Sinopse

O jornalista Alex Garcia inicia uma reportagem sobre o império industrial da família Leonardo ao mesmo tempo em que o presidente das empresas, Hugo, é vítima de uma conspiração armada por seus inimigos – Alberto Parreiras, Gildo Graça e Lafaiete Pontes – para se apossar do patrimônio da família. Acidentado e sequestrado, Hugo é substituído por um sósia dentro das empresas e na família, o desconhecido Raul, que aceitou participar da farsa com intuito de engordar sua conta bancária e também custear o tratamento de uma irmã doente.

Ninguém desconfia que Hugo é na realidade outra pessoa, com exceção de Alex e Ângela. Ela é a namorada de Hugo, que passa a suspeitar de seu comportamento após o acidente, principalmente quando ele dá um fim no relacionamento dos dois para se casar com outra mulher, Estela. O clímax acontece quando o verdadeiro Hugo Leonardo, tendo escapado do cativeiro e se recuperado do acidente que sofrera, reaparece para retomar o seu lugar junto às empresas e à família.

Globo – 20h
de 22 de agosto de 1973
a 7 de maio de 1974
221 capítulos

novela de Janete Clair
direção de Wálter Avancini, Jardel Mello e David Grimberg

supervisão de Daniel Filho

Novela anterior no horário
Cavalo de Aço

Novela posterior
Fogo Sobre Terra

TARCÍSIO MEIRA – Hugo Leonardo Filho / Raul de Paula
GLÓRIA MENEZES – Ângela
FRANCISCO CUOCO – Alex Garcia (Alexandre Garcia Maia)
YONÁ MAGALHÃES – Adriana Penha
JUCA DE OLIVEIRA – Alberto Parreiras
NÍVEA MARIA – Soninha
MARIA CLÁUDIA – Estela
FELIPE CARONE – Gildo Graça
ZIEMBINSKI – Padre Pavel Miodek
MIRIAN PIRES – Dulce Leonardo
YARA CÔRTES – Dona Sula (Úrsula Garcia Maia)
STÊNIO GARCIA – Lorde José
PAULO PADILHA – Dr. Lafaiete Pontes
ANTÔNIO PATIÑO – Horácio
RENATA FRONZI – Paloma
SUZANA GONÇALVES – Norminha
ARY FONTOURA – Mauro
CASTRO GONZAGA – Azevedo
GRACINDA FREIRE – Juventina
ÂNGELA LEAL – Carmem
SÉRGIO DE OLIVEIRA – Abílio
ÊNIO SANTOS – Santana
NEIDE ALEXANDRE – Joice
ROBERTO PIRILO – Lulu
DENISE DUMONT – Analu (Ana Lúcia)
HELOÍSA HELENA – Elza
PAULO RAMOS – Dr. Renato
MACEDO NETO – Dr. Fausto
ANA ARIEL – Clara
MONAH DELACY – Santa
IRMA ALVAREZ – Raquel
JARDEL MELLO – Dr. Paulo
MARCELE RUSSO – Durvalina
MARIA CRISTINA NUNES – Leda
ROBERTO BONFIM – Carlos
FRANÇOISE FORTON – Wanda
TONY FERREIRA – Telmo
CARLOS DUVAL – Almeida
BETTY SADI – Lúcia
MÁRIO PETRÁGLIA – Juca
MARY DANIEL
DIOGO VILELA
as crianças
GLÓRIA PIRES – Ione
JÚLIO CÉSAR – Maneco
ROSANA GARCIA – Carminha
ISABELA GARCIA – Clarinha
e
ALAIR NAZARETH – Joana (enfermeira de Dulce)
ALDO DELANO – José
ANTÔNIO LEANDRO – Félix (capanga de Raul)
ARY FONTENELLE – Ernesto
DANIEL FILHO
DENISE EMMER – Diana
FERNANDO JOSÉ – Padre Bernardo
FERNANDO VILLAR – Dr. Soares (médico assassinado)
FRANCISCO SERRANO – Dr. Noronha
FRANCISCO SILVA – Dr. Rafael
HEMÍLCIO FRÓES – Quinzinho (homem que esconde Hugo dos capangas de Raul)
IRENE MARIA DO CARMO – Lídia
IVAN BORGES – Seu João
IVAN CÂNDIDO – Wálter
JACKSON DE SOUZA – Vargas
JADILSON SANTANA – Valdo
JAYME SALDANHA – Jaime
JOSÉ DE ARIMATÉIA
LABANCA – Dr. Heitor
LEILA CRAVO – Márcia
LÚCIA ALVES – Beatriz (irmã doente de Raul)
LÚCIA MELLO – mãe de Maneco
MARCELO SERRAÚNA – Delegado Bonfim
MARILENE SILVA – Ruth (dama de companhia de Dulce)
MARLENE MONTEIRO – Tereza (babá de Hugo Leonardo III)
MARTU MATHIAS
MILTON VILLAR
PAULA – Hugo Leonardo III (bebê de Hugo e Ângela)
PAULO AMBRÓSIO – Léo
RODOLFO ARENA – Osvaldo
SAMIR DE MONTEMOR – José
SÉRGIO MANSUR – Ruy Reis (secretário de Hugo Leonardo)
YARA COSTA LIMA – Vera
Orlando (capanga de Raul, pago para matar Hugo)
Paula (bebê de Alex e Adriana)

