Sinopse

Pluft é um fantasminha muito esperto que vive com a sua mãe no sótão de uma velha casa à beira-mar. Tudo iria bem se não fosse a chegada inesperada do terrível pirata Perna-de-Pau, que aparece à caça de um tesouro escondido na casa.

Numa aventura repleta de emoção e suspense, nosso fantasminha defenderá o seu território, com a ajuda da doce Maribel. Mas para isso, os dois precisarão se unir antes, pois Maribel tem medo de fantasmas, enquanto Pluft tem medo de gente.

De forma lírica e envolvente a história fala da busca da identidade e dos medos infantis, propondo uma reflexão frente ao temor do desconhecido.

Globo – 18h30
de 1º de abril a 1º de maio de 1975
8 capítulos

adaptação de Geraldo Casé
da peça infantil de Maria Clara Machado
direção de Geraldo Casé

DIRCE MIGLIACCIO – Pluft
NORMA BLUM – Maribel
ZILKA SALABERRY – mãe de Pluft
FLÁVIO MILIACCIO – Pirata Perna-de-Pau
CLÁUDIO MAMBERTI – pirata
EDSON SILVA – pirata
FLÁVIO SÃO THIAGO – pirata
JOSEPH GUERREIRO
MANFREDO COLASSANTI
MÁRIO TELLES
EMANUELLE SIERVO
SOLANGE RADISLOVICH
PATRÍCIA BUENO
PASCHOAL GUIDA

Projeto da Globo com colaboração da TV Educativa, tal qual foi outra produção de sucesso voltada para o público infanto-juvenil: o Sítio do Picapau Amarelo, em 1977.

Exibida duas vezes por semana (terças e quintas-feiras), às 18h30, durante um mês, com capítulos com duração média de 30 minutos, Pluft, o Fantasminha foi a primeira produção para crianças realizada em cores no Brasil.

Maria Clara Machado, a autora da peça teatral original, já havia trabalhado com a TV Globo: escreveu, em 1972, a novela A Patota.

Criada em 1955, Pluft, o Fantasminha é a peça mais famosa de Maria Clara Machado. Teve inúmeras montagens, muitas delas no exterior.

Parte das gravações foi feita na praia de Grumari, onde a equipe de produção passou três dias acampada. As gravações de estúdio foram realizadas na TVE.

Pluft, o Fantasminha foi substituída pela novela Helena, que inaugurou oficialmente o horário das 18 horas para teledramaturgia dirigida ao público adulto.

Veja também