Nasceu em Cuba, em 1920 e faleceu em Miami, em 27 de junho de 2001. Exilada no Brasil por causa da revolução comunista em seu país, María Magdalena Iturrioz y Placencia – mais conhecida como Glória Magadan – chegou aqui em 1964 para ser supervisora da seção internacional de novelas da Colgate-Palmolive de São Paulo. Neste ano, supervisionou a produção de telenovelas para a TV Tupi. Logo em seguida foi contratada pela Globo, onde chegou a ser diretora do núcleo de dramaturgia da emissora nos anos 60, em que acumulava a função de escritora, supervisora e produtora de novelas, tendo escrito, entre outras, Eu Compro Esta Mulher, O Sheik de Agadir, A Rainha Louca e O Homem Proibido.

Magadan mandava e desmandava nos textos produzidos pela casa, impondo seu característico estilo folhetinesco e melodramático, herança das radionovelas, e usado com sucesso por toda a América Latina. Sem compromisso algum com a realidade brasileira, tinha sua própria receita de sucesso: histórias fantasiosas e extremamente românticas, ambientados nos mais diversos países, com cenários luxuosos e extravagantes. Seus vilões eram maus ao extremo; suas mocinhas, sofredoras e indefesas; e seus heróis, corajosos e perfeitos em caráter.

Mas Glória Magadan sentiu sua posição ameaçada com a chegada de Janete Clair à Globo em 1967. Mesmo tendo suas novelas supervisionadas pela cubana, Janete já demonstrava competência ao redigir suas tramas. Mas o momento era de renovação no cenário televisivo brasileiro. Tanto o público quanto a classe artística exigia produções que mostrassem histórias genuinamente nacionais, num movimento iniciado pela TV Tupi de São Paulo. As outras emissoras aos poucos foram aderindo, e foi nesse cenário que La Magadan caiu de seu posto ao ser demitida pela Globo em 1969. Saíram seus melodramas e entraram histórias sobre o cotidiano brasileiro.

Ao sair da Globo, a autora cubana foi contratada pela Tupi e escreveu E Nós, Aonde Vamos?. Depois deste fracasso, Glória Magadan foi escrever novelas em Miami.

Década de 1960

  • paixaodeoutono_foto

Paixão de Outono

  • eucomproessamulher_foto

Eu Compro Esta Mulher

  • sheikdeagadir_logo

O Sheik de Agadir

  • sombraderebeca_anuncio

A Sombra de Rebeca

  • rainhalouca_anuncio

A Rainha Louca

  • santomestico_anuncio

O Santo Mestiço

  • gatadevison_anuncio

A Gata de Vison

  • ultimavalsa_foto

A Última Valsa

Década de 1970

  • enosaondevamos_logo

E Nós, Aonde Vamos?