Sinopse

Na década de 1990, Beto Falcão (Emilio Dantas) fez fama como cantor de axé. Mas há anos caiu no ostracismo. A namorada arrivista, Karola (Deborah Secco), se mostra impaciente com a sua falta de perspectiva para o futuro e a relação dos dois estremece. Beto ainda lida com as dívidas contraídas por Remy (Vladimir Brichta), o irmão administrador de sua carreira. O cantor aceita fazer uma apresentação em Aracaju, mas perde o voo. O avião em que iria embarcar cai no mar e Beto é dado como morto.

Surge de imediato uma inesperada comoção nacional, elevando o cantor à categoria de mito, o que atrai a cobiça de Karola e Remy. Os dois mantinham um caso secreto e percebem que a situação pode render muito dinheiro. Encontrado pela dupla de interesseiros, Beto é convencido a não revelar que está vivo e passar um período longe, na ilha de Boiporã. Karola e Remy prometem explicar o plano à família Falcão, mas não cumprem o combinado, já que Remy tem certeza de que o clã não aceitaria a farsa.

Em Boiporã, Beto conhece Luzia (Giovanna Antonelli), uma mulher simples e atraente. Abandonada pelo marido, ela cria sozinha um casal de filhos pequenos e ganha a vida catando mariscos. Assim como Beto, Luzia tem talento para a música. Os dois se apaixonam e fazem planos de casamento sem que ela saiba a verdadeira identidade do cantor, agora Miguel. Porém, a felicidade é interrompida com a chegada de Karola. Ela se aproxima da marisqueira e mente que está grávida só para separá-la de Beto.

Apesar de grávida do amado, Luzia resolve se afastar. Enquanto isso, Karola anuncia a todos que está esperando um filho do cantor, o que não é verdade. A amiga Laureta (Adriana Esteves), uma cafetina que agencia moças e rapazes para uma clientela selecionada, se une a ela para afastar Beto de Luzia e ganhar dinheiro com isso. Laureta encontra o marido desaparecido da marisqueira e o traz de volta. Em uma briga com Beto, o ex de Luzia golpeia o cantor, que cai desacordado, enquanto a moça o empurra do mirante.

Uma série de acontecimentos orquestrados por Karola e Laureta fazem com que Luzia pareça culpada pela morte do ex e acredite que Beto morreu. Depois do parto de Luzia, Karola mente dizendo que seu bebê nasceu morto e se apossa do menino, batizando-o de Valentim. Condenada, Luzia foge para a Europa, sendo obrigada a abandonar seus filhos. Os anos passam e ela se transformou na famosa DJ Ariella. Mesmo correndo o risco de ser presa ao pisar no Brasil, Luzia decide voltar para rever os filhos que deixou para trás.

Globo – 21h
de 14 de maio a 10 de novembro de 2018
155 capítulos

novela de João Emanuel Carneiro
escrita por João Emanuel Carneiro e Márcia Prates
colaboração de Fábio Mendes, Eliane Garcia e Lilian Garcia
direção de Cristiano Marques, Marcelo Zambelli, Noa Bressane e Ricardo Spencer
direção geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis
direção artística de Dennis Carvalho

