Sinopse

Silas deixa Jordana depois de dezoito anos de vida em comum para se casar com Carla, uma moça vinte anos mais jovem – apesar de a mulher tê-lo ajudado a prosperar na vida. Enquanto ele só conhece a infelicidade, Jordana ascende com a herança deixada por Dona Mena, uma velhinha solitária abandonada pela família, e conhece o amor e o respeito de Seu Vieira, o padeiro português amigo de todas as horas.

Para conseguir a quantia de um milhão de dólares, escondida dentro de um dos quatro cupidos de bronze deixados por Dona Mena, Jordana terá de vencer vários obstáculos, pois os cupidos desaparecem e passam pelas mãos de várias pessoas sem que elas saibam de seu conteúdo. Entre os interessados está a dupla ardilosa Carlito Madureira, que envolve Jordana num jogo de sedução, e Loreta Pires de Camargo, uma socialite falida. Os dois são sobrinhos de Dona Mena, que nunca se interessaram pela velhinha, e são capazes de tudo para conseguir a estátua que contem o dinheiro.

A corrida pelos cupidos se entrelaça com outras histórias. Clarita Catita, jovem dividida entre o amor seguro de Etevaldo, um velho rico e moribundo, e de Badaró, um fora-da-lei boa praça. As armações da dissimulada Mariucha, doméstica que se infiltra no lar de Oswaldo e Rosana para separar o casal. O atribulado romance de Jero, filho adotivo de Vieira, e Lívia, filha de Jordana e Silas, abalado pelas perseguições de Flávia, a “Jacaroa do Pantanal”, apaixonada por Jero. O casamento por interesse de Carla com Silas, que não faz a jovem enxergar o sincero amor de Adriano, rapaz de bom caráter.

Globo – 19h
de 26 de outubro de 1981
a 8 de maio de 1982
167 capítulos

novela de Sílvio de Abreu
argumento de Janete Clair
direção de Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes
direção geral de Roberto Talma

Novela anterior no horário
O Amor é Nosso!

Novela posterior
Elas por Elas

GLÓRIA MENEZES – Jordana
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Vieira (Manoel Vieira de Souza)
RAUL CORTEZ – Carlito Madureira
ROSAMARIA MURTINHO – Loreta Pires de Camargo
PAULO GOULART – Silas
MAITÊ PROENÇA – Carla
CARLOS AUGUSTO STRAZZER – Adriano
MÁRIO GOMES – Jero (Jerônimo Vieira de Souza)
DÉBORA BLOCH – Lívia
ANGELINA MUNIZ – Flávia
CARLOS VEREZA – Badaró (Lafaiete Madureira)
LÚCIA ALVES – Clarita Catita
CLÁUDIO CORRÊA E CASTRO – Etevaldo de Alencastro
GRACINDO JÚNIOR – Oswaldo
MARIA ZILDA – Rosana
ELIZÂNGELA – Mariucha
ARY FONTOURA – Celinho
SUELY FRANCO – Cacilda
RENATA FRONZI – Aurélia Creonte
NORMA GERALDY – Dona Mena (Filomena Madureira)
MAURO MENDONÇA – Álvaro Pires de Camargo
ÍRIS BRUZZI – Guida Rivera
KATE LYRA – Dóris Gumm
SÔNIA MAMEDE – Odete
DARY REIS – Navarro
CISSA GUIMARÃES – Eliana
NEY SANT´ANNA – Zeca
ERNESTO PICCOLO – Duda (Eduardo Pires de Camargo)
CÁSSIA FOUREAUX – Ingrid
RICARDO PETRÁGLIA – Arnaldão Romão
LEINA KRESPI – Ilse
ROBERTO AZEVEDO – Zelito
COSME DOS SANTOS – Jovino
CHICA XAVIER – Joana
BIA SEIDL – Vívian
DESIRÉE VIGNOLLI – Leninha
TICIANA STUDART – Lu
os meninos
EGON JÚNIOR – Valdinho
OBERDAN JÚNIOR – Marcelinho
e
ADELAIDE CONCEIÇÃO
AGUINALDO ROCHA – Almeida (amigo de Vieira)
ANTÔNIO CARLOS PIRES
APOLO CORRÊA
ARLETE SALLES – Isaura (amiga de Vieira)
ARTHUR COSTA FILHO – Ulisses
CLÁUDIA GIMENEZ
CLÁUDIO GAYA – bailarino do Single’s Bar
CLÁUDIO TOVAR – coreógrafo do Single’s Bar
CHRIS COUTO
DÉBORA DUARTE – Beatriz Madureira (ex-mulher de Carlito, mãe de Ingrid)
FÁBIO MÁSSIMO – Clóvis
GILDA SARMENTO
ILVA NIÑO – mãe de Mariúcha
JOSÉ MARIA MONTEIRO – Dr. Eduardo (juiz que atua no processo que Loreta e Carlito movem contra Jordana)
JOSÉ MICHEL – motorista de Etevaldo
LADY FRANCISCO
MANOEL ELIZIÁRIO – maitrê do Single’s Bar
MANOEL TEODORO
MARIA LÚCIA DAHL – Maluce (professora de moda no pensionato de Jordana)
MÔNICA SCHMIDT
ROSITA TOMAZ LOPES – Helena (mãe de Jero)
SOLANGE PEREIRA – empregada do Etevaldo
VERA BRITO – secretária do Silas
WOLF MAYA – Orlando Borelli

