Sinopse

Quando o promotor Bráulio Vianna descobriu que sua mulher Helena lhe ocultava que seu pai Moreira é um estelionatário procurado pela polícia, exigiu que ela fizesse uma escolha: ou o pai ou as filhas. Helena então viaja a Florianópolis para refletir uma decisão e conhece Lenin, por quem se apaixona. Ao saber que o pai era traído pelo seu cunhado Ítalo e que corria perigo de vida, Helena decide ajudá-lo e some com ele.

Enquanto isso, Pietra volta à vida dos irmãos Wanderpetrokovitz, seduzindo Lenin e Fidel, que se debate entre o amor pela doce Renata e a paixão por ela. O caçula Mussolini é apaixonado secretamente por Renata e conta com o apoio de Pietra, criando-se situações de conflito. Porém, o conflito maior acontece quando o encrenqueiro Lenin envolve o certinho Fidel em uma enrascada e tenta livrar o irmão da cadeia.

Para piorar a situação dos Wanderpetrokovitz, reaparece a mãe dos irmãos, Stella, que os abandonou no passado e hoje ambiciona a herança da família, lutando para os separar. No clã, há um estigma: um dos irmãos deverá morrer portador de uma doença congênita. Ainda as peripécias do atrapalhado Ângelo, na sua tentativa de fugir da mulher Stella, louca para pôr as mãos no marido que só faz aprontar.

Globo – 19h
de 1º de abril a 28 de setembro de 1996
155 capítulos

novela de Carlos Lombardi
escrita por Carlos Lombardi, Vinícius Vianna e Maurício Arruda
direção de Rogério Gomes, Marcelo Travesso e Alexandre Boury
direção geral de Rogério Gomes
núcleo Jorge Fernando

Novela anterior no horário
Cara e Coroa

Novela posterior
Salsa e Merengue

ANDRÉA BELTRÃO – Helena (Maria Helena Moreira Vianna)
MURILO BENÍCIO – Bráulio Vianna / Dráuzio
HUMBERTO MARTINS – Lenin Wanderpetrokovitz
MARCELLO NOVAES – Fidel Wanderpetrokovitz
CAROLINA DIECKMANN – Renata Evangelista Olga
VANESSA LÓES – Pietra Visconti Olga
MÁRIO GOMES – Ângelo Visconti
GLÓRIA MENEZES – Stella Beatriz Gouveia Visconti
SUSANA VIEIRA – Laura Gouveia
BETTY LAGO – Valquíria Voss
JORGE DÓRIA – Moreira (Aderbal Pinto Moreira)
DEBORAH SECCO – Tatu (Bárbara)
LUCIANO VIANNA – Mussolini Wanderpetrokovitz
CLÁUDIO MARZO – Lupércio Wanderpetrokovitz
ARY FONTOURA – Aurélio Wanderpetrokovitz
IVONE HOFFMANN – Aliança Bauen
NAIR BELLO – Tônia (Antonieta Botelho Biscaia)
RÔMULO ARANTES – Ítalo Batalha
MARIA ZILDA BETHLEM – Cassandra Moreira Batalha
CINIRA CAMARGO – Antígone da Silva
ROBERTO BATTAGLIN – Aquiles Moreira
TUCA ANDRADA – Toco (Tadeu Evangelista Olga)
LUANA PIOVANI – Wânia
KADU MOLITERNO – Romeu Buonaventura
PATRÍCIA TRAVASSOS – Penélope Rocha
FELIPE MARTINS – Esmeraldo Gigante
MÁRIO CARDOSO – Basílio Brochado
REJANE GOULART – Maria Clara
GEORGIANA GÓES – Celina
MATHEUS CARRIERI – Frederico
INÊS GALVÃO – Marylin
DUDA RIBEIRO – Obséquio
JOÃO REBELLO – Nilo (Danilo)
CATARINA ABDALA – Rosa
TALITA DE CASTRO – Branca
THALMA DE FREITAS – Dolores
DALMO CORDEIRO – Cosme
MARCELO BARROS – Damião
JARBAS TOLEDO – Batman
ANTÔNIO ENTRIEL – Robin

as crianças
EDUARDO CALDAS – Toquinho
KANANDA RAIA – Juliana
ALESSANDRA AGUIAR – Geovana

