Sinopse

O deputado federal Severo Toledo Blanco, o homem mais poderoso da região de Ouro Verde, escolhe o ingênuo boia-fria Salvador da Silva, o Sassá Mutema, para se casar com sua amante Marlene, tentando desviar as atenções de seu adultério. O fato chega até Juca Pirama, um radialista inescrupuloso que explora demagogicamente o episódio através do rádio. Logo um duplo homicídio vitima Marlene e Juca, e tem em Sassá o principal suspeito.

O matuto boia-fria chega a ser preso, mas com o apoio da bela professora Clotilde, prova sua inocência. Descobre-se que o moralista e conservador Juca Pirama era na realidade um corrupto e estava ligado a negócios escusos. Sassá ganha então popularidade e passa a ser alvo das atenções dos políticos locais, que querem manipulá-lo, transformando-o em prefeito da pequena cidade de Tangará.

Apoiado por pessoas influentes, Sassá chega ao poder, mas rebela-se e conquista posição política própria, sonhando com a presidência da República. Em toda sua trajetória, conta com a amizade de Clotilde, por quem se apaixona e com quem acaba vivendo um romance.

Enquanto isso, segue uma intriga policial e política envolvendo Gilda, a personalística mulher de Severo, que tudo faz para manter seu casamento; Marina Sintra, rica fazendeira, viúva e opositora política do deputado; e Bárbara Souza Telles, neta do maior banqueiro da região que tem um romance com Severo, e que, ao final, descobre-se que comanda uma organização ligada ao narcotráfico.

Também a trama do piloto João Matos, que, envolvido pelo irmão Juca Pirama, é injustamente acusado de tráfico de drogas. Na verdade, ele foi usado como bode expiatório. Para fugir da polícia, João assume outra identidade: Miro Ferraz. João/Miro acaba por viver um romance com Marina Sintra, enquanto luta para provar sua inocência e desbancar a organização de narcotráfico da qual foi vítima.

Globo – 20h
de 9 de janeiro a 12 de agosto de 1989
186 capítulos

novela de Lauro César Muniz
colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn
direção de Gonzaga Blota, Denise Saraceni e José Carlos Piéri
direção geral de Paulo Ubiratan