– núcleo de JORDANA (Glória Menezes), abandonada pelo marido, trocada por uma garota vinte anos mais jovem, apesar de tê-lo ajudado a prosperar na vida. Ao ser dama de companhia de uma solitária velhinha, recebe de herança dela, após a sua morte, um casarão, que transforma em pensionato-escola para moças. Também quatros estátuas de cupidos de bronze, sem desconfiar que num deles está escondido uma fortuna em dólares:
a filha LÍVIA (Débora Bloch), garota temperamental que, a princípio, tem vergonha do jeito despachado da mãe
o ex-marido SILAS (Paulo Goulart), que prosperou na vida com a ajuda da mulher mas não hesitou em trocá-la por uma moça bem mais jovem
a velhinha DONA MENA (Norma Geraldy), mulher solitária esquecida pela família, que Jordana ajuda em seus últimos dias. Ao morrer, deixa para ela tudo o que tinha: um casarão antigo e quatro cupidos de bronze. Ao descobrir que os cupidos escondem dólares, a família aparece para reclamar a herança
a empregada e amiga ODETE (Sônia Mamede).

– núcleo de VIEIRA (Gianfrancesco Guarnieri), padeiro português amigo de Jordana, apaixonado por ela, seu companheiro para as horas difíceis:
o filho adotivo JERÔNIMO, o JERO (Mário Gomes), mulherengo, apaixona-se por Lívia com quem vive um conturbado namoro
o funcionário da padaria JOVINO (Cosme dos Santos), amigo de Jero.

– núcleo de CARLA (Maitê Proença), moça interesseira e carreirista, amiga de colégio de Lívia, seduz Silas provocando o fim do casamento dele com Jordana:
os pais CELINHO (Ary Fontoura) e CACILDA (Suely Franco), gente boa, simples, vivem em função da filha sem desconfiar de seu real caráter
o antigo namorado ADRIANO (Carlos Augusto Strazzer), advogado, jovem de bom caráter ainda apaixonado por ela.

– núcleo de CARLITO MADUREIRA (Raul Cortez), sobrinho de Dona Mena, morava no exterior. Homem ardiloso e sedutor, volta para o Brasil ao saber da herança da tia. Envolve Jordana num jogo de sedução para se apoderar dos bens dela:
a ex-mulher BEATRIZ (Débora Duarte), mulher problemática, nunca superou a perda do marido, que a fez sofrer muito. Morre no decorrer da trama
a filha INGRID (Cássia Foureaux), garota de posições firmes, vive a questionar o pai
o primo ARNALDÃO ROMÃO (Ricardo Petráglia), um bandido perseguido pela polícia. Também está interessado na fortuna de Dona Mena.

