Sinopse

Aquilino Matos Madeira é um trambiqueiro que ganha nos cavalos e tem uma grande sacada: passar por milionário na alta sociedade para dar o golpe do baú. Para isso, se apresenta aos grã-finos com três belas sobrinhas solteiras, sendo Bia a única sobrinha de verdade. As outras duas – Pupe e Vera – são amigas de Bia que estão atrás de maridos ricos. Contrariando o tio, Bia se apaixona por Fred, um pobretão que também procura uma moça rica. Ventura é o comparsa de Aquilino, um mecânico que se passa por seu motorista e mordomo.

Entre os alvos de Aquilino estão Madame Duducha, uma viúva milionária que cai em sua lábia e se apaixona por ele. E Anette, aparentemente uma ricaça, mas que não passa de uma interesseira que quer dar um golpe em Aquilino, pois pensa que ele é milionário. Assim, um tenta trapacear o outro. Aquilino também atrai a cobiça do Comendador Tito Baroni, um falido que vê nele a salvação para seus problemas financeiros. A cantora de boleros Gracita del Mar, conhecedora do passado de Aquilino, ameaça ruir seus planos de ascensão social.

A jornalista Diná investiga a suposta fortuna de Aquilino e acaba descobrindo a máfia por trás de sua história.

Tupi – 19h
de 29 de novembro de 1976 a 4 de junho de 1977
160 capítulos

novela de Marcos Rey
direção de Antônio Moura Matos e Jardel Mello

Novela anterior no horário
Os Apóstolos de Judas

Novela posterior
Éramos Seis

RAUL CORTEZ – Aquilino Matos Madeira / Pablo (La Costa)
NÁDIA LIPPI – Bia
MARIA DO ROCIO – Pupe
SYLVIA MASSARI – Vera
LÍLIAN LEMMERTZ – Fernanda
ETTY FRASER – Duducha
FAUSTO ROCHA JR. – Fred
JOANA FOMM – Marcela
HERSON CAPRI – Bernardo
ELIZABETH GASPER – Anette Dubois
RUTHINÉIA DE MORAES – Gracita Del Mar
PLÍNIO MARCOS – Ventura
ANNAMARIA DIAS – Diná
KITO JUNQUEIRA – Silas
LUIZ CARLOS BRAGA – Miguelito / Juanito
YOLANDA CARDOSO – Argentina
JOSÉ PARISI – Comendador Tito Baroni
LIA DE AGUIAR – Juanita Morales Baroni
MARCELO GASTALDI – Bebeto
LUIZ SERRA – Lorca
HOMERO KOSSAC – Benê Bastos
AMILTON MONTEIRO – Lau
TURÍBIO RUIZ – Deodato
LUCY MEIRELLES – Sofia
EUDÓSIA ACUÑA – Rose
ELEU SALVADOR – Rubian
CARLOS KOPPA – Big-Ben
TONY TORNADO – Buddy Grafitti
TEREZA TELLER – Sônia
GENY PRADO – Dona Carminha
EVILÁSIO MARÇAL – Pescoço
ROGACIANO DE FREITAS – Costa
ARNALDO WEISS – Campos
FELIPE LEVY – Albino
CLEMENTE VISCAÍNO – Valdo
VERA PAXIE – Berenice
MARIA EMÍLIA CISNE – Ulda
DEIVY ROSE – Silvia
SANDRA MENEZES – Jean Harlow de Oliveira
ZÉLIA TOLEDO – Eros
NISE CESARINI – Keka
ALDINE MÜLLER – modelo
MARÍLIA AZEVEDO – modelo
MARLY DE FÁTIMA
JANETE SOARES
DIRCEU M. FERREIRA
ROBERTO FRANCISCO
WÁLTER PORTELA
BEYLA GENAUER
ANALY ALVAREZ
LEONOR NAVARRO
OSWALDO CAMPOZANA
DANTE RUI
ANTÔNIO PETRIN

– núcleo de AQUILINO MATOS MADEIRA, trambiqueiro que ganha nos cavalos e se passa por milionário para dar o golpe do baú. Para isso, se apresenta à sociedade com três sobrinhas solteiras:
a sobrinha de verdade, BIA (Nádia Lippi), que se apaixona por um pobretão
as falsas sobrinhas, amigas de Bia, que estão atrás de marido rico, PUPE (Maria do Rocio) e VERA (Sylvia Massari)
o amigo VENTURA (Plínio Marcos), mecânico em uma concessionária de automóveis que se passa por seu motorista e mordomo
o bandido BIG-BEN (Carlos Koppa), que vai trabalhar na mansão
o pai de Pupe, PESCOÇO (Evilásio Marçal), presidiário que sai da cadeia e quer proteger a filha
a grã-fina ANETTE (Elizabeth Gasper), mulher interesseira que quer dar o golpe em Aquilino, pois pensa que ele é rico
a cantora de boleros GRACITA DEL MAR (Ruthinéia de Moraes), apaixonada por Aquilino, põe em risco os seus planos.

