Sinopse

A luta da jovem Rita (Alanis Guillen) em busca da filha, a quem nunca viu. Com a morte do pai, Rita descobre que ele levou sua bebê, que ela acreditava ter morrido logo após o parto, para o Rio de Janeiro. Disposta a procurar pela menina, Rita deixa sua cidade natal, Queimados, e se muda para Duque de Caxias, ambas na Baixada Fluminense, onde é acolhida pela amiga de sua falecida mãe, Carla (Mariana Santos), e seus dois filhos, Raíssa (Dora de Assis) e Thiago (Danilo Maia). A jovem descobre que a criança foi adotada por Lígia (Paloma Duarte) e Joaquim (Joaquim Lopes), que a criam cercada de amor, ao lado do filho já adulto do casal, Filipe (Pedro Novaes). Rita sabe que será difícil, mas fará o possível para ter a guarda da menina.

Paralelamente a esta trama, a convivência entre jovens de realidades tão diferentes quanto a Baixada Fluminense e Ipanema e a força da amizade que nasce quando um grupo testemunha um crime dentro de uma van em Duque de Caxias. Rita (Alanis Guillen) está entre eles, acompanhada dos irmãos Raíssa (Dora de Assis) e Thiago (Danilo Maia) e mais três adolescentes que não se conheciam – Jaqueline (Gabz), Guga (Pedro Alves) e Anjinha (Caroline Dallarosa). Diante do impasse entre relatar ou não o que viram à polícia, eles decidem criar um grupo em uma rede social e, a partir daí, tornam-se grandes amigos, capazes de se apoiar mutuamente para lidar com questões como os dilemas da juventude, a violência urbana e o preconceito.

Globo – 17h45
de 16 de abril de 2019
a 3 de abril de 2020
253 episódios

de Emanuel Jacobina
escrita com Márcio Wilson, Cláudio Lisboa, Bibi da Pieve, Alice Gomes e Jô Abdu
direção de Marcelo Zambelli, Cadu França, Tila Teixeira, Felipe Louzada e Pedro Labarthe
direção artística de Adriano Melo
supervisão artística de Carlos Araujo

Temporada anterior
Vidas Brasileiras

ALANIS GUILLEN – Rita
PEDRO NOVAES – Filipe
PALOMA DUARTE – Lígia
JOAQUIM LOPES – Joaquim
RÔMULO ARANTES NETO – Rui
MARIANA SANTOS – Carla
DANILO MAIA – Thiago
DORA DE ASSIS – Raíssa
HENRI CASTELLI – Madureira (Carlos Antenor Madureira)
JÚLIO MACHADO – Marco Rodrigo
CAROLINE DALLAROSA – Anjinha (Ângela)
GABRIEL SANTANA – Cleber
PEDRO ALVES – Guga (Gustavo)
JOÃO PEDRO OLIVEIRA – Serginho
ROBERTO BOMTEMPO – Max
KARINE TELES – Regina
GIULIA BERTOLLI – Meg
JOHN BUCKLEY – Beto
GABRIELLA MUSTAFÁ – Nanda
GABZ – Jaqueline
OLÍVIA ARAÚJO – Vânia
TATO GABUS MENDES – César
GIOVANNA RISPOLI – Milena
HUGO MOURA – Daniel
ROSANNE MULHOLLAND – Lara
RONALD SOTTO – Camelo (Marlos)
JADE CARDOZO – Leila
JACQUE MOURA – Cida
BEATRIZ DAMINI – Martinha
CAIAN ZATTAR – Tattoo (Artur)
ANA MIRANDA – Margarida
JOÃO FERNANDES – Tadeu
ROGER GOBETH – Luiz Peixoto
QUITÉRIA KELLY – Neide
ANDRÉ RAMIRO – Celso
THIAGO GENINI – Bill Clinton
ANDRÉ MATARAZZO – Marquinhos
MONIQUE BOURSCHEID – Andressa
LETÍCIA CECÍLIA – Fafi
LUCCA PICON – Henrique
ALANA SILVA – Bianca
MALU LAZARI – Diana
LUIGI MONTEZ – Vinicius
CHRISTIAN GUEDES – Fake News
JÚLIA FOTI – Roberta
CLARA DUARTE – Ramila
ADRIANA MAYRA – Solange
FHELIPE GOMES – Diego

as crianças
DIOGO CARUSO – Rafinha
e as gêmeas ELOÁ e LAVÍNIA MIRANDA – Nina / Carolina (filha biológica de Rita, filha adotiva de Lígia)