– núcleo de LORETA PIRES DE CAMARGO (Rosamaria Murtinho), socialite afetada e falida. Prima de Carlito, sobrinha de Dona Mena, sempre ignorou a tia. Ao descobrir da existência da fortuna da velha, une-se a Carlito para juntos se apoderarem dos cupidos com dólares:
o marido ÁLVARO (Mauro Mendonça), homem de família quatrocentona que teve muito dinheiro no passado, mas está falido. O casal acaba se separando
o filho problemático DUDA (Ernesto Piccolo), rapaz extremamente tímido, dominado pela mãe, fica muito amigo da prima Ingrid, que o ajuda a superar suas fraquezas
a empregada JOANA (Chica Xavier), mãe de Jovino.

– núcleo de BADARÓ, codinome de LAFAIETE MADUREIRA (Carlos Vereza), outro sobrinho de Dona Mena, um fora-da-lei boa-praça que se mete em muitas confusões:
a namorada CLARITA CATITA (Lúcia Alves), telefonista romântica cujo maior sonho é casar-se de véu e grinalda. Fica balançada com a proposta de casar-se com um ricaço moribundo, mas para isso teria que abandonar o namorado
o velho moribundo ETEVALDO DE ALENCASTRO (Cláudio Corrêa e Castro), apaixonado por Clarita, lhe oferece a segurança de um casamento estável. Ao longo da trama, descobre-se que ele tem uma saúde de ferro
o secretário e amigo de Etevaldo, ZELITO (Roberto Azevedo).

– núcleo de ROSANA (Maria Zilda), cunhada e melhor amiga de Jordana. Engravida durante a trama:
o marido OSWALDO (Gracindo Jr.), irmão de Silas, sócio em seus negócios
a empregada MARIUCHA (Elizângela), moça sonsa e dissimulada que tenta seduzir o patrão, provocando a ira de Rosana
o filho pequeno VALDINHO (Egon Júnior).

– núcleo de FLÁVIA (Angelina Muniz), conhecida como a JACAROA DO PANTANAL, apelido dado por Lívia quando as duas disputam o amor de Jero. Vem do Mato-Grosso para morar e estudar no pensionato-escola de Jordana:
o pai NAVARRO (Dary Reis), um rico fazendeiro mato-grossense, apaixona-se por Odete, com quem se casa
a irmã tímida ELIANA (Cissa Guimarães), o oposto dela
o namorado do Mato-Grosso ZECA (Ney Sant´Anna), dispensado por ela, vem para São Paulo para reconquistá-la. É o alvo do amor platônico de Eliana.

– núcleo de AURÉLIA CREONTE (Renata Fronzi), alugava um apartamento num cortiço para Dona Mena. Italiana ardilosa, que corre atrás dos cupidos com dólares:
a parceira DONA ILSE (Leina Krespi), mulher insegura e medrosa, formando uma engraçada dupla com ela.

– núcleo de DÓRIS GUMM (Kate Lyra), professora de inglês no pensionato-escola de Jordana. Objeto de desejo de Duda, completamente apaixonado por ela. Mas Dóris é apaixonada por Badaró:
a amiga GUIDA RIVERA (Íris Bruzzi), com quem divide o apartamento. Foi uma vedete de sucesso no passado, ex-namorada de Álvaro que, por pressão familiar e social, desistiu de casar-se com ela. Agora falido, os dois voltam a ficar juntos.

Após ter substituído eficientemente Cassiano Gabus Mendes em Plumas e Paetês, Silvio de Abreu ganhava o aval para seguir adiante em um novo trabalho usando de um estilo inédito para novelas das sete horas na época: a comédia pastelão. Para isso, contou com o apoio da direção de Roberto Talma e dos jovens Guel Arraes e Jorge Fernando.

Entretanto, a comédia foi aparecendo aos poucos em Jogo da Vida. A novela começou timidamente como mais um dramalhão: Silvio partiu de um argumento de Janete Clair. O humor foi sendo inserido gradativamente na trama, até que o folhetim terminasse como uma comédia rasgada. O sucesso permitiu ao autor vôos maiores em seu trabalho seguinte, Guerra dos Sexos (1983), onde o pastelão já era explícito.

