Sinopse

Apesar de seu clima pacato de cidade do interior, onde avanços tecnológicos como internet e telefonia celular ainda não chegaram, Serro Azul tem algumas peculiaridades. A principal delas é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras protegida por sete guardiães que têm como missão garantir que essa riqueza não chegue a mãos erradas.

Os sete guardiães são: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), o médico José Aranha (Paulo Rocha), o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz), a esotérica Milu (Zezé Polessa), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e o solitário Egídio (Antonio Calloni), o guardião-mor.

Sempre por perto deles está Leon, o gato de Egídio. Alguns comentam que o animal tem poderes, outros que ele não é apenas um gato. Quando o guardião-mor percebe que o animal sumiu, logo trata de avisar aos companheiros da irmandade, pois Egídio sabe muito bem o que isso significa: é um sinal de que sua morte se aproxima. E Leon foi em busca daquele que ocupará seu posto.

Leon, de forma mágica, aparece em São Paulo e cruza com o jovem Gabriel (Bruno Gagliasso), filho da empresária do ramo de cosméticos Valentina Marsalla (Lília Cabral). Esse encontro enigmático acontece justamente no dia do casamento do rapaz. Para Valentina, a união é importante, principalmente porque a noiva é filha de um milionário e a união das famílias representa a salvação de sua situação financeira, que não é das melhores.

Porém, para desespero da empresária, pouco antes da cerimônia, Gabriel, de uma forma absolutamente inesperada, desiste de se casar e vai embora sem dizer para onde, nem o motivo. Essa atitude faz com que Valentina rememore uma tristeza de seu passado: ela foi abandonada no altar por Egídio e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar.

Depois de decidir, mesmo que de maneira inconsciente, mudar os rumos de sua vida, Gabriel dirige em direção a Serro Azul, sem nunca sequer ter ouvido falar do local. Seu único objetivo é descobrir o que o atrai para aquele lugar. Quando o rapaz está chegando à cidade, sofre um acidente e é socorrido pela misteriosa Luz (Marina Ruy Barbosa).

A jovem, aliás, tem uma ligação muito forte com Leon e se entende com o animal através do olhar. E é conduzida pelo gato que Luz consegue salvar Gabriel. Criada pelo avô Sóstenes (Marcos Caruso) como uma menina comum, Luz sabe, no entanto, que sempre esteve longe disso. Desde pequena, ela tem sonhos misteriosos e alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer.

Em pouco tempo, Luz e Gabriel percebem que algo forte os une: o amor. Disposto a viver esse sentimento, o jovem será capaz de enfrentar a fúria da mãe Valentina. E o casal ainda terá um obstáculo maior para encarar: Gabriel terá que escolher entre o amor de Luz e sua missão de ser o novo guardião-mor da fonte.

Quando Valentina descobre que Gabriel foi parar em Serro Azul, é tomada por uma enorme fúria. Contrariada, ela decide retornar à cidadezinha. A primeira coisa que faz é procurar Egídio e revelar que, quando ele a abandonou no altar, ela estava grávida. Egídio, que está predestinado a morrer, não tem tempo de se aproximar de Gabriel, mas Valentina usa essa história triste de seu passado para tentar sensibilizar o filho e convencê-lo a voltar para São Paulo.

Não demora muito para que Valentina descubra que retornar a Serro Azul pode ter sido um golpe de sorte. Sua irmã, a primeira-dama Marilda (Letícia Spiller), lhe revela a existência de uma misteriosa e secreta fonte da juventude na cidade. Crendo ter descoberto um mapa da mina, Valentina fará de tudo para se apossar do casarão de Egídio, sob o qual a fonte está escondida. Aos poucos, ela se dá conta de que cada um dos guardiães tem um ponto fraco e passa a usar isso em benefício próprio.

Ao sentir que a irmandade e o segredo da fonte estão ameaçados, os guardiães precisam correr contra o tempo para descobrir logo quem é o novo guardião-mor. Só que essa busca não será fácil: pessoas ambiciosas, como o enigmático Sampaio (Marcello Novaes), capanga de Valentina, percebem que existe alguma riqueza escondida na cidade e tentam se passar pelo novo escolhido. Enquanto isso, Gabriel segue planejando seu futuro com Luz, sem desconfiar de que em breve se verá diante desse grande conflito.

