Bastidores

O Estranho Mundo de Zé do Caixão (também o nome de um filme de Mojica na época) foi um seriado exibido sempre aos sábados na Tupi. José Mojica Marins (o Zé do Caixão) era contratado pela emissora devido ao sucesso de seu programa Além, Muito Além do Além na Bandeirantes.

Aqui, o Zé do Caixão narrava várias histórias de terror.

Foi curiosa a mistura do “trash” de Mojica com a sofisticação do diretor Antônio Abujamra, que bolou uma espécie de teleteatro em que Zé do Caixão entrava no cenário durante a história e fazia intervenções.

Ao contrário do tom realista usado na Bandeirantes, na Tupi o programa tinha um tom mais onírico e surreal. A iluminação destacava os personagens e criava o clima desejado; os cenários eram muitas vezes estilizados, como no teatro.

O programa chegou a fazer sucesso no início, mas a audiência foi começando a cair. Os telespectadores que curtiam as histórias realistas da Bandeirantes reprovaram a sofisticação de Abujamra. Mas o estopim para o fim do programa foi a sugestão de botar Zé do Caixão recitando Pablo Neruda. Mojica, diante da sugestão, disse: “Poesia? Isso é coisa de viado!” Poucos meses depois, o programa sairia do ar.

Várias histórias do seriado foram aproveitadas nas revistas em quadrinhos de Zé do Caixão.

Nos anos 2000, Mojica aproveitaria o título do programa – O Estranho Mundo de Zé do Caixão – em outra atração sua, desta vez no Canal Brasil.

Tupi – 23h
de 13 de julho a 16 de novembro de 1968

roteiros de Rúbens F. Luchetti
argumento de José Mojica Marins
direção de Antônio Abujamra

o açougueiro
a lei do talião
a incógnita
cartas a um desconhecido
o maldito
o dedo acusador
o passageiro do km 13
o marginal
a vingança do além
as mulheres do sr. a
o medo
o poder da verdade
a casa que o diabo habitou
episódios inéditos não filmados
feitiçaria (censurado)
o fabricante de abat-jours (censurado)
a testemunha (censurado)
o homem da capa preta (censurado)
neurose
o morfético
a última oportunidade

Veja também

  • z4

Z4

  • adeamor_logo

A de Amor

  • zedocaixao_foto

Um Show do Outro Mundo