Sinopse

Lia (Bruna Pazinato) é uma menina tímida, de olhos ternos. Aos oito anos, após a morte de sua mãe no parto da irmã Raquel (Graziella Schmitt), ela se viu obrigada a assumir a responsabilidade sobre os cuidados da irmã recém-nascida, tendo que amadurecer abruptamente. Com um pai insensível e uma madrasta nada simpática, ela contava apenas com a amizade da serva Zilpa (Thais Müller), de sua idade. Lia cresceu insegura, com baixa autoestima. Não é especialmente bela e sofre com o desdém de seus meios-irmãos e madrasta.

Jacó (Felipe Cardoso) é filho de Isaque (Silvio Matos) e Rebeca (Rose Abdallah) e neto de Abraão. É irmão gêmeo de Esaú (Pedro Monteiro), cumprindo a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasceriam do seu ventre. Lia se apaixona por Jacó, recém-chegado, mas, para sua tristeza, ele prefere sua irmã mais nova: a bela e fútil Raquel. Por conta de uma armação de seu pai, com o assentimento de sua irmã, Lia é coagida a se casar com Jacó no lugar de Raquel. Ao perceber que foi enganado, Jacó se revolta e passa a desprezar Lia.

Ela continua como sua mulher, mas ele também desposa Raquel, por quem é apaixonado. Porém, a princípio, Raquel não consegue lhe dar filhos. Lia se empenha em ser uma boa esposa, mas, mesmo depois de vários filhos, segue sendo desprezada por Jacó. Após muitos anos, Raquel dá a luz a José (Bruno Peixoto), que se tornará o rei do Egito, e a Benjamin. E Lia sofre com a rejeição e busca desesperadamente o amor do marido. Porém, ao perceber que está se desvalorizando, resolve dar uma guinada em sua vida.

Record – 20h45
de 26 de junho a 9 de julho de 2018
10 capítulos

minissérie de Paula Richard
adaptada do livro do Gênesis: 29 a 36
escrita com Cláudia Valli, Larissa Oliveira, Meuri Luiza e Natália Piserni
colaboração e pesquisa de Irene Bosisio
consultoria de Maurício Santos
supervisão de texto de Cristiane Cardoso
direção geral de Juan Pablo Pires
coprodução Casablanca

Novela anterior no horário
Apocalipse

BRUNA PAZINATO – Lia
FELIPE CARDOSO – Jacó
GRAZIELLA SCHMITT – Raquel
THAIS MÜLLER – Zilpa
CACA OTTONI – Bila
SUZANA ALVES – Laila
THEO BECKER – Labão
LEANDRO LIMA – Rubem
BRENNO LEONE – Simeão
MAURÍCIO PITANGA – Levi
BRUNO MALUCELLI – Judá
RAFAEL AWI – Dã
CAIO LUCAS LEÃO – Naftali
WALTER NUNES – Gad
MATHEUS VENÂNCIO – Aser
MARCUS BESSA – Issacar
IGOR FERNANDEZ – Zebulon
BRUNO PEIXOTO – José
JULIA MAGGESSI – Diná
FELIPE CUNHA – Eliabe
SAULO MENEGHETTI – Ananias
AUGUSTO GARCIA – Saul
e
PAULA JUBÉ – Adinah
MARIANA CYSNE – Dalila
PEDRO MONTEIRO – Esaú
SILVIO MATOS – Isaque
BRUNO AHMED – Príncipe Ahmed
ROSE ABDALLAH – Rebeca
PAULO CARVALHO – Rei Amor

Em abril de 2018, a direção da Record TV decidiu adiar em três semanas a estreia da novela Jesus, substituta de Apocalipse, para não coincidir com a época dos jogos da Copa do Mundo da Rússia, o que geraria uma defasagem de telespectadores e poderia refletir com uma audiência menor para o início da nova trama.

Paula Richard foi convocada para desenvolver uma minissérie sobre a história de Lia, a personagem bíblica, para ocupar a lacuna até o fim da Copa, entregando a faixa de horário em tempos normais para Jesus.

Tema da minissérie: AMANHECER – Bruna Pazinato

Veja também

  • topissima2

Topíssima

  • jezabel

Jezabel

  • oricoelazaro

O Rico e Lázaro

  • jesus

Jesus