Sinopse

A caprichosa Débora é noiva de Guto, mas apaixonada por Leandro, recém-casado com sua prima Mirtô. Até que reencontra Rodrigo, irmão de Mirtô que não via há muitos anos. Inicialmente, Débora e Rodrigo nutrem uma antipatia gratuita um pelo outro. Antipatia essa que esconde um sentimento maior: acabam apaixonados e têm um tumultuado romance, devido ao difícil gênio dos dois.

A irmã de Débora, a romântica Suzy, se envolve liricamente com o jovem Paulo. Os dois se apaixonam à primeira vista, mas o romance é conturbado por um equívoco: Paulo acredita estar doente e ter pouco tempo de vida. Ele não sabe, mas os resultados de seus exames foram trocados. Para que Suzy não sofra, Paulo sufoca esse amor e se afasta dela, causando sofrimento para ambos.

Débora e Suzy são filhas de César Brandão, dono de uma usina de açúcar com o sócio Alaor. Passando a perna no sócio, César dá um golpe simulando a própria morte, o que deixa sua família na miséria. Acreditando-se viúva, a esposa Maria Luiza se envolve com o médico Wagner e conhece o verdadeiro amor. Porém, César retorna, causando uma reviravolta na vida de todos, e acaba assassinado.

Também ganha força na trama a luta da amargurada Marina, mãe de Paulo, que odeia César Brandão, culpando-o pelo suicídio de seu marido. Ela é também mãe de Rafael, adolescente com deficiência mental que se afeiçoa ao Mestre Antônio, um simplório pescador cearense, protegido de Rodrigo, que vem ao Rio na esperança de encontrar a filha, levada embora pela mãe quando era menina.

Ainda a história de Dona Sinhá, uma simpática e solitária velhinha que fornece coelhos para o restaurante Casablanca, cujo prato é o carro chefe da casa. Ela tem seus passos vigiados de perto por Alaor que, ao estranhar o comportamento da idosa, acaba descobrindo que ela, literalmente, vende “gato por lebre”. Em vez de coelhos, Dona Sinhá cria gatos em sua casa, recolhidos da rua.

Globo – 19h
de 29 de novembro de 1982
a 4 de junho de 1983
159 capítulos

novela de Ivani Ribeiro
direção de Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra
direção geral de Paulo Ubiratan

Novela anterior no horário
Elas por Elas

Novela posterior
Guerra dos Sexos

JOSÉ WILKER – Rodrigo
NATÁLIA DO VALLE – Débora
LÍLIAN LEMMERTZ – Maria Luiza
WALMOR CHAGAS – Wagner
LÍDIA BRONDI – Suzy
BUZA FERRAZ – Paulo
MILTON MORAES – Alaor
ELZA GOMES – Dona Sinhá
STÊNIO GARCIA – Mestre Antônio
IRVING SÃO PAULO – Rafael
MIRIAN PIRES – Marina
ROBERTO MAYA – César Brandão
ADRIANO REYS – Leandro
PRISCILA CAMARGO – Mirtô
CÉLIA BIAR – Jandira
NEY SANT´ANNA – Ivan
CISSA GUIMARÃES – Lucinha
ARACY CARDOSO – Augusta
CININHA DE PAULA – Kátia
WOLF MAYA – Delegado Alberto Paixão
LÚCIA ALVES – Yolanda
ANGELINA MUNIZ – Gláucia
EDUARDO LAGO – Guto
TETÊ PRITZL – Ana Maria
ÊNIO SANTOS – Messias
OSWALDO LOUZADA – Olegário
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – França
FRANCISCO MILANI – Vasco
PATRÍCIA BUENO – Lurdes
ALEXANDRE MARQUES – Serginho
SUZANA QUEIRÓZ – Gaby
THAÍS DE CAMPOS – Lenita
AUGUSTO OLÍMPIO – Soneca
as meninas
ANA MAGDALENA BORGES – Patty
GABRIELA BICALHO – Simone
e
ADO CERQUEIRA – funcionário no ringue de patinação
AGILDO RIBEIRO como ele mesmo (paciente de Wagner abordado por Dona Sinhá)
ARMANDO BÓGUS
CILIO BLANC – motorista de Jandira
CLÁUDIA MAGNO – falsa Bartira (fez-se passar pela filha desaparecida de Mestre Antônio)
FELIPE CARONE
IVAN CORRÊA – funcionário na empresa de César
LEINA KRESPI
LEONARDO JOSÉ – Inácio (funcionário da empresa de César)
LITO ABELEIRA
LYS BELTRÃO – secretária de César
MANOEL ELIZIÁRIO
MANOEL TEODORO
MARISA ALFAYA – funcionária na empresa de César
OLINDA ALVES
OTÁVIO AUGUSTO – Basílio
PAULO FIGUEIREDO – Chico Paiva (amigo de Débora que ela não via há anos, causa ciúmes em Rodrigo)
PAULO PINHEIRO – Álvaro Sampaio (advogado)
RENY DE OLIVEIRA – Bartira (a verdadeira, filha desaparecida de Mestre Antônio)
TONY FERREIRA – Gastão Nicolini (detetive contratado por Rodrigo para encontrar a filha de Mestre Antônio)

