Sinopse

Pedro é um jovem ambicioso que quer vencer como músico. É muito ligado à mãe, Anita, mas entra sempre em atritos com o pai, Celso. Sai de casa e vai morar numa comunidade de estudantes, quando descobre que seu irmão, Cláudio, roubou sua namorada, Selma. Conhece Gilda, uma mulher mais velha que lhe abrirá as portas do sucesso. Gilda é uma mulher bonita, elegante e interessante. Já foi muito rica, mas só realizou-se profissionalmente depois que se separou do marido, Roberto. É dona de um agência de promoções e tem dois filhos, Loreta e Silvinho, com quem se relaciona muito bem, além de criar um menino muito travesso, Pingo, a alegria da casa.

Mas em seu caminho Pedro também encontra os irmãos Bruno e Nina. Bruno é um jovem compositor que inicia uma parceria profissional com Pedro. E Nina é uma jovem romântica que se apaixona por ele, mas fica dividida entre o rapaz e a forte amizade por Chico, um ex-seminarista. Sandoval, o pai de Nina, é um homem prepotente, acostumado a mandar e a ser obedecido. Muito rico, Sandoval está envolvido em negócios imobiliários e com casas noturnas. Não ama a esposa, Carmem, mas não quer perdê-la, fazendo tudo para prejudicar sua vida futura. Carmem tem o maior carinho por Nina e Bruno, que sempre a apóiam nas crises com o marido. Independente, resolve separar-se, quando percebe que seu casamento está desgastado, sofrendo várias pressões, inclusive do próprio irmão, Beto, que vive com ela.

Era também a história da jovem Cíntia e seu envolvimento com o Padre Leonardo, ligado ao grupo de jovens da comunidade com os quais desenvolve um trabalho relacionado à problemática da vida humana. Através da fé, o Padre Leonardo transmite sua enorme paixão pelo ser humano. Justamente por isso, vê-se envolvido no desaparecimento de Cíntia, sendo acusado de ser o causador de todo o problema.

Globo – 19h
de 27 de abril a 24 de outubro de 1981
155 capítulos

novela de Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho
escrita por Roberto Freire, Wilson Aguiar Filho e Walther Negrão
direção de Gonzaga Blota, Mário Márcio Bandarra e Jorge Fernando
direção geral de Gonzaga Blota e Carlos Zara

Novela anterior no horário
Plumas e Paetês

Novela posterior
Jogo da Vida

FÁBIO JÚNIOR – Pedro
MYRIAN RIOS – Nina
TÔNIA CARRERO – Gilda
WALMOR CHAGAS – Alex
PEPITA RODRIGUES – Carmem
JORGE DÓRIA – Sandoval
STEPAN NERCESSIAN – Chico
STÊNIO GARCIA – Padre Leonardo
SIMONE CARVALHO – Cíntia
BUZA FERRAZ – Bruno
MARLENE – Mayra
OSMAR PRADO – Alfredo
MILTON MORAES – Roberto
CLEYDE BLOTA – Isabel
ISABEL RIBEIRO – Beatriz
IVAN DE ALBUQUERQUE – Camargo
KÁTIA D’ANGELO – Sandra
NEY SANT´ANNA – Cláudio
ZAIRA ZAMBELLI – Selma
DANIEL DANTAS – Ivo
CRISTINA ACHÉ – Tereza
LIZA VIEIRA – Suzana
ÉLIDA L’ASTORINA – Charlene
CARLOS ALBERTO BAIA – Frank
NELSON DANTAS – Celso
ARACY CARDOSO – Anita
YOLANDA CARDOSO – Lola
YARA AMARAL
IVAN MESQUITA – Macedo
HAROLDO BOTTA – Beto
ROSANA GARCIA – Loreta
JÚLIO CÉSAR – Silvinho
ISABELA GARCIA – Maria
MAYARA NORBIN – Márcia
GILDA GUILHON – Tininha
ARIEL COELHO – Floriano (Pé na Cova)
CLÁUDIO SAVIETTO – Dick Peterson
o menino
FERNANDO RAMOS DA SILVA – Pingo
e
ANTÔNIO PATIÑO
BERENICE NEREY
BUDY
CAZARRÉ
GERMANO FILHO
HEMÍLCIO FRÓES
ÍSIS DE OLIVEIRA – Gina (funcionária de Gilda)
MIRA PALHETA – funcionária de Gilda
MONIQUE EVANS – funcionária de Gilda
ROBERTO CARLOS como ele mesmo
ROBERTO LOPES
RONNIE VON como ele mesmo
VANUSA como ela mesma
WILMA DIAS – funcionária de Gilda

– núcleo de PEDRO (Fábio Jr.), jovem ambicioso que quer vencer como músico:
os pais CELSO (Nelson Dantas), com quem entra em atrito, e ANITA (Aracy Cardoso)
o irmão CLÁUDIO (Ney Sant´Anna)
a ex-namorada SELMA (Zaira Zambelli), que o trocou pelo irmão.