Novela anterior no horário
Vale Tudo

Novela posterior
Tieta

LIMA DUARTE – Sassá Mutema (Salvador da Silva)
MAITÊ PROENÇA – Clotilde
JOSÉ WILKER – João Matos / Miro Ferraz
BETTY FARIA – Marina Sintra
FRANCISCO CUOCO – Severo Toledo Blanco
SUSANA VIEIRA – Gilda
LÚCIA VERÍSSIMO – Bárbara Souza Telles
LUIZ GUSTAVO – Juca Pirama (José Matos)
LUCINHA LINS – Ângela
CECIL THIRÉ – Lauro Brancato
MÁRIO LAGO – Quinzote (Joaquim Xavier)
MAYARA MAGRI – Camila
THALES PAN CHACON – Cássio Marins
ANTÔNIO CALLONI – Tomás
GRACINDO JÚNIOR – Ricardo Ribeiro
MAURÍCIO MATTAR – Sérgio
NARJARA TURETTA – Rafaela
SUZY RÊGO – Alice
MARCOS PAULO – Paulo Silveira
CLÁUDIO CAVALCANTI – Eduardo Corrêa
BENJAMIN CATTAN – Hermínio Souza Telles
CLÁUDIO CURI – Sidney
ANTÔNIO GRASSI – Plínio Kohl
ALDINE MÜLLER – Diná (Aída)
WÁLTER SANTOS – Jaime
JOÃO CARLOS BARROSO – Fidélis
LUTERO LUIZ – Bodão
FLÁVIO MIGLIACCIO – Nilo
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – Padre Alberto
ALEXANDRA MARZO – Silvia
EDUARDO GALVÃO – Régis
NELSON DANTAS – Décio
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA – Verônica
GEORGE OTTO – Roberto
MARCELA MUNIZ – Zezé
LUÍS MAÇÃS – Marco Antônio
MARCO MIRANDA – Ciro
NORMA GERALDY – Noêmia
SOLANGE THEODORO – Daniela
HUGO GROSS – Brazito
ANDRÉA RICHA – Chris
ALEXANDRE ACKERMAN – Dirceu
IVAN CÂNDIDO – Zenóbio (Zen)
WALDIR SANTANNA – Neco Carranca
TÁCITO ROCHA – Gil
CARLOS GREGÓRIO – Rúbens
TEREZA BRIGGS – Tereza
THELMA RESTON – Cida Capivara
CHICO EXPEDITO – Waldemar
a menina
NATÁLIA LAGE – Regina
e
ADELAIDE PALETE – funcionário da fábrica
ANDRÉ CECCATO
ÂNGELA TORNATORE – bóia-fria
ANTÔNIO VAINNA – funcionário do clube
BRANDÃO FILHO – Padre Elísio (Padre Alberto o substitui na paróquia de Tangará)
BRENO BONIN – Dr. Miranda
CARLÃO ELEGANTE – Bento
CARLOS SANTOS – bóia-fria
CÉSAR AUGUSTO – bóia-fria
CHRISTIANA GUINLE – funcionário da fábrica
CLÁUDIA WAGNER – bóia-fria
CLÁUDIO AYRES DA MOTTA – Saulo
DENIS DERKIAN – delegado
DIRCEU RABELLO – delegado
EDUARDO PORTO – Tabelião
EDWIGES GAMA – empregada
ELIAS TUFFY – funcionário do clube
ELY REIS – bóia-fria
FÁBIO MÁSSIMO – médico
FERNANDO AMARAL – Dr. Cardoso
FLÁVIO SANTIAGO – Bené
FRANCISCO DANTAS – pai de Verônica
FREDDY MONTEIRO – funcionário da rádio
GERMANO FILHO – Pastor Mendes
GUARACY VALENTE – segurança de Marina
HÉLIO GUERRA – guarda
HEMÍLCIO FRÓES – Jorge
JEAN PAUL RAZMAN – Jacques Etienne
JIMMY RAW – funcionário da rádio
JORGE CHERQUES – juiz
JORGE DE JESUS – bóia-fria
KIKI LAVIGNE – Marlene (prostituta)
LIA FARREL
LILA HANDAN – funcionária da rádio
LUCA RODRIGUES – guarda
LUIZ AUGUSTO – funcionário da fábrica
LUIZ KOMANCHE – bóia-fria
LUIZ WASHINGTON – metre
MANOEL ELIZIÁRIO – funcionário do clube
MARINO JARDIM – funcionário do clube
MARTA MORTERÁ – bóia-fria
MIRA PALHETA
MYRIAN PÉRSIA – Graça
NANCY GALVÃO – empregada
NELSON FREITAS – preso
NEWTON MARTINS – policial
ODENIR FRAGA – preso
PAULO BARROS
PAULO CÉSAR PEREIO – Tião Machado (pai de Marlene)
PAULO FIGUEIREDO – Eduardo (presidente da Câmara de Vereadores)
REYNALDO GONZAGA – Bento Crispim
ROBERTO LIMA – preso
SANDRA PÊRA
SORAYA OCANHA – funcionária do aeroporto
TARCÍSIO FILHO – Otávio
TÁSSIA CAMARGO – Marlene (amante de Severo, casa-se com Sassá, morre assassinada)
THADEU SANTOS – operador
VICTOR BRANCO – repórter
WALMOR CHAGAS – bispo Dom Arlindo