– núcleo de HUGO LEONARDO (Tarcísio Meira), industrial milionário e excêntrico que suscita a curiosidade de todos. Sofre um grave acidente após um passeio de lancha – na verdade um atentado articulado por seus inimigos que querem tomar-lhe o poder:
a mãe DULCE (Mírian Pires) ex-atriz dramática que vive das lembranças do passado glorioso. Mulher instável com problemas psicológicos
a namorada ÂNGELA (Glória Menezes), viúva que conhecera em uma viagem a Portugal. Sofre com o acidente do amado e estranha o seu comportamento quando ele se restabelece
a filha adolescente de Ângela, ANALU (Denise Dumont)
o PADRE MIODEK (Ziembinski), conselheiro da família Leonardo, conhece Hugo desde a infância
a secretária RAQUEL (Irma Alvarez)
o médico DR. RENATO (Paulo Ramos), operou Hugo depois que ele conseguiu escapar de seus inimigos
o motorista TELMO (Tony Ferreira).

– núcleo de ALEX GARCIA (Francisco Cuoco), foi amigo de infância de Hugo, hoje um renomado jornalista de uma revista francesa. Retorna ao Brasil para fazer uma reportagem sobre Hugo Leonardo e também elucidar o mistério que envolve a morte de seu pai, ex-funcionário do Grupo Leonardo. Acaba descobrindo um plano diabólico dos inimigos de Hugo para usurpar-lhe sua fortuna. Une-se a Ângela para provar que ele foi vítima de um atentado. Essa proximidade faz com eles se envolvam por um tempo:
a mãe DONA SULA (Yara Côrtes), mulher simples, moradora da Vila Cândida
a namorada de infância SONINHA (Nívea Maria), sempre alimentou a esperança de casar-se com ele, mesmo depois de sua partida para o exterior. Ingênua, não gosta da vida simples que leva e sonha com um futuro melhor
a mãe de Soninha, PALOMA (Renata Fronzi), ex-vedete argentina, vizinha de Dona Sula na vila, mulher fofoqueira.

– núcleo de ADRIANA PENHA (Yoná Magalhães), moça bonita e sofisticada, amiga da família Leonardo. Acaba arrebatada por Alex e os dois se unem no final:
o pai GILDO GRAÇA (Felipe Carone), homem ambicioso que se une a um grupo interessado na fortuna dos Leonardo, acaba assassinado e a culpa recai sobre Alex
a mãe CLARA (Ana Ariel)
o namorado no início ALBERTO PARREIRAS (Juca de Oliveira), revoltado, se une a Gildo para destruir Hugo. Acaba regenerando-se ao longo da trama, depois de conhecer e se apaixonar por Soninha.

– nucleo dos inimigos de Hugo Leonardo que querem se apossar de sua fortuna (além de Gildo e Alberto):
o executivo do Grupo Leonardo, LAFAEITE PONTES (Paulo Padilha)
o médico da família Leonardo, DR. FAUSTO (Macedo Neto), cúmplice, falsifica laudos médicos a fim de alimentar a farsa estabelecida
o sósia de Hugo, RAUL DE PAULA (Tarcísio Meira), modesto professor de Matemática em uma cidade do interior. Orientado pelos inimigos de Hugo, aceita participar do plano de assumir o lugar dele nas empresas e na família, enquanto o verdadeiro Hugo está no cativeiro em uma ilha. Com o dinheiro prometido, engordará sua conta bancária e assim poderá custear o tratamento de uma irmã doente. Ao final, descoberto e encurralado, comete suicídio
a noiva de Raul, ESTELA (Maria Cláudia), com quem ele acaba se casando ao se assumir como Hugo – para o desespero de Ângela, que acredita ter sido preterida
a irmã doente de Raul, BEATRIZ (Lúcia Alves em uma participação especial).