– núcleo de NINA (Myrian Rios), jovem romântica e meiga, apaixona-se por Pedro:
o irmão BRUNO (Buza Ferraz), jovem compositor que inicia uma parceria profissional com Pedro
o pai SANDOVAL (Jorge Dória), homem rico e prepotente
a madrasta CARMEM (Pepita Rodrigues), com o casamento em crise, resolve seperar-se, enfrentando uma série de obstáculos, pois Sandoval não aceita a separação e faz de tudo para prejudicá-la
o irmão de Carmem, BETO (Haroldo Botta)
o músico DICK PETERSON (Cláudio Savietto), que canta no bar de Sandoval, amigo de Pedro.

– núcleo de GILDA (Tônia Carrero), mulher bonita e elegante. Já foi muito rica, mas só realizou-se profissionalmente depois que se separou do marido. É dona de uma agência de promoções. Vai ajudar Pedro a se lançar como músico:
o ex-marido ROBERTO (Milton Moraes)
os filhos SILVINHO (Júlio César) e LORETA (Rosana Garcia)
o filho de criação PINGO (Fernando Ramos da Silva), ex-menino de rua
a atual mulher de Roberto, ISABEL (Cleyde Blota) e sua filha MARIA (Isabela Garcia)
o empregado FLORIANO (Ariel Coelho), figura estranha e circunspecta conhecido como PÉ NA COVA, que tem total adoração por ela
a amiga de Loreta, MÁRCIA (Mayara Norbin)
as funcionárias de sua agência de produção: GINA (Ísis de Oliveira), (Mira Palheta), (Monique Evans) e (Wilma Dias).

– núcleo do PADRE LEONARDO (Stênio Garcia), ligado a um grupo de jovens, com os quais desenvolve um trabalho relacionado à problemática da vida humana:
o ex-seminarista CHICO (Stepan Nercessian), amigo de Nina, apaixona-se por ela e passa a disputá-la com Pedro
a secretária e responsável pela comunidade SUZANA (Liza Vieira), já fora namorada de Pedro
os jovens CHARLENE (Élida L´Astorina), FRANK (Carlos Alberto Baia) e IVO (Daniel Dantas).

– núcleo de CAMARGO (Ivan de Albuquerque), que torna-se ferrenho inimigo de Padre Leonardo por acreditar que uma de suas filhas sumiu por influência dele. Amigo de Gilda e Sandoval:
as filhas CÍNTIA (Simone Carvalho), moça dada como desaparecida, fazendo com que a culpa recaia sobre Padre Leonardo,
e SANDRA (Kátia D’Angelo), jovem inconsequente que junto com o pai tenta incriminar Padre Leonardo pelo sumiço da irmã.

– núcleo de MAYRA (Marlene), cantora, já foi famosa mas, atualmente, está ultrapassada. Não aceitando sua decadência, procura retomar a carreira, mas encontra dificuldades:
a amiga LOLA (Yolanda Cardoso), camareira e antiga presidente de seu fã-clube, vai tentar por todos os meios que as pessoas voltem a admirá-la
o empresário ALFREDO (Osmar Prado), em início de carreira, é um dos que nega ajuda a Mayra, não vendo possibilidade de sua volta ao sucesso. Mais tarde, vai mudar de opinião.

– núcleo de MACEDO (Ivan Mesquita), grande amigo de Camargo e Sandoval:
as filhas TEREZA (Cristina Aché), jovem extremamente romântica que descobre seu amor por Ivo, mas o pai é contra a relação,
e TININHA (Gilda Gilhon), amiga e confidente de Nina.

Guilherme Bryan e Vincent Villari narram em seu livro “Teletema, a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira”:
O Amor é Nosso! era uma novela sob medida para a promoção de Fábio Jr, que, além de interpretar o protagonista Pedro – um jovem cantor, carismático e querido pelas mulheres, em busca do sucesso -, também estrelava a abertura e cantava a música-tema, ‘Eu Me Rendo’, de Sérgio Sá (…). E o disco ainda traz a imagem de Fábio na capa (numa época e que isso era incomum), um pôster do ator-cantor e um prospecto: ‘aguardem para julho o novo e sensacional LP de Fábio Jr’. Uma aposta pesada na carreira do astro, que, como sabemos, obteve grande sucesso, mas não por causa dessa novela.”

A ideia original era de Roberto Freire, entretanto ele dividiu a autoria com Wilson Aguiar Filho, que explicou como era feito esse trabalho em dupla:
“Estruturamos os capítulos juntos, idealizando cena por cena, com tudo que irá acontecer. Depois, distribuímos as cenas, sem qualquer critério, e cada um escreve a parte que lhe coube. (…) Neste processo, a parte mais difícil é a estruturação, porque toma mais tempo. No momento, procuramos criar um estilo comum.”