– núcleo de SASSÁ MUTEMA (Lima Duarte), mineiro do sertão, matuto, simplório e analfabeto. Muito pobre, chega a Tangará meio ao acaso, tomando ônibus e pegando carona, para trabalhar como boia-fria. Participa da escola rural e se apaixona por sua professora, uma bela mulher. É usado pelos poderosos da região para abafar o adultério de um famoso deputado em época de eleição. Após um incidente, em que é injustamente acusado de assassinato, ganha popularidade e passa a ser alvo das atenções dos políticos locais, que querem manipulá-lo, transformando-o em prefeito de Tangará. Apoiado por pessoas influentes, Sassá chega ao poder, mas rebela-se e conquista posição política própria. Um personagem que evolui na trama, surpreendendo sempre pela sua anacrônica pureza e pela sabedoria instintiva:
o melhor amigo BODÃO (Lutero Luiz), tão simplório quanto ele
a professora CLOTILDE (Maitê Proença), que chega a Tangará para lecionar na escolinha rural. Em contato com os boias-frias, ensina-os a ler enquanto colhe dados para uma tese sobre o processo de dedução lógica de adultos alfabetizados. Desperta a paixão de Sassá, e, diante de seu crescimento pessoal, passa a sentir um imenso orgulho dele
o marido de Clotilde, RICARDO RIBEIRO (Gracindo Jr.), de quem ela estava separada. Surge em Tangará a fim de uma reconciliação.

– núcleo de SEVERO TOLEDO BLANCO (Francisco Cuoco), fazendeiro ambicioso e sagaz, fez carreira política na região, chegando a Deputado Federal. Conservador, tem um casamento formal e frio, mas educadamente mantido pelas partes. Mascara uma fachada de austeridade e moralidade. Porém, fora de casa, tem um caso amoroso que acaba descoberto pelos seus opositores. Para desviar a atenção do adultério que poderia manchar sua imagem, elege o ingênuo Sassá Mutema como o namorado de sua amante:
a mulher GILDA (Susana Vieira), inteligente, culta e fria. Mantem a fachada de um casamento exemplar, mas é conivente com a infidelidade do marido, desde que a honra da família não seja maculada. Quando Severo assume publicamente um caso com outra mulher, vai lutar pelo casamento
os filhos: RAFAELA (Narjara Turetta), vive criticando a mãe e tem uma adoração exacerbada pelo pai
e SÉRGIO (Maurício Mattar), rapaz apático, mimado pela mãe e dominado pelo poder do pai. Não tem grandes ambições, mas é impulsionado pela família a concorrer à prefeitura da região
a nora SILVIA (Alexandra Marzo), incentivada pelos sogros a impulsionar o marido para que assuma o seu papel político na cidade
o secretário CIRO (Marco Miranda), fiel ao patrão
o capataz NECO CARRANCA (Waldir Santanna), seu homem da confiança
a secretária de Gilda, DANIELA (Solange Theodoro), quando ela decide entrar para a política.

– núcleo de MARLENE (Tássia Camargo), moça bela e sensual, é amante de Severo, mas vê-se obrigada a se ligar a Sassá para desviar a atenção da população do caso que ela e o deputado mantinham. Acaba misteriosamente assassinada e a culpa recai sobre Sassá:
o pai TIÃO MACHADO (Paulo César Pereio), homem inescrupuloso e ganancioso, aceita dinheiro de Severo para que se cale diante do plano arquitetado para abafar o adultério do deputado.

– núcleo de BÁRBARA SOUZA TELLES (Lúcia Veríssimo), moça bonita, rica, fina, determinada e inteligente. Seu status lhe permite brincar com as pessoas. Vai ter um caso avassalador com Severo, após a morte de Marlene. Ao final, descobre-se que comanda uma organização ligada ao narcotráfico:
o avô HERMÍNIO (Benjamin Cattan), banqueiro em Ouro Verde. Inteligente, rico e simpático. É aliado político de Severo, mas reage duramente quando descobre a relação dele com sua neta.

