
Sinopse
São Paulo, década de 1980. Marina, com 21 anos, tem talento para a pintura e leva uma vida simples com a mãe. Vitor é um advogado bem sucedido que trabalha na empresa de construção naval cujo o herdeiro é Tiago. Os dois são apaixonados por Marina. Ela desconhece, porém, que Vitor é casado e pai de um garoto de dois anos. Fragilizada com a morte da mãe, Marina se entrega a Vitor, mas Elaine, esposa dele, descobre o caso. Marina fica chocada ao saber que o namorado é casado e termina o relacionamento.
Assim, Marina e Tiago se aproximam, se apaixonam e se casam. Na mesma época, Flávia, amiga de Marina, se casa com Sérgio, e as duas engravidam ao mesmo tempo. Durante os meses de gestação, Vitor leva a empresa à falência em um golpe. Sérgio, vice-presidente, descobre e, após uma discussão, Vitor o mata e incrimina Tiago. Ele revela a verdade a Marina e, para provar que fez tudo por amor, passa o dinheiro que roubou para o nome de Renata, sua filha recém-nascida. Marina fica indignada, os dois discutem e Vitor a mata.
Desesperado, ele planta provas para culpar Tiago, que é julgado e condenado a trinta anos de prisão. Flávia também tem uma menina, Cibele. Os destinos de Renata e Cibele se cruzam vinte anos depois. Renata é sequestrada por Dirce, uma exploradora de crianças que mora na periferia. Berro, filho de Dirce, é preso por assalto e fica amigo de Tiago no presídio. Oito anos depois, Renata continua vivendo com Dirce, que a explora o quanto pode. Vitor desiste de trabalhar na empresa e monta seu próprio escritório de advocacia.
A assistente social Norma conhece Renata e, comovida com suas condições, inicia uma perseguição a Dirce. Renata e Artur, filho de Vitor, ficam amigos e ele a ensina a ler e escrever. Renata adora desenhar, dom que herdou da mãe. Doze anos depois, Renata e Artur se apaixonam. Eles namoram em segredo, a pedido dela, por causa da diferença social. Elaine e Vitor comemoram bodas de casamento e Artur aproveita a ocasião para finalmente apresentar Renata como sua noiva. Descontrolada, Elaine expulsa a garota de sua casa.
Vitor fica pasmo com a semelhança entre Renata e Marina, e imediatamente desconfia que se trata da menina desaparecida. Mais do que conseguir recuperar seu dinheiro, a paixão de Vitor por Marina renasce na figura de Renata. Está estabelecido o triângulo amoroso envolvendo Vitor, Renata e Artur. Elaine sente que a história de mais de vinte anos atrás se repetirá e faz de tudo para não perder Vitor. Artur e Renata terão de superar os problemas e traumas do passado e ultrapassar os obstáculos do presente para ficarem juntos.
CARLA REGINA – Marina / Renata
THIERRY FIGUEIRA – Artur
PETRÔNIO GONTIJO – Vitor
JUAN ALBA – Tiago
FRANÇOISE FORTON – Elaine
NICO PUIG – Berro (Rinaldo)
BETE MENDES – Edite
LUIZ GUILHERME – Oto
RAONI CARNEIRO – Felipe
BETE COELHO – Norma
REGINA DOURADO – Mafalda
CARMO DALLA VECCHIA – Sérgio
HYLKA MARIA – Lena
ADRIANA LONDOÑO – Flávia
MARCELA MUNIZ – Valéria
LU GRIMALDI – Dirce
MATEUS PETINATI – Nilo
CLÁUDIO FONTANA – Gilson
FÁBIO VILLAVERDE – Tito
JIDDU PINHEIRO – Jucê
NEUSA MARIA FARO – Giselda
BRUNO GIORDANO – Everaldo
ANGELA CORRÊA
CLÉO VENTURA – Iara
ROGÉRIO MÁRCICO – Gregório
LUIZ CARLOS DE MORAES – Demétrio
JACQUELINE DALABONA – Lídia
PATRICIA MAYO – Araci
CEZAR PEZZUOLI – Mauro
RODOLFO FREITAS – Leonel
VIÉTIA ZANDRADI – Dora
ROGÉRIO BANDEIRA – Valdo
CHRISTINA DIECKMANN – Cibele
RICARDO DI GIÁCOMO – Tadeu
REINALDO RITTS – Túlio
MARCELO PIO – Tomás
MARCELO CASTIONI – Téo
MARTHA MEOLA – Cleusa
WANIA ACAYABA
as crianças
THÁVYNE FERRARI – Renata
RENAN BEGA – Artur
RODOLFO VALENTE – Gilson
JULIA PALMEIRA – Cibele
CAIQUE SANTOS – Felipe
LUCAS PAPP – Nilo
Seus Olhos estreou com a missão de recuperar a audiência que, com a mexicana A Outra (novela que teve a sua versão nacional cancelada na última hora), caiu para 8 pontos.