Novela anterior no horário
O Outro Lado do Paraíso

Novela posterior
O Sétimo Guardião

EMÍLIO DANTAS – Beto Falcão / Miguel / Marçal
GIOVANNA ANTONELLI – Luzia Batista / Ariella
ADRIANA ESTEVES – Laureta Botini
DEBORAH SECCO – Karola
VLADIMIR BRICHTA – Remy
LETÍCIA COLIN – Rosa
CHAY SUEDE – Ícaro
DANILO MESQUITA – Valentim
LUÍSA ARRAES – Manu
FABRÍCIO BOLIVEIRA – Roberval Santos
FABÍULA NASCIMENTO – Cacau (Maria Cláudia Batista)
CACO CIOCLER – Edgar
MARIA LUÍSA MENDONÇA – Karen
GIOVANNA LANCELOTTI – Rochelle
ODILON WAGNER – Severo Athayde
CLÁUDIA DI MOURA – Zefa (Josefa Santos)
JOSÉ DE ABREU – Dodô (Domício Falcão)
ARLETE SALLES – Naná (Nazira Falcão)
ARMANDO BABAIOFF – Ionan
NANDA COSTA – Maura
CAROL FAZU – Selma
ROBERTO BONFIM – Agenor Câmara
KELZY ECARD – Nice
LUÍS LOBIANCO – Clóvis
THALITA CARAUTA – Gorete
ROBERTA RODRIGUES – Doralice
FRANCISCO CUOCO – Nestor Maranhão
ANDRÉ DIAS – Groa
NARCIVAL RUBENS – Galdino
OSMAR SILVEIRA – Narciso
CARLOS BETÃO – Delegado Viana
DANILO FERREIRA – Acácio
PABLO MORAIS – Tomé
CIRO SALES – Du Love
CAMILA LUCCIOLA – Katiandrea
ROBERTHA PORTELLA – Ariadna
HUGO MOURA – Robinho
GABRIELA MOREYRA – Renatinha
ARIANE SOUZA – Meire
ELLA NASCIMENTO – Ludi
DJA MARTHINS – Quitéria
as crianças
DAVI QUEIROZ – Badu (Teobaldo)
ÍCARO ZULU – Doni (Domício Falcão Neto)
TARSILA ALVES – Júnia
YGOR MARÇAL – Tupã
e
ADRIANA VALDEVINA – Neusa (empregada na casa de Karola)
ADRIANO PETERMAN – cover de Beto Falcão que se apresenta na rua com quem Miguel/Beto discute
AIRES JORGE – Francis (policial da equipe do delegado Nolasco)
ALDINO BRITO – um dos fotógrafos na saída do segundo julgamento de Luzia
ALDRI ANUNCIAÇÃO – Artur (funcionário da empresa de Roberval)
ALEXANDRE BARBALHO – Enfermeiro Zeca (deputado filmado por Katiandrea no motel recebendo dinheiro de Edgar)
ALEXANDRE DAMASCENA – médico que opera Luzia depois de ela levar um tiro fugindo da polícia
ALEXANDRE LINO – taxista com quem Miguel/Beto discute por causa da música de Beto Falcão no rádio
ALEXANDRE MORENNO – Alexandre (funcionário do banco que mostra a Valentim os desvios de Karola da conta deles)
ÁLVARO DINIZ – empregado na casa de Roberval
AMAURIH OLIVEIRA – um dos três bandidos que assaltam a mansão dos Athayde e os fazem de reféns
ANA MARIA BRAGA como ela mesma, recebe Nice em seu programa “Mais Você”
ANA MIRANDA – Irmã Felipa (criou Karola no convento)
ARLINDA LIMA DI BAIO – Maria (empregada dos Athayde que vai trabalhar para Roberval)
BETO QUIRINO – Cosme (responsável pelo cemitério onde está enterrado o bebê que Luzia acha que é seu filho)
BRUNO BOER – Jaiminho (fã que espera Beto Falcão nos Estúdios Globo, quando ele vai dar uma entrevista)
CÁSSIA KISS – Claudine (mulher de Severo, morre na primeira fase)
CHAO CHEN – apresentador do telejornal asiático quando a história de Beto Falcão repercute mundialmente
CÍNTIA ROSA – Agatha (uma dos policiais que prendem Laureta)
CLÁUDIA LYRA – Glorinha Tibiriçá (emprega Karen em sua loja)
DODY SÓ – Djalminha (cantor amigo de Beto Falcão)
DRAYSON MENEZZES – Wander (garoto de programa de Laureta)
FÁBIO GUARÁ – uma das pessoas que agridem Karola na rua depois do escândalo do vídeo no show de Beto Falcão
FÁBIO SCALON – Quinho (namorado de Jenifer)
FÁTIMA BERNARDES como ela mesma, recebe Beto Falcão em seu programa “Encontro”, depois que ele revela sua farsa
FERNANDO SAMPAIO – Jackson Pereira (policial da delegacia onde Maura e Ionan trabalham)
GILBERTO HERNANDEZ – juiz no julgamento de Luzia
GUILHERME GONZALEZ – Wellerson (taxista que leva Laureta, com nome o falso Cláudia, ao seu esconderijo em Itaparica, no final)
HELA CASTRO – Candinha (mãe de Katiandrea)
INGRA LIBERATO – Fátima (mãe de Narciso)
JACK BERRAQUERO – Zique-Zira (mendigo que toma banho no chafariz com Karola)
JACKSON COSTA – Lourival (marido de Selma, morre no início)
JANDIR FERRARI – juiz do segundo julgamento de Luzia
JAYME PERIARD – Vicente (marceneiro que se envolve com Nice, no final)
JEAN AMORIM – Carlinhos (morador do casarão)
JOÃO ACAIABE – Pai Didico (pai-de-santo, pai de Doralice)
JULIANA NALÚ – Marina (marisqueira de Boiporã, namorada de Ícaro, no final)
KENYA COSTA – médica que faz a inseminação artificial em Maura
LEANDRO DANIEL – Natalino (ex de Gorete, verdadeiro pai de Badu)
LICÍNIO JANUÁRIO – Dominick Lundala (sócio angolano de Roberval)
LIDI LISBOA – Sueli (policial, nova parceira de Ionan)
LUCÉLIA PONTES – Jennifer (atriz que representa Emily, falsa filha de Beto e Luzia)
LUCIANO QUIRINO – Dr. Cícero (médico que atende Rochelle quando ela se descobre doente)
LUI MENDES – Otávio (advogado de Roberval quando ele vai preso)
MARCELO CAPOBIANCO – médico que atende Valentim quando ele bate com seu carro
MARCELO FLORES – Tonelada (da dupla atrapalhada que Karola contrata para matar Remy)
MARCELO PRADO – promotor do segundo julgamento de Luzia
MARCELO ROCHA PEREIRA – policial, colega de Ionan, a quem ele pede uma pesquisa sobre Belmiro
MARCOS DIOLI – diretor do comercial das Casas Bahia para o qual Clóvis fez um teste
MARCOS MAGNO – Tom (policial da equipe do delegado Nolasco)
MARCOS NAUER – um dos três bandidos que assaltam a mansão dos Athayde e os fazem de reféns
MARIAH DA PENHA – Neidinha / Pretinha (enfermeira que cuida de Agenor, com quem ele se envolve, no final)
MARÍLIA COELHO – Jurema (presa perigosa que é salva de engasgo por Luzia e passa a protegê-la)
MARISE GONÇALVES – moradora de Salvador abordada por engano por Ionan na procura por Laureta, no final
MILLA ARAÚJO – Fabiana (garota de programa de Laureta)
NARA COUTO – Nara (secretária de Roberval)
NATTO FERREIRA – André (gerente no restaurante de Cacau)
NAURA SCHNEIDER – Vivi (produtora do “Mais Você” que convida Nice para ir ao programa)
NEIVA CRISTTAL – Madalena (vizinha de Beto em Boiporã que o vigia a pedido de Karola)
OSWALDO BARAÚNA – Bombeiro Siqueira (avisa a famila de Rosa que eles têm que deixar o apartamento antes que o prédio desabe)
PAULO BELLEI – Juninho (funcionário no restaurante de Cacau)
PAULO BORGES – Edilei (ex-marido de Luzia, pai de Manu e Ícaro, morre na primeira fase)
PAULO VERLINGS – um dos três bandidos que assaltam a mansão dos Athayde e os fazem de reféns
RAFAELA BRASIL – Manu (criança)
RAFAELLE CASUCCIO – Alexis (namorado francês de Doralice, no final)
RAFAEL MEDRADO – Morreu (da dupla atrapalhada que Karola contrata para matar Remy)
RAÍSSA XAVIER – Berta (irmã de Narciso)
RENAN MOTTA – Márcio Victor (morador do casarão)
RENATA SORRAH – Dulce Botini (mãe de Laureta)
ROSANA PENNA – Alda Maria (ricaça doente que Laureta apresenta a Roberval com o intuito de roubá-la)
ROSE LIMA – Martinha (filha de santo do terreiro de Pai Didico, recebe ordens de Groa e conversa com Robinho)
SARITO RODRIGUES – Drª Guerra (advogada de Luzia em seu segundo julgamento)
SAULO RODRIGUES – Bóris (agiota para quem Remy deve dinheiro)
SÉRGIO STERN – cliente do restaurante de Cacau que faz questão de conhecer Nice pela qualidade da comida servida
SYLBETH SORIANO – Amália (dona da pensão onde Gorete vai morar depois de ser expulsa da casa dos Falcão)
TAIRONE VALE – Delegado Nolasco (prende Laureta)
THALES MIRANDA – Ícaro (criança)
TUCA ANDRADA – Juarez (pai de Narciso, sócio de Bóris, para quem Remy deve dinheiro)
VALDO BOAVENTURA – Belmiro dos Anjos, depois dos Santos (pago por Laureta para depor contra Luzia sobre a morte de Edilei)
WANDERSON PETÃO – Lima (policial que conduz Luzia no seu julgamento)
ZECA DE ABREU – Januária (paga por Laureta para cuidar de Luzia em sua gravidez)
Dalva (mulher de Belmiro)
Diná (empregada dos Athayde acusada por Rochelle de roubar um anel de KarenDona Sinhá (mãe de Jenifer)
Elisa Biscaia (juíza de paz que realiza o casamento de Clóvis e Gorete)
Ester (gerente de uma joalheria, avisa Laureta que Karola comprou um colar de alto valor)
Evandro (motorista dos Athayde que os espiona para Roberval)
Janice (gerente da conta conjunta de Karola e Valentim)
Maurício (laranja usado por Roberval para comprar a mansão dos Athayde)
Mendonça (funcionário da Construtora Athayde que conversa com os moradores após o desabamento que matou Lourival)
Nelson (policial que passa a fazer dupla com Maura, quando ela pede para trocar de parceiro)
Péricles (corretor que mostra a mansão dos Athayde a possíveis compradores)
Raposo (policial amigo de Galdino que o reconhece quando ele está no carro com Luzia e Beto)
Sam (professora de inglês que Laureta paga para dar aulas aos seus funcionários