– núcleo de JOÃO MATOS (José Wilker), comandante da aviação comercial, feliz no casamento e com uma filha pequena. Torna-se vítima do irmão e tem sua vida destruída: é injustamente acusado de tráfico de drogas. Na verdade, foi usado como bode expiatório. Para fugir da polícia que está em seu encalço, assume outra identidade: MIRO FERRAZ, enquanto luta para provar sua inocência e desbancar a organização de narcotráfico da qual foi vítima:
o irmão JUCA PIRAMA (Luiz Gustavo), radialista em Ouro Verde, sujeito carismático, inescrupuloso e ambicioso. Faz uso do microfone para se projetar popularmente. Ultramoralista, acusa os poderosos da região, especialmente Severo Toledo Blanco. Envolve seu irmão em uma intriga política como bode expiatório que serve a uma organização de narcotráfico. Acaba assassinado juntamente com Marlene, pois sabia do caso da moça com Severo
o cúmplice TOMÁS (Antônio Calloni), o ajuda a reconstruir uma vida nova, como Miro Ferraz
a mulher ÂNGELA (Lucinha Lins), vive o dilema de amar o marido e, por pressão familiar, romper com ele ao descobrir que ele está envolvido com tráfico de drogas
a filha pequena REGINA (Natália Lage)
o médico LAURO BRANCATO (Cecil Thiré), amigo da família, sempre foi apaixonado por Ângela. Vai investir nela após a sua separação
ZEN (Ivan Cândido), homem misterioso, ligado a Juca Pirama.

– núcleo de MARINA SINTRA (Betty Faria), inimiga política de Severo Toledo Blanco. Viúva ainda bela, inteligente, de personalidade forte e sensualidade contida. Adquiriu capacidade de liderança colocando-se à frente dos negócios do falecido marido. É uma líder natural das forças progressistas da região de Ouro Verde. Vai viver um intenso romance com Miro Ferraz – na verdade João Matos:
as filhas: CAMILA (Mayara Magri), moça rebelde e problemática. Antiga namorada de Sérgio, não se conforma de ter sido preterida. Ainda é apaixonada por ele e luta por essa paixão
e ALICE (Suzy Rêgo), ao contrário da irmã, é alegre, brincalhona e leva a vida muito pouco a sério. Vive cercada de amigos
o engenheiro PAULO SILVEIRA (Marcos Paulo), chega à cidade para construir uma fábrica para Marina. Charmoso e bon vivant, vai a se relacionar com várias mulheres, entre elas Camila, Ângela, Clotilde e Alice
o forasteiro EDUARDO CORRÊA (Cláudio Cavalcanti), mau-caráter, chega a Tangará para fazer chantagem contra Marina, explorando o que sabe sobre o seu passado. Por ela tem uma paixão antiga e recalcada
a secretária DINÁ (Aldine Müller), moça pudica e reprimida sexualmente
o amigo de partido NILO (Flávio Migliaccio), preside o sindicato rural
o PADRE ALBERTO (José Augusto Branco), progressista, voltado para a causa dos mais humildes.

– núcleo de JOAQUIM XAVIER, conhecido como QUINZOTE, (Mário Lago), um senhor simpático e sonhador que vive de lembranças do passado glorioso na região. Foi um rico produtor de café, mas atualmente não consegue administrar mais seus negócios, vendo-se obrigado a vender boa parte de suas terras:
a empregada NOÊMIA (Norma Geraldy), sua fiel escudeira, ajuda-o em todos os momentos.

– núcleo da delegacia de Tangará:
o delegado PLÍNIO KOHL (Antônio Grassi), amigo de Marina, honesto e fiel cumpridor dos deveres. Liga-se a Diná
o investigador JAIME (Wálter Santos)
o cabo FIDÉLIS (João Carlos Barroso).