– núcleo de DÉBORA (Natália do Valle), moça rebelde, caprichosa e mimada. Não aceita o casamento de um ex-namorado com sua prima e tenta afastá-los. Até que revê o irmão dela, que não via há anos, e uma implicância gratuita, com o tempo, acaba se tornando amor:
o pai CÉSAR BRANDÃO (Roberto Maya), usineiro de açúcar de Pernambuco que vive no Rio de Janeiro. Ama as filhas, mas vive um casamento em crise com a mulher. Na iminência da falência nos negócios, dá um grande golpe: simula a própria morte e desaparece, deixando a família na miséria. Na metade da trama, retorna, para a surpresa de todos. E acaba misteriosamente assassinado
a mãe MARIA LUIZA (Lílian Lemmertz), vê o seu casamento se deteriorar sem poder fazer nada. Após a suposta morte do marido, redescobre o amor nos braços de outro homem
a irmã SUZY (Lídia Brondi), jovem doce e extremamente romântica. Vai viver um romance difícil
o avô OLEGÁRIO (Oswaldo Louzada), pai de Maria Luiza, não suporta a maneira como o genro trata a filha, por isso não gosta dele. De vida ativa e saudável, é adepto do cooper e de livros policiais.

– núcleo de RODRIGO (José Wilker), primo de Débora. De natureza rebelde, meio cínico e autoritário. Vive em Fortaleza, onde tem barcos de pesca de lagosta. Vai ao Rio para o casamento da irmã e reencontra a prima Débora, que não via há anos. De uma implicância, nasce um amor conturbado, devido ao gênio intempestivo dos dois:
o funcionário e amigo MESTRE ANTÔNIO (Stênio Garcia), pescador cearense, um homem simplório, íntegro e honesto. Vem para o Rio procurar a filha, Bartira, desaparecida desde criança. Mas se depara com uma série de pistas falsas
a ex-namorada YOLANDA (Lúcia Alves), aparece ao longo da trama, na tentativa de reconquistá-lo. Mulher temperamental, manhosa, pegajosa e insistente, não aceita não como resposta. Vai bater de frente com Débora
o detetive GASTÃO NICOLINI (Tony Ferreira), contratado por Rodrigo para encontrar a filha desaparecida de Mestre Antônio.

– núcleo de MIRTÔ (Priscila Camargo), irmã de Rodrigo, prima de Débora. Romântica, insegura e dependente, acredita em astrologia. Sofre nas mãos de Débora, que fará de tudo para prejudicar o seu casamento por não suportar a ideia de ter sido preterida:
o marido LEANDRO (Adriano Reys), ex-namorado de Débora, que foi trocada pela prima. Advogado viúvo, ama a mulher. O casal ainda terá que enfrentar a oposição da filha adolescente
a enteada PATTY (Ana Magdalena Borges), filha de Leandro de seu primeiro casamento. Não suporta a ideia de ver o pai casado com Mirtô. Preferia Débora, a quem adora, por isso a ajuda em suas armações
a governanta LOURDES (Patrícia Bueno), foi babá de Patty, tenta contemporizar os desentendimentos em casa.