e
ANA CARBATTI – Lúcia (mãe de Zé Carlos)
ANJA BITTENCOURT – Dona Isaura (vizinha de Rita e seu pai em Queimados)
BIAH RAMOS – Ivete (mãe de Nanda)
BRUNO PEIXOTO – Graveto (amigo de Cleber)
CEE JAY como ele mesmo, concorrente de Raíssa e Nanda no concurso Vai no Gás
CHRISTINE FERNANDES – Karina (ex-mulher de César, mãe de Milena)
DANILO SACRAMENTO – Dr. Cláudio Soares (advogado de Rita)
DUDA REIS – Mari (garota que engravida de Graveto)
DUDA SANTOS – Paula (ex-aluna do colégio, confundida com Jaqueline)
EDUARDO PARLAGRECO – João Estrela (cantor sertanejo jurado do concurso Vai no Gás)
FERNANDA GENTIL como ela mesma, no delírio de Nanda, que imagina estar participando do programa “Se Joga”
GISELLE PRATTES – Major Helen (colega de trabalho de Marco Rodrigo)
GLÁUCIO GOMES – Juarez (pai de Daniel)
JOELSON MEDEIROS – Genival (pai de Rita)
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – padre no batizado de Nina
JUNNO ANDRADE – Dr. Carlos Viana (advogado de Rui)
LELLÊ como ela mesma, jurada do concurso Vai no Gás
LUCAS VASCONCELOS – Dragão (vocalista da banda Teto de Vidro)
LUCÉLIA PONTES – Tainá (paciente de Lígia)
LUDMILLA como ela mesma, faz um show no festival de bandas do colégio
LUIZ NICOLAU – Osório (pai de Meg)
MARCOS FRANÇA – Aloísio (sócio de Max)
MARINA WILSON – Irina (meia-irmã de Jaqueline)
MARTA PERET – Mariliz (mãe de Daniel)
MILTON GONÇALVES – Juiz Douglas (no caso da guarda de Nina)
NELSON FREITAS JR. – Montenegro (produtor musical que aposta em Raíssa e Nanda)
PAULO GIARDINI – diretor do hospital que fala com Rita sobre sua filha
PEDRO FASANARO – Paco Moreno (transformista jurado do concurso Vai no Gás)
PETER BRANDÃO – Zé Carlos (rapaz retirado à força da van, no início, encontrado morto logo depois)
RENAN HORTA – Góis (cabo de PM que retira Zé Carlos à força da van, no início)
RICARDO MARTINS – Ruggieri (major da polícia, superior de Marco Rodrigo)
SOPHIA ABRAHÃO – apresentadora do concurso Vai no Gás
TONY NOGUEIRA – Cauã (gosta de Martinha)
VICTOR CARVALHO como ele mesmo, concorrente de Raíssa e Nanda no concurso Vai no Gás
WALKÍRIA RIBEIRO – juíza Marina
Topete (amigo de Cleber)

O elenco passou por um intenso processo de preparação, já que muitos dos jovens atores nunca trabalharam na TV. O trabalho teve como norte principal gerar harmonia e entrosamento entre eles, exercitar ferramentas de interpretação e o relacionamento com o audiovisual.
Também fez parte dessa etapa um workshop com palestras sobre temas como adoção, violência urbana, o rap como forma de expressão e projetos sociais que mudam a realidade de jovens da periferia.

Além do trabalho em conjunto, alguns atores se aprofundaram em habilidades específicas para interpretar seus personagens. Dora de Assis, Gabriella Mustafá, Ronald Sotto, Gabriel Santana e Caian Zattar tiveram aulas de canto para as cenas no universo do funk e do rap. Dora de Assis também aprendeu a tocar violão.

Henri Castelli, Hugo Moura, Gabz e Caroline Dallarosa fizeram treinamento de muay thai. Na trama, o personagem de Henri comandava um projeto social que ensinava as técnicas da luta para jovens da Baixada Fluminense. Caroline Dallarosa também precisou ter aulas de futebol para sua personagem. Pedro Novaes e John Buckley fizeram aulas de surfe e Beatriz Damini treinou equitação.

Apesar de ambientada em Ipanema e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, algumas das cenas que iniciaram a trama foram gravadas em São Paulo, mais especificamente no Parque Ibirapuera.