e
ADRIANA DE BROUX – gerente da empresa que descumpre compromisso com o Solar Santa Maria
ALFREDO MARTINS – delegado
BRENO MORONI
CAMILLA FARIAS – menina que ajuda Ângelo a ver Valquíria
CHICO EXPEDITO – preso
CLEMENTE VISCAÍNO – delegado
CLEYDE BLOTA – Patrícia
ÉLCIO ROMAR – diretor do presídio
ERI JOHNSON – Ralph
FLÁVIA BONATO – Isabela
GERSON BRENNER – Amadeu
JORGE FERNANDO – Baba Ovo
LÚCIA HELENA CANÁRIO – Joana
LUÍS MATEUS – preso
LUIZ GUILHERME – Custódio
LYLA COLLARES – Márcia (mulher em quem Mussolini deu um golpe do baú quando morava no Rio)
MÁRIO LAGO – Lourenço (primo de Lupércio)
MATHEUS CARRIERI – os gêmeos Cacetada (jogador de futebol) e Cratera (bandido)
MONIQUE ALFRADIQUE – menina que ajuda Ângelo a ver Valquíria
MURILO ELBAS – presidiário
PAULO REIS – Celso
RAQUEL NUNES – Duda
RAYMUNDO DE SOUZA – agente penitenciário
ROSANE GOFMAN – Odete
VIRGÍNIA NOWICK – Sílvia (ex-mulher de Lenin)

– núcleo de HELENA (Andréa Beltrão), ama o marido, um promotor público, mas seu pai é um contraventor que o marido persegue sem saber que se trata de seu sogro. Vive o conflito de proteger o pai e trair a confiança do marido:
o marido BRÁULIO VIANNA (Murilo Benício), promotor público
as filhas com Bráulio, JULIANA (Kananda Raia) e GEOVANA (Alessandra Aguiar)
o pai MOREYRA (Jorge Dória), um mafioso investigado por Bráulio, mas este não sabia que se tratava de seu sogro
os irmãos, cúmplices do pai, AQUILES (Roberto Bataglin) e CASSANDRA (Maria Zilda), que morre assassinada no decorrer da trama
o cunhado ÍTALO (Rômulo Arantes), marido de Cassandra, responsável por sua morte
a cúmplice de Moreyra, ANTÍGONE (Cinira Camargo), amante de Ítalo
a empregada DOLORES (Thalma de Freitas), assediada por Bráulio
o policial ROMEU (Kadu Moliterno), amigo de Bráulio
a estagiária de Bráulio, BRANCA (Thalita de Castro)
o cachorro , um sheep-dog de estimação.

– núcleo da família Wanderpetrokovitz:
os irmãos LENIN (Humberto Martins), boa vida que se envolve com Helena; FIDEL (Marcello Novaes), mais certinho, é o oposto do irmão mais velho; e MUSSOLINI (Luciano Vianna), o caçula. Um deles tinha uma doença congênita e poderia morrer a qualquer momento. Descobre-se ao final que se trata de Lenin
o pai LUPÉRCIO (Cláudio Marzo), doente, morre no início
o tio AURÉLIO (Ary Fontoura), irmão de Lupércio, administrador do Solar Santa Maria, hotel da família em Florianópolis
a governanta ALIANÇA (Ivone Hoffman), alemã que criou os filhos de Laura quando ela os abandonou
a menina de rua TATU (Deborah Secco), pensa ser filha de Fidel e tem uma paixão platônica por Lenin.

– núcleo de STELLA (Glória Menezes), ex-mulher de Lupércio, mãe de Lenin, Fidel e Mussolini que abandonou a família quando os filhos eram pequenos para viver um novo amor. Na atualidade, em crise no casamento, morre de ciúmes do marido, bem mais jovem, e tenta se reaproximar dos filhos:
o marido ÂNGELO VISCONTI (Mário Gomes), mulherengo, sofre com o ciúme e a perseguição da mulher
a irmã LAURA (Susana Vieira), surge no meio da trama, envolve-se com Lenin
a empregada ROSA (Catarina Abdalla).

– núcleo de TOCO (Tuca Andrada), cunhado de Ângelo, sócio em um de seus hotéis:
a mulher PIETRA (Vanessa Lóes), irmã de Ângelo, infeliz no casamento. Faz jogo de gato e rato com os irmãos Lenin, por quem é apaixonada, e Fidel, apaixonado por ela
o filho TOQUINHO (Eduardo Caldas), que ele acreditava ser seu, mas é fruto de uma traição, gerando a dúvida se é filho de Lenin ou Fidel
a irmã RENATA (Carolina Dieckmann), moça do interior, que se apaixona por Fidel sem saber que ele é irmão de Mussolini, que a engravidou e fugiu.

