
Nascido em Bernardino de Campos, interior paulista, em 1º de dezembro de 1951, Walcyr Carrasco morou dos três aos quinze anos em Marília e logo mudou-se para São Paulo, onde reside até hoje. Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Começou sua carreira como jornalista, tendo trabalhado nas revistas Veja e Isto É e nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Diário Popular. Ao mesmo tempo, iniciava a carreira de escritor na revista infantil Recreio.
Aos 28 anos, publicou seu primeiro livro “Quando Meu Irmãozinho Nasceu”. Vieram depois muitos outros títulos infantojuvenis, como “Vida de Droga” e “O Anjo Linguarudo”, adotados como leitura complementar em escolas de todo o país. Entre suas obras voltadas ao público adulto estão “Em Busca de um Sonho”, “Pequenos Delitos” e “Anjo de Quatro Patas”. No teatro, escreveu peças de sucesso, como “Êxtase e Batom”, pela qual recebeu o prêmio Shell de melhor autor.
Na TV, estreou como roteirista na novela Cortina de Vidro, exibida pelo SBT em 1989. Escreveu, em 1991, para a TV Manchete, as minisséries Rosa dos Rumos, Filhos do Sol e O Guarani. Estourou em 1997 com um dos maiores mistérios da novela Xica da Silva: seu nome ficou oculto por vários meses por trás do pseudônimo Adamo Angel, gerando especulações na mídia. Xica da Silva o projetou no mercado de teledramaturgia.
Em 2000, na Globo, escreveu com sucesso O Cravo e a Rosa, repetindo a dobradinha que formou com o diretor Wálter Avancini em Xica da Silva. Firmou-se como autor global repetindo sucessos em todos os horários de novelas da emissora, como Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea (às 18h), Caras e Bocas (às 19h), Amor à Vida e O Outro Lado do Paraíso (às 21h) e Verdades Secretas (às 23h).
Eu gosto das novelas das 18h do Walcyr, perfeitas para o horário. As vezes eu fico pensando que se ele levasse a trama de época para as 21h com temas mais pesados, tipo uma Xica da Silva ia ser uma grande inovação e um grande sucesso.
Walcyr escreve bem pras 6 7 e pras 11 só nas nove que ele não vai bem.gosto também de fascinação e xica da Silva
ALMA GÊMEA – UMA DAS MAIS VISÍVEIS PRODUÇÃO CERTA DO AUTOR E PÚBLICO EM GERAL!
Eu acho que ele escreve muito bem pro horário das 18h. Pras tramas das 21h, embora seja indiscutivelmente, campeãs de audiência, deixam muito a desejar, no que tange à qualidade do texto. “Verdades Secretas”, segue sendo como sua melhor novela, pra mim.
Eta Mundo Bom foi uma novela muito maravilhosa!! Muitas saudades…
chocolate com pimenta, amor à vida, êta mundo bom …