
Paulista da cidade litorânea de São Vicente, Ivani Ribeiro, ou melhor, Cleyde de Freitas Alves Ferreira nasceu em 20 de fevereiro de 1916. Com um diploma da Escola Normal de Santos, Ivani chegou a São Paulo para cursar a faculdade de Filosofia. O rádio era uma de suas metas de trabalho. Uma oportunidade surgiu na Rádio Educadora, como intérprete de canções folclóricas e samba – alguns de sua autoria. Logo alcançou notoriedade no rádio através de programas de sua criação: Teatrinho da Tia Chiquinha e As Mais Belas Cartas de Amor. O sucesso chegou com a radiofonização de filmes famosos – onde atuava como autora e radioatriz – e com as suas novelas, que a tornaram célebre no rádio.
Chegou à televisão, na recém-inaugurada TV Tupi, para escrever a série Os Eternos Apaixonados. Em 1963, escreveu a sua primeira telenovela diária, Corações em Conflito, transpondo para o vídeo uma de suas histórias que o rádio havia consagrado. Com a adaptação de A Moça que Veio de Longe, Ivani deixou claro aos profissionais de televisão que o gênero chegara para ficar. Ganhou grande projeção com o horário das 19:30 na TV Excelsior, na segunda metade dos anos 1960, quando escreveu treze novelas consecutivas – aproximadamente 1600 capítulos – todas com sucesso (entre elas: A Deusa Vencida, As Minas de Prata e A Muralha). Com o fechamento da Excelsior, Ivani se revezou entre as TVs Tupi, Record e Bandeirantes. Na Tupi, em 1973, escreveu um de seus maiores êxitos: Mulheres de Areia, com a atriz Eva Wilma. Tiveram relevante sucesso também as novelas Os Inocentes, A Barba Azul, A Viagem e O Profeta (entre 1974 e 1977).
Em 1982, estreou na Globo com Final Feliz, sua única novela inédita na emissora. Todos os seus demais trabalhos foram remakes ou baseados em antigos sucessos seus, como A Gata Comeu (1985, remake de A Barba Azul) e as reedições de Mulheres de Areia e A Viagem (1993 e 1994).
Ivani Ribeiro faleceu em 17 de julho de 1995, aos 79 anos, de insuficiência renal. Deixou pronta uma sinopse de novela, que foi ao ar em 1996 com o título Quem é Você, conduzida por Lauro César Muniz e Solange Castro Neves, colaboradora em seus últimos trabalhos.