– núcleo de VALQUÍRIA (Betty Lago), amiga de Helena, abandonada por Ângelo após ficar grávida:
o filho com Ângelo, NILO (João Rebello), rebelde por não conhecer o pai.

– núcleo de BROCHADO (Mário Cardoso), advogado de Ângelo, e grande puxa-saco. Possui uma paixão antiga por Valquíria:
a mulher MARIA CLARA (Rejane Goulart)
a filha CELINA (Georgina Góes), amiga de Pietra, se envolve com Ângelo.

– núcleo de TÔNIA (Nair Bello), amiga de Stella, que vivia embarcando nas suas aventuras:
o filho FREDERICO (Matheus Carrieri) e sua esposa MARILYN (Inês Galvão)
o mordomo OBSÉQUIO (Duda Ribeiro).

– demais personagens:
WÂNIA (Luana Piovanni), se envolve com Fidel quando seu relacionamento com Renata entra em crise
PENÉLOPE (Patrícia Travassos), caminhoneira, esposa de ESMERALDO GIGANTE (Felipe Martins)
COSME (Dalmo Cordeiro) e DAMIÃO (Marcelo Barros), dupla de malabaristas que trabalham no hotel de Ângelo e depois vão trabalhar no Solar
BATMAN (Jarbas Toledo), o chefe, e ROBIN (Antônio Entriel), o aprendiz – seguranças de Ângelo.

Pior novela

Assumida pelo autor Carlos Lombardi como sua pior novela, Vira-lata iniciou prometendo um sucesso. Principalmente por ter Jorge Fernando na direção de um trabalho de Lombardi, por onde costumam transitar personagens divertidos com diálogos sarcásticos em situações cômicas, marcas registradas do autor e do diretor.

Porém, uma falha na narrativa, no seguimento da ação, acabou cansando o telespectador. E a novela não conseguiu repetir o sucesso do trabalho anterior do autor, Quatro por Quatro (1994-1995).
“Errei coisas no texto, na escalação e o Jorginho errou na mão, apesar de eu admirá-lo muito. Foi uma comunicação ruim“, comentou Lombardi.

Ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do Projeto Memória Globo, o autor declarou:
“Foi minha pior novela. Em Vira-lata aprendi a jogar fora o que não funciona e consertar o que está dando errado com a novela no ar. Consertei a novela somente no capítulo 80. Do capítulo 20 em diante, fiquei tentando ajustar, porque estreei com 20 capítulos prontos.”

Antecedentes

Carlos Lombardi entregou a sinopse de Vira-lata à Globo em 1992, logo após a conclusão de sua novela Perigosas Peruas. Vira-lata entrou em produção no início de 1994, então como a substituta de Olho no Olho, de Antônio Calmon. Roberto Talma, parceiro de Lombardi em Perigosas Peruas, respondia pela direção geral. Dificuldades relacionadas ao treinamento dos cães da trama atrapalharam a pré-produção e a sinopse acabou engavetada.

Andrea Beltrão e Humberto Martins, já naquela época, estavam cotados para os papéis de Helena e Lênin, mas se comprometeram com as gravações da minissérie A Madona de Cedro (exibida em 1994), o que contribuiu para a suspensão de Vira-lata. Quando enfim liberada, Andrea Beltrão foi deslocada para A Viagem, de Ivani Ribeiro, novela escolhida para a vaga de Olho no Olho. Já Humberto Martins voltou à cena em Quatro por Quatro (1994), do próprio Lombardi, a produção sucessora de A Viagem. (**)

Em 1996, animada com o grande sucesso de Quatro Por Quatro, a Globo resgatou Vira-lata. Entre uma e outra, houve apenas uma novela, Cara e Coroa, de Antônio Calmon. Carlos Lombardi aceitou encurtar as suas férias se Jorge Fernando topasse assumir a direção de Vira-lata.
“Até achei que ele não ia querer, porque tinha acabado de sair de uma novela [A Próxima Vítima], mas ele topou. Acho que ficou a fim porque era um projeto diferente do anterior”, contou Lombardi ao jornal Folha de São Paulo de 31/03/1996 (**).

Cenas apelativas e atrizes insatisfeitas

Houve uma superexposição de corpos e um grande troca-troca de casais em um horário tradicionalmente familiar. Muitos telespectadores sentiram-se chocados com as cenas apelativas, como as da infidelidade de Bráulio Vianna (Murilo Benício) com a empregada diante das próprias filhas, com um certo erotismo vulgar.