– núcleo de BETO FALCÃO (Emílio Dantas), ídolo do axé na década de 1990, sua carreira entrou em decadência. Apesar da desenvoltura nos palcos, é meigo e tímido. Volta a ficar famoso com a notícia da sua falsa morte e é convencido a embarcar nesse factoide, que representa uma maneira de juntar dinheiro para saldar as dívidas e evitar que sua família fique sem teto. Ele se isola no pequeno povoado de Boiporã, na Bahia, onde conhece uma bela catadora de mariscos, por quem se apaixona. Esse amor gera um filho, tomado dos braços da mãe no dia de seu nascimento:
a primeira namorada KAROLA (Deborah Secco), arrivista e interesseira. Esconde um passado miserável. Engana Beto tendo um caso com um irmão dele. Enxerga na falsa morte do namorado uma oportunidade de enriquecer e faz a cabeça dele para não se revelar. Vai armar para separar Beto de sua amada e roubar o filho dela com o cantor. Karola se torna mãe da criança, com quem tem uma relação de altos e baixos, mas carinhosa
o filho VALENTIM (Danilo Mesquita), criado por Karola, desconhece que ela não é sua mãe biológica. Contestador, confronta os valores frívolos e consumistas de Karola. Segue no caminho oposto ao da mãe: tem vergonha e esconde da sua turma que é um jovem burguês e que mora numa cobertura de luxo.

– núcleo de LUZIA (Giovanna Antonelli), moça bela e batalhadora, com talento para música. Nascida em Boiporã, criou os dois filhos pequenos sozinha (um menino e uma menina) desde que seu companheiro desapareceu. Vive de catar mariscos na praia, levando uma vida simples. Ao se apaixonar por Beto, sem saber que ele é o famoso cantor de axé, se tornará alvo de armações, culminando com a acusação de ter matado o ex-marido. Foge para a Islândia, abandonando os filhos. O tempo passa e ela se torna a famosa DJ ARIELLA. Retorna à Bahia em busca de uma segunda chance de reconstruir sua família:
a irmã CACAU (Fabíula Nascimento), deixa Boiporã para tentar a sorte em Salvador. Orgulhosa e cheia de atitude, tem tino para os negócios, mas falta de talento para relacionamentos amorosos. Após a fuga de Luzia, assume a responsabilidade de criar o sobrinho, enquanto a sobrinha é adotada por seus patrões ricos. Com o passar dos anos, torna-se proprietária de um badalado restaurante de comida baiana
os filhos: MANU (Rafaela Brasil/Luísa Arraes), com o sumiço da mãe, passa a ser criada pelos patrões ricos da tia. Apesar do carinho que sempre recebeu do pai adotivo, foi criada sem saber exatamente qual o seu lugar na família. O passado conflituoso e a situação difícil em casa contribuem para transformá-la numa moça problemática, o que a leva a enveredar-se pelas drogas,
e ÍCARO (Thales Miranda/Chay Suede), rapaz emocionalmente instável e rebelde. Desde o sumiço da mãe, foi criado pela tia, com quem tem uma relação conflituosa. Apesar de ter sido criado longe de Manu, mantém uma relação próxima e carinhosa com a irmã
o melhor amigo GROA (André Dias), islandês de estilo hippie, apaixonado pela cultura brasileira. Está ao lado de Luzia nos momentos mais difíceis. Foi quem a convenceu a fugir para a Islândia.

