Sinopse

Interior de São Paulo e Minas Gerais, década de 1940. Habib é um mascate turco marcado pelas lembranças da mulher e do filho, mortos em um acidente. Para fugir da solidão e das trágicas recordações, Habib propõe-se a ganhar a vida como caixeiro-viajante – ou cometa, como era conhecida a atividade na época. Habilidoso nas práticas comerciais e amorosas, ele se mostra um homem sábio e sensível.

Tal como o astro que à sua passagem deixa uma cauda luminosa, Habib espalha nos lugares onde passa a sabedoria que a cultura árabe e sua experiência lhe proporcionaram. Fadado a vagar solitário por diversas cidades, ele encontra Miguel, jovem aventureiro que logo se identifica com o padrão de vida do mascate. Porém, não é o espírito irrequieto do rapaz que o leva a acompanhar o turco em suas viagens.

Miguel é filho de Jorge, um fazendeiro paulista que, viúvo, casou-se com a jovem Isabel. Culta, sensível e bela, ela fascina Miguel que, com medo de seus sentimentos, deixa sua casa – principalmente depois da ameaça do pai de mandá-lo a um colégio interno. Jorge coloca um capanga no encalço do filho, o cabo Marcílio, enquanto Miguel viaja na companhia de Habib pelo sertão, envolvendo-se com mulheres, solteiras ou casadas.

Bandeirantes – 21h30
de 21 de agosto a 15 de setembro de 1989

minissérie de Manoel Carlos e Ricardo de Almeida
baseada no romance Ídolo de Cedro de Dirceu Borges
direção de Roberto Vignatti

CARLOS AUGUSTO STRAZZER – Habib
LUÍS CARLOS TOURINHO – Miguel
LÚCIA VERÍSSIMO – Isabel
OTHON BASTOS – Jorge
LUIZ GUILHERME – Cabo Marcílio
EDWIN LUISI – Augusto
PATRÍCIA LUCHESI – Araci
LUIZ CARLOS URUCA – Alberto
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA – Clara
CHICO MARTINS – Neco Barbosa
FLÁVIO GUARNIERI – Nequinho
JOSMAR MARTINS – Fabiano
MIKA LINS – Das Dores
JOSÉ RÚBENS CHACHÁ – Germano
IARA JAMRA – Rosa
CHRISTIANE TRICERRI – Esther
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – Isaac
EUGÊNIA DE DOMÊNICO
ULISSES BEZERRA
ELIZABETH HARTMANN
FELIPE LEVY
SANDRA MARTINS
KHALED MAHASSEN
MAYARA BLUM – Mariana
WILMA DE PAULA – Belmira
KEILA BLANCHE
JOTA FRANÇA
MARIA DO CARMO SOARES – Helena

A amizade entre Habib (Carlos Augusto Strazzer) e Miguel (Luís Carlos Tourinho) foi desenvolvida de forma envolvente por Manoel Carlos, que retomava seu trabalho na teledramaturgia brasileira depois de um afastamento de três anos – o último foi a novela Novo Amor, na TV Manchete, em 1986.

O autor voltava trazendo para as imagens da televisão mais um romance brasileiro esquecido nas prateleiras das bibliotecas, “Ídolo de Cedro”, publicado em 1965, que apresentava uma apaixonante lição de vida, não só uma pesquisa de hábitos e costumes do interior – o autor, Dirceu Borges, fez uma pesquisa a partir das lembranças de sua infância.

Manoel Carlos escreveu a minissérie com a parceria do filho Ricardo Almeida, morto em 1988, vítima de Aids, dois dias antes de completar 34 anos. O Cometa, entretanto, foi exibida após a sua morte, já que a produção aguardou um ano para ir ao ar.

A minissérie foi reapresentada de setembro a outubro de 1989.
Também de 13/05 a 06/1991, de segunda a sexta-feira, às 20h30.
E de 17/06 a 11/07/96, em 18 capítulos, de segunda a sexta-feira, às 20h, com reapresentação às 10h45 da manhã.

Veja também

  • band80_logo

Carne de Sol

  • chapadaodobugre_logo

Chapadão do Bugre

  • coloniacecilia_logo

Colônia Cecilia

  • capitaesdaareia_logo

Capitães da Areia