Carlos Lombardi precisou mudar os rumos do triângulo amoroso Lenin-Helena-Vianna (Humberto Martins, Andréa Beltrão e Murilo Benício) devido ao afastamento temporário de Andréa Beltrão. Por problemas de saúde, a atriz, que estava grávida de dois meses, teve de ficar longe dos estúdios por pelo menos dez capítulos. Na história, Helena deu um susto em seus pretendentes ao viajar sem deixar pistas, fazendo com que os dois ficassem enlouquecidos à sua procura.

Para complicar, faltava a Andréa Beltrão a empatia necessária junto aos telespectadores. Ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, de André Bernardo e Cíntia Lopes, Lombardi desabafou:
“A Andréa Beltrão foi chata pra caramba! Nunca mais pretendo escrever ou trabalhar com ela na vida. E olha que acho a Andréa uma atriz brilhante. Mas ela não é uma estrela no sentido de empatia popular. É uma brilhante atriz, de mau humor. E põe mau humor nisso… Ela não gostava do que estava fazendo. E parecia também não gostar com quem estava contracenando.”

Só restou a Carlos Lombardi modificar Vira-lata o mais rápido possível para tentar salvá-la do fracasso total.
“A novela só subiu quando peguei uma atriz coadjuvante e falei: esta é mocinha da história”, relembrou o autor citando Renata, personagem de Carolina Dieckmann.

Outro agravante: Glória Menezes, que vivia Stella, uma personagem importante da trama, pediu para sair da novela. O jeito foi substituir a personagem por uma nova, Laura (irmã de Stella), vivida por Susana Vieira.
“Demorei a descobrir que havia errado a escalação. Eu e a Andréa Beltrão não nos entendemos. (…) Errei também na escalação da Glória Menezes, que pediu para sair da novela. Ela estava insatisfeita com a personagem. Quer dizer, as duas atrizes escaladas para viver as mulheres centrais da trama estavam erradas. Com isso, perdi a empatia do público com as protagonistas, o que é fundamental. A partir do capítulo 80, peguei a terceira protagonista da história [vivida por Carolina Dieckmann] e a transformei na primeira.” – Lombardi ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”.

Elenco

Murilo Benício estava escalado para a novela O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, quando foi convidado para Vira-lata e aceitou.
“Estava comprometido com o Luiz Fernando [Carvalho, diretor], mas seria a minha terceira novela na Globo e a terceira rural. Não tenho mais aquela coisa de provar que sou bom ator. Tenho de saber administrar minha carreira”, confidenciou o ator ao jornal O Estado de São Paulo de 12/05/1996. (**)

O escultor Marimba deu consultoria ao autor Carlos Lombardi para a criação das cenas de Fidel (Marcello Novaes), um artista plástico, em seu ateliê. (*)

Curiosidades que envolvem o personagem Frederico e seu intérprete:
– O ator Eduardo Moscovis foi inicialmente escalado para viver Frederico, mas acabou realocado para a próxima trama das seis, Anjo de Mim. Entretanto, o nome do ator apareceu nos créditos da abertura de Vira-lata durante toda a exibição da novela;
– Matheus Carrieri acabou ficando com o personagem. Porém, o ator já havia participado da trama com outros personagens, os gêmeos Cacetada e Cratera. E Frederico nada tinha a ver com os gêmeos.

Primeira novela das atrizes Thalma de Freitas e Talita de Castro (filha do ator Ewerton de Castro).

Cães

O maior desafio da produção foi a atuação do cachorro Zé (da raça sheep dog) e de vários outros cães que participaram da novela. Para Zé, foi escolhido o cão Funk, mistura de duas raças puras, collie e sheep dog. Carlos Lombardi e Jorge Fernando, de acordo com o Jornal do Brasil de 17/02/1996, relutaram em aceitar o eleito por não ser ele propriamente um vira-lata, como pedia o título. A criadora e treinadora In-coelum Perdigão, habituada às gravações com animais, argumentou: “Um SRD (sem raça definida) vem de muitas misturas de temperamento. São imprevisíveis e podem tumultuar um set de gravação.”

Para conferir o aspecto “animal de rua” a Funk, os pelos dele foram aparados de forma irregular. O cão – à época com um ano e dois meses, 40 quilos e 1,5m quando de pé – contava com regalias, como motorista e dublês – seus irmãos, Rap e Rumba.

Ao total, 18 cães participaram da novela, número reduzido para 6 no decorrer dos trabalhos, resultado das dificuldades enfrentadas nas gravações. “Sempre adorei cachorro. Mas atuar com eles é muito desgastante. Repetimos a cena várias vezes e é aquela em que o cão ficou melhor que vai ao ar”, brincou Murilo Benício em depoimento ao jornal O Globo de 28/04/1996. (**)

Bráulio

O lançamento de Vira-lata coincidiu com a campanha do Governo Federal em prol do uso da camisinha – que nada tinha a ver com a novela. A propaganda chamava o órgão sexual masculino de “Bráulio”.