– núcleo de MADAME DUDUCHA (Etty Fraser), viúva milionária, engraçada, que apaixona-se por Aquilino e cai na sua lábia:
o filho BEBETO (Marcelo Gastaldi), meio bobão, paquera modelos, é o principal alvo de Pupe
o mordomo e chofer (Felipe Levy), apaixonado por ela.

– núcleo de ARGENTINA (Yolanda Cardoso), dona de uma pensão:
os moradores: FRED (Fausto Rocha Jr.), veio do interior querendo moça rica para casar, apaixona-se por Bia
LORCA (Luiz Serra), ator de televisão que vive procurando uma oportunidade
ROSE (Eudósia Acuña), mulher solitária que sonha com um amor
RUBIAN (Eleu Salvador), cabeleireiro afetado e engraçado
(Dante Rui), fazendeiro que hospeda-se na pensão e revela ao final ser pai de Fred e que ele é um milionário.

– núcleo do COMENDADOR TITO BARONI (José Parisi), falido que vê em Aquilino a salvação para seus problemas financeiros:
a mulher JUANITA (Lia de Aguiar)
o filho BERNARDO (Herson Capri)
a empregada CARMINHA (Geny Prado).

– núcleo de DINÁ (Annamaria Dias), jornalista que investiga a suposta fortuna de Aquilino e descobre a máfia por trás de tudo:
os pais DEODATO (Turíbio Ruiz) e SOFIA (Lucy Meirelles)
o irmão SILAS (Kito Junqueira), sem sorte na vida.

– núcleo do jornal:
os funcionários: BENÊ BASTOS (Homero Kossac), colunista social
MIGUELITO (Luiz Carlos Braga), um tipo suspeito
LAU (Amilton Monteiro), um pobretão, apaixonado por Vera
COSTA (Rogaciano de Freitas), jornalista.

– núcleo da agência de modelos de MARCELA (Joana Fomm), por quem Bernardo se apaixona:
a funcionária da agência SÔNIA (Tereza Teller)
as modelos ULDA (Maria Emília Cisne), alvo do amor de Bebeto, SILVIA (Deivy Rose), JEAN HARLOW DE OLIVEIRA (Sandra Menezes), EROS (Zélia Toledo), KEKA (Nise Cesarini), (Aldine Müller) e (Marília Azevedo).

– núcleo dos mafiosos:
PABLO (codinome LA COSTA) (Raul Cortez), irmão gêmeo de Aquilino
FERNANDA (Lílian Lemmertz), mulher rica por quem Aquilino se apaixona
BUDDY GRAFITTI (Tony Tornado), capanga de Fernanda, dedo duro de La Costa
JUANITO (Luiz Carlos Braga), a verdadeira identidade de Miguelito, do jornal. É chefe da máfia, só aparece no final.

Pesquisa

A ideia para Tchan, a Grande Sacada veio do resultado de uma pesquisa feita pelo departamento de dramaturgia da TV Tupi junto aos telespectadores do horário. Rildo Gonçalves, então diretor de dramaturgia, idealizou um questionário juntamente com o novelista Marcos Rey.

Como explicou Rildo, em entrevista para a revista TV Guia (edição de 20 a 26/11/1976):
“Os índices indicaram que o telespectador estava interessado num tipo de mensagem alegre, romântica, sofisticada, bem leve. Descobriu-se que histórias do tipo ‘pessoas pobres que sobem na vida’ eram do agrado de 86,56% dos entrevistados.” (*)

Texto ruim

A ideia inicial era propor uma novela moderna e conseguir dar outro salto como foi Beto Rockfeller (1968-1969). O lançamento fazia referências à organização, ao requinte e às modificações no gênero.

Porém, tudo não passou de conversa. Uma história sem estrutura, um texto ruim e uma direção de atores pior ainda. Nem a entrada para o elenco de Lílian Lemmertz conseguiu salvar essa “nova proposta”. (“Memória da Telenovela Brasileira”, Ismael Fernandes)

Ainda: a impossibilidade de concorrer no horário das sete da noite com o grande sucesso na Globo das novelas Estúpido Cupido e, depois, Locomotivas.

