Sinopse

Juca, nordestino, noivo de uma moça pobre num subúrbio do Rio, acaba se apaixonando por Lúcia, grã-fina de Ipanema, onde ele trabalha como ascensorista. Paralelamente, desenrola-se a história de Jacinto, um palhaço de circo, onde trabalha também um mágico e Maria Helena, a trapezista.

Por fim, existe a figura ameaçadora do Anjo, que ninguém sabe de onde veio e se apaixona por Lúcia, tentando matar todos os que se aproximam dela.

Tupi / TV Gazeta-SP – 23h
em São Paulo: de novembro de 1972 a agosto de 1973
estreia no Rio de Janeiro: 7 de agosto de 1972
234 capítulos

novela de Péricles Leal
direção de Jece Valadão, Marlos Andreucci e Armando Couto
produzida pela SIRTA

REGINALDO FARIA – Juca
JECE VALADÃO – Anjo
ADRIANA PRIETO – Lúcia
VERA GIMENEZ – Tatiana
RÚBENS DE FALCO – Maurício França
DILMA LÓES – Mira
IRENE STEPHÂNIA – Ana
ISABEL RIBEIRO – Isabel
OTÁVIO AUGUSTO – Tony
ISABEL TERESA
MYRIAN PÉRSIA – Maria Helena
ZANONI FERRITE – Jacinto
SEBASTIÃO VASCONCELLOS – Quincas
CAMILA AMADO – Eliana
PAULO CÉSAR PEREIO – mágico
NEILA TAVARES – bailarina
TATIANA LEAL – Carolina
DIANA MOREL – Mirtes
HAROLDO DE OLIVEIRA – Sandô (Sandoval)
ANDRÉ JOSÉ ADLER – Armando
CLEYDE BLOTA – Becky
SUZY ARRUDA – Vera França
DANTON JARDIM – Danton
DARCY DE SOUZA – Andressa
B. DE PAIVA
PAULO ARAGÃO NETO
ALTAMIR FERREIRA
SANDOVAL MOTA
BEKI KLABIN
MÁRIO GOMES

Produção da TV Tupi carioca, a estreia aconteceu primeiro no Rio de Janeiro, em 07/08/1972. Em São Paulo, a novela foi exibida pela TV Gazeta, estreando em novembro de 1972. E pela Tupi nas demais praças das Emissoras Associadas.

A não exibição pelas Associadas em São Paulo aconteceu devido às divergências entre as TVs Tupi paulista e carioca. A emissora paulista não quis exibir a produção da associada carioca. Ou seja, o inverso do que houve com O Direito de Nascer oito anos antes, quando a Tupi carioca não quis apresentar a produção paulista e O Direito de Nascer passou no Rio de Janeiro pela TV Rio.

Tempo de Viver chamava a atenção pelos atores advindos do cinema: Jece Valadão, Adriana Prieto, Reginaldo Faria, Isabel Ribeiro e Irene Stefania.

Foi a primeira experiência de Jece Valadão na televisão: “Só aceitei porque é diferente das outras novelas”, disse o ator para a revista Veja (edição de 09/08/1972, TV Pesquisa PUC-Rio), que tentou imprimir “um ritmo cinematográfico, explorando detalhes, aperfeiçoando cortes difíceis de serem realizados na televisão porque são utilizadas câmaras muito pesadas e de pouca mobilidade”.

Porém, a novela estreou já enfrentado uma crise nos bastidores. A falta de condições técnicas – equipamentos deficientes e ausência de estúdios – transformou as gravações iniciais numa verdadeira batalha. Dos 25 capítulos iniciais, 70% foram regravados. Além disso, a demissão de Marlos Andreucci da direção fez com que o próprio autor Péricles Leal assumisse temporariamente o cargo, finalmente preenchido por Jece Valadão, o que prejudicou ainda mais o ritmo de trabalho.
Paralelamente, os altos salários pagos ao elenco (30.000 cruzeiros a Jece e 15.000 a Adriana Prieto) e as despesas com o aluguel de casas (a de João Gondin, diretor comercial da Tupi, em Jacarepaguá, por 2.000 cruzeiros mensais, e a cobertura de Danusa Leão, por 5.000) provocaram reclamações e recursos à Justiça, por parte dos funcionários, por coincidência com seus salários atrasados há quatro meses. Segundo a direção da Tupi, eles acabaram recebendo os atrasados. (Revista Veja, edição de 09/08/1972, TV Pesquisa PUC-Rio)

Trilha Sonora
tempodevivert
01. TEMPO DE VIVER (instrumental) – Edu Lobo
02. VOCÊ AMIGA – Ivan Lins
03. VIDA DE BAILARINA – Elis Regina
04. É NATURAL – Paulinho Tapajós e Dorinha
05. PSICOSE – Eklipse Soul
06. PÉROLA NEGRA – Gal Costa
07. TANGO DE MAURÍCIO – Umas e Outras
08. EXPRESSO 2222 – Gilberto Gil
09. A VELHA CASA – Roberto Menescal
10. REVENDO AMIGOS (VOLTO PRA CURTIR) – Lena
11. BADALAÇÃO (BAHIA VOL.2) – MPB 4
12. UM DIA NO CIRCO – Claudette Soares
13. PRA VALER – Baden Powell

Sonoplastia: Jorge Napoleão

Veja também

  • signodaesperanca_logo

Signo da Esperança

  • naidadedolobo_logo

Na Idade do Lobo

  • revoltadosanjos_logo

A Revolta dos Anjos

  • camomilaebemmequer_logo

Camomila e Bem-Me-Quer