Sinopse

Fugindo da guerra civil na Síria, a família de Elias Faiek (Marco Ricca) – a mulher Missade (Ana Cecília Costa) e os filhos Laila (Julia Dalavia) e o pequeno Khaled (Rodrigo Vidal) – atravessam a fronteira a pé em direção ao Líbano, onde buscam abrigo em um campo de refugiados em Beirute. Sem perspectiva de futuro e lamentando o que deixaram para trás, os Faiek tem planos de comprar passagens para São Paulo, no Brasil, onde mora Ranya Nasser (Eliane Giardini), prima de Missade.

Em Beirute, mora Aziz Abdallah (Herson Capri), sheik árabe radicado no Líbano. Milionário, ele vive com três mulheres: Soraya (Letícia Sabatella), a primeira, mãe de Dalila (Alice Wegmann), e Fairouz (Yasmin Garcez) e Áida (Darília Oliveira), que têm menos importância no harém por terem vindo depois e, assim como Soraya, por nenhuma ter dado ao sheik um filho homem. Na falta de um herdeiro varão, Aziz elege Dalila como a filha preferida. Ele a vê como sucessora de seus negócios.

Na mansão Abdallah também vivem empregados e homens de confiança do sheik, como o afilhado Jamil Zariff (Renato Góes), regatado em um orfanato ainda criança com seu primo Houssein (Bruno Cabrerizo), para ter abrigo e estudos em troca de lealdade e dedicação. Por ser leal, Houssein esconde a paixão que sente por Soraya. Jamil é escolhido para se casar com Dalila, que sempre o desejou em segredo. O rapaz, no entanto, sonha se casar por amor, rechaçando Dalila, cujo rosto jamais viu.

No campo de refugiados, Aziz se encanta por Laila e resolve tomá-la como sua quarta esposa. Ele propõe um acordo financeiro ao pai da moça em troca de sua mão. Mesmo em uma situação difícil, Elias recusa a proposta. Jamil também se encanta por Laila, em outro momento, e é correspondido. Apesar do interesse por Jamil e da negativa do pai à proposta de Aziz, Laila é forçada a casar-se com o sheik para salvar seu irmão Khaled, mortalmente ferido, e parte para a sua mansão.

Soraya se compadece de Laila, já que viveu a mesma situação no passado. Ela anuncia a morte de Khaled, ocorrida logo depois de uma cirurgia de emergência. Sem motivos para seguir adiante no sacrifício de se casar com Aziz, Laila foge da mansão do sheik com a ajuda de Soraya. Inicia-se então a jornada da moça para escapar da perseguição de Aziz. De volta ao campo de refugiados, ela se junta aos seus pais e a família segue para a Grécia, de onde embarca, em um navio, rumo ao Brasil.

Ciente da fuga, Aziz encarrega Jamil de trazer Laila de volta. Ao descobrir que a esposa do patrão é a mesma por quem se apaixonou, Jamil aceita a missão a fim de protegê-la e parte para o Brasil para ficar com a amada. Quando descobre que foi traído, Aziz vem pessoalmente a São Paulo resgatar Laila. O sheik, que na Síria havia matado a mulher Soraya ao descobrir que ela o traía com Houssein, acaba morto no Brasil, levando Dalila a jurar vingança contra os Faiek, por julgá-los responsáveis pela morte do pai.

Globo – 18h
de 2 de abril a 28 de setembro de 2019

novela de Thelma Guedes e Duca Rachid
escrita com Dora Castellar, Aimar Labaki e Carolina Ziskind
colaboração de Cristina Biscaia
direção de Pedro Peregrino, Alexandre Macedo e Lúcio Tavares
direção geral de André Câmara
direção artística de Gustavo Fernández