Globo – 21h
estreia: 12 de novembro de 2018

novela de Aguinaldo Silva
colaboração de Joana Jorge, Maurício Gyboski e Zé Dassilva
direção de Luciana Oliveira, Fabio Strazzer, Davi Lacerda, Guto Arruda Botelho, Pedro Brenelli e Caio Campos
direção geral de Allan Fiterman
direção artística de Rogério Gomes

Novela anterior no horário
Segundo Sol

BRUNO GAGLIASSO – Gabriel
MARINA RUY BARBOSA – Luz
LÍLIA CABRAL – Valentina Marsalla (Marlene)
EDUARDO MOSCOVIS – Leon
MARCELLO NOVAES – Sampaio
TONY RAMOS – Olavo de Aragão Duarte
YANNA LAVIGNE – Laura
DAN STULBACH – Eurico
LETÍCIA SPILLER – Marilda
LEOPOLDO PACHECO – Feliciano
MARCOS CARUSO – Sóstenes
MILHEM CORTAZ – Joubert Machado
FLÁVIA ALESSANDRA – Rita de Cássia
ZEZÉ POLESSA – Milu
ANA BEATRIZ NOGUEIRA – Ondina
FERNANDA DE FREITAS – Louise Marie
PAULO ROCHA – José Aranha
VANESSA GIÁCOMO – Stella
ELIZABETH SAVALLA – Mirtes
PAULO VILHENA – João Inácio
CAIO BLAT – Geandro
JOSÉ LORETO – Júnior
BRUNA LINZMEYER – Lourdes Maria
MARCELO SERRADO – Nicolau
CAROLINA DIECKMANN – Afrodite
VIVIANE ARAÚJO – Neide
NANY PEOPLE – Marcos Paulo
THEODORO COCHRANE – Adamastor
ISABELA GARCIA – Judith
HEITOR MARTINEZ – Robério
ROBERTO BIRINDELLI – Tobias
ADRIANA LESSA – Clotilde
AÍLTON GRAÇA – Padre Ramiro
CAROL DUARTE – Stefânia
JAFAR BAMBIRRA – Leonardo
PAULO MIKLOS – Jurandir
GIULIA BUSCACCIO – Elisa
MATHEUS ABREU – Maltoni
INÊS PEIXOTO – Socorro
JÚLIA KONRAD – Raimunda
GUIDA VIANNA – Firmina
LUCCI FERREIRA – Patrício
FELIPE HINTZE – Peçanha
MARCELLO MELO JR. – Fabim
LARYSSA AYRES – Diana
EDUARDO SPERONI – Bebeto
GIULIA GAYOSO – Rivalda
VITÓRIA RANGEL – Cristiana
CAIO MANHENTE – Guilherme
SIMONE ZUCATO – Liliane
TALITA FUSCO – Roseane
JOSIE PESSOA – Luciana
LYV ZIESE – Katiucha
MILA CARMO – Januária
LIZA GOMES – Lucilene
MAUREEN MIRANDA – Dida
ANA PAULA NOVELLINO – Jane
ROBSON SANTOS – Alfredo
FÁBIO TOKAY – Jorge
as crianças e adolescentes
CAUÊ CAMPOS – Feijão
ANA CLARA COUTO – Margareth
VITTÓRIA SEIXAS
ÁGATHA FÉLIX
e
ANDREA BASSIT – Marli (empregada de Valentina em São Paulo)
ANTÔNIO CALLONI – Egídio (guardião-mor, pai de Gabriel, morre no início)
GABRIEL STAUFFER
GIULIA BERTIOLLI – Marlene (jovem)
GUSTAVO NOVAES – Atalla (treinador de caratê interessado em investir na carreira de Diana)
LAÉRCIO FONSECA
LARISSA RODRIGUES
LUIZA TOMÉ – Scarlet Mackenzie Pitiguari (mulher de Ipiranga Pitiguari)
MARCO MARCONDES – dá informações a Atalla sobre Diana
PAULO BETTI – Ipiranga Pitiguari (coordena obras em Serro Azul)
VINÍCIUS SOARES

Novela que marca a volta de Aguinaldo Silva ao realismo mágico (a última neste estilo foi Porto dos Milagres, em 2001), perpetuado em trabalhos como Pedra Sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993-1994) e A Indomada (1997).

