Sinopse

Psicodrama com enfoque num grupo de nove pessoas. Vários assuntos são discutidos, como crises conjugais, impotência sexual e carência afetiva, numa improvisada sessão de psicoterapia.

No consultório do Dr. Maurício, Leonardo recorre ao grupo para revelar seu problema de impotência. Isaura, em crise existencial, não recusa um beijo na boca da recém-divorciada Cléo. Outros tipos surgiam, como a estudante contestadora, o pintor malandro e o profissional liberal em conflito com sua mediocridade.

Tupi – 23h
1979

idealização de Paulo Gaudêncio
roteiro de Jayme Camargo
direção de Celso Nunes

JAYME CAMARGO – Dr. Maurício
LINNEU DIAS – Leonardo
BÁRBARA BRUNO – Isaura
REGINA BRAGA – Cléo
LUÍS PARREIRAS
ELIANE GIARDINI
Seriado exibido às segundas-feiras, às 23 horas, idealizado pelo psiquiatra Paulo Gaudêncio, com roteiros de Jayme Camargo. O próprio Jayme atuava no programa: ele era o psiquiatra da história.

Dez anos depois, O Grupo repetia na TV a experiência inovadora do Jovem Urgente, programa da TV Cultura de São Paulo, com a mesma proposta.

Após cada reunião apresentada, um especialista tecia comentários a respeito do grupo, diante das situações que se sucediam.

Grupos de terapia já foram vistos em nossa teledramaturgia, como na novela As Bruxas, da Tupi, em 1970. E seria um dos enfoques na censurada Despedida de Casado, na Globo, em 1977.

Veja também

  • pankekas_logo

Os Pankekas

  • dinheirovivo_logo

Dinheiro Vivo

  • casafantastica_foto

Casa Fantástica