– núcleo de LAURETA (Adriana Esteves), mulher amoral, capaz de tudo para conseguir o que quer. É uma conhecida “promoter” de eventos em Salvador. Seu círculo de relações vai de políticos, artistas famosos e empresários ricos a bandidos e figuras do submundo. A profissão de “promoter” é fachada para agenciar garotas e garotos de programa de luxo para clientes selecionados. Apaixona-se por Ícaro e o torna o seu preferido quando ele passa um tempo em sua mansão. Mantém uma relação complicada com Karola, a quem ajuda em troca de dinheiro. É o cérebro por trás de todas as armações contra Luzia e Beto Falcão:
o capanga GALDINO (Narcival Rubens), secretário, faz-tudo e fiel escudeiro. Executa os serviços sujos, geralmente chantageando gente importante com os segredos pessoais que descobre. É completamente submisso à sua mentora
os garotos de programa: KATIANDREA (Camila Lucciola), DU LOVE (Ciro Sales), ROBINHO (Hugo Moura), ARIADNA (Robertha Portella), WANDER (Drayson Menezzes) e FABIANA (Milla Araújo)
a cozinheira QUITÉRIA (Dja Marthins).

– núcleo da família Falcão, de Beto:
os pais: DODÔ (José De Abreu), trabalha duro no comando do bar da família. Nunca ficou confortável com a situação da “morte” de Beto,
e NANÁ (Arlete Salles), mulher bem-humorada, seu único defeito é mimar os filhos em excesso. Ao contrário do marido, costuma ser engambelada por Karola
os irmãos: REMY (Vladimir Brichta), o mais velho, amante de Karola, com quem se une para ganhar dinheiro, é preguiçoso, malandro e atrapalhado. “Ovelha negra” da família, desde pequeno desafiava o pai, que sempre foi linha dura com ele, mas não conseguiu endireitá-lo. Metido a ser empresário da carreira de Beto, Remy mete os pés pelas mãos. Junto com Karola, consegue convencer Beto a continuar mantendo a farsa de sua morte,
IONAN (Armando Babaioff), exemplo de virtude, é o contraponto do irmão Remy. Policial, é quem segura a onda de todos da família,
e CLÓVIS (Luis Lobianco), o caçula. É boêmio, ingênuo, infantil, pouco inteligente e sem jeito com as mulheres. Depois que o irmão Beto ficou famoso, botou na cabeça que se tornaria músico de axé também. Quando o irmão falsamente morre e é transformado em mito, passa a tentar tirar uma casquinha da fama
a cunhada DORALICE (Roberta Rodrigues), mulher de Ionan, extremamente ciumenta e possessiva, a vida do casal é um inferno
os sobrinhos, filhos pequenos de Ionan e Doralice: JÚNIA (Tarsila Lima) e DONI (Ícaro Zulu)
o vizinho NESTOR (Francisco Cuoco), farmacêutico, eternamente apaixonado por Naná, de quem foi namorado no passado. Dodô morre de ciúmes da amizade dele com sua mulher. Guerrilheiro nos anos 1970, voltou do exílio depois da anistia na esperança de reencontrar Naná e a descobriu casada com Dodô. Ninguém sabe, mas Remy é na verdade o seu filho biológico
a fã nº 1 de Beto Falcão, GORETE (Thalita Carauta), desbocada, mentirosa e atrapalhada, sempre metida em rolos. Faz tudo para manter a memória de Beto viva. Teve um caso com Dodô e o engana afirmando que o seu filho é dele. Ao conhecer Clóvis, enxerga nele a possibilidade de dar um golpe, mas acaba se apaixonando e se casando com ele
o filho pequeno de Gorete, BADU (Davi Queiroz)
o garotão TOMÉ (Pablo Morais), contratado por Dodô para dar em cima de Gorete e assim ele livrar-se dela. Acaba indo trabalhar para Laureta.

– núcleo da família Athayde, rica e tradicional em Salvador. Ex-patrões de Cacau, criaram Manu:
o patriarca SEVERO (Odilon Wagner), preconceituoso e desumano, é dono de uma das maiores construtoras do país. Quando casado, manteve, com a conivência da esposa, um caso com a empregada da casa, com quem teve dois filhos, um branco e um negro. A esposa pegou o bebê branco para criar, já que não podia ter filhos. A empregada ficou com o menino negro, que foi criado próximo ao homem que não sabia ser seu pai. Na atualidade, está viúvo. Perdeu sua fortuna depois que um prédio da construtora desabou e foi descoberto em um escândalo financeiro. Tem um envolvimento e um segredo do passado com Laureta
a empregada ZEFA (Claudia Di Moura), conformada e maternal, nunca pensa em si, sempre nos outros. Trabalha na família desde moça. Do caso com Severo, teve dois filhos, um menino branco, criado pelos patrões, e outro negro, renegado pelo pai e criado por ela
os filhos: ROBERVAL (Fabrício Boliveira), o negro, criado apenas pela mãe. No início, trabalha como motorista de Severo, sem saber que é seu pai. Ao descobrir, revolta-se e sai de casa. Inteligente, determinado, orgulhoso e ambicioso, muda-se para a África, com a ajuda de Laureta, e torna-se um homem muito rico. Volta para se vingar dos Athayde. Provoca a ruína da família, que passa a viver da sua dependência. Nunca se esqueceu de Cacau, por quem foi apaixonado quando ela trabalhou na casa,
e EDGAR (Caco Ciocler) criado por Severo, nem desconfia que Zefa é sua mãe biológica e Roberval é seu irmão. Refinado e educado, não tem o mesmo talento para os negócios que o pai. Disputa Cacau com Roberval, o que gera uma grande rivalidade entre eles. Adotou Manu como se fosse sua filha
a nora KAREN (Maria Luísa Mendonça), mulher de Edgar, mãe adotiva de Manu. É insegura, frágil, um pouco neurótica. Dentro da família rica, se sente inferior e tem uma relação de dependência e subserviência.
a neta ROCHELLE (Giovanna Lancelotti), filha biológica de Edgar e Karen. Garota manipuladora, arrogante e cheia de personalidade, é youtuber e digital influencer. Sonha em ser uma it-girl do cenário internacional. Critica a falta de iniciativa do pai e despreza a mãe, com quem nutre uma relação desrespeitosa. Também mantém um péssimo relacionamento com Manu, a quem vive tentando prejudicar
o namorado de Rochelle no início, NARCISO (Osmar Silveira), mente para ela que é rico, mas na verdade é um pobretão, vendedor de drogas. Envolve Manu, fazendo-a afundar-se cada vez mais no vício.

