Sinopse

Dois meses depois da morte de Cristo, na Judeia. Míriam, uma judia cristã, ao ver o sofrimento de Cristo na cruz, ficara surda e muda.

O profeta Simeão recebe a mensagem de que ela só voltará a falar e ouvir quando forem quebrados três vasos especiais. Mas ninguém sabe quais são.

Tupi – 18h45
de 1º de abril a junho de 1968

novela de Júlio Atlas
direção de Wanda Kosmo

PATRÍCIA MAYO – Míriam
LIMA DUARTE – Simeão
VIDA ALVES – Cláudia Pilatos
RILDO GONÇALVES
LAURA CARDOSO
WILSON FRAGOSO
PAULO FIGUEIREDO
ADEMIR ROCHA
CARLOS DUVAL
THILDE FRANCHESCHI
ALDO CÉSAR
ARAKEN SALDANHA
Para as cenas exteriores, a diretora Wanda Kosmo aproveitou passagens de filmes bíblicos e colocou em ação dezenas de figurantes.

O povo de São Miguel Paulista, bairro de São Paulo, orientados pelos padres da igreja local, construiu cenários para representar as passagens bíblicas da Paixão de Cristo. A TV Tupi lá esteve e transmitiu o espetáculo, intitulado “O Martírio de Jesus”. A encenação aconteceu na sexta-feira santa, às 20 horas, e contou com os atores do elenco de O Rouxinol da Galiléia, além dos moradores de São Miguel.

O Rouxinol da Galiléia foi a terceira das quatro telenovelas que compunham o projeto As Quatro Estações do Amor, uma estratégia de marketing lançada por J. Silvestre ao assumir a superintendência da TV Tupi. O propósito maior era levar novelas leves, românticas, sem os dramalhões piegas e superados, em uma nova faixa de horário, ainda inexplorada pelas novelas. Todas as tramas tinham o amor como ponto comum, visto sob ângulos diferentes.

Eram apresentadas quatro novelas, na sequência, das 17h45 (com Os Amores Bob) às 19h45.
As demais novelas eram: O Homem Que Sonhava Colorido – às 18h15, O Rouxinol da Galiléia – às 18h45, e O Coração Não Envelhece – às 19h15.

Como estratégia de divulgação, a Tupi preparou um série de festividades para a estreia das quatro novelas. A festa começou no sábado anterior à estreia, dia 30/03/1968, às 11 horas, e se estendeu até a segunda-feira, dia 01/04, às 17h45, quando estreou a primeira delas, Os Amores Bob, contando até com queima de fogos de artifício na sede da emissora, no Sumaré.
Shows foram apresentados em diversos pontos de São Paulo, com artistas da Tupi. Em minipalcos foram distribuídos cupons numerados para sorteio, que valeram dezenas de prêmios, o maior dos quais, um carro zero quilômetro. Todos os programas da Tupi deste período giraram em torno dos temas das novelas.

O Rouxinol da Galiléia foi a novela que teve mais repercussão entre as apresentadas nas Quatro Estações do Amor.

Veja também

  • amorsemdeus

Amor Sem Deus

  • 4estacoesdoamor

Os Amores de Bob