Novela anterior no horário
Espelho da Vida

Novela posterior
Éramos Seis

JÚLIA DALAVIA – Laila Faiek
RENATO GÓES – Jamil Zarif
ALICE WEGMANN – Dalila Abdallah / Basma Bakri
MARCO RICCA – Elias Faiek
ANA CECÍLIA COSTA – Missade Faiek
ELIANE GIARDINI – Ranya Anssarah Nasser
PAULO BETTI – Miguel Nasser
RODRIGO SIMAS – Bruno Monte Castelli
BRUNO CABRERIZO – Houssein Zarif
CARMO DALLA VECCHIA – Paul Abbás
ANAJU DORIGON – Camila Nasser
VERÔNICA DEBOM – Sara Roth Fischer
MOUHAMED HARFOUCH – Ali Al Aud
MARCELO MÉDICI – Abner Blum
LUANA MARTAU – Latifa / Rebeca
FLÁVIO MIGLIACCIO – Mamede Al Aud
OSMAR PRADO – Bóris Fischer
BETTY GOFMAN – Eva Roth Fischer
NICETTE BRUNO – Ester Blum
EMANUELLE ARAÚJO – Zuleika Nasser
DANTON MELLO – Almeidinha (Antonio Carlos Almeida)
LEONA CAVALLI – Teresa Monte Castelli
GUILHERME FONTES – Norberto Monte Castelli
BIA ABRANTES – Valéria Augustin
CAROL CASTRO – Helena Torquato
VITOR THIRÉ – Davi Roth Fischer
GUILHERMINA LIBÂNIO – Cibele Nasser
FILIPE BRAGANÇA – Benjamim
ÂNGELO COIMBRA – Padre Zoran
PAULA BURLAMAQUI – Drª Letícia Monteiro
EDUARDO MOSSRI – Faruq Murad
SIMONE GUTIERREZ – Aline Nasser Batista
GLICÉRIO DO ROSÁRIO – Caetano Batista
KAYSAR DADOUR – Fauze
CRISTIANE AMORIM – Santinha
ELI FERREIRA – Marie Patchou
MAX LIMA – Martin Patchou
BLAISE MUSIPÈRE – Jean-Baptiste Enfant
LOLA FANUCCI – Muna Al Aud
LEANDRO FIRMINO – Tomás
LUCIANO SALLES – Dr. Rogério Pessoa
ALEX MORENO – Robson
os meninos
BRENO DELLATORRE – Raduan (filho de Laila e Jamil)
RAFAEL SUN – Arturzinho (Artur Nasser Batista, filho de Aline e Caetano)
e
ACAUÃ SOL – Salim (funcionário de Aziz prejudicado por Dalila, acaba morto, no início)
ALDO PERROTA – médico que cuida de Laila após ela ser atropelada por Bruno
ALEXANDRE MOFATTI – policial da delegacia de Almeidinha, com Tomás prende Cibele e Benjamim na passeata
ALEXANDRE MORENNO – Delegado Evandro (da delegacia de Laranjeiras, onde Aziz é assassinado)
ALEX TEIX – promotor no julgamento de Faruq
ALLAN SOUZA LIMA – Youssef Abdallah (sobrinho que Aziz, apaixonado por Dalila)
ÁLVARO BRANDÃO – Ahmed (filho pequeno de Samira, no campo de refugiados no Líbano)
AMIR HADDAD – Tito (avô de Laila, na Síria, no início)
ANA ABBOTT – Lourdes (camareira do hotel, ajuda Camila a bisbilhotar o quarto de Basma e acaba demitida)
ANA PAULA BOTELHO – professora no curso que Missade faz para poder abrir sua barraca de comida
ANDERSON MELO – Gabriel Yasbeck (advogado de Dalila no Brasil)
AVELLAR LOVE – funcionário da prefeitura com quem Miguel transfere a casa e a loja para o nome de Jamil
BEATRICE SAYD – Samira (moradora do campo de refugiados no Líbano, ajuda Laila a fugir dos capangas de Aziz, no início)
BERNARDO FELINTO – pago por Paul para colocar uma bomba na mochila de Cibele
BETH BERARDO – Nádia (tia de Laila, na Síria, no início)
BETH ZALCMAN – Hamida Yunes (ex-funcionária na casa de Aziz, Dalila a usou para sequestrar a menina Salma)
BRUNO AHMED – funcionário no escritório de Gabriel que confirma o álibi Dalila na suspeita da morte de Paul
CARLOS FONTE BOA – pago por Paul para insuflar o povo contra a barraca de Missade
CECÍLIA HOMEM DE MELLO – Calpúrnia (vizinha de Almeidinha, tem fotos de homens plantando drogas em sua casa)
CLAIRE DIGONN – Zaira (avó de Laila, na Síria, no início)
CLÁUDIA ASSUNÇÃO – Ivaneide Gouveia (suposta paciente de Faruq, paga por Basma para incriminá-lo)
CLÁUDIO GARCIA – advogado pago por Paul para libertar o homem que colocou a bomba na mochila de Cibele
DANIEL DIAS DA SILVA – fotógrafo pago por Gabriel para registrar momentos de Laila e sua família
DARÍLIA OLIVEIRA – Áida (uma das três esposas de Aziz)
FABIANA MOTTA – Yasmin (moça comprada por Aziz após a fuga de Laila, no início)
GABI COSTA – Nazira Murad (mulher de Faruq)
GARIELA MUNHOZ – Mágida (mãe da menina Salma, acusa Jamil de ter matado seu marido, Salim)
GUILHERME GONZALEZ – policial que dá voz de prisão a Robson no aeroporto
HERSON CAPRI – Sheik Aziz Abdallah (pai de Dalila, morto no início)
LEONARDO JOSÉ – juiz na julgamento de Aziz
LETÍCIA CARNAVAL – Salma (menina turca órfã recebida no centro de refugiados)
LETÍCIA SABATELLA – Soraya Abdallah (mãe de Dalila, uma das três esposas de Aziz, morta por ele)
LIONEL FISCHER – juiz no julgamento de Faruq
LUCAS CAPRI – Péricles (filho de Almeidinha)
LUCIANO PULLING – auxiliar do juiz no julgamento de Faruq
MARCO MARCONDES – funcionário da imigração no Brasil que recebe os Faiek e os encaminha para um abrigo
MARCOS HOLLANDA – Tião (mecânico que deixa a oficina de Caetano, abrindo uma vaga para Elias)
MARCUS ACHER – médico que cuida de Houssein após ele ser baleado por Aziz
MIGUEL NADER – Omar (irmão de Latifa, golpista)
PAULO BELLEI – homem que, sob o falso nome de Adilson, vende um food truck para Elias e depois o rouba
PAULO CARVALHO – Dr. Maurício (advogado de Dalila no final, quando ela é finalmente presa)
RAFAEL SIEG – Rodrigo Torquato (marido de Helena, amigo brasileiro de Elias, morre no início)
RAFAEL VACHAUD – oficial de Justiça que entrega a Jamil a medida restritiva que o proíbe de se aproximar de Laila
RAQUEL FABBRI – Estela (garçonete amiga de Laila, quando elas trabalham no navio rumo ao Brasil, no início)
RICARDO CONTI – Daniel (substitui Robson na gerência do hotel)
ROBERTO LOBO – médico que atende Sara, quando ela perde a memória após uma queda
RODRIGO GEMINO – Amin (capanga de Aziz)
RODRIGO VIDAL – Khaled Faiek (irmãozinho de Laila, filho de Missade e Elias, morre no início)
RONALDO TORTELLI – Dr. Fernando (médico que manipula o resultado do teste de gravidez de Laila)
SÔNIA ZAGURY – Dona Zefinha (primeira paciente de Zuleika na fisioterapia)
THALES MIRANDA – Arturzinho (primeira fase)
YASMIN GARCEZ – Fairouz (uma das três esposas de Aziz)
Samir (dono da pizzaria onde Fauze e, depois, Abner vão trabalhar)