– núcleo da família Câmara, gente muito humilde:
os pais: AGENOR (Roberto Bonfim), homem sofrido que desconta na família a dureza da vida. Sustenta a casa trabalhando como garçom no restaurante de Cacau. É preconceituoso, machista, rude e indolente,
e NICE (Kelzy Ecard), mãe amorosa e esposa dedicada, apesar do marido não lhe dar valor e ser constantemente humilhada por ele. Cozinheira de mão cheia, vai se destacar na cozinha do restaurante de Cacau, a contragosto do marido, que fará tudo para sabotá-la
as filhas: ROSA (Letícia Colin), atrevida e inteligente, sonha com uma vida melhor, mas que não demande muito esforço. Vive batendo de frente com o pai. Vai se envolver com o rebelde Ícaro e despertar o amor do romântico Valentim, e os dois passam a disputá-la. Acaba indo trabalhar na casa de Laureta e fica presa à cafetina, numa relação perigosa e conflituosa,
e MAURA (Nanda Costa), o oposto da irmã: correta, estudiosa e introspectiva. Policial, é parceira de trabalho de Ionan, que aos poucos vai sentir algo a mais por ela. Mas Maura é lésbica, o que esconde da família com medo da reação de todos
a namorada de Maura, SELMA (Carol Fazu), quando descobertas, as duas vão morar juntas e sonhar em ter um filho, o que se torna possível por meio de inseminação artificial. O escolhido para ser o pai é Ionan
o chefe de Maura, DELEGADO VIANA (Carlos Betão), homem corrupto na polícia, vive assediando-a e bate de frente com Ionan, que a protege.

– núcleo do casarão, uma espécie de república, lugar abandonado há décadas ocupado por um grupo de jovens, no qual todos dividem os gastos e as tarefas:
ACÁCIO (Danilo Ferreira), rapaz bom caráter, capoeirista, amigo de Ícaro e namorado de Manu no início. Espécie de líder informal do casarão
RENATINHA (Gabriela Moreyra), MEIRE (Ariane Souza), LUDI (Ella Nascimento), MÁRCIO VITOR (Renan Motta) e CARLINHOS (Jean Amorim).
o menino TUPÃ (Ygor Rodrigues), criado coletivamente pelos moradores do casarão.

Em Segundo Sol o autor João Emanuel Carneiro optou pelo caminho mais fácil. A novela foi a mais irregular de sua autoria. Nada de recursos sofisticados, reviravoltas mirabolantes e ganchos surpreendentes, vistos em A Favorita, Avenida Brasil e A Regra do Jogo (seus trabalhos anteriores). Segundo Sol não poupou o público de clichês e entrechos batidos, repetição de fórmulas, personagens fragilmente construídos, que agiam conforme a necessidade do roteiro, e soluções pouco engenhosas em uma narrativa que em momento algum se dispôs a desafiar o telespectador. A mais preguiçosa novela do autor.

Tentando fugir da obrigação de arcar com uma nova Avenida Brasil, Carneiro exibiu um trabalho assumidamente “descompromissado”. Tão descompromissado que acabou replicando o modelo de roteiro raso da novela anterior no horário, O Outro Lado Paraíso, de Walcyr Carrasco. Porém sem a mesma audiência: 33 pontos no Ibope da Grande São Paulo contra 38 da atração anterior. Ainda assim, acima da meta de 30 pontos. Segundo Sol pode ter sido mais vista que A Regra do Jogo, mas ficou longe do prestígio de A Favorita ou Avenida Brasil.

O início de Segundo Sol chamou a atenção. A Salvador contemporânea como cenário, a estética solar, o revival da música axé dos anos 1990 e o ótimo sotaque na boca da maioria dos atores fisgaram o público de imediato. O elenco bem escalado (a maior qualidade da novela) também surpreendeu. Fogo de palha. Com o passar do tempo, as críticas foram inevitáveis diante de furos de roteiro e uma história que foi ficando cada vez mais difícil de engolir.

Nem a direção (geral de Dennis Carvalho e Maria de Médicis) passou incólume. Além de alguns furos pontuais – como o homem da produção visto dentro de um barco e o câmera e seu auxiliar que vazaram no espelho -, faltou uma sintonia maior entre diretores e o texto de João Emanuel Carneiro. O autor é famoso por incluir “sequências de terror” em suas novelas (como as vistas em A Favorita e Avenida Brasil). A cena em que Luzia acorda com a cama tomada por mariscos, ou aquela em que Karola é aterrorizada por Galdino em seu apartamento, foram bem feitas tecnicamente, mas sem causar a comoção proposta pelo texto.