– núcleo de PAULO (Buza Ferraz), rapaz romântico e sonhador. Veterinário, trabalha no Jardim Zoológico. Apaixona-se por Suzy assim que a conhece, mas esse amor vai enfrentar uma barreira cruel. Por causa de um resultado de exame trocado, ele acha que tem uma doença grave e que está com pouco tempo de vida. Esconde isso de todos, inclusive da família e de Suzy, pondo um fim à relação dos dois. Para o desespero da amada, que não entende o que está acontecendo:
a mãe MARINA (Mírian Pires), uma viúva amargurada e dura com a vida. Tinha ódio de César Brandão, seu ex-patrão. Dá morada a Mestre Antônio quando ele chega ao Rio
o irmão RAFAEL (Irving São Paulo), adolescente com problemas psíquicos, tem idade intelectual de uma criança pequena. Idolatra o irmão e é superprotegido pela mãe. Seu maior sonho é ter um cachorro. Torna-se grande amigo de Mestre Antônio
o tio WAGNER (Walmor Chagas), cunhado de Marina. Médico cardiologista, homem justo, humanista e de bom caráter. Envolve-se com Maria Luiza no período em que ela acha que o marido morreu.

– núcleo de ALAOR (Milton Moraes), sócio de César na usina de açúcar, foi passado para trás por ele. Homem bom e paciente, com espírito inventivo e livre. Submisso à mulher, sofre calado as humilhações dela, uma megera:
a mulher JANDIRA (Célia Biar), autoritária, fofoqueira e desagradável. Vive humilhando o marido. Superprotege o filho e implica com a nora
os filhos: IVAN (Ney Sant´Anna), adepto de alimentação saudável, tem uma loja de produtos naturais,
e GABY (Suzana Queiróz), alegre e brincalhona, adora o pai e não se conforma com os exageros da mãe
a amiga DONA SINHÁ (Elza Gomes), a princípio parece uma velhinha simpática e inofensiva, mas é trambiqueira e muito esperta. Fornece carne de coelho para um restaurante que faz sucesso com pratos com o animal. Alaor estranha o comportamento dela e a persegue até descobrir seu grande segredo: ela caça gatos pelas ruas, que leva para sua casa e os vende para o restaurante como se fossem coelhos. Solitária, Dona Sinhá fala muito de uma irmã de quem toma conta, Francisquinha. Alaor também descobre que Dona Francisquinha é imaginária.

– núcleo de LUCINHA (Cissa Guimarães), mulher de Ivan, não suporta a sogra Jandira. Não compartilha da vida naturalista do marido. Fumante inveterada, vive em atrito com Ivan, que a censura o tempo todo por seu vício:
a mãe AUGUSTA (Aracy Cardoso), dona do restaurante Casablanca, que faz sucesso com pratos com coelho. Dona Sinhá fornece o animal para o restaurante
a prima KÁTIA (Cininha de Paula), afilhada de Augusta, que a protege. Se acha feia e pouco atraente. Sofre pressão da madrinha para casar-se. Ao longo da trama, vai se envolver com Alaor, para o desespero de Jandira, que fará de tudo para humilhá-la
o pretendente de Kátia, VASCO (Francisco Milani), um mau-caráter que engana ela e Augusta.

– núcleo de GLÁUCIA (Angelina Muniz), moça bonita e charmosa, trabalha na Marinha. No início, é apaixonada por Paulo, mas conformada com o fato de serem apenas amigos:
o pai MESSIAS (Ênio Santos), trabalha no jardim zoológico com Paulo
a irmã invejosa ANA MARIA (Tetê Pritzl), também apaixonada por Paulo, porém, diferente da irmã, vive atrás dele. Implica com Rafael, que a detesta. Trabalha no restaurante Casablanca.

