saramandaiat
01. CAPIM NOVO – Luiz Gonzaga
02. SOU O ESTOPIM – Sônia Braga
03. MALAKSUMA – Geraldo Azevedo
04. PRA NÃO MORRER DE TRISTEZA – Ney Matogrosso
05. CANÇÃO DA MEIA-NOITE – Almôndegas
06. BORBOLETA SABIÁ – Alceu Valença
07. PAVÃO MYSTERIOZO – Ednardo (tema de abertura)
08. CHÃO PÓ POEIRA – Luiz Gonzaga Jr.
09. JECA TOTAL – Gilberto Gil
10. JURITIS BORBOLETAS – Geraldo Azevedo
11. BOLE-BOLE – Wálter Queiróz
12. CASO VOCÊ CASE – Marília Barbosa
13. XAMÊGO – Fafá de Belém

1976
Coordenação geral: João Araújo
Direção de produção: Guto Graça Mello
Assistentes de produção: João Mello, Márcio Antonucci e Sérgio Mello

Quinta trilha mais vendida entre as novelas do horário das dez da Globo: 97.534 cópias.

O cantor cearense Ednardo gravou a música “Pavão Mysteriozo” em 1974, para seu primeiro disco, e o sucesso foi apenas regional. Dois anos depois, a canção foi escolhida para a abertura de Saramandaia, tornando-se um grande sucesso popular e fazendo Ednardo conhecido de norte a sul do país.

Ao livro “Teletema, a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira” (de Guilherme Bryan e Vincent Villari), o produtor musical Guto Graça Mello revelou que a escolha pela música da abertura foi aplaudida, para logo depois ser rejeitada:
“Quando ouvi a música, adorei, achei a cara da novela (…) Liguei para o Boni, ele adorou. A voz do Ednardo, e principalmente essa gravação, é uma coisa muito marcante. Mas a novela é a ideia da repetição. A música entra oito vezes por dia, na abertura, na ida e volta do comercial, no encerramento. Resultado: no quarto ou quinto dia, ninguém aguentava mais ouvir aquilo. (…) Isso vinha nas pesquisas. No primeiro capítulo, todos adorando e, logo depois, rejeição total.”

“Pavão Mysteriozo”, porém, não saiu do ar e, apesar da eventual rejeição na época, passou posteriormente a ser lembrada com carinho pelo grande público e ficou para sempre associada à novela.

Em 2001, a Som Livre relançou a trilha sonora de Saramandaia, em CD, na coleção “Campeões de Audiência”, 20 trilhas nacionais de novelas campeãs de vendagem nunca antes lançadas em CD (títulos até 1988, pois no ano seguinte foram lançados os primeiros CDs de novelas).

Veja também

  • saramandaia76

Saramandaia (1976)