– núcleo do clube de Ouro Verde, frequentado pela alta sociedade local e políticos, como Severo, Gilda, Hermínio e Bárbara:
o diretor do clube SIDNEY (Cláudio Curi), amigo de Severo, encoberta seus casos amorosos
o advogado CÁSSIO MARINS (Thales Pan Chacon), inicialmente chamado à cidade por Severo para defender Sassá. O que pensa ser um caso rotineiro, depois se transforma na ponta de um iceberg de injunções políticas, sociais e policiais
o jornalista RÉGIS (Eduardo Galvão), apaixona-se por Camila, mas ela o renega. Acaba casando-se por interesse com Rafaela
o promotor público DÉCIO (Nelson Dantas), pai de Régis
o juiz da comarca GIL (Tácito Rocha).

– núcleo jovem, amigos de Alice, Camila, Sérgio, Silvia e Rafaela:
ROBERTO (George Otto), ZEZÉ (Marcela Muniz), BRAZITO (Hugo Gross), MARCO ANTÔNIO (Luís Maçãs), CHRIS (Andréa Richa) e DIRCEU (Alexandre Ackermann).

O ponto de partida foi o Caso Especial da TV Globo O Crime do Zé Bigorna, também estrelado por Lima Duarte, escrito pelo próprio Lauro César Muniz, exibido em 1974 e transformado em filme em 1977. Sassá Mutema era, praticamente, uma reedição de Zé Bigorna.

No início, o autor declarou: “Trata-se de uma parábola sobre a liderança. Quero falar de um Brasil forte, num ano decisivo para a nossa história, quando vai surgir um presidente eleito pelo povo. Como é um ano de esperança, quero falar de um país que acredita na luz no fim do túnel.”
O título da novela expressava a preocupação do autor. Era janeiro de 1989 e começava a campanha pelas primeiras eleições diretas para presidente da República em 29 anos, tendo Fernando Collor de Mello e Luís Inácio Lula da Silva com principais concorrentes.

Lauro César Muniz afirmou que teve de mudar a história de O Salvador da Pátria, porque “houve uma interferência direta de Brasília na cúpula da Globo”. Segundo ele, a trama foi considerada, “por algumas pessoas do governo”, uma apologia à candidatura do petista Lula à presidência. A declaração foi dada pelo autor na Escola de Comunicações e Artes da USP em maio de 2002, durante a comemoração do aniversário de dez anos e da reinauguração do Núcleo de Pesquisa de Telenovela.

“Em 1989, já não havia mais a censura formal, mas houve uma interferência direta de Brasília na cúpula da Globo. Era o primeiro ano de eleições diretas, Lula contra Collor, e acharam que o Sassá Mutema fazia apologia à esquerda. Assim, acabou vindo uma pressão na emissora para que a trama fosse mudada. Cheguei a ouvir, nos bastidores, ‘o autor dessa novela vai eleger o presidente do Brasil’. Tive de abandonar o aspecto político da história e focalizar apenas o policial”, declarou Lauro César. (Folha de São Paulo, maio/2002)

Para Flávio Ricco e José Armando Vannucci (no livro “Biografia da Televisão Brasileira”), o autor declarou: “O PT achava que o personagem favorecia o Collor porque fazia certa chacota com o Lula por não ter ensino superior. E era justamente o contrário. Ele representava a ascensão do povo ao poder.”
Lauro César não esconde de ninguém que ficou sob o fogo cruzado dos dois partidos.

Em um primeiro estágio, a boa proposta inicial foi correspondida, com uma trama consistente, bem amarrada e inteligente. Foi nesse momento que brilharam (além de Lima Duarte) Luiz Gustavo e Tássia Camargo. Seus personagens morreram no capítulo 17 e a novela mudou de polo, com os conflitos dramáticos diluídos em um excesso de personagens.
As situações acabaram se esvaziando a cada bloco de capítulos. Isso até surgir a fase mais infeliz: a volta de Juca Pirama através de uma rádio-pirata. Mas só através de sua voz é que o personagem “retornou”, já que Luiz Gustavo não mais apareceu na novela. Ismael Fernandes em “Memória da Telenovela Brasileira”.