– núcleo dos moradores da Vila Cândida, onde moram Dona Sula, Soninha e sua mãe Paloma:
o casal AZEVEDO (Castro Gonzaga), barbeiro, e JOVENTINA (Gracinda Freire)
NORMINHA (Suzana Gonçalves)
CARMEM (Ângela Leal)
MAURO (Ary Fontoura), apaixonado por Carmem
LORD JOSÉ (Stênio Garcia), um vigarista que aparece na vila. Quer transformar Soninha em atriz. Contratado por Alberto, mata Gildo para que a culpa recaia sobre Alex. Atormentado pela culpa, confessa o crime e tem sua pena reduzida. Ao final, casa-se com Carmem.

O Semideus juntava os dois maiores galãs de novelas da época: Tarcísio Meira e Francisco Cuoco. Para a abertura, foi feito um letreiro rotativo: os dois nomes vinham de direções opostas e se encontravam no centro do vídeo, um tomando assim a posição do outro. A cada dia a ordem de entrada era invertida.

Independentemente da ordem da abertura, a trama da novela foi dominada por Tarcísio com seu papel duplo. O personagem de Cuoco atuou no núcleo dos protagonistas, mas teve peso menor na história.
Tarcísio e Cuoco voltaram a atuar juntos, como galãs na mesma novela, em Os Gigantes, em 1979.

Janete Clair gostava de troca de personalidades em suas tramas. Além de O Semideus, esse tema também foi explorado em Irmãos Coragem (1970-1971), Selva de Pedra (1972) e Sétimo Sentido (1982).

“Dessa vez não houve sucesso: O Semideus foi um grande tapa-buraco que a maestria de Janete Clair criou à última hora”, declarou Daniel Filho em sua biografia “Antes que me Esqueçam”.
Um “tapa-buraco” porque a autora havia apresentado anteriormente uma outra sinopse, intitulada Cidade Vazia, que foi vetada pela censura do Regime Militar. Janete então escreveu às pressas uma nova sinopse, O Semideus, para que só no ano seguinte Cidade Vazia pudesse ser liberada – já com novo título: Fogo Sobre Terra.

Em uma entrevista em 1980, ao fazer um balanço de sua obra, Janete Clair reconheceu os problemas de sua novela:
“Escrevi O Semideus às pressas e fiquei em busca de uma história até o capítulo 30. O sucesso aconteceu apenas da metade para o final. No início, tateei demais e isso não é bom para uma novela”.

Outro problema apontado pela autora (à revista Amiga, após o término da novela) foi a demora da volta do protagonista Hugo Leonardo, o que fez cair a audiência. Tarcísio Meira, intérprete do personagem, ficou fora do ar por 35 capítulos para possibilitar uma plástica em seu rosto e uma correção nos dentes. O ator retornou à trama com uma cicatriz real, que na história era explicada pelo acidente que seu personagem sofrera.

Plágio? Ou coincidência? Em O Semideus, Tarcísio Meira vivia um homem poderoso, vítima de um atentado no mar, que foi dado como morto e em seu lugar foi colocado um sósia impostor. Mas ele não havia morrido e planejava seu retorno. Curiosamente, enquanto isso, a Tupi apresentava no horário concorrente uma história muito semelhante: em Mulheres de Areia, Ruth assumiu a identidade da irmã Raquel (papéis de Eva Wilma) após um acidente no mar em que se acreditava que a gêmea tivesse morrido. Mas Raquel sobreviveu e retorna para se vingar da irmã impostora.

A sequência do acidente de iate forjado para eliminar Hugo Leonardo foi recriada em 1977, em Coquetel de Amor, a novela apresentada dentro de Espelho Mágico, de Lauro César Muniz. Inclusive com o mesmo ator, Tarcísio Meira. Não foi mera coincidência. Com sua trama metalinguística, Lauro quis fazer referências a cenas marcantes de tramas de seus colegas. Janete Clair não gostou dessa citação de O Semideus. Mas não foi intenção do autor criticar a novela dela.