Pouco antes da estreia, a novela enfrentou uma polêmica que gerou grande má vontade no público: a pouca incidência de atores negros em uma trama que se passa na Bahia. Segundo Sol foi acusada de “esbranquiçar” o estado, conhecido pela predominância de negros. As chamadas apresentavam os protagonistas e nenhum deles era negro. Fabrício Boliveira até teve bastante destaque na história, mas seu personagem não fazia parte do núcleo central da novela. No elenco fixo, os negros eram em menor número e a maioria relegados a papeis menores.
Na verdade, Camila Pitanga havia sido a primeira escolhida para viver a protagonista Luzia, mas a atriz declinou do convite, alegando ainda não estar pronta para voltar às novelas depois do trauma da morte de Domingos Montagner, seu parceiro em Velho Chico (2016).
João Emanuel Carneiro insistiu para que Giovanna Antonelli (uma de suas atrizes preferidas) ficasse com o papel. Com a escalação dela, repetiu-se a polêmica de Sol Nascente (2016-2017), na qual Antonelli viveu uma personagem que deveria ser de uma atriz com traços orientais.

A trama inicial, do cantor Beto Falcão (Emílio Dantas) julgado morto, não era original, mas poderia ter rendido bem. Esvaziou-se lá pela metade da novela. Foi quando o autor fez de Luzia (Giovanna Antonelli apática no papel) a grande protagonista de sua história. Não bastasse a personagem pouco cativante, em uma trama pouco crível, o autor, para justificar o seguimento da ação, fez dela uma mulher burra, que facilmente caía nas armações dos vilões.

Na falta de herói ou heroína de peso, o autor fez seus vilões carregarem a novela nas costas. Aí brilharam Laureta, Karola, Remy, Roberval, Rochelle e Rosa (um pouco mocinha, um pouco vilã e muito injustiçada pelo roteiro).
Adriana Esteves (Laureta) ganhou as melhores falas da novela, mesmo, às vezes, repetindo os arroubos de Carminha (de Avenida Brasil). Letícia Colin (Rosa) e Chay Suede (Ícaro), amados e odiados pelo público, tiveram grandes momentos. Deborah Secco (Karola) mostrou um ótimo trabalho quando sua personagem acabou dominando a trama nos últimos meses, ao lado de Adriana Esteves e Vladimir Brichta.

No elenco, vale destacar também os trabalhos de Fabrício Boliveira (apesar da trajetória enviesada de Roberval), Giovanna Lancellotti, Fabíula Nascimento, Roberto Bonfim, Danilo Mesquita, Caco Ciocler e Maria Luísa Mendonça. Outro mérito da novela foi ter revelado ao grande público os talentos de Kelzy Ecard (Nice) e Claúdia di Moura (Zefa), estreantes em novelas.

Além das aulas com o preparador de atores Eduardo Milewickz, o elenco participou de workshops, com capoeira, dança afro, com o consagrado coreógrafo baiano Zebrinha, e prosódia, para chegar a um sotaque leve, com melodia, mas sem ser carregado.

No início de março de 2018, equipe e elenco iniciaram as gravações no sul da Bahia, no centro histórico de Porto Seguro, próximo ao Marco do Descobrimento. A região serviu de cenário para a fictícia ilha de Boiporã. Logo depois, os trabalhos seguiram para Trancoso, em locações como a Praia do Espelho e a fazenda da praia Ponta de Juacema. Em Rio da Barra, outra praia de Trancoso, onde também foram realizadas cenas da fictícia Boiporã, a equipe de cenografia construiu as casas de Luzia (Giovanna Antonelli) e de sua irmã Cacau (Fabíula Nascimento). As moradias eram idênticas a outras duas construídas numa locação externa nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, onde foram gravadas as cenas de interior antes da viagem.
Na última semana de março, os trabalhos migraram para Salvador, onde a trama foi ambientada, com gravações na Feira de São Joaquim, localizada no bairro do Comércio, a Igreja de São Francisco, no Pelourinho, a Praça Castro Alves, o bairro Santo Antônio Além do Carmo, o Forte da Capoeira, a praia do Porto da Barra, o Mercado Modelo e a Comunidade Solar do Unhão, localizada na Gamboa de Baixo.

Para gravar na Bahia por tantos dias, foi necessário o transporte de equipamentos em quatro caminhões. Um caminhão maior comportou materiais de cenografia, arte e figurino. Roupas e acessórios foram levados em 14 malas grandes. Ao todo, as gravações na Bahia contaram com cerca de 200 profissionais, entre equipe e elenco, e mais de mil figurantes locais.

Com um dicionário de “baianês” sempre em mãos, o ator Emílio Dantas fez uma verdadeira imersão nos hábitos e na cultura locais e conviveu bastante com o povo baiano.

A pesquisa in loco foi fundamental para as equipes de cenografia e de produção de arte criar cenários e vivências de uma novela passada inteiramente na Bahia. Foram quatro viagens para Salvador e sul do estado antes do início das gravações, com o objetivo de observar tudo o que pudesse contribuir para criar uma ambientação moderna, preservando as características locais.
“Decidimos por uma paleta de cores muito interessante, que não remete a uma Bahia colorida demais, mas também fugimos do conceito ‘clean’, porque aí não ficaria fiel. Usamos muitos tons, como verdes, castanhos, berinjela e cobre para mostrar uma Bahia cosmopolita, menos regional, que é como a observamos hoje”, explicou a cenógrafa May Martins.

