Bastidores

Censura

Ilusões Perdidas foi produzida pela TV Globo de São Paulo, antiga TV Paulista, na época recém-comprada por Roberto Marinho, que havia acabado de inaugurar a sua emissora.

É, portanto, oficialmente a primeira novela diária da TV Globo. No Rio de Janeiro, estreou junto com a emissora, em 26/04/1965, exibida às 19h30. No entanto, a censura do Regime Militar fez a Globo mudar o horário da novela apenas três dias após a estreia.
O jornal O Globo de 29/04/1965 informou que “a fim de atender a determinações da Censura, a novela Ilusões Perdidas, que era apresentada diariamente às 19h30 pela TV Globo, teve seu horário transferido, em caráter permanente, para às 22 horas, de segunda a sexta-feira”.

Elenco

Leila Diniz e Reginaldo Faria protagonizavam a trama, formando um par romântico.

Por ser a primeira novela da Globo, esta é também a estreia na emissora de atores que fizeram a história da televisão: além de Leila Diniz e Reginaldo Faria: Mírian Pires, Norma Blum, Osmar Prado e Emiliano Queiroz.

Inicialmente, Ilusões Perdidas teve direção de Líbero Miguel, substituído por Sérgio Britto. (Site Memória Globo)

E mais

A TV Paulista já havia exibido, em 1963, ao vivo, uma versão de Ilusões Perdidas, sob a direção do mesmo Líbero Miguel, que fora casado com a autora da trama, Ênia Petri. Osmar Prado fez parte do elenco das duas produções. (Site Memória Globo)

Lamentavelmente não existem mais registros dessa novela, apagados porque as fitas foram reutilizadas (prática comum na época) ou porque perderam-se em um dos incêndios na TV Globo (1969, 1971 e 1976).

Globo – 22h
de 26 de abril a 30 de julho de 1965 (Rio)
agosto de 1965 (SP)
56 capítulos

novela de Ênia Petri
direção de Líbero Miguel e Sérgio Britto

Novela posterior no horário
Rosinha do Sobrado

REGINALDO FARIA
LEILA DINIZ
NORMA BLUM
JOANA DUARTE
MÍRIAN PIRES
OSMAR PRADO
EMILIANO QUEIRÓZ
MARCOS GRANADO

Veja também

  • globo60

Rua da Matriz

  • cidadeaberta

22-2000 Cidade Aberta

  • tnt

TNT

  • rosinhadosobrado

Rosinha do Sobrado