
Sinopse
Em uma noite de tempestade nascem duas crianças, uma menina rica e um menino filho de um camponês. A menina parece ter nascido morta e a governanta da fazenda Casa Grande pede à mulher que fez o complicado parto para levá-la. Rosário, a parteira, diz que acabara de nascer um menino que ficou órfão, então as duas tem a ideia de trocar as crianças.
Rosário leva a menina embora e, ao chegar em casa, descobre que ela ainda vive. Enquanto isso, na fazenda, todos comemoram o nascimento do herdeiro. Sentindo culpa, a governanta conta à mãe, Branca, que trocou as crianças porque sua filha estava morta. Apesar de chocada, Branca cria o menino José Armando como seu filho, sem contar ao marido o que aconteceu.
Descobrindo que a menina está viva, Rosário decide voltar à fazenda Casa Grande para revelar a verdade. Porém, é tarde demais, pois a família havia deixado a casa. A menina é então criada por Rosário, que pelo pagamento do parto recebeu um par de brincos de esmeralda e, por isso, deu o nome à criança de Esmeralda.
Vinte anos depois, a família volta para a fazenda para passar uns dias e José Armando conhece Esmeralda, uma moça pobre e cega que vaga pelas cachoeiras de sua propriedade. Eles se apaixonam, mas José Armando está comprometido com sua prima, Graziela, e seu pai não aceita na família uma moça que, além de pobre, é cega.
Mesmo assim os dois se casam e Esmeralda faz uma cirurgia nos olhos. A felicidade do casal é ameaçada pelo maquiavélico Lúcio, que diz a José Armando que Esmeralda espera um filho dele. Enfurecido, José Armando abandona a mulher grávida. Esmeralda sofre e cria o filho sozinha, mas ainda não deixa de amar José Armando e luta para tê-lo de volta.
BIANCA CASTANHO – Esmeralda
CLÁUDIO LINS – José Armando
KARINA BARUM – Graziela
DANIEL ANDRADE – Adrian
PAULO CÉSAR GRANDE – Rodolfo
LUCINHA LINS – Branca
MANOELITA LUSTOSA – Rosário
TÂNIA BONDEZAN – Fátima
DELANO AVELAR – Dr. Lúcio Malavér
OLIVETTI HERRERA – Dr. Álvaro Lafaeti
RENATO SCARPIM – Dr. Marcelo
ANTÔNIO PETRIN – Sabiá
SÔNIA GUEDES – Margarida
JARDEL MELLO – Dionísio
PRISCILA FERREIRA – Florzinha
CAROL HUBNER – Joana
JOSMAR MARTINS – Firmino
CYDA BAÚ – Jacinta
PEDRO PAULLEY – Jacinto
MARCO LUNEZ – Januário
NIRCE LEVIN – Rita
JOÃO BOURBONNAIS – Gustavo
RUTH RONCY – Betânia
FABIANA ALVAREZ – Patrícia
MARIA ESTELA – Irmã Piedade
TALLYTA CARDOSO – Tânia
GRAÇA BERMAN – Hortência
DOMINGOS MEIRA – Daniel
CRIS BESSA – Aurora
CLEIDE QUEIRÓZ – Emanuela
NARA GOMES – Socorro
DÉBORA GOMEZ – Dóris
PATRÍCIA SALVADOR – Pietra
PATRÍCIA VILELA – Hilda
LUÍS CARLOS BAHIA – Cláudio
FABIANA MEIRELES – Irmã Lucila
MÁRIO SÉRGIO PRETINI – Dr. Bernardo
CARL SCHUMACHER – Dr. Fausto
GIL LATOREIRA – Dino (peão da fazenda)
Antecedentes
A versão original de Esmeralda é venezuelana, produzida pela TV Venevisión em 1971. Em 1984, uma emissora concorrente, a Radio Caracas Televisión, produziu um remake, Topázio, que foi exibido pelo SBT em 1992. Em 2000, o SBT apresentou a versão mexicana dessa história, Esmeralda, que, por sua vez, originou essa versão brasileira.
Esmeralda foi a oitava produção do SBT com a parceria da rede mexicana Televisa.
Elenco
A atriz Bianca Castanho, que interpretou o papel-título, fez sua segunda protagonista no SBT. A primeira foi Clara em Canavial de Paixões.
“A Clara, apesar de sofrer muito, era uma personagem muito ágil, segura e mais madura. Já Esmeralda é uma personagem mais meiga e ingênua”, disse Bianca na época da estreia da novela.
Para a caracterização, a atriz teve de tingir o cabelo de castanho e colocar lentes de contato verdes, cor de esmeralda.
Carol Hubner, que interpretou Joana, foi a vencedora de uma edição do reality show Casa dos Artistas, cujo prêmio era participar de uma novela do SBT e um contrato de um ano com a emissora. Além dela, outros participantes do programa atuaram na trama: Cyda Baú e Paulo Paulley.
Lucinha e Cláudio Lins, mãe e filho na vida real, viveram os mesmos laços na ficção.