O radialista Juca Pirama (Luiz Gustavo) era uma das figuras principais da novela, ainda que morresse no capítulo 17. No desenrolar da história, o autor promoveu uma “volta” do personagem como parte da trama engendrada pela organização criminosa da história. Mas Luiz Gustavo não quis voltar à cena. Foram então utilizados áudios gravados por um imitador, que reproduzia quase que perfeitamente a voz e o timbre do ator. Fábio Costa em “Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas”.

O nome do personagem de Luiz Gustavo foi sugerido pelo próprio ator. Inicialmente, seria Juca Santana. Ao ler o script da trama, Luiz Gustavo perguntou a Lauro César Muniz se seu personagem poderia se chamar Juca Pirama. O ator lembrou-se da poesia de Gonçalves Dias I-Juca Pirama, de onde tirou o bordão que marcou seu personagem: “Meninos, eu vi!” (*)

A Globo foi processada por um radialista que se viu retratado à revelia na figura de Juca Pirama. Alcides Nogueira, colaborador de Lauro César Muniz, narrou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo:
“Houve um radialista muito popular em São Paulo que achou que o Juca Pirama, personagem do Luiz Gustavo, estava copiando o estilo dele. E moveu um processo. (…) Foi feita uma perícia e, é claro, o juiz nos deu ganho de causa. Era algo completamente absurdo. O cara queria faturar em cima da popularidade da Rede Globo e do fato de Juca Pirama ser um personagem com grande empatia popular.”

Alcides Nogueira contou que, entre os vários percalços do trabalho, Lauro César Muniz precisou internar-se para tratar de pedras na vesícula e se viu obrigado a assumir a novela sozinho durante um curto período. Pediu ajuda a Carlos Lombardi e, depois, teve a colaboração de Ana Maria Moretzsohn. (*)

Apesar de tudo vale ressaltar o trabalho impecável de Lima Duarte, como Sassá Mutema, um de seus personagens mais populares, dos mais icônicos da história de nossa Teledramaturgia. Por sua atuação, Lima foi premiado com o Troféu Imprensa de melhor ator de 1989 (juntamente com José Mayer, pela novela Tieta).

A imagem de Sassá Mutema ficou marcada por um chapéu de feltro. Tudo porque o diretor Paulo Ubiratan encomendou à figurinista Helena Gastal um chapéu que parecesse um ovo.
“A roupa dele era toda em algodão rústico, meio sem forma. Achei um chapéu que ficava enfiado na cabeça e parecia a casca de um ovo. Foi realmente um achado. Acho que era isso que o Paulo queria. O mais difícil é entrar na cabeça de um diretor e ver o que ele está imaginando. Muitas vezes, ele não sabe expressar, e saem coisas como ‘o ovo’”. (*)

No exterior, a novela foi intitulada simplesmente de Sassá Mutema.

No último mês de O Salvador da Pátria, foi veiculada na novela uma campanha social sobre a Aids. Inseriram-se informações a respeito do tratamento dispensado às pessoas infectadas e sobre os preconceitos gerados pela doença.

Primeira novela das atrizes Suzy Rêgo e Natália Lage (à época com dez anos).

Descontente com os rumos de seu personagem, o ator Cláudio Cavalcanti pediu para sair da novela. Ele vivia o mau-caráter Eduardo Correa, que chantageava Marina Sintra (Betty Faria), mas que, no decorrer da trama, foi ficando sem função na história. Fábio Costa em “Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas”.

Guilherme Bryan e Vincent Villari comentam em seu livro “Teletema, a História da Música Popular através da Teledramaturgia Brasileira” sobre a trilha sonora internacional de O Salvador da Pátria:
“Trata-se de um álbum histórico, por ser o primeiro disco de novela a ser lançado em CD e a trilha mais vendida de todas até então (1.463.543 cópias), tendo seu recorde superado posteriormente apenas por O Rei do Gado Volume 1, lançada em 1996.”

