Sinopse

Suzana, jovem circense, jura à mãe moribunda, Elisa, não seguir carreira no mundo circo, mas apaixona-se pelo trapezista Rodrigo.

Juntos fazem arriscados números especiais.

Excelsior – 19h30
de janeiro a fevereiro de 1965

novela de Ivani Ribeiro
direção de Hélio Tozzi

Novela anterior no horário
Ilsa

Novela posterior
A Indomável

MARIA HELENA DIAS – Suzana
CARLOS ZARA – Rodrigo
RENATO MASTER – Renato
CÉLIA COUTINHO – Paulina
SILVIO FRANCISCO – Alexandre
MARIA APARECIDA ALVES – Walquíria
BENTINHO – Meio-Quilo
EDMUNDO LOPES – Peteleco
LÍDIA VANI – Maria Teresa
VANDA MARCHETTI
GLAUCE GRAIEB – Clarice
LUIZ NORONHA – Alfredo
LÉA CAMARGO – Elisa

Primeira das treze novelas que Ivani Ribeiro escreveu seguidas para o horário das 19h30 na TV Excelsior, por um período de cinco anos. Sobre a contratação da novelista, falou Zaé Júnior, então diretor de criação da agência de publicidade McCann Erickson, a Guilherme Bryan e Vicent Villari para o livro “Teletema, a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira”:
“A Kolynos era um de nossos principais clientes e, na época, a Colgate dominava a audiência na televisão com suas novelas de texto estrangeiro. Então nós começamos a trabalhar para lançar a Novela Kolynos, com texto absolutamente brasileiro. A própria direção da McCann achava que nós não iríamos ter audiência, e foi preciso muita briga. Contratamos a Ivani Ribeiro.”
E Ivani permaneceu na Excelsior até a novela Dez Vidas, em 1970, culminando com o fim da emissora.

A história de Onde Nasce a Ilusão trazia no contexto o mundo do circo, suas alegrias e tristezas. Todavia nada impediu que se sucedessem os clichês tradicionais de filmes do gênero, inclusive o clássico beijo entre os protagonistas enquanto realizavam os difíceis números de trapézio. Ismael Fernandes em “Memória da Telenovela Brasileira”.

Teve um lançamento de honra e uma produção milionária para a época: 120 milhões de cruzeiros.

Para as gravações da novela, foi criado um verdadeiro ambiente circense: arrendou-se o Circo de Berlin, de Diogo Fernandes, com seus atletas, animais e aparelhos. E pela primeira vez as câmeras saíram do estúdio para gravar uma história completa para a TV ao ar livre. As gravações foram feitas nos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP). Carolline Rodrigues em “Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções”.

As novelas À Sombra dos Laranjais (Globo, 1977) e O Amor Está no Ar (Globo, 1997) também tinham o mundo circense em seu contexto.

Veja também

  • excelsior60

Corações em Conflito

  • indomavel_logo

A Indomável

  • vidascruzadas65_logo

Vidas Cruzadas (1965)

  • deusavencida65_logo

A Deusa Vencida (1965)