Jogo da Vida foi uma deliciosa comédia, com personagens marcantes em tramas bem delineadas. A partir de determinado momento na história, todo o elenco passou a perseguir um cupido de bronze que continha dólares em seu interior, o que dava margem para situações hilárias. Essa trama é inspirada o romance satírico russo As Doze Cadeiras, de Ilya Ilf e Evgueny Petrov, que teve algumas versões para o cinema, inclusive no Brasil, pela Atlântida, em 1957, com Oscarito, Renata Fronzi, Zé Trindade, Zezé Macedo e outros.
Na sinopse original de Jogo da Vida, o dinheiro estaria escondido em uma de quatro marquesas (cadeiras estofadas antigas). O primeiro título pensado para a novela era As Quatro Marquesas. Só depois trocou-se as marquesas por cupidos de bronze e a novela ganhou novo nome.

Sobre o título da novela, Silvio de Abreu narra no livro “Teletema, a História da Música Popular através da Teledramaturgia Brasileira”, de Guilherme Bryan e Vincent Villari:
“A novela se chamava As Quatro Marquesas porque, na pré-sinopse que a Janete Clair fez, o dinheiro estava escondido nas marquesas, aquela espécie de sofá. Pensei, então, em fazer estátuas de santos, a novela ia se chamar Os Santos do Pau Oco, mas a igreja ia reclamar, a imagem de Nossa Senhora andando para lá e para cá. Vamos botar outra coisa, aí inventei os cupidos e ficou Os Quatro Cupidos, mas o Boni preferiu Jogo da Vida por causa da música [o tema de abertura ‘Vida Vida’] e assim ficou.”

A novela inovou em seu final, quando, em lugar de exibir a cena clássica do mocinho e mocinha se beijando, apresentou todo o elenco em um palco de teatro, agradecendo aos aplausos do público presente.

As gravações externas foram feitas nas grandes avenidas paulistanas e nos bairros do Ibirapuera, Bela Vista, Morumbi, no Largo do Arouche e outros pontos da cidade.

A censura cortou algumas cenas, como a tentativa de roubo de uma casa por Arnaldão Romão (Ricardo Petráglia) armado de metralhadora.

O destaque ficou com Gianfrancesco Guarnieri, vivendo Seu Vieira, um português amável e carismático.

Rosamaria Murtinho fez de sua Loreta uma vilã caricata e marcante, muito próxima das vilãs da Disney.

A atriz Maria Zilda estava grávida durante a novela, recurso usado por sua personagem, Rosana, que deu a luz nos últimos capítulos.

Em entrevista ao Projeto Memória Globo, a atriz Elizângela contou que o diretor Jorge Fernando criou um código para sua personagem, Mariúcha, interagir com o telespectador. Ela trabalhava como doméstica na casa de Rosana (Maria Zilda) e Oswaldo (Paulo Gracindo) e vivia tentando conquistar o patrão. Toda vez que fazia algo provocante, piscava um olho para a câmera. (fonte: site Memória Globo)
Este recurso foi fartamente explorado na novela seguinte de Silvio de Abreu, também dirigida por Jorge Fernando e Guel Arraes: Guerra dos Sexos, em que praticamente todo o elenco interagiu com o público, falando diretamente à câmera.

Íris Bruzzi voltou a interpretar uma ex-vedete chamada Guida numa novela posterior de Silvio de Abreu, 23 anos depois: Belíssima. Mas eram personagens diferentes. Enquanto a Guida de Jogo da Vida se chamava Guida Rivera, a de Belíssima era Guida Guevara.

