

Seriado apresentado às sextas-feiras, após o Globo Repórter.

Em janeiro de 2009 foi exibido um episódio piloto da série em forma de especial, escrito por Guel Arraes, Jorge Furtado e Carlos Gerbase. Entrou na grade fixa da programação da emissora em seu segundo semestre para substituir Tudo Novo de Novo.

A série foi totalmente gravada no Rio Grande do Sul e com a parceria da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre.

Todos os diálogos foram escritos em versos.

Veja também

  • invencaodobrasil

A Invenção do Brasil

  • cidadedoshomens_logo

Cidade dos Homens

  • cenaaberta_logo

Cena Aberta

  • antonia_logo

Antônia