Sinopse

Iaiá era filha de Luís Garcia, viúvo e funcionário público, que nela concentrava todos os seus afetos, a fonte de toda a alegria do pai, em cuja casa reina a solidão.

Luís Garcia tem uma amiga, também viúva, Valéria Gomes, mãe de Jorge. Jorge está apaixonado pela filha de um ex-empregado de seu falecido pai, Estela, que vive na mesma casa. Para afastá-lo de Estela, por não a julgar digna de sua posição social, a mãe força-o a alistar-se como voluntário para lutar na guerra contra o Paraguai. Mas Jorge não esquece a sua amada e tem verdadeiro choque ao saber que ela se casara com Luís Garcia, que a isso foi levado, entre outras razões, pelas boas relações entre Estela e sua filha Iaiá.

A partir daí, a história evolui ao longo do tempo, com o regresso de Jorge, sua mãe já morta, a influência do novo amigo que fizera no Paraguai, encontros e desencontros, até a morte de Luís Garcia. E Jorge acaba por se casar com Iaiá.

Cultura – 19h30
de 2 a 27 de agosto de 1982

de Rubens Ewald Filho
baseada no romance homônimo de Machado de Assis

Tele Romance anterior no horário
Paiol Velho

Tele Romance posterior
Música ao Longe

SILVANA TEIXEIRA – Iaiá Garcia
DENIS DERKIAN – Jorge
ELAINE CRISTINA – Estela
FÚLVIO STEFANINI – Luís Garcia
ARLETE MONTENEGRO – Valéria
ALCEU NUNES
AMILTON MONTEIRO
PATRÍCIA GODOY
GERALDO ROSA
Para aumentar o interesse do público pela série Tele Romance, a TV Cultura lançava o Concurso Literário Iaiá Garcia, incentivando os estudantes a fazerem comparações entre a obra escrita e a adaptada para televisão.

O adaptador, Rúbens Ewald Filho, já havia trabalhado em outros dois livros para a série Tele Romance: O Pátio das Donzelas e Casa de Pensão.

Helena, outro famoso romance de Machado de Assis, também foi adaptado para a televisão, como novela, em duas versões: a de Gilberto Braga, para a Globo, em 1975, e a de Mário Prata, para a Manchete, em 1987.

Veja também

  • picnicclassec_logo

Nem Rebeldes, Nem Fiéis

  • picnicclassec_logo

Casa de Pensão

  • coroneleolobisomem_logo

O Coronel e o Lobisomem

  • troncodoipe_foto

O Tronco do Ipê