O grande desafio foi a construção da cidade cenográfica, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, que abrigava, na maior parte, o histórico bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Para recriar a atmosfera desse lugar, a cenógrafa optou pelos sobrados com fachadas estreitas e comprimento extenso, sempre terminando perto do mar.
A equipe de cenografia reproduziu a famosa Cruz do Pascoal no tamanho original, com os mesmos azulejos portugueses seculares, mas quis mostrar a religiosidade local sem copiar exatamente o que existe em Salvador. A cidade cenográfica também tinha lojas de artesanatos para turistas, de instrumentos musicais, e de roupas usadas nos terreiros de candomblé.
Além do bairro de Santo Antônio Além do Carmo, a cidade cenográfica abrigava o casarão ocupado onde viviam alguns jovens da trama. A inspiração veio das ocupações desse tipo no bairro Dois de Julho. Por causa dessa dinâmica de vida em comunidade, o interior do casarão possuía três andares distribuídos de forma irregular na construção, que tinha 13 metros de altura e 140 metros quadrados de área.

Entre os cenários de estúdio, a mansão da família de Severo Athayde (Odilon Wagner), a luxuosa casa de Laureta (Adriana Esteves) e a cobertura de Karola (Deborah Secco).
“Na mansão de Severo, montamos quase um museu com o que há de mais tradicional e representativo da aristocracia baiana. Tem um certo barroquismo na decoração e nos tecidos, muitos móveis antigos, luminárias e coleções de castiçais, é um clássico fácil de identificar”, explicou a cenógrafa May Martins.
Já os ambientes de Laureta e Karola (Deborah Secco) revelavam uma ostentação moderna com elementos contemporâneos.

Ao observar o visual dos baianos, a figurinista Helena Gastal e o caracterizador Fernando Torquatto perceberam o quanto eles têm autoestima e liberdade para se produzirem da maneira que desejam, mostrando sua verdadeira personalidade. Por isso, o figurino e a caracterização de cada personagem se diferenciava bastante um do outro, conferindo um estilo que traduzia de forma bem particular o jeito de ser de cada um. Essa diferenciação era mais evidente nas mulheres da trama.

Na primeira fase, a equipe decidiu não ousar no visual da protagonista Luzia (Giovanna Antonelli), já que a personagem era uma marisqueira simples, que vivia na beira da praia. Em compensação, para as cenas da segunda fase, quando Luzia se torna a DJ Ariella, a dupla ousou.
“Criei um figurino mais “street” para a personagem, porque ela é moderna, vem da Islândia, e também para aproximá-la do universo da filha, que se veste nesse estilo. Mesmo tanto tempo longe uma da outra, elas têm uma identificação que as une”, contou Helena Gastal, referindo-se a Manu (Luísa Arraes). Na caracterização, Fernando Torquatto optou por mudar radicalmente o cabelo da personagem, que passou do ondulado comprido em tom castanho para um cabelo descolorido, com pontas bem claras, na altura do ombro. Na maquiagem, a personagem estava sempre com os olhos pintados com lápis preto por dentro e uma máscara de cílios mais intensa.

A aparência da vilã Karola (Deborah Secco) também mudou da primeira para a segunda fase. Ela enriquecia durante os anos que viveu com Beto Falcão (Emílio Dantas) e passava a usar roupas e acessórios que denotavam a sua condição de vida. Já a maquiagem era mais sutil, predominando tons rosados e claros. Em Laureta (Adriana Esteves), as tintas eram mais fortes.
Entre as personagens mais jovens, o visual de Rochelle (Giovanna Lancellotti) se destacou como o mais moderno, combinando com o perfil digital influencer da moça.

Para os homens, a equipe escolheu um visual mais tradicional, variando de acordo com o estilo de vida de cada um. Na segunda fase, Beto Falcão estava rico e isso ficava claro no corte de cabelo e nas roupas, mas sempre com um tom mais despojado. Enquanto o personagem ainda vivia a carreira de cantor, ele aparecia usando dreads no cabelo e barba. Quando se escondeu na fictícia Boiporã, estava de cara limpa e cabelo curto. Passados 18 anos, ele ficou com alguns fios brancos nos cabelos.
Já Roberval (Fabrício Boliveira), que começou a trama como motorista usando uniforme e tranças no cabelo, voltou milionário na segunda fase, vestindo ternos.
Entre os rapazes, o figurino de Ícaro (Chay Suede) evidenciava seu lado rebelde. Ganharam as ruas as camisas escuras floridas, de manga curta dobrada, destacando os músculos, sempre com o peito à mostra.
Um tipo que destoava de todos pela originalidade era o islandês Groa (André Dias), que usava roupas mais coloridas, com estampas, acessórios, como pulseiras e anéis, e cabelo comprido e barba.

O diretor artístico Dennis Carvalho comentou sobre a trilha sonora da novela:
“Queríamos trazer os grandes clássicos da axé music dos anos 1990, mas com algum diferencial. Então, reunimos canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época, regravadas por outros cantores, com arranjos novos. Entre os exemplos ‘O Mais Belo dos Belos’, com Alcione, ‘Baianidade Nagô’, com Maria Gadu, ‘Beleza Rara’, na voz de Thiaguinho, ‘Mal Acostumada’, gravada por Simone e Simaria, ‘Vem Meu Amor’, com Wesley Safadão, e ‘Beija-Flor’, com Johnny Hooker, e outras. Temos até uma versão em inglês de ‘Swing da Cor’, que encomendamos para Ikoko, uma dupla de DJs que faz sucesso lá fora. A música se chama ‘Swing all The Colors”. Outra música que foi encomendada especialmente para a novela é ‘Axé Pelô’, o grande hit do personagem Beto Falcão. Emílio Dantas gravou a música, composta por Marquinhos Osório e Rô Case.”