Toda Forma de Amar teve a maior cidade cenográfica de uma temporada de Malhação até hoje, construída em uma área de mais de 8 mil metros quadrados nos Estúdios da Globo. O espaço viabilizou a criação dos ambientes dos dois universos presentes na trama: Duque de Caxias e Ipanema. As equipes de cenografia e produção de arte procuraram se aproximar ao máximo da realidade de cada lugar para produzir os cenários. A praça Nossa Senhora da Paz, símbolo de Ipanema, serviu de inspiração para o lugar em que a bebê Nina era levada para brincar e tomar sol quase todas as manhãs. As famosas galerias do bairro, com consultórios médicos, lojas, bares e restaurantes, também foram reproduzidas. O consultório médico de Lígia (Paloma Duarte) e a clínica veterinária de Joaquim (Joaquim Lopes) compunham os cenários principais de Ipanema, assim como loja de roupas esportivas Strenght, onde Serginho (João Pedro Oliveira) trabalhava.

A pesquisa para reproduzir o universo de Duque de Caxias concluiu que é grande a quantidade de placas nas ruas, o comércio costuma ter muita informação nos interiores e nas fachadas. A lanchonete de Carla (Mariana Santos) mostrava essas características nas cores dos azulejos nas paredes (branco e vermelho) – e na quantidade de banners, tabelas de preços e cartazes pendurados pelo estabelecimento. A modernidade dos lugares do município ficou mais evidente por meio das manifestações artísticas e culturais. Alguns painéis grafitados foram encomendados ao artista Tico Canato e estiveram nos muros das áreas de maior convivência entre os jovens.

Para criar o interior das casas e apartamentos, a equipe buscou inspiração em residências de moradores locais. Ao criar a decoração do quarto das adolescentes, como Raíssa e Anjinha, a produtora de arte Andrea Penafiel optou por pôsteres e fotos da família.

A figurinista Renata Vasconcelos partiu do princípio de que o visual da maioria dos personagens teria de ser colorido, alegre, variando de acordo com a personalidade e o estilo de vida de cada um. No núcleo de Duque de Caxias, a diversidade de cores, texturas e estilos era mais evidente. No processo de pesquisa sobre o comportamento e hábitos de consumo dos jovens que viviam no município da Baixada Fluminense, ela percebeu que eles eram muito antenados, criativos e gostavam de exclusividade. Renata fez compras no calçadão da Avenida Nilo Peçanha, no centro de Caxias, para compor os diferentes visuais de forma variada e criativa. Na trama, os personagens que interagiam com o universo do funk e do rap eram os mais vaidosos e investiam fortemente em um estilo próprio.

No elenco jovem, diversos filhos de outros atores: Pedro Novaes, filho de Letícia Spiller e Marcello Novaes; Giulia Bertolli, filha de Lília Cabral; Caian Zattar, filho de Licurgo Spinola; Dora de Assis, filha da atriz teatral Lucília de Assis; Clara Winter, filha de Paloma Duarte e Marcos Winter; e André Matarazzo, filho de Daniela Escobar e do diretor Jayme Monjardim.

Em março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19 (coronavírus), as emissoras de TV suspenderam temporariamente suas produções de dramaturgia, interrompendo a exibição de novelas e substituindo-as por reprises ou outros programas. Inicialmente com seu final previsto para maio, Malhação, Toda Forma de Amar teve as gravações paralisadas em 17/03 e seu final antecipado para o dia 03/04. Após seu encerramento, entrou no ar um compacto de Malhação, Viva a Diferença, de 2017-2018. A estreia da nova temporada, Transformação, foi protelada sem data de previsão até a situação se normalizar.

Com a antecipação do final da temporada, o autor Emanuel Jacobina apressou o desfecho de sua história, inclusive mencionando o coronavírus. No último capítulo, Rita e Filipe (Alanis Guillen e Pedro Novaes) andaram pela cidade cenográfica completamente deserta, conversaram sobre a pandemia e narraram os destinos dos personagens. Apesar da obrigatoriedade do fim precipitado, faltou maior cuidado com o desfecho das histórias, já que algumas ficaram mal explicadas ou truncadas. Rita, que estava raptada, em cativeiro, aparece do nada para Filipe e eles conversam sobre os personagens, sem ao menos ela detalhar o crime que sofreu. E ficou tudo por isso mesmo.