Audiência
Esmeralda teve índices de audiência crescentes ao longo do tempo, principalmente depois da estreia da reprise de Xica da Silva. Ao final, a novela registrou um dos maiores ibopes do SBT na época. Em uma estratégia inédita para abocanhar mais audiência, a emissora apresentou os dois últimos capítulos em uma segunda e terça-feira, empurrando seu horário adiante.
Assim, em uma grande campanha publicitária, na segunda-feira do dia 18/07/2005, estreou Os Ricos Também Choram, a novela substituta no horário. Esmeralda foi exibida depois, seguida de um novo capítulo de Xica da Silva. Dessa maneira, Esmeralda registrou em seu último capítulo (apresentado na terça-feira) a sua maior audiência desde que estreou: 18 pontos com picos de 24, em São Paulo.
Reprise
A novela foi reprisada de 12/07/2010 a 18/01/2011, às 15 horas.
Trilha Sonora (não foi lançada comercialmente)
ESMERALDA – Br´ Oz
GRANDE AMOR – Luciana Mello
SEM VOCÊ – Rouge
IF – David Gates
SE (IF) – Chitãozinho & Xororó
MI MANCHERAI – Josh Groban
EU AMO VOCÊ – Maurício Manieri
Tema de Abertura: ESMERALDA – Br’ Oz
Ela é uma anjo
É o amor que eu tanto quero
Me fez viver um sonho lindo
Sentimento verdadeiro
Ela é um anjo
Raio de luz que me guiava
É a mulher que eu esperava
Jóia rara, Esmeralda
Ela é um anjo
E no seu beijo me deu
Todo seu amor
Eu entreguei meu coração
E junto ao seu ela guardou
E nós fomos caminhando
Pelas ruas, coração com coração
Ela é um anjo
Esmeralda…
O talento de alguns atores ajudavam bastante a deixar crível alguns tropeços no texto: Tânia Bondezan a exemplo do que ocorreu no original de Maria Esperança ( Maria Mercedes) interpretou muito bem o papel de vilã que coube a Laura Zapata. Manoelita Lustosa recém-saída de “Mulheres Apaixonadas” como a megera que maltratava a Bruna Marquezine, se destacou aqui como a bondosa parteira que protegia Esmeralda. Já a também saudosa Sônia Guedes, sua colega de “Mulheres Apaixonadas” teve aqui nessa trama um papel diferente da apagada Matilde, e teve aqui nesta trama uma melhor chance de mostrar seu talento com as nuances de mistério da governanta Margarida. Antônio Petrin enchia a tela com sua interpretação sensível dada ao doente mental Sabiá, não deixando nada a dever ao medalhão mexicano Ignácio López Tarso. Uma curiosidade é que “Esmeralda” foi a única novela da veterana Ruth Romcy, famosa pelas pegadinhas do programa Topa Tudo por dinheiro, apresentado por Sílvio Santos.
Não tinha um nível global de produção, a direção era quase regular, mas o enredo prendia bastante, além de as atuações,em sua maioria medianas, darem conta do recado . Poderia muito bem, tomada as devidas proporções, ser uma novela rural das 18h da Globo, talvez adptada pelo Walcyr Carrasco em um texto de época. Por se tratar de um texto oriundo dos anos 70 o enredo é bem maniqueísta. Essa versão segue quase a risca a versão mexicana dos anos 90 e apesar de gostar bastante, creio que por ser uma adaptação poderia ter corrigido alguns pontos, como por exemplo o machismo exagerado do protagonista e de alguns personagens. Essa atualização deveria ter sido feita ainda que levemente, afinal nos anos 2000, não se discutia muito esse tema, mas alguns situações eram datadas até mesmo para aquela época ou mesmo para uma novela do SBT. Outro ponto a ser mudado deveria ter sido morte de Graziela ( Karina Barun) – que ocorreu apesar de toda a torcida do público para que ela terminasse ao lado do peão Adrian. Assistindo a um vídeo do canal do YouTube “Almanaque latino” descobri que a versão mexicana mais recente desse texto intitulada “Sin tu mirada” corrige alguns pontos machistas do enredo, já que no final a mocinha em vez de passar pano para as escrotices do protagonista, opta por terminar sozinha.
seria interessante o reprise de esmeralda original com leticia calderon e fernando colunga , a televisa poderia pensar em mais dois capitulos apos o casamento de esmeralda e jose armando igual teve com a novela a usurpadora, pois todos nos ficamos curiosos para saber como foi depois do casamento, se o casal voltou para cidade ou continuou no campo, relacionamento jose armando com jose rodolfo, como ficou a dinamica familiar dos penha real reunidos, o nascimento do filho da aurora, alvaro lascano arrumou uma namorada o final de todos os personagens, pois esmeralda mexicana foi uma das melhores novelas
Depois do enorme fracasso de Seus Olhos, o remake Esmeralda fez um grande sucesso e conseguiu recuperar o público
As músicas das novelas do SBT nesse início da década de 2000 são muito icônicas. “Ela é um anjo e no seu beijo me deu todo seu amor” regravação da música de Chris Duran na voz do Br’oZ marca muito essa novela.