Trilha Sonora Volume 1

01. O SEGUNDO SOL – Baianasystem (participação de Cássia Eller) (tema de abertura)
02. VEM MEU AMOR – Wesley Safadão
03. BELEZA RARA – Thiaguinho
04. BAIANIDADE NAGÔ – Maria Gadú
05. O MAIS BELO DOS BELOS / A VERDADE DO ILÊ / O CHARME DA LIBERDADE – Alcione
06. POR AMOR – Zé Maria
07. UM CANTO DE AFOXÉ PARA O BLOCO DO ILÊ – Caetano Veloso, Tom Veloso e Moreno Veloso (participação de Zeca Veloso)
08. AFOGAMENTO – Gilberto Gil e Roberta Sá
09. O QUE SERIA – Carlinhos Brown
10. VOCÊ PASSA EU ACHO GRAÇA – Laila Garin e A Roda
11. BEIJA-FLOR – Johnny Hooker
12. MAL ACOSTUMADA – Simone e Simaria
13. BELEZA PURA – Dream Team do Passinho
14. AXÉ PELÔ – Emílio Dantas (Beto Falcão)

Trilha Sonora Volume 2

01. I SWING ALL THE COLORS (SWING DA COR) – I Koko
02. PRECISO DE VOCÊ – Sandy
03. TÁ AMARRADO – Oquadro
04. SAY SOMETHING – Justin Timberlake (participação de Chris Stapleton)
05. MATTER OF TIME – Sharon Jones & The Dap-Kings
06. DUETO – Chico Buarque
07. ME ABRAÇA – Anavitória
08. WILD HEARTS CAN´T BE BROKEN – P!Nk
09. THE SKY IS A NEIGHBORHOOD – Foo Fighters
10. PRAY – Sam Smith
11. GINGA – Iza
12. NO ROOTS – Alice Merton
13. PELIGRO (LAGARTIJEANDO REMIX) – Gotan Project
14. RAPARIGA NÃO – João Neto e Frederico
15. REGA – Jammil

Trilha Sonora Volume 3

01. O CANTO DA CIDADE – Daniela Mercury
02. PREFIXO DE VERÃO – Teresa Cristina
03. MILLA – Netinho
04. BEAUTIFUL LIE – Republica
05. TAKE ME OUT – Pierce Brothers
06. DE HOMBRE A HOMBRE – Gotan Project
07. FARAÓ DIVINDIDADE DO EGITO – Margareth Menezes (citação: Natureza Egípcia)
08. AQUELE FREVO AXÉ – Gal Costa
09. HONRA AO REI – Letieres Leite
10. COZIDO DA PATROA – Solange Almeida
11. CHAME GENTE – Armandinho e Trio Elétrico, Dodô e Osmar (participação de Caetano Veloso E Moraes Moreira)
12. PORTO DE ABRAÇAR – Emílio Dantas

Músicas cantadas pelos personagens:
AXÉ PELÔ – Beto Falcão
PORTO DE ABRAÇAR – Beto Falcão
SAL NA PELE – Clóvis e Gorete

Trilha Sonora Instrumental

01. Decolagem
02. Encruzilhada (featuring Rafael Langoni Smith)
03. Facho
04. Groa (featuring Rafael Langoni Smith)
05. Movimento (featuring Rafael Langoni Smith)
06. Outro Dia (featuring Hamilton de Holanda & Rafael Langoni Smith)
07. Luzia Triste (featuring Rafael Langoni Smith)
08. Afrotrance (featuring Rafael Langoni Smith)
09. Caluroso (featuring Fabricio Matos)
10. Infinito Amor (featuring Rafael Langoni Smith & Hamilton de Holanda)
11. Finado (featuring Rafael Langoni Smith)
12. Remy (featuring Rafael Langoni Smith)
13. Valentim (featuring Rafael Langoni Smith)
14. Fidem
15. Tango Cocodrilo (featuring Fabricio Matos)
16. Karola (featuring Rafael Langoni Smith)
17. Laureta (featuring Rafael Langoni Smith)
18. Intuição (featuring Rafael Langoni Smith)
19. Nova vida (featuring Rafael Langoni Smith)
20. Subindo a Ladeira
21. Pelourinho (featuring Rafael Langoni Smith)
22. Perigo Eminente (featuring Rafael Langoni Smith)
23. Rock Com Dendê (featuring Rafael Langoni Smith)
24. Ação Bahia
25. Bela Infância (featuring Rafael Langoni Smith)
26. Deception
27. Enigma
28. Impacto
29. Lampejo
30. Luce (featuring Rafael Langoni Smith)
31. Mala Suerte (featuring Fabricio Matos)
32. Pasado (featuring Fabricio Matos)
33. Outra Vida (featuring Rafael Langoni Smith)
34. Rosa
35. Segredo (featuring Rafael Langoni Smith)
36. Vielas (featuring Rafael Langoni Smith)
37. Vivaz
38. Fúria
39. Distante (featuring Rafael Langoni Smith)
40. Encontro
41. Luzia (featuring Rafael Langoni Smith)
42. Noite Fria (featuring Rafael Langoni Smith)
43. Orixás (featuring Rafael Langoni Smith)
44. Passo
45. Perdido
46. Perseguido
47. Pregresso
48. Rabo de Saia
49. Recomeço
50. Rosa Romântica
51. Safado
52. Salvador
53. Samba Triste
54. Propósito
55. Misterioso (featuring Rafael Langoni Smith)
56. Saudade
57. Santo Antônio
58. Perigando
59. Escondido (featuring Rafael Langoni Smith)
60. Cangaia

Tema de Abertura: O SEGUNDO SOL – Baianasystem

Quando o segundo sol chegar…
Quando o segundo sol chegar…

Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam
Se tratar de um outro cometa

Fala é maneira de cura
Quem fala confirma o poder da palavra
É maneira de cura, é poder da palavra
Fala é maneira de cura
Quem fala confirma o poder da palavra

Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse você disse
E eu não pude acreditar
Mas você pode ter certeza

De que seu telefone irá tocar
Em sua nova casa
Que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação

Explicação, não tem explicação
Explicação, não
Não tem explicação…

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