– núcleo jovem, amigos de Gaby, que se encontram regularmente em um ringue de patinação no gelo:
GUTO (Eduardo Lago), rapaz atlético e bonito, praticante de motonáutica. Namorado de Débora no início, que apenas o usa para fazer ciúmes, primeiro para Leandro, depois para Rodrigo. Completamente apaixonado por ela, vai demorar para se esquecê-la quando ela o dispensar. Acaba apaixonado por Gláucia
SERGINHO (Alexandre Marques), primo de Guto, com quem divide um apartamento. É o principal sócio do rinque de patinação
LENITA (Thaís Campos), com quem Paulo chega a se envolver.

– demais personagens:
DELEGADO PAIXÃO (Wolf Maya), investiga o assassinato de César Brandão. Yolanda ficará apaixonada por ele quando o conhecer e os dois viverão um tórrido romance
FRANÇA (José Augusto Branco), diretor financeiro da usina de açúcar de César e cúmplice em seu golpe. Ao final, descobre-se que ele é o assassino de César
SONECA (Augusto Olímpio), caseiro na casa dos Brandão em Petrópolis.

Primeira novela de Ivani Ribeiro na Globo. A autora, já consagrada, vinha de grandes sucessos em outras emissoras.

Final Feliz foi a única novela inédita de Ivani na Globo. Seus outros trabalhos na emissora foram remakes ou baseados em antigas novelas suas:
Amor com Amor se Paga (1984), baseada em Camomila e Bem-Me-Quer (Tupi, 1972-1973);
A Gata Comeu (1985), remake de A Barba Azul (Tupi, 1974-1975);
Hipertensão (1986-1987), baseada em Nossa Filha Gabriela (Tupi, 1971-1972);
O Sexo dos Anjos (1989-1990), baseada em O Terceiro Pecado (Excelsior, 1968);
– o remake de Mulheres de Areia (1993), a partir da novela da Tupi, de 1973-1974, com a adição de tramas de O Espantalho, de 1977;
– e o remake e A Viagem (1994), a partir da novela da Tupi, de 1975-1976.

Sem procurar impressionar, e trilhando seus personagens como sempre fez em outras emissoras, Ivani Ribeiro mais uma vez demonstrou o seu talento e eficiência em criar tramas sedutoras.

Depoimento de Gilberto Braga sobre Ivani Ribeiro para o livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” (do Projeto Memória Globo), no qual ele cita uma cena da novela Final Feliz:
“Ivani Ribeiro era fantástica! (…) Eu me lembro (…) que um determinado capítulo terminava com um gancho absolutamente ridículo. Era inacreditável que alguém se interessasse por aquilo. A Natália do Valle falava: ‘Conto o que você quer saber se você prometer me levar para passear de jangada’. O suspense para o capítulo seguinte era: será que ele [José Wilker] a levará para passear de jangada? No dia seguinte, liguei a televisão porque queria saber se ele ia levá-la para passear de jangada. Quando a coisa é verdadeira, o telespectador vai atrás. Ivani levava aquilo a sério e ficava bacana.”

Vale registrar a excelente abertura, realizada pela equipe de Hans Donner. Em uma platéia de cinema, personagens de filmes famosos assistem a uma edição de beijos dos mesmos filmes, ao som da música “Flagra”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Último trabalho da atriz Elza Gomes (falecida quase um ano após o término da novela, em 17/05/1984), em uma inesquecível caracterização: a trambiqueira e cativante Dona Sinhá, que vendia gato por lebre – literalmente – a um restaurante.

Destaque também para a relação de amizade entre Mestre Antônio (Stênio Garcia), um simplório pescador, e Rafael (Irving São Paulo), adolescente com deficiência mental.
E para o divertido casal Alaor e Jandira, com Milton Moraes e Célia Biar em ótimos momentos.

Para compor o personagem Rafael, um rapaz com QI abaixo do normal, a autora recorreu à consultoria do psiquiatra e professor Stanislau Krynski, especialista em neuropsiquiatria infantil e então membro da direção da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). (“Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções”, Carolline Rodrigues)

Além do Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará também serviram de ambientações para a trama. A novela destacou as belezas naturais do litoral cearense, como as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada. E retratou características do Nordeste, por meio da usina de açúcar de Alaor (Milton Moraes) e César (Roberto Maya), em Recife, e da pesca da lagosta praticada por Mestre Antônio (Stênio Garcia), em Fortaleza. (Site Memória Globo)

Por sua interpretação como Mestre Antônio, Stênio Garcia ganhou o prêmio Destaque do Ano e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A empatia do personagem e a boa repercussão da novela fizeram com que o ator fosse contratado pelo governo cearense para promover o turismo naquele estado durante um ano.

