Bastidores

O quadro Kika e Xuxu, apresentado dentro do programa humorístico Planeta dos Homens (1976), fez tanto sucesso que a Globo decidiu transformá-lo em uma série própria. O programa foi exibido em 1978 e voltava-se basicamente ao público infantojuvenil.

O tema central era a relação entre o casal Kika e Xuxu, contada em clima de aventura. Ela era uma mulher sensual apaixonada pelo marido; ele, um sujeito pacato que se esforçava para satisfazer a mulher.

Os intérpretes, Clarisse Piovesan e Stênio Garcia, eram casados de fato na época. Segundo Stênio, a ideia para os personagens foi de Paulo Araújo, diretor do Planeta dos Homens, ao saber que o ator e Clarice se tratavam pelos apelidos Kika e Xuxu.

A cada semana, as histórias eram ambientadas em épocas diferentes, como a Era Vitoriana, a Idade da Pedra, e na Lua, no ano 2001. O elenco variava de acordo com o episódio da semana.

O programa, gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, utilizava uma linguagem baseada em histórias em quadrinhos, o que era novidade para a televisão na época. Os cenários, criados pelo artista plástico Juarez Machado, eram compostos por desenhos feitos em madeira recortada. Apenas os objetos usados em cena eram reais. Além dos cenários, Juarez Machado também era responsável pelos figurinos e desenhos da abertura.

Globo – 17h
de 6 de março a julho de 1978

texto de Luís Fernando Veríssimo, Wilson Aguiar Filho e Caulos
direção de Marco Aurélio Bagno
criação e supervisão de Wálter Avancini

Veja também

  • superbronco_logo

Super Bronco

  • cirandacirandinha_logo

Ciranda Cirandinha

  • grandefamilia72_logo

A Grande Família (1972)