Sinopse

Elisa é casada com um candidato a vereador, Fernando, sujeito bem quisto, boa índole e que começa a ficar obcecado pela política, acabando por esquecer a mulher e o filho bebê, Marcelo. Desgostosa, Elisa arruma um amante, mas sua cunhada, Natália, desconfia e descobre a verdade. Como nunca gostou de Elisa, promete difamá-la diante da família.

Elisa cai em si e resolve terminar o caso. O amante não aceita, há uma discussão e uma briga onde ela o mata acidentalmente. Desesperada Elisa foge e esquece um agasalho no local do crime. Natália, que a seguira, a vê saindo desesperada, entra e pega o agasalho. A cunhada chantageia então Elisa: para não estragar a carreira de Fernando, a expulsa de casa fazendo parecer que ela fugiu com o amante.

Elisa tenta se manter, mas sofre muito e volta à casa pedindo perdão ao marido que atira na sua cara toda a falsa história que Natália lhe contou. Fernando a expulsa sem permitir que Elisa se defenda. Ela resolve então abandonar a cidade.

O tempo passa e Fernando torna-se candidato a outro cargo político. Marcelo é um estudante que acha que a mãe morreu, conforme a história contada pela tia, que nunca lhe revelou a verdade. Elisa tornou-se prostituta para se manter, graças a um amante gigolô, e cada vez mais se afunda na vida mundana, até contrair tifo e ficar irreconhecível.

Com outro amante, o mau-caráter Silvio, Elisa volta à sua cidade onde Fernando é candidato a governador. Ela vê a notícia no jornal e fica nervosa. Sílvio desconfia do nervosismo de sua amante e, ao investigar, descobre toda a verdade. Bêbado, briga com Elisa e revela que conhece seu passado e que já entrou em contato com a assessoria de Fernando para exigir muito dinheiro para não contar a verdade em público. Ela se desespera, pois não quer prejudicar o ex-marido e tampouco que o filho saiba quem ela é. Há uma discussão violenta e Elisa acaba matando Sílvio.

Cansada da vida, do passado, de tudo, Elisa resolve então se entregar à polícia, mas se nega a revelar o motivo do assassinato. Os jornais passam a chamá-la de “a Ré Misteriosa”. Elisa vai para o presídio e seu julgamento é marcado. Um defensor público é designado para o caso. O rapaz, recém formado, não tem argumentos para fazer Elisa confessar porque matou, mas acredita em sua inocência.

No julgamento, sua vida é levantada. Seu defensor revela-se um brilhante advogado e usa os melhores argumentos. Em determinado momento na reta final do julgamento, Elisa presencia seu advogado abraçando Fernando, seu ex-marido, e tem um choque: seu defensor é seu filho Marcelo. Elisa sabe que será condenada, mas sabe que não pode deixar com que Marcelo perca seu primeiro caso. Desesperada e desnorteada, revela a verdade a todos. O choque é geral. Fernando agora sabe porque ela fugiu, Marcelo descobre quem é sua mãe, e Natália é desmascarada. Marcelo se atira aos seus pés pedindo perdão pelo que a tia fizera. Ele quer lhe dar todo o apoio. Mas Elisa, cardíaca, passa mal e morre no exato momento em que é dado o veredito: inocente.

Tupi – 21h30
de 2 maio a 28 de julho de 1966

novela de Geraldo Vietri
baseada na peça Madame X de Alexandre Bisson
direção de Geraldo Vietri

Novela anterior no horário:
A Inimiga

Novela posterior
Ciúmes

NATHÁLIA TIMBERG – Elisa
LIMA DUARTE – Fernando
HÉLIO SOUTO – Marcelo
MARISA SANCHES – Roberta
JUCA DE OLIVEIRA – Silvio
MARIA LUIZA CASTELLI – Flora
ELIAS GLEIZER
MARIA CÉLIA CAMARGO – Natália
GIAN CARLO – Vítor
MARCOS PLONKA – Jonas
MARLENE FRANÇA – Sandra
SEBASTIÃO CAMPOS
ANNAMARIA DIAS – Lina
ÊNIO GONÇALVES – Batista
TERESA CAMPOS – Helena
NORAH FONTES – Deolinda
LUIZ HUMBERTO ASPESI
FRANCISCO TOLEDO
LAERTE APARECIDO
JOÃO FRANCISCO – Marcelo (criança)
RENÊ DANTAS – Marcelo (criança)
Novela baseada na peça Madame X, do francês Alexandre Bisson, do início do século XX, que rendeu algumas versões para o cinema. Na época da apresentação da novela, fazia sucesso nas telas a versão com Lana Turner, John Forsythe e Ricardo Montalban como os protagonistas.

O clima era do mais perfeito dramalhão, em cenas em que Nathália Timberg chorava excessivamente, lembrando sua atuação em O Direito de Nascer.

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