O texto original de Seus Olhos é de autoria de Inés Rodena, responsável por novelas importadas apresentados pelo SBT, como Marimar, em 1996, e A Usurpadora, em 1999, e também pela produção brasileira Marisol, de 2002.
Durante a novela, Ecila Pedroso e Noemi Marinho foram substituídas por Marcos Lazarini e Aimar Labaki. O último também assumiu a supervisão de texto, ficando até o final. Em julho de 2004, Marcos Lazarini foi premiado com uma bolsa de um curso de roteiro na Espanha e teve de abandonar a adaptação. Em seu lugar entraram Mário Viana e o estreante Fábio Torres.
A história era dividida em três fases, a partir da década de 1980. A produção caprichou nos detalhes dos figurinos e objetos de cenas, como os aparelhos de som três-em-um e o automóvel Escort XR3 de placa amarela – comuns nos anos 80.
Apesar dos elementos folhetinescos típicos das tramas mexicanas, Seus Olhos trouxe algumas novidades, entre elas, a abordagem de temas específicos da realidade brasileira, como a questão da exploração do trabalho infantil.
A miséria de São Paulo também foi abordada, a partir da história de Renata (Carla Regina), que foi sequestrada na maternidade e passou a ser usada para pedir esmolas.
“A novela irá mostrar pessoas que vivem nas ruas”, afirmou Ecila Pedroso na época da estreia.
A trama retratou ações positivas nessa área, a partir de Norma, assistente social vivida pela atriz Bete Coelho.
Músicas tocadas na novela
AQUELE OLHAR – LS Jack (tema de Artur e Renata e tema de Artur e Cibele)
BLÁ BLÁ BLÁ – Rouge (tema de Marina, Flávia e Valéria e tema de Renata)
CORAÇÃO VAGABUNDO – Josee Koning (tema de Dora)
ENQUANTO HOUVER SAUDADE – Alcione (tema de Flávia)
ESTE SEU OLHAR – Adryana (tema de abertura)
ESTE SEU OLHAR (2ª versão) – Adryana
JURA SECRETA – Lucinha Lins (tema de Norma)
MALANDRO RIFE – Bezerra da Silva (tema de Demétrio)
O OLHAR DO AMOR – Paula Lima (tema de Marina e tema de amor geral)
OVER MY SHOULDER – Mike & The Mechanics (tema de Artur)
SÃO PAULO – Banda Vega (tema de Cibele e Felipe)
SEBASTIANA – Jackson do Pandeiro (tema de locação e tema de Araci)
SONHOS E PEDRAS – Flavio Venturini (tema de Elaine)
TU ME ACOSTUMBRASTE – Luis Miguel (tema de Tiago)
VERANO PORTEÑO – Daniel Barenboim, Rodolfo Mederos e Héctor Console (tema de Vitor)
VOX POPULI – Ana Carolina (tema de Berro e Dirce)
Tema de Abertura: ESTE SEU OLHAR – Adryana
Este seu olhar
Quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar
Doce é sonhar
É pensar que você
Gosta de mim
Como eu de você
Mas a ilusão
Quando se desfaz
Dói no coração
De quem sonhou, sonhou demais
Ah! Seu podesse entender
O que dizem os teus olhos
Os seus olhos…
A novela mais nonsense do SBT, mais lembrada pelos vilões cínicos e cômicos do que por qualquer outra coisa.
Victor Meirelles (Petrônio Gontijo), Dirce Doidera (Lu Grimaldi) e Rinaldo Berro (Nico Puig), nunca mais saíram da minha lembrança.
Destaque também para a parte cômica da novela com o casal laranja Demétrio e Giselda (Luiz Carlos de Moraes e Neusa Maria Faro) e seus filhos, além do Everaldo “Ever”, de Bruno Giordano.
O resto foi um samba do crioulo doido, com cenas desconexas, de violência exagerada e até mesmo ridículas. O troca-troca de autores deve ter tirado a obra do prumo e a direção fez o que pôde sem um roteiro definido.
Muito cafona essa novela
Eu assisti e gostava muito. Só percebi que a estória deu uma enrolada da segunda fase em diante, o que prejudicou um pouco a novela. Mas era muito bacana e o personagem do Petrônio Gontijo era uma peste! Nunca fiquei tão feliz em ver um vilão morrer.
Não tenho a menor lembrança da existência dessa novela!