01. PAIOL DE PÓLVORA – Toquinho e Vinícius de Moraes
02. PATOTA DE IPANEMA – Maria Creusa
03. VEJA VOCÊ – Toquinho e Maria Creusa
04. COTIDIANO Nº 2 – Toquinho e Vinícius de Moraes
05. O BEM-AMADO – Coral Som Livre (MPB4) (tema de abertura)
06. MEU PAI OXALÁ – Toquinho e Vinícius de Moraes
07. SE O AMOR QUISER VOLTAR – Maria Creusa
08. UM POUCO MAIS DE CONSIDERAÇÃO – Toquinho
09. QUEM ÉS? – Nora Ney
10. SE O AMOR QUISER VOLTAR – Orquestra Som Livre
11. NO COLO DA SERRA – Toquinho e Vinícius de Moraes

1973
Músicas: Toquinho e Vinícius de Moraes
Coordenação geral: João Araújo
Produção musical: João Mello
Arranjos: Chiquinho de Moraes e Rogério Duprat

Trilha sonora encomendada a Toquinho e Vinicius de Moraes, que compuseram 11 canções especialmente para a novela. A dupla já havia feito a trilha sonora da novela Nossa Filha Gabriela, da TV Tupi, em 1971, e compôs ainda a maioria das músicas da trilha de Fogo Sobre Terra, da Globo, em 1974.

A música inicialmente pensada para a abertura foi vetada pela Censura, às vésperas da estreia da novela. Era “Paiol de Pólvora”, de Toquinho e Vinícius de Moraes, que tinha em seus versos: “Estamos trancados no paiol de pólvora / Paralisados no paiol de pólvora / Olhos vendados no paiol de pólvora / Dentes cerrados no paiol de pólvora…”

Toquinho relatou ao livro “Teletema, a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira”, de Guilherme Bryan e Vincent Villari:
“Nós fomos convidados pelo Jaime Lerner, em Curitiba, para inaugurar o Teatro Paiol. Então fizemos uma música sobre o teatro. Era uma letra muito forte, até porque o paiol da pólvora era o Brasil daquela época. Nós gravamos para ser o tema da novela e na última hora a Censura proibiu.”
Toquinho fez então outra música, em substituição: “O Bem-Amado”, gravada pelo grupo MPB4 (creditado no disco como Coral Som Livre): “Quando o sol da manhã vem nos dizer / Que o dia que vem pode trazer / O remédio da nossa ferida / Do meu coração…”

Por ocasião da reprise da novela, em 1977, a Som Livre relançou nas lojas o LP com a trilha nacional, com uma pequena alteração na capa: a atualização do logotipo da Rede Globo. O disco, que em 1973 foi prensado pela EMI Odeon, desta vez foi prensado na fábrica da RCA Eletrônica.

Em 2001, a Som Livre relançou a trilha sonora nacional de O Bem-Amado, em CD, na coleção “Campeões de Audiência”, 20 trilhas nacionais de novelas campeãs de vendagem nunca antes lançadas em CD (títulos até 1988, pois no ano seguinte foram lançados os primeiros CDs de novelas).

Veja também

  • bemamado_novela

O Bem-Amado (a novela)