Participações especiais ao longo da novela: a fonoaudióloga Gloria Beutenmüller, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, o cantor Dominguinhos, a jogadora Hortência, o empresário José Victor Oliva e Pelé .

O Salvador da Pátria foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 27/04 e 28/08/1998.

(*) Site Memória Globo.

Trilha Sonora Nacional
salvadort1
01. AMARRA O TEU ARADO A UMA ESTRELA – Gilberto Gil (tema de abertura)
02. DEUS TE PROTEJA DE MIM – Wando (tema de Marlene e tema de Marina)
03. O TEMPO NÃO PARA – Simone (tema de Severo)
04. DIRETO NO OLHAR – Rosana (tema de Camila)
05. ALÉM DA RAZÃO – Beth Carvalho (tema de Lauro)
06. CIRANDA DO SASSÁ – Cláudio Nucci (tema de Sassá Mutema)
07. FEBRE TROPICAL – Lucinha Lins (tema de Ângela)
08. DOCE PRAZER – Wálter Montezuma (tema de Paulo)
09. JADE – João Bosco (tema de Clotilde)
10. PRA DIZER ADEUS – Wander Taffo (tema de Sérgio)
11. LUA E FLOR – Oswaldo Montenegro (tema de Sassá Mutema e Clotilde)
12. DE CORPO INTEIRO – Jane Duboc (tema de Gilda)
13. HORIZONTES – A Cor do Som (tema de João)
14. DELICIOUS – Yahoo (tema de Alice)
15. BEM QUE SE QUIS (E PO’ CHE FA’) – Marisa Monte (tema de Bárbara)
16. TÁ NA TERRA – João Caetano (tema dos boias-frias)

Trilha Sonora Internacional
salvadort2
01. HOLD ME INYOUR ARMS – Rick Astley (tema de Severo e Bárbara)
02. TWO HEARTS – Phil Collins (tema de Alice)
03. ONE MOMENT IN TIME – Whitney Houston (tema de Gilda)
04. I’LL BE THERE FOR YOU – Bon Jovi (tema de Ângela)
05. GIRL, YOU KNOW IT’S TRUE – Milli Vanilli (tema de locação: São Paulo e rádio de João)
06. INSIDE A DREAM – Jane Wiedlin (tema de locação: Tangará)
07. CLOSER WISH – Sarah & Leon Bishop (tema de Ricardo e Clotilde)
08. DOMINO DANCING – Pet Shop Boys (tema geral)
09. BABY I LOVE YOUR WAY – Will to Power (tema de Camila)
10. LOST IN YOUR EYES – Debbie Gibson (tema de Marina e João)
11. DEAR GOD – Midge Ure (tema de Marco Antônio e Zezé)
12. NICE AND SLOW – George McCrae (tema de Regina)
13. JUST LIKE THE PHOENIX – Cathy Fischer (tema de Diná e Plínio)
14. I BELIEVE IN YOU – Stryper (tema de Sassá Mutema e Clotilde)

Sonoplastia: Aroldo Barros
Supervisão de repertório: Francisco Santos Jr. e Arnaldo Schneider
Produção musical: Sérgio de Carvalho
Supervisão na trilha internacional: Sérgio Motta
Supervisão musical: Márcio Antonucci

Tema de Abertura: AMARRA O TEU ARADO A UM ESTRELA – Gilberto Gil

Se os frutos produzidos pela terra
Ainda não são
Tão doces e polpudos quanto as peras
Da tua ilusão
Amarra o teu arado a uma estrela
E os tempos darão
Safras e safras de sonhos
Quilos e quilos de amor
Em outros planetas risonhos
Outras espécies de dor

Se os campos cultivados neste mundo
São duros demais
E os solos assolados pela guerra
Não produzem a paz
Amarra o teu arado a um estrela
E aí tu serás
O lavrador louco dos astros
O camponês solto nos céus
E quanto mais longe da terra
Tanto mais longe de Deus…

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