A equipe de O Semideus foi a Portugal gravar externas, em locais como a Torre de Belém, Estoril, o Convento de São Jerônimo, o Castelo de São Jorge e Alfama. Desta vez, ao contrário do que acontecera anteriormente em Carinhoso, as cenas no exterior foram gravados com as próprias câmeras portáteis e videotape da emissora. Carinhoso foi a última novela com cenas no exterior (Nova York) com equipamento emprestado.

O grande destaque no elenco foi Mírian Pires, ao interpretar a ex-atriz dramática Dulce Leonardo, mãe do protagonista Hugo, uma mulher mergulhada em um mundo de fantasias e de lembranças do passado glorioso.

O Bruxo foi o primeiro título pensado para a novela, mas acabou censurado. Em 1977, Janete tentou novamente esse nome em outra história sua, que acabou sendo chamada de O Astro.

O Semideus marcou a estreia na TV Globo do ator Juca de Oliveira, que vinha das novelas da Tupi.

Durante a novela, o ator Sérgio Mansur – que vivia Ruy Reis, secretário do protagonista Hugo Leonardo (Tarcísio Meira) – faleceu de acidente automobilístico, em 24/12/1973. Ele sofreu um acidente com seu carro na Rodovia Presidente Dutra e, após uma semana em coma, faleceu na véspera de Natal. Sérgio tinha 32 anos e havia participado de algumas novelas (Minha Doce Namorada, O Primeiro Amor e Cavalo de Aço). Fonte: Revista Amiga nº 191, de 15/01/1974.

Lamentavelmente, os capítulos gravados de O Semideus foram perdidos no incêndio na Globo em 1976, restando apenas chamadas e uma cena curta.

Chamada de estreia: “O dono do poder ou apenas um fantoche? Um mito ou realidade?”

Trilha Sonora Nacional
semideust1
01. PACIÊNCIA – Trama
02. UMA CANÇÃO A MAIS – Orquestra e Côro Som Livre
03. EU NÃO TENHO NINGUÉM – Cláudia Regina
04. ATÉ EU – Maria Creuza
05. A VOLTA – Djalma Dias
06. O SEMIDEUS – Orquestra Som Livre (tema de abertura)
07. SOLIDÃO (CANÇÃO DO MAR) – Amália Rodrigues e Don Byas
08. REFÉM DA SOLIDÃO – Maria Odette
09. FIGA DE GUINÉ – Ana Maria e Maurício
10. DESPEDIDA – Victor Hugo
11. DESTINOS – Marília Barbosa

Trilha Sonora Internacional
semideust2
01. ALL IN LOVE IS FAIR – Stevie Wonder (tema de Soninha e Alberto)
02. FUNKY STUFF – Kool & The Gang
03. ANOTHER SONG – Michael Davis (tema de Alberto)
04. ALL THE WAY DOWN – Etta James (tema de Raul e Estela)
05. SONGS – B.J. Thomas
06. PAINTED LADIES – Ian Thomas
07. AUTUMN LOVERS – Free Sound Orchestra (tema de Ângela)
08. LOVE ME OR LEAVE ME ALONE – Dennis Yost & The Classics IV (tema de Adriana e Alex)
09. MASTERPIECE – Grover Washington Jr. (tema de Hugo)
10. WELCOME, WELCOME – Light Reflections
11. ROCKIN’ ROLL BABY – The Stylistics
12. NOTHING WOULD MATTER (QUE REVIENNE) – Michael Hirschmann (tema de Analu)
13. LET’S GET IT ON – Marvin Gaye
14. THE LOVE WE SHARE – The Hopefulls
ainda
LOSS OF LOVE – Henry Mancini

Coordenação Geral: João Araújo
Produção Musical: João Mello
Arranjos: Chiquinho de Morais, Waltel Branco e Luiz Roberto

Veja também

  • irmaoscoragem70_logo

Irmãos Coragem (1970)

  • homemquedeve_logo

O Homem Que Deve Morrer

  • selvadepedra72_logo

Selva de Pedra (1972)

  • fogosobreterra_logo

Fogo Sobre Terra