Sinopse

Maria Flor é uma bela jovem de 19 anos que tem sonhos que às vezes não consegue realizar facilmente. Mesmo assim Flor é o alto astral em pessoa. Alegre e inteligente, mas ao mesmo tempo atrapalhada, não se deixa abalar pelos obstáculos e com muita música, dança e jogo de cintura, enfrenta os desafios da vida.

Flor perdeu a mãe, Margarida Valente, muito nova e passou a viver sozinha contando apenas com a ajuda de Titina – que era a melhor amiga de sua mãe – e seu filho Daniel, conhecido pelos amigos como Batuca. Flor acredita que o marido da mãe, um humilde marinheiro chamado Eduardo Miranda, é seu pai, e espera que ele um dia volte do mar para vê-la. O que ela não sabe é que seu verdadeiro pai é Armando Bettencourt, um empresário muito rico e importante falecido recentemente e que era casado com a má e ambiciosa Malva. Armando também era pai de Delfina e Sofia, filhas de Malva.

Quando Flor estava para nascer, Malva – sabendo do romance do marido com Margarida – engravidou e, por isso, Armando desistiu de Flor e sua mãe. Um ano depois, Margarida casou-se com Eduardo e nunca chegou a revelar à filha quem era seu verdadeiro pai.

Assim, Flor é obrigada a ter vários empregos para sobreviver. Graças a sua personalidade forte e otimista, ela vence todos os obstáculos e só ganha amigos. Durante o seu tempo livre, canta em um grupo musical com Batuca e outros jovens do bairro em que vive: Tati, Juju e Di Caprio. Tudo vai bem, até o dia em que Flor é despejada da pensão onde vive e é obrigada a encontrar com urgência um novo lugar para morar.

Flor vai então trabalhar na casa dos Fritzenwalden onde passa a ser assistente da governanta, a alemã Helga Beethoven. Sua principal função é cuidar dos 6 irmãos com idade entre 8 e 25 anos. Os garotos são órfãos e o responsável pela família é o mais velho, Frederico. Para tomar conta dos irmãos e dos negócios da família, Fred foi obrigado a abandonar os estudos na Alemanha e os sonhos também. Transformou-se em um homem severo e rígido, infeliz e resignado com seu destino.

Mas Fred redescobre a alegria por causa de Flor, que se apaixona pelo rapaz. A vida dos mais novos também muda radicalmente com a chegada da moça. Principalmente quando descobrem que nas horas vagas Flor canta num grupo musical e começam a participar da banda sonhando com um futuro diferente do que Frederico imaginou para eles.

Tudo se complica quando Malva, madrinha de Frederico e viúva de Armando Bettencourt, fica sabendo que o marido deixou toda a herança para sua filha bastarda, Maria Flor. Então, Malva decide tirar Flor de seu caminho e casar Frederico de uma vez por todas com sua filha mais velha, a bela e cruel Delfina.

Band – 20h10
de 4 de abril a 25 de novembro de 2005
169 capítulos

criação de Cris Morena
roteiro original de Solange Keoleyan e Gabriela Fiore
adaptação de Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas
roteiro final de Patrícia Moretzsohn
direção de Sacha e Ricardo F. Pereira
direção geral de Elisabetta Zenatti

JULIANA SILVEIRA – Maria Flor
ROGER GOBETH – Frederico Fritzenwalden
SUZY RÊGO – Malva Torres Bettencourt
ZEZÉ MOTTA – Titina (Cristina Ramos)
ÍGOR COTRIN – Mateus Lopes
MARIA CAROLINA RIBEIRO – Delfina
DRICA RABELLO – Sofia
VICK AMOR MILITELLO – Helga Beethoven
GUSTAVO LEÃO – Guto (Augusto)
GABRIEL LASMAR – Betinho (Alberto)
ANDRÉ LUIZ MIRANDA – Batuca (Daniel)
BRUNO MIGUEL – Di Caprio (Leonardo)
ÚRSULA CORONA – Tati (Tatiana)
ELIENE PORTO – Juju (Júlia)
DANIEL ÁVILA – Adriano
GUSTAVO OTTONI – Gérard
SUZANA ABRANCHES – Amélia
MARIAH ROCHA – Bruna
JOHNNY MASSARO – JP (João Pedro)
JOÃO VÍTHOR – Joca (Joaquim)
ISABELLA CUNHA – Renatinha
ÉRICA OLIVIERO – Willy Jean
PAULO REIS – Raul
CLARA GARCIA – Marinez Torres
BRUNO PADILHA – Luciano
FELIPE MARTINS – Juarez
RODRIGO PRADO – Rodrigo
MATEUS ROCHA – Miguel
ELIANA FONSECA – Selma
CAMILO BEVILACQUA – Eduardo Miranda
TATIANA MUNIZ – Paloma
ANA FERRAZ – Rosa
PEDRO JONES – Vassili
LEONARDO BRANCHI – Ramiro
LETÍCIA COLIN – Marta
GILBERTO HERNANDEZ – Pacheco
ÉRICA OLIVEIRA – Willie Jean
JAQUELINE VARGAS – Marcela Ramos
MARINA AZZÉ – Jasmim
JOSÉ STEINBERG – Vladislau
PAULO GIARDINI
RÚBEM DE BEM
PABLO PADILLA – Fernando
MIGUEL NADER – Policial
CACO BARESI
FÁBIO KELDANI
PIÉRRE BAITELLE
MURILO ELBAS – comparsa de Delfina
JÚLIO BRAGA – advogado de Malva
ISAAC BERNART – Marc
ÁLVARO DINIZ
ADRIANO PETERMAN
BERNARDO MARINHO – Gui
CAROS SIMÕES
KÁTIA SAULES
MAGNO CAMPELA
CLÁUDIO AMADO
PEDRO NICOLL – Moranguito
e
NORMA BLUM – Corina