Ao mesmo tempo, em Vira-lata, Bráulio era o nome do personagem de Murilo Benício. O apelido pegou após as reclamações dos Bráulios do Brasil, repercutidas, inclusive, no Fantástico e no Jornal Nacional, o que conferiu um apelo extra ao personagem da novela (**)

Locações

Na trama, o Solar Santa Maria estava localizado em uma praia de Florianópolis. Porém, sua fachada era, na verdade, a de uma antiga fazenda transformada em pousada, situada na Restinga da Marambaia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. (*)

(*) Site Memória Globo.
(**) Pesquisa: Duh Secco.

Trilha sonora nacional

01. A QUEDA – Lobão (tema de Fidel e tema das vinhetas de intervalo)
02. DEVAGAR, DEVAGARINHO – Martinho da Vila (tema de Bráulio)
03. BABY – Paulo Ricardo (tema de Lênin)
04. TANGO PARA TERESA – Ângela Maria e Agnaldo Timóteo (tema de Aurélio)
05. TEMPLO – Renata Arruda (tema de Renata)
06. SÓ QUEM AMOU DEMAIS – Chitãozinho & Xororó
07. CACHORRO VIRA-LATA – Baby do Brasil (tema de abertura)
08. NA ESTRADA – Marisa Monte (tema de Helena)
09. CONTIGO EN LA DISTANCIA – Caetano Veloso (tema de Stela)
10. JARDINS DA BABILÔNIA – Barão Vermelho (tema geral)
11. LINHAS TORTAS – Marina (tema de Walkíria)
12. FICA – Bantus (tema de Ângelo)
13. NA RUA, NA CHUVA, NA FAZENDA (CASINHA DE SAPÉ) – Kid Abelha (tema de Tatu)
14. DETALHES – Erasmo Carlos (tema de Fidel e Pietra)

Produção musical: Iuri Cunha
Direção musical: Mariozinho Rocha

Trilha sonora internacional

01. WONDERWALL – Oasis (tema de Laura)
02. HOW DEEP IS YOUR LOVE – Take That (tema de Renata e Fidel)
03. LUNES MARTES – Ambra (tema de Pietra e Fidel)
04. GONNA BE MY BABY – Double You (tema de Ângelo e Walkíria)
05. BEFORE YOU WALK OUT OF MY LIFE – Monica
06. I LOVE TO LOVE – Randy Bush (tema de Celina)
07. CRYING IN THE RAIN – Culture Beat (tema de Wânia)
08. LA MIA STORIA TRA LE DITA – Gianluca Grignani (tema de Lênin e Maria Helena)
09. MONALISA – Rob N’ Paz (tema de Mussolini)
10. THE LION SLEEPS TONIGHT – Ally & Jo (tema do núcleo infantil)
11. LAND OF DREAMING (Radio US Mix) – Masterboy
12. SALVATION – Cranberries (tema de cenas de ação)
13. I FOUND FAITH – Silent (tema de Tatu)
14. RIDE ON THE RHYTHM – Black Wood (tema de Lênin)

Seleção de repertório: Sérgio Motta

Tema de abertura: CACHORRO VIRA-LATA – Baby do Brasil

Eu gosto muito de cachorro vagabundo
Que anda sozinho no mundo
Sem coleira e sem patrão
Gosto de cachorro de sarjeta
Que quando escuta a corneta
Sai atrás do batalhão

E por falar em cachorro
Sei que existe lá no morro um exemplar
Que muito embora não sambe
O pé dos malandros lambe
Quando eles vão sambar
E quando o samba já está vindo
O vira-lata está latindo a soluçar
Saudoso da batucada
Fica até de madrugada cheirando o pó do lugar

E até mesmo entre os caninos
Diferente os destinos costumam ser
Uns tem jantar e almoço
Outros nem sequer um osso
De lambuja pra roer
E quando passa a carrocinha
A gente logo adivinha a confusão: sujou!
O vira-lata coitado
Que não foi matriculado
Dessa vez virou sabão

Ai êêê ôôô
Cachorro, cachorro, cachorro
Cachorro vagabundo
Cachorro, cachorro
Cachorro vira-lata

Só dança, dança, dança batucada
Fica até de madrugada cheirando o pó do lugar

Ê ô, cachorro vagabundo
Cachorro vira-lata…

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