Alterações

Quando a novela estreou, Rildo Gonçalves foi substituído por Roberto Talma na dramaturgia da Tupi. O diretor da novela, Antônio Moura Matos, não suportou as alterações no decorrer da trama e solicitou que fosse substituído. Jardel Mello entrou em seu lugar e, em uma reunião com o diretor Luís Gallon e o autor da novela, Marcos Rey, decidiu que personagens e tramas seriam cortados. No capítulo 86, houve uma nova alteração com a saída do ator Kito Junqueira. (*)

A alteração mais significativa ocorreu no capítulo 95, quando a história foi totalmente modificada, tomando outros rumos e desviando a atenção central para uma firma multinacional, com a entrada de novos personagens, como os interpretados por Lílian Lemmertz e Tony Tornado, e a chegada de La Costa, espião internacional que se revela gêmeo do protagonista Aquilino (Raul Cortez ganhando um novo personagem). (*)

Reclamações do elenco

Plínio Marcos, bissexto na televisão, só aceitou voltar mediante promessas de um trabalho diferenciado. Sua última novela fora A Volta de Beto Rockfeller, em 1973. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo (de 06/02/1977), o ator desabafou sobre a sua participação na novela:
“O Rildo Gonçalves, o autor Marcos Rey, o diretor Antoninho Matos prometeram que ia ser tudo na base do diálogo. O nosso trabalho discutido, pensado, caprichado. Entrei. Não era nada disso, tudo na base do afogadilho, do vamos nós, quem pensa e discute é criador de caso, quem dirige tem que fazer dar Ibope, se não cai do posto, não existem condições de trabalho. Sacrificam pessoas sem a mínima cerimônia. A mínima reivindicação de direitos soa como uma violenta agressão. Saí da novela. E já saí tarde.”

José Parisi disse que seu personagem subiu e depois se esvaziou no final da história.
Já Lia de Aguiar afirmou que seu papel sumiu sem nada dizer ou questionar, concluindo que havia sido mais feliz em seu trabalho anterior, a novela Xeque-Mate.
Já Fausto Rocha Jr. afirmou que, se tivesse atuado como galã desta comédia na Globo, não haveria Mário Gomes que fosse páreo para ele! (*)

E mais

Primeira novela da atriz e cantora Sylvia Massari.

Durante a exibição de Tchan, a Gande Sacada, chegou ao mercado um tênis com o nome da novela e que usava o mesmo logotipo da trama.

A música-tema de abertura da novela tinha um arranjo diferente do que saiu em seu LP nas lojas.

(*) “De Noite Tem… Um Show de Teledramaturgia na TV Pioneira”, Mauro Gianfrancesco e Eurico Neiva.

Trilha sonora nacional

01. TCHAN, A GRANDE SACADA – The Pop Hits (tema de abertura)
02. BASTA UM DIA – Clara Nunes
03. RESTOS DE AMOR – Dudu França
04. OLHOS NOS OLHOS – Maria Bethânia (tema de Gracita Del Mar)
05. MORENA – Marcelo
06. TUDO BEM – Robson Jorge (tema de Aquilino)
07. PENSO EM DIZER QUE TE AMO – Robson Jorge
08. FIM DE TARDE – Cláudia Telles
09. CASA BRANCA – Júlio César
10. ROSE – Roberto Ribeiro (tema de Rose)
11. PULGA ATRÁS DA ORELHA – Grupo Xodó
12. MADRUGADAS E FLORES – Milena

Trilha sonora internacional

01. REMEMBER – Tony Stevens
02. LOVE’S A DREAM – Chrystian
03. GOODBYE MY GOODBYE – Bob Goldfinger
04. COSI PICOLA, COSI GRANDE – Momo Yang
05. ONLY YOU (AND YOU ALONE) – The Stylistics
06. MY FUNNY VALENTINE – The Stylistics
07. I’M LOST – Barry Mann
08. EVERYONE FOR US CAN BE A STAR – Brandy
09. NICE AND SLOW – Santhiago
10. SCRIVIMI – Nino Tucci
11. LET ME DOWN EASY – Isley Brothers
12. MY TOUCH OF MADNESS – Jermanie Jackson

Tema de abertura: TCHAN, A GRANDE SACADA – The Pop Hits

É preciso ter tchan
E dar de uma vez a grande sacada
Tchan, tchan, tchan
Ponto de partida mas também de chegada
Tchan, tchan, tchan
Curtição de quem sabe tirar tudo do nada
Tchan, tchan, tchan
Aditivo maneiro, vale mais que dinheiro
Tchan, tchan, tchan
É um só sentimento, algo mais, um tempero
Tchan, tchan, tchan
Quando pinta o sol num domingo cinzento
Tchan, tchan, tchan
É correr pela rua contra a chuva e o vento
É preciso ter tchan
E dar de uma vez a grande sacada…

Veja também

  • maisforteQueoOdio_foto

Mais Forte que o Ódio

  • principeeomendigo_logo

O Príncipe e o Mendigo

  • signodaesperanca

Signo da Esperança

  • picnicclassec_logo

Partidas Dobradas