Entre os cenários criados por Raul Travassos e Mário Monteiro, destacaram-se o pensionato de Jordana (Glória Menezes), o cortiço onde viviam Dona Aurélia e Dona Mena (Renata Fronzi e Norma Geraldy) e o Single’s Bar de Silas (Paulo Goulart).
Montado em estúdio, o bar reuniu vários ambientes no mesmo espaço. No centro, um grande bar hexagonal, de madeira e couro, cercado por banquetas. As paredes iam somente até a altura do balcão, para permitir a livre movimentação das câmeras. Ao redor do bar estavam dispostas as mesas redondas e sofás. No fundo do cenário, ficava o palco onde eram feitos os shows de Guida Rivera (Íris Bruzzi). Do lado esquerdo do palco estava armado um boliche, com duas pistas de madeira, iluminadas por neons e um circuito de luzes que se alternavam piscando. Para completar, havia o camarim de Guida, com um grande espelho rodeado de spots, o hall de entrada com portas de vidro e um piano. Site Memória Globo.

A cantora Olivia Newton-John, de passagem pelo Brasil, gravou uma participação especial divulgando sua música Physical no Single´s Bar. Um grande hit daquele momento, a música nem fazia parte da trilha sonora da novela.

Primeira novela das atrizes Débora Bloch e Bia Seidl.

Reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, de 08/07/1985 a 03/01/1986.

Trilha Sonora Nacional
jogovidat1
01. ONDE A DOR NÃO TEM RAZÃO – Paulinho da Viola (tema de Silas)
02. VINHO ANTIGO – Biafra (tema de Vieira)
03. EU VELEJAVA EM VOCÊ – Zizi Possi (tema de Jordana)
04. DAQUILO QUE EU SEI – Ivan Lins (tema de Adriano)
05. A TARDE – Olívia Hime
06. LUA DE CETIM – Leila (tema de Clarita Catita)
07. VIDA VIDA – Ney Matogrosso (tema de abertura)
08. GATA TODO DIA – Marina (tema de Carla)
09. ALTO ASTRAL – A Cor do Som (tema de Lívia)
10. CORAÇÃO CIGANO – Wando (tema de Badaró)
11. CLAREAR – Roupa Nova (tema geral)
12. CAFÉ NA CAMA – Júnior e Mariana (tema de Rosana e Oswaldo)
13. GRANDE AMOR – Denise Emmer
14. A MAIS ANTIGA PROFISSÃO – Sílvio César

Trilha Sonora Internacional
jogovidat2
01. I BELIEVE IN LOVE – Nikka Costa (tema de Rosana)
02. SIGN OF TIMES – Bob James (tema de Mariúcha)
03. YESTERDAY’S SONGS – Neil Diamond (tema de Jordana)
04. GIVE TO ME BABY – Rick James (tema de Jerônimo)
05. MISTAKEN IDENTITY – Kim Carnes (tema de Lívia e Jero)
06. PIANO – Bruno Carezza (tema de Adriano e Carla)
07. GOSTAVA DE SER QUEM ERA – Amália Rodrigues (tema de Vieira)
08. DANCE THE NIGHT AWAY – Vogue (tema de locação)
09. I CAN’T GO FOR THAT (NO CAN DO) – Daryl Hall & John Oates (tema de locação)
10. THE OLD SONGS – Barry Manilow (tema de Silas)
11. GOODBYE – Patrick Hernandez (tema de Loreta)
12. TO MY HEART – Leo Robinson
13. MAGIC IN THE GROOVE – Voyage (tema de locação)
14. PATRICIA – Life Game Orquestra (tema de Carlito)

Sonoplastia: Antônio Faya
Seleção de repertório: Guto Graça Mello

Tema de Abertura: VIDA VIDA – Ney Matogrosso

Mora pra lá do outro mundo
E as vezes até
Fora do alcance dos sentidos
Sendo que também é
Sensação de viver
Criação conhecer
Revoar nas asas da imaginação
Para muito além da imensidão

Vida vida que mais te quero ainda
Linda vida que mais te faço linda
Nos dá a fruta beleza que desfruta
Da riqueza de deuses de outro mar
Quero mais

Pá rá rá rá pá pá
Pá rá rá rá rá
Pá rá rá rá pá pá
Pá rá rá rá rá
Quero mais…

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