01. PAULA E BEBETO – Iza e Milton Nascimento (tema de abertura)
02. BEIJO – Nina Fernandes (tema de Anjinha e Cleber)
03. VINGANÇA – Luan Santana (participação MC Kekel) (tema de Carla e Marco Rodrigo)
04. VOCÊ PRECISA DE ALGUÉM – Jota Quest (participação Marcelo Falcão) (tema de Filipe)
05. A COR É ROSA – Silva (tema de Guga e Serginho)
06. KAÇA – Karol Conká (tema de Jaqueline)
07. TODA VEZ – Maria (tema de Nanda)
08. HOJE EU DECIDI – Marcelo Falcão (tema de locação: Rio de Janeiro)
09. RAP É COMPROMISSO – Sabotage featuring Negra Li (tema de locação: academia de Madureira)
10. CASA – Emicida (tema de locação: Duque de Caxias)
11. AMOR É ISSO – Erasmo Carlos (tema de Lígia e Joaquim)
12. ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA – Diogo Mirandela (tema de Guga)
13. BABY DON´T GO AWAY – Ana Lélia (tema de Martinha)
14. EU SÓ PRECISO SER – Sandy (participação Iza) (tema de Rita)

ainda
A VOZ E O VIOLÃO – Projota
BAM BAM BAM! – Jade Baraldo
BEM-TE-VI – Vitor Kley e Kell Smith
CASA – Baleia
DAME MAIS – Tropkillaz, Rincon Sapiencia e Clau
GOSTO DE VOCÊ – Rodrigo Lorio e Diskover
MANHÃ DE SOL (Acústico) – Bashkar e 3030
MEU DEUS – 3030
O CADERNO – Toquinho
OUVI DIZER – Melim
SEREI LUZ – Natiruts part. Thiaguinho
SET TO ATTACK – Albert Hammond Jr
SHOTGUN – George Ezra
THE WAY YOU USED TO DO – Queens Of The Stone Age
VALENTE – MC Tha
ZÉ DO CAROCO – Canto Cego

Trilha sonora instrumental: Música original de Daniel Musy, Fabiano Krieger e Lucas Marcier

01. Tema De Jaque Guerreira – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
02. Ta Funk Ae – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
03. Tema De Nanda – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
04. Tema De Raissa – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
05. Baixada Samba Funk – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
06. Trapzeira Na Baixada – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Lucas Xavier Da Silva
07. Milicia Na Baixada – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
08. Tema De Meg Guga E Do Bebe Rafael – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
09. Nina Ninoca – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
10. Tema De Nina – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rafael Langoni Smith
11. Tema De Rita – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
12. Tema De Ligia – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
13. Tema Ligia E Joaquim – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
14. Tema Milena E Daniel – Lucas Marcier & Fabiano Krieger & Rodrigo De Marsillac Melsert
15. Sombra Da Baixada – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
16. Forca E Fragilidade – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
17. Todo Rock De Amar – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
18. The Ipanema Boys – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
19. Tema Jaqueline – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
20. Tema De Carla – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
21. Valeu Amizade – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
22. Pagode Na Baixada – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
23. Baixada Rocks – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
24. Tema De Ipanema – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
25. Toda Forma De Fofura – Lucas Marcier & Fabiano Krieger & Rodrigo De Marsillac & Pedro Santos Guedes Pereira
26. Toda Reflexao De Amar – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
27. Like That – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
28. Caxias Charm – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
29. Hip Hop Trip – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
30. Caxias Gangsta – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
31. Hip Rock – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
32. Caxias Tem Pagode – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
33. Sambando Em Caxias – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Pedro De Almeida Monteiro
34. Tema De Cesar E Vania – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Pedro Guedes
35. Tristeza Na Baixada – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
36. Melancolia Na Rua – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rogerio Alves Da Costa Junior
37. Tema Ligia E Nina – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier
38. Tema De Nina (Reflexiva) – Daniel Musy & Fabiano Krieger & Lucas Marcier & Rafael Langoni Smith

Tema de Abertura: PAULA E BEBETO – Iza e Milton Nascimento

Vida vida que amor brincadeira, vera
Eles amaram de qualquer maneira, vera
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor vale amar

Pena que pena que coisa bonita, diga
Qual a palavra que nunca foi dita, diga
Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor vale amar
Qualquer maneira de amor vale a pena
Qualquer maneira de amor valerá

Eles partiram por outros assuntos, muitos
Mas no meu canto estarão sempre juntos, muito
Qualquer maneira que eu cante esse canto
Qualquer maneira me vale cantar

Eles se amam de qualquer maneira, vera
Eles se amam e pra vida inteira, vera
Qualquer maneira de amor vale o canto
Qualquer maneira me vale cantar
Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor valerá

Pena que pena que coisa bonita, diga
Qual a palavra que nunca foi dita, diga
Qualquer maneira de amor vale o canto
Qualquer maneira me vale cantar
Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor valerá…

Veja também

  • malhacao2000

Malhação 2000

  • malhacao2000

Malhação 2001

  • coracaodeestudante2

Coração de Estudante

  • kubanacan

Kubanacan