Bastidores

Quatro tramas independentes com um tema em comum: a terceira idade.

“Nossa cultura é obcecada pela juventude, e os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer ou ensinar. Grande besteira. Talvez, justamente, pela falta de uma visão mais experiente, temos optado muitas vezes por caminhos tolos e infantis. A série nos lembra que, por trás daquelas rugas, há sabedoria e vida”, comentou Fernando Meirelles, o diretor geral, na época do lançamento.

Ambientada em São Paulo, Os Experientes foi gravada em lugares emblemáticos da cidade, mas, como Fernando Meirelles frisou, qualquer lugar do mundo poderia ter servido de locação.

O antigo Banco de São Paulo, um importante edifício de estilo art déco da década de 1930, serviu de locação para o episódio Assalto. Localizado no centro da capital paulista, foi o cenário perfeito para um assalto desastroso. Além do banco, o centro antigo da cidade foi rapidamente visitado no episódio O Primeiro Dia, quando o personagem Napoleão Roberto (Juca de Oliveira) faz um longo passeio de carro ao lado do filho. Para Atravessadores do Samba, as cenas foram rodadas em famosas casas de show paulistanas. E, em Folhas de Outono, São Paulo foi levada para dentro dos apartamentos de Francisca (Selma Egrei) e Maria Helena (Joana Fomm).

Os sambistas do segundo episódio, Atravessadores do Samba, foram interpretados por sambistas de verdade, Wilson das Neves, Goulart de Andrade, Germano Mathias e Zé Maria.

O jovem ator João Côrtes (então com vinte anos), estreou em teledramaturgia no episódio Assalto. Ele era, até então, mais conhecido da publicidade, como o “ruivo do comercial da Vivo” (operadora de telefonia celular).

Inicialmente prevista para estrear em outubro de 2014, Os Experientes foi adiada para abril de 2015, como parte da comemoração dos 50 anos da TV Globo.

Em abril de 2015, o ator Dan Stulbach estava contratado pela Band, onde apresentava o programa CQC, quando foi ao ar o episódio O Primeiro Dia, do qual participou.

No dia 06/09/2018, a Globo reprisou o primeiro episódio da série, Assalto, com Beatriz Segall, como homenagem à atriz, que falecera um dia antes, devido a complicações respiratórias.

Globo – 23h30
de 10 de abril a 1º de maio de 2015
4 episódios

criação de Quico Meirelles
roteiro de Antônio Prata e Marcio Alemão
direção de Fernando Meirelles, Quico Meirelles e Gisele Barroco
direção geral de Fernando Meirelles e Quico Meirelles
direção de núcleo de Guel Arraes
coprodução O2 Filmes

Assalto – 10/04/2015, roteiro de Antônio Prata
BEATRIZ SEGALL – Yolanda
JOÃO CÔRTES – Kleber
ELCYR DE SOUZA – funcionário do banco que tem claustrofobia
JOÃO BALDASSERINI – parceiro de Kleber no assalto
BRUNO GIORDANO – Wilson (apresentador do programa de notícias)
ANDRÉ ABUJAMRA – policial atirador
FÁBIO NEPO – policial
EDMILSON FILHO – segurança do banco

Atravessadores do Samba – 17/04/2015, roteiro de Marcio Alemão
WILSON DAS NEVES
GOULART DE ANDRADE
GERMANO MATHIAS
ZÉ MARIA
BIBBA CHUQUI – Celeste

O Primeiro Dia – 24/04/2015, roteiro de Marcio Alemão
JUCA DE OLIVEIRA – Napoleão Roberto
DAN STULBACH – Luiz
LIMA DUARTE
OTHON BASTOS
KARIN RODRIGUES
OTÁVIO AUGUSTO
CECÍLIA HOMEM DE MELLO
TECA PEREIRA – Nega

Folhas de Outono – 24/04/2015, roteiro de Marcio Alemão
SELMA EGREI – Francisca
JOANA FOMM – Maria Helena
ELCYR DE SOUZA
SILVIA LOURENÇO

Veja também

  • cariocas_logo

As Cariocas

  • amorem4atos_logo2

Amor em Quatro Atos

  • brasileiras_logo

As Brasileiras