Questionado do porquê do retorno ao realismo fantástico, o autor declarou:
“Comecei a perceber que a realidade estava ficando dura demais, e que nenhuma ficção poderia competir com isso. Além do mais, me divirto nesse estilo, onde tudo é possível, onde o escritor é senhor absoluto dos acontecimentos. Onde, se eu quiser, posso fazer até um carro voar.”

O Sétimo Guardião iniciou com uma polêmica fora da novela muito antes de sua estreia: em novembro de 2017, quando surgiram as primeiras notícias sobre a aprovação da obra de Aguinaldo Silva para o calendário da grade de 2018. Na ocasião, o roteirista Silvio Cerceau, ex-aluno da oficina ministrada por Aguinaldo em 2015, reivindicou a coautoria da novela, já que a sinopse de O Sétimo Guardião havia sido desenvolvida coletivamente em sala de aula. Segundo Cerceau, a assessoria do autor entrou em contato com os ex-alunos para informar que todos receberiam a devolução da taxa de inscrição do curso (na época R$ 4 mil reais) paga com juros para que assinassem um novo contrato cedendo gratuita, total, irrevogável e exclusivamente os diretos sobre a sinopse de O Sétimo Guardião. A maioria aceitou, mas Cerceau se negou. Do outro lado, de acordo com matéria publicada no UOL (em 30/10/2018), Aguinaldo Silva moveu um processo contra o aluno por causa de quebra de uma cláusula de confidencialidade.

A fictícia cidade de Serro Azul deixou de ser apenas a vizinha de Resplendor (de Pedra Sobre Pedra), Tubiacanga (de Fera Ferida) e Greenville (de A Indomada) – citada nestas novelas -, e aparece em O Sétimo Guardião como cenário principal da história.
“Essas cidades sempre estiveram no meu imaginário. Fazem parte da memória que tenho da minha infância no interior de Pernambuco. Serro Azul sempre existiu dentro do meu universo geográfico”, disse Aguinaldo Silva.

O desafio de Natália Duran Stepanenko e sua equipe ao desenvolver o figurino da novela foi criar uma atmosfera atemporal para os personagens, com toques de realismo fantástico, que é a proposta estética da produção. Para chegar neste formato, ela idealizou o que denomina de “neorrealismo fantástico”: montou para cada núcleo um figurino com referências de uma década do século passado.
“Serro Azul é uma cidade que parou no tempo. O desafio desse figurino é colocá-lo entre Tubiacanga e Greenville, num lugar que não chegou a televisão nem a internet. Para as pessoas acreditarem nessa história, a gente criou uma estética que fica entre o realismo mágico e o real”, contou, exemplificando em seguida. “O bordel, por exemplo, tem referência na década de 70. Já a família do doutor Aranha passeia pelas décadas de 40 e 50. E os jovens são contemporâneos”.
A pesquisa para a montagem do guarda-roupa dos personagens contou também com um trabalho de imersão pelas obras de realismo mágico de Aguinaldo Silva, como Fera Ferida e A Indomada.
“Conversei muito com a Beth Filipeck, que trabalhou com o autor, para entender algumas referências”, disse Natália.

A cidade cenográfica de Serro Azul foi construída numa área de 18 mil metros quadrados nos Estúdios Globo, com 38 edificações. A fonte protegida pelos guardiães também foi construída lá: seis metros de queda d’água dentro de uma gruta cenográfica de cerca de mil metros quadrados.
A cenógrafa Anne Bourgeois afirmou que, apesar de Serro Azul não estar localizada geograficamente em nenhum estado brasileiro, tem uma arquitetura colonial marcada, que remete às construções do interior de Minas Gerais.
Uma curiosidade em relação à produção de arte são os carros e celulares utilizados em cena.
“Como a modernidade não chegou completamente a Serro Azul, conseguimos alguns veículos antigos, como um Galax e um Opala. Os celulares também são de modelos fora de moda. Na cidade, só a Marilda (Letícia Spiller) tem um telefone um pouco melhor. Nenhum outro morador, além dos que chegam de São Paulo, tem smartphone, por exemplo”, contou a produtora de arte Mirica Viana.