Mais uma tentativa da Band de voltar à teledramaturgia, após um hiato de seis anos (a última novela foi Meu Pé de Laranja Lima, em1998).

O projeto Floribella, uma parceria da emissora com a produtora RGB, era uma novela-musical brasileira inspirada em Floricienta, produção argentina que virou febre neste país em 2004, conquistando milhares de fãs.

A idéia original foi da argentina Cris Morena, responsável por sucessos como Chiquititas. No Brasil, a novela foi adaptada por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas.

A emissora lançou a trama como não sendo apenas uma novela, mas todo um projeto que incluia o CD com as canções de sua trilha e o espetáculo musical montado depois.

Essa foi a primeira produção da Band totalmente baseada no Rio de Janeiro – uma tentativa de desvencilhar a emissora da pecha de “paulista” que sempre carregou. A produtora alugou os estúdios da Tycoon, na Barra da Tijuca – onde a Globo gravava novelas no começo dos anos 1990, na era pré-Projac.
As gravações foram feitas no Pólo de Cinema e Vídeo, Rio de Janeiro, onde foram construídos 20 cenários, numa área de 1.200 metros quadrados, e uma rua cenográfica.

Floribella é uma novela musical. Por isso, terá muito clipe, show. A edição será ágil. Acho que isso vai atrair um novo telespectador”, disse Patrícia Moretzsohn, uma das roteiristas.

A novela foi uma mistura de A Noviça Rebelde com Chiquititas, Menudos e MTV. Teve um visual popular bem moderno, graças a alguns poucos efeitos especiais, e a uma edição ágil.

O roteiro buscou bastante inspiração em contos de fadas e o tom da novela foi bastante infantil. Ainda que pretendesse soar “jovem” – com gírias, roupas, música -, a história e, sobretudo, a maneira de contá-la, remetiam a uma espécie de encantamento infantil. Para começar, quase todos os personagens eram órfãos – inclusive os protagonistas Flor, a moça pobre, e o príncipe encantado Fred. No conto de fadas é importante que pais e mães não estejam muito por perto, para garantir a existência autônoma e, portanto, a possibilidade de aventura dos personagens. Também o mal, nas figuras da madrasta e meia-irmã invejosas. Malva (Suzy Rêgo, com uma mecha branca no cabelo, à la Malvina Cruela) e Delfina, as opositoras de Flor no caminho em direção ao príncipe, até davam aquelas risadas malignas. Por fim, fadas-madrinhas, como a personagem de Zezé Motta, apareciam nas horas de aperto.

Para fazer Flor, a protagonista Juliana Silveira teve de aprender a cantar. Fez aulas de canto e dedicou-se ao trabalho em estúdio por quase dois meses.

Primeira novela das atrizes Letícia Colin e Mariah Rocha (atuaram antes em Malhação). E dos atores Johnny Massaro, Pierre Baitelli e Gustavo Leão.

Em janeiro de 2006, a Band estreou a nova temporada de Floribella.

A novela passou a ser reprisada no canal de TV a Cabo Disney Channel, a partir de 16/10/2006, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia.
Reprisada também entre 05/11/2007 e 17/06/2008, em 162 capítulos. Devido à baixa audiência, essa exibição acabou mudando de de horário, das 14h15 para as 13h50 – continuando prejudicada pelos programas religiosos transmitidos na programação vespertina da Band.

Trilha Sonora: Banda Floribella
floribellat
01. FLORIBELLA
02. POR QUE?
03. TIC-TAC
04. POBRES DOS RICOS
05. E ASSIM SERÁ
06. PRIMEIRO ENCONTRO
07. MIAU MIAU
08. MEU VESTIDO AZUL
09. VOCÊ VAI ME QUERER
10. VEM PRA MIM
11. CRIANÇAS NÃO MORREM
12. GAROTO LINDO

Tema de Abertura: FLORIBELLA

Todos juntos vamos lá
Vem dançar no mesmo compasso
Para frente, para trás
Para baixo e para o ar

Pela praia e na montanha
Pelo campo e na cidade
Quando foi for tirando à par
Começa a nossa dança

Um, dois, três… pra cima
Um, dois, três… hei direita
Um, dois, um, dois, três… esquerda
Um, dois, um, dois, três… bam, bam, bam…

Veja também

  • floribella2006_logo

Floribella 2006

  • paixoesproibidas_logo

Paixões Proibidas

  • dancedancedance_logo

Dance Dance Dance

  • aguanaboca_logo

Água na Boca