Na trama da novela, a personagem Lucinha (Cissa Guimarães) era uma fumante inveterada que não compartilhava a vida naturalista do marido, Ivan (Ney Sant´Anna). Por meio dessa personagem, Ivani Ribeiro promoveu uma campanha antitabagismo contrariando o merchandising de fabricantes de cigarro, até então habitual nas novelas da emissora.
Os nomes Lucinha e Ivan eram uma alusão ao então casal Lucinha e Ivan Lins, ela, cantora e atriz, e ele, cantor e compositor.

Primeira novela dos atores Irving São Paulo, Eduardo Lago, Cininha de Paula e Cláudia Magno (em uma participação).

Final Feliz foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 03/09/1984 a 08/02/1985.

Trilha Sonora Nacional
finalt1
01. COISA ACESA – Moraes Moreira (tema de Dona Sinhá)
02. O QUE É QUE HÁ – Fábio Jr. (tema de Suzy e Paulo)
03. SINAL DE AMOR – Gilliard
04. VERBOS DO AMOR – Gal Costa
05. DOWN EM MIM – Barão Vermelho
06. MENINO DEUS – A Cor do Som (tema de Rafael)
07. FLAGRA – Rita Lee (tema de abertura)
08. EXEMPLO – Ângela Maria e Cauby Peixoto
09. EMBARCAÇÃO – Francis Hime (tema de Mestre Antônio)
10. QUEBRA GELO – Renato Terra (tema do núcleo jovem)
11. SIMPLES CARINHO – Ângela Ro Ro (tema de Débora)
12. PENSAMENTO – Fagner (tema de Rodrigo)
13. LENÇÓIS DE LINHO Billy Blanco (tema de Maria Luiza)
14. PRAZER E VIVER – Paulinho Boca de Cantor
15. SUBLIME AMOR – Paulo Soarez

Trilha Sonora Internacional
finalt2
01. TRY MY SIDE – Chi Lites
02. GOT TO BE THERE – Chaka Khan (tema de Suzy e Paulo)
03. EVERYBODY – Madonna
04. IT STARTED WITH A KISS – Hot Chocolate (tema de Ivan e Lucinha)
05. NEVER GONNA LET YOU GO – Sérgio Mendes (tema de Débora e Leandro)
06. SADDLE UP – David Christie
07. LET’S GET STARTED – Voyage
08. MANEATER – Daryl Hall & John Oates (tema de Débora)
09. I’M NEVER GONNA SAY GOODBYE – Billy Preston (tema de Débora e Rodrigo)
10. DON’T GO – Yazoo
11. BLUER THAN BLUE – Ruby Wilson (tema de Mirtô e Leandro)
12. THE LION SLEEPES TONIGHT – Smoothsayer (tema de Dona Sinhá)
13. ON MY OWN – Walter Montezuma (tema de Maria Luiza e Wagner)
14. KNOCK ME OUT – Gary Gang

Sonoplastia: Jenny Tausz
Seleção de Repertório: Arnaldo Schneider e Alexandre Agra
Direção Musical: Guto Graça Mello

Tema de Abertura: FLAGRA – Rita Lee

No escurinho do cinema
Chupando drops de anis
Longe de qualquer problema
Perto de um final feliz

Se a Débora Kerr que o Gregory Peck
Não vou bancar o santinho
Minha garota é Mae West
Eu sou o Sheik Valentino

Mas de repente o filme pifou
E a turma toda logo vaiou
Acenderam as luzes – cruzes!
Que flagra, que flagra, que flagra!…

Veja também

  • amorcomamorsepaga_logo

Amor com Amor se Paga

  • gatacomeu

A Gata Comeu

  • hipertensao_logo

Hipertensão

  • sexodosanjos2

O Sexo dos Anjos