
Bastidores
Série juvenil, apresentada às sextas-feiras, dentro do projeto Direções, por um novo rumo na teledramaturgia da TV Cultura, em sua terceira edição.
O programa buscava explorar com humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias.
Produzida pela Ioiô Filmes em parceria com a TV Cultura, a série era derivada do premiado curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes, que adaptou a trama para uma construção dramatúrgica em capítulos.
O curta-metragem Tudo O Que É Sólido Pode Derreter foi uma porta de entrada para o universo shakespeariano. Contando a história de uma garota de 15 anos que tem de estudar a peça Hamlet, de Shakespeare, justamente numa fase em que sua vida está em crise, o filme coloca numa mesma mistura, entre outros, a solidão e a angústia características da adolescência, a vida escolar e a dor da perda de um parente querido – tudo permeado pela descoberta de um clássico da literatura universal.
Assim, o curta acompanhou a jornada de iniciação artística de uma garota inteligente e de vibrante vida interior. Conforme começa a compreender as inquietações do príncipe Hamlet, a protagonista passa a compartilhar de suas dores e, a partir delas, aprende a se fortalecer para a vida.
Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.
Tudo o Que É Sólido Pode Derreter, a série, visava adaptar essa premissa para uma construção dramatúrgica em capítulos. Tinha a mesma jovem do filme como personagem fixa, descobrindo e envolvendo-se, a cada episódio, com uma obra importante da literatura de língua portuguesa, seja ela um romance, uma peça de teatro ou um poema.
Durante cada um dos 13 episódios, acompanhou-se a aproximação da adolescente à obra em questão, traçando paralelos lúdicos e sentimentais. Foram exploradas as possibilidades cênicas e dramáticas do encontro entre a realidade juvenil retratada e o vasto mundo ficcional presente na obra literária.
A série buscava equilibrar um tom realista, de observação das dores e alegrias da personagem adolescente, e o lado fantasioso de encontro entre a vida real urbana com todo um universo ficcional distinto, que possibilita à mente jovem ousados voos associativos e imaginativos. Possuía um ponto de vista bastante subjetivo. O espectador era sempre guiado pelo olhar da protagonista e a costura entre seu cotidiano e a obra por ela estudada se dava através do seu mundo e de seus sentimentos.
VICTOR MENDES – Marcos
WENDY BASSI – Dalila
BRYAN RUFFO – João Felipe
DÁLIA KOCHEN – Letícia
ANA ANDREATTA – Marta (mãe de Thereza)
MARAT DESCARTES – Décio (pai de Thereza)
LUCIANO CHIROLLI – Augusto
KAUÊ TELLOLI – Igor
e
BRENO RAPHAEL – Beto
RAFAELA DEL NERO – Cláudia Melissa
CAROLINA CASTANHO – Rebeca Carratu
IVAN KRAUT – professor de Literatura
CLAYTON MARIANO – professor de Matemática
JOÃO PAULO ZUCATELLI – R.
ISABELA BOTON – Joana
ANNA CECÍLIA JUNQUEIRA – Lilith
GILDA NOMACCE – Aurélia
JÚLIO MACHADO – Caco Klein
ELIANA BOLANHO – Dona Doca
SILVIO RESTIFFE – Robson Crusoé / Gonçalves Dias
RENATA GASPAR – Noa
NATÁLIA MORAES – Kit
GUSTAVO VAZ – Celso
JOSÉ EDUARDO RENNÓ – narrador de Os Lusíadas
LUCIANA PAEZ – Inês
IACOV HILLEL – Velho do Restelo
MARCELO GÓES – segurança Adamastor
JÚLIA CORRÊA – enfermeira
JOÃO VICTOR TOLEDO – atendente do posto de foto 3×4
SÉRGIO MASTROPASQUA – Padre Antônio Vieira / pai de Marcos
FERNANDA GUERRA – mãe de Marcos
MARIA ALICE VERGUEIRO – Diabo
SIDNEY SANTIAGO – Anjo
NORA TOLEDO – apresentadora de TV
CARLOS MATTAR – diretor da escola
DANIELA SMITH – dentista
as dançarinas
ADRIANA ZUCKER
CARLA CATAP
JAQUELINE ZILBERSTEIN
LIAN CUPERMID
PATRÍCIA KNOPLECH
PRISCILA GOBERSTEIN LERNER
os sermões
os lusíadas
canção do exílio
senhora
macário
dom casmurro
ismália
quadrilha
uma aprendizagem ou o livro dos prazeres
quem casa quer casa
o guardador de rebanhos
macunaíma