Na criação das muitas tramas de O Amor é Nosso!, os dois autores mostraram uma preocupação com o jovem. Roberto Freire comentou essa preocupação:
“Vamos ver se desenvolvemos, basicamente, o comportamento do jovem de hoje. Que tipo de amor é esse que existe na juventude, que propostas ela traz? Evidente que tudo isso dentro dos limites do horário e da televisão. São situações muito críticas e muito novas, que precisam ser tratadas de maneira correta.”

Mas tudo não passou de um emaranhado de personagens que confundiu o telespectador, afastando-o da novela e tornando esta uma das produções mais complicadas da história da TV Globo.
Reza a lenda que a emissora tenha apagado todas as fitas da novela, sobrando apenas a abertura e algumas chamadas de estreia.

Nem mesmo a presença – um tanto quanto sensacionalista – do garoto Fernando Ramos da Silva no elenco conseguiu despertar algum interesse do público.
No ano anterior, Fernando havia vivido o Pixote no filme de Hector Babenco, que marcou o cinema brasileiro.

Providencialmente, a partir do capítulo 80, Walther Negrão foi escalado para dar continuidade à história. Mas restava pouco por fazer. Ele criou uma passagem de tempo na narrativa, que provocou mudanças no comportamento e caracterização dos personagens, além de transformação nos cenários e figurinos.

Também Carlos Zara, que havia encerrado sua participação em Baila Comigo (a trama das oito da época), foi chamado para auxiliar Gonzaga Blota na direção da novela, a partir do capítulo 114.

Rosana Garcia e Júlio César voltavam às novelas, depois de quatro anos interpretando Narizinho e Pedrinho no Sítio do Picapau Amarelo.

O “Rei” Roberto Carlos (então marido de Myriam Rios, que vivia uma das protagonistas da trama) fez uma participação especial, dando dicas ao personagem de Fábio Jr. na carreira de cantor.
Também participaram da novela os cantores Ronnie Von e Vanusa.

Trilha Sonora Nacional
amorenossot1
01. BEM SIMPLES – Roupa Nova (tema de Ivo)
02. O MAIOR MISTÉRIO – Renato Teixeira (tema de Padre Leonardo)
03. JOGADA PELO MUNDO – Gal Costa (tema de Carmem)
04. SENTINELA – Milton Nascimento (tema de Padre Leonardo e Cíntia)
05. ROCHEDO – Beth Carvalho
06. BONS AMIGOS – Kátia (tema de Nina)
07. EU ME RENDO – Fábio Jr. (tema de abertura)
08. BEM-TE-VI – Renato Terra (tema de Chico)
09. ABRE CORAÇÃO – Marcelo (tema de Pedro e Nina)
10. PARA SER O SOL – A Cor do Som (tema de Tininha)
11. EU VOLTEI – Cláudia Telles
12. TESOURO DA JUVENTUDE – Lulu Santos
13. GOLPE DE AMOR – Fernanda (tema de Gilda)
14. COMO POSSO ESQUECER – Aquarius

Trilha Sonora Internacional
amorenossot2
01. SUNSHINE ON MY SHOULDERS – John Denver (tema de Pedro e Nina)
02. NO TEARS TOMORROW – Lonnie Smith
03. HOW DO YOU SAY GOODBYE – Ted Baryson
04. THE BEST OF TIMES – Styx (tema de Sandra)
05. IS SOMETHING WRONG WITH YOU – Bobby Thurston
06. GOOD THING GOING – Sugar Minot
07. UNCHAIN MY HEART – Don Potter
08. ANCORA – Eduardo Crescenzo (tema de Gilda)
09. NOWHERE TO HIDE – Voyage
10. SEGUIRÉ MI CAMIÑO – Julio Iglesias (tema de Carmem)
11. WELCOME HOME – Corelia
12. YOU’RE BREAKING MY HEART – Niteflyte (tema de Chico)
13. I SPY – Savannah
14. PEACE AND LOVE – Steve McLean (tema de Ivo)

Sonoplastia: Paulo Ribeiro
Seleção de Repertório: Guto Graça Mello

Tema de Abertura: EU ME RENDO – Fábio Jr.
Onde é que foi parar aquela menina
Que me cantava quase toda noite
Jogando ao vento palavras
Olhares, sorrisos e pernas
Telefonemas de duplo sentido
Que me deixavam de calo no ouvido
E aquele jeito assim de respirar
Afim de me afogar de paixão e desejo

Fiz o possível pra não dar bandeira
Até pensei que não era comigo
Mas você foi mais e mais se chegando
E apertando o cerco
Usando todas as armas que sabe usar
Uma mulher quando quer

Pois então vem
Completa agora o teu feitiço
Vem, não faz essa cara de quem
Não tem nada com isso
Vem, pára com esse papo de
“O que é que eu fiz”
Faça o que quiser eu me entrego
Mas me faça feliz
Faça o que quiser eu me rendo
Mas me faça…

Veja também

  • memoriasdeamor_logo

Memórias de Amor

  • marina80_logo

Marina (1980)

  • imigrantes_logo

Os Imigrantes

  • macadoamor_logo

Maçã do Amor