Quatro gatos da raça Bombaim foram trazidos dos Estados Unidos para que fossem adestrados e pudessem representar Leon na trama. Para o desenvolvimento do gato, a equipe de Tecnologia da Globo iniciou três frentes de pesquisa: utilizando gatos reais, desenvolvendo um animatronic e modelando um gato realista totalmente 3D.
“A versão virtual do animal levou um semestre para ser concluída e contou com a contribuição de parceiros internacionais. Para o dia a dia, teremos seis animadores dedicados a este projeto, e o trabalho é tão minucioso que cada profissional entrega 30 segundos de animação por mês”, contou Fernando Alonso, gerente de operações de Tecnologia da Globo.
Além disso, foram feitos testes de captação e composição com gatos reais nos Estúdios Globo. A maior parte das cenas com o felino, cerca de 70%, foi feita com o gato de verdade. As outras são feitas em 3D ou com um animatronic, que é manipulado pela equipe de efeitos especiais.
“Os testes de filmagem com o gato real foram muito bons, e estamos usando as três versões, uma complementa a outra”, afirmou Alonso.
“Para as cenas em que o animal real aparece, foram feitas imagens em nosso galpão de efeitos visuais e, com isso, começamos a criar uma biblioteca de footage de imagens em movimento no chromakey”, explicou o diretor. Em seguida, essas imagens passaram por composição com as cenas gravadas com atores, reproduzindo iluminação e interferências do ambiente para uma integração mais precisa na cena.

Além de Leon, a equipe de efeitos visuais construiu toda Serro Azul em ambiente virtual, sobre a topografia da Serra da Canastra (MG). Também foram feitos stockshots em 3D.

A coruja que Milu (Zezé Polessa) tem em sua loja de produtos esotéricos é outro elemento em que a equipe de efeitos trabalhou.
“Existe a versão da coruja empalhada, feita pela produção de arte, mas, como em alguns momentos da história o animal ganhará movimentos, estamos nos preparando para que isso também seja feito na computação”, disse Fernando Alonso.

A ESTRADA ME CHAMA – Zeca Baleiro
AI AMOR – Anavitoria
DAYDREAMING – Radiohead
DONA DA MINHA CABEÇA – Geraldo Azevedo
ENTRE A SERPENTE E A ESTRELA (AMARILLO BY MORNING) – Zé Ramalho
ESSA – Outros Aires
FLOR DA PELE – Rachell Luz e Zeca Baleiro
MELATONIN – Phoria
NOSSA MÚSICA – Um44k
OUTRA VEZ – Lanna Rodrigues
PEOPLE GET UP AND DRIVE YOUR FUNKY SOUL (Remix) – James Brown
PINK UP – Spoon
PRA SUINGAR – Som Nosso de Cada Dia
RAP DU BOM PARTE 2 – Rappin Hood e Caetano Veloso
SOBRE NÓS – Delacruz, Maria, Ducon, Luiz Lins, Diomedes, Chinaski, BK e Kayuá
THE CHAIN – Fleetwood Mac
THESE BOOTS ARE MADE FOR WALKIN´ – Lewonda
TRUTH – Alex Ebert
TUDO VIRA BOSTA – Rita Lee
VIM PRA FICAR – Iza
WHEN THE CURTAIN FALLS – Greta Van Fleet
WHITE RABBIT – Haley Reinhart

Tema de Abertura: THE CHAIN – Fleetwood Mac

Listen to the wind blow
Watch the sun rise
Run in the shadows
Damn your love, damn your lies

And if you don’t love me now
You will never love me again
I can still hear you saying
You would never break the chain

And if you don’t love me now
You will never love me again
I can still hear you saying
You would never break the chain

Listen to the wind blow
Down comes the night
Run in the shadows
Damn your love, damn your lies

Break the silence
Damn the dark, damn the light

And if you don’t love me now
You will never love me again
I can still hear you saying
You would never break the chain

And if you don’t love me now
You will never love me again
I can still hear you saying
You would never break the chain

Chains keeps us together
Running in the shadows…

Veja também

  • pedrasobrepedra_logotipo

Pedra Sobre Pedra

  • feraferida_logo

Fera Ferida

  • indomada_logo

A Indomada

  • portodosmilagres_logo

Porto dos Milagres