Sinopse

Bruno Lazzarini é um empresário simpático e inescrupuloso. Conquistador incorrigível, é amante de Carmem, mulher de um amigo de trapaças. Ava Becker é uma cientista do planeta Aurora, onde só existem mulheres. Elas se reproduzem usando sêmen congelado. Especialista em genética, Ava chega à Terra para avaliar a possibilidade de usar homens na perpetuação de sua espécie.

A história começa quando um disco voador deixa Ava em frente ao carro de Bruno, que voltava de suas farras. Ele acolhe a cientista em sua casa. A situação piora (ou melhora) quando Bruno se entrega aos encantos de Ava.

Globo – 21h30
de 28 de abril a 1º de dezembro de 1988
18 episódios

criação de Euclydes Marinho, Antônio Calmon e Daniel Filho
escrito por Antônio Carlos Fontoura, José Antônio de Souza, Daniel Más, Leopoldo Serran, Denise Bandeira, Euclydes Marinho e Antônio Calmon
direção de Roberto Talma e José Carlos Piéri

TARCÍSIO MEIRA – Bruno Lazzarini
GLÓRIA MENEZES – Ava Becker
MARIETA SEVERO – Carmem (amante de Bruno)
ZILKA SALABERRY – Dona Neném (governanta de Bruno)
NATÁLIA LAGE – Mariana (afilhada de Bruno e neta de Dona Neném)
RICARDO BLAT – Oscar (assessor de Bruno)
RENATO COUTINHO

alguns episódios apresentados

28/04/1988 – uma mulher do outro mundo
12/05/1988 – quase ministro
26/05/1988 – o pai da moça
09/06/1988 – um banho de loja
23/06/1988 – a mulher do porshe lilás
14/07/1988 – duas pérolas primitivas
28/07/1988 – as duas faces de ava
11/08/1988 – o valor do aperto de mão, com Carlos Vereza
25/08/1988 – romance do triste viúvo, com Cecil Thiré e Sandra Annenberg
01/12/1988 – de volta às estrelas, com Deise Nunes, Adriana Bôscoli, Isadora Ribeiro, Maria Eugênia, Andréa Hetmaneck e os jogadores de futebol Raí, Edvaldo, Hamilton, César e Gilmar

Seriado exibido quinzenalmente. Ambientado em São Paulo, as gravações eram feitas na cidade cenográfica de Guaratiba.

Os elementos de humor de Tarcísio e Glória baseavam-se no confronto entre dois mundos: as trapalhadas de Bruno (o humano) e o espanto de Ava (a extra-terrestre). Em tom de comédia, o programa discutia temas como a corrupção e os direitos das mulheres.

Tarcísio e Glória inaugurou uma linha de co-produção na Globo. Além de atores, Tarcísio Meira e Glória Menezes eram também os produtores do programa. Eles negociavam patrocínio e merchandising e tinham participação nos lucros do empreendimento, inclusive nas vendas do seriado para o exterior.

Antônio Calmon, um dos redatores, narrou para o livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo:
“Talvez tenha sido meu maior fracasso na Globo. Eu praticamente me esqueço desse seriado, embora ame o Tarcísio Meira e a Glória Menezes, amigos queridos. (…) De certa forma, também tive culpa no fracasso do programa, porque ele era bem esquemático em relação ao ponto de vista feminino. (…) Talvez tenha faltado uma mulher na equipe de criação do seriado. Ficou simpático à causa feminina, mas não era feminino. Não deu certo.”

Houve muitas alterações na direção, que chegou a ser exercida por Tarcísio Meira, durante certo período. O último episódio, De Volta às Estrelas, que mostrava o regresso de Ava ao seu planeta de origem, teve direção de Jorge Fernando.

Para dar vida a Ava, Glória Menezes submeteu-se a aulas de expressão corporal e colocação de voz, e contou com a colaboração de Erick Rzepecki (cabelos e maquiagem) e Helena Brício (figurinos).

O tema de abertura do programa – a música “Alô Alô Marciano”, interpretada por Elis Regina – também sonorizou a abertura da novela Cobras e Lagartos, em 2006.

Tarcísio e Glória foi reprisado pelo Viva (canal de TV por assinatura pertencente à Rede Globo) a partir de 19/02/2012, domingos, às 20 horas.

Tema de Abertura: ALÔ! ALÔ! MARCIANO – Elis Regina

Alô! Alô! Marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society

Alô! Alô! Marciano
Aqui tá virando zona
Cada um por si todo mundo na lona
E lá se foi a mordomia
Tem muito rei aí pedindo alforria porque
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society

Alô! Alô! Marciano
A coisa tá ficando russa
Muita patrulha, muita bagunça
O muro começou a pichar
Tem sempre um aiatolá pra atola Alá
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society…

Veja também

  • delegaciademulheres_logo

Delegacia de Mulheres

  • armacaoilimitada_logo

Armação Ilimitada