A dupla Thelma Guedes e Duca Rachid iria estrear no horário das nove em 2017, após A Força do Querer, com uma novela que tinha O Homem Errado como título de trabalho. Ainda em 2016, depois dos primeiros blocos de capítulos entregues para a avaliação da Globo, a produção foi cancelada. As autoras então prepararam uma nova trama para as 18 horas, Órfãos da TerraSal da Terra era o título provisório -, que, a princípio, sucederia Orgulho e Paixão em 2018, mas foi protelada para depois de Espelho da Vida, e estreou em abril de 2019.

Perguntada como surgiu a inspiração para escrever Órfãos da Terra, contou Duca Rachid:
“Ao pesquisar sobre esse assunto, tivemos contato com histórias de pessoas de vários lugares, ouvimos relatos impactantes, e isso foi nos comovendo muito. A gente foi pensando em como contar essa história do ponto de vista do folhetim, da influência cultural e da história de superação dessas pessoas, que é muito bonita.”

O diretor artístico Gustavo Fernández comentou sobre a proposta realista da novela:
“Temos a preocupação de não reforçar estereótipos. A maneira como o tema vem sendo tratado é muito consistente. Para nos aproximarmos dessa realidade, teremos, por exemplo, refugiados reais em cena, tanto na figuração quanto no elenco, como é o caso de Kaysar Dadour e também o Blaise Musipère, ator congolês que faz um haitiano.”
Kaysar Dadour, refugiado sírio, ficou conhecido no Brasil quando participou do BBB 18, em 2018.

Sobre a estética da novela, assim definiu Gustavo Fernández:
“Nós definimos uma linguagem muito própria para os primeiros momentos marcantes da trama. No campo de refugiados, optamos por uma imagem mais sépia e dramática. Já no núcleo de Aziz, o tom predominante é o branco e verde oliva, deixando o ar mais sóbrio, com muita influência mediterrânea. Já quando o núcleo protagonista desembarca no Brasil, a novela ganha mais cor com uma paleta plural e diversificada, retratando esse país que acolhe as diferentes culturas.

Além da pesquisa em livros especializados, as áreas de produção de arte e de cenografia contaram com o auxílio de consultores das etnias retratadas na história, que trouxeram uma rica referência sobre objetos típicos dessas culturas. Na casa dos Fischer e da família Blum, o núcleo judaico da trama, a produtora de arte Nininha de Médicis investiu nos principais itens desse povo.
“Em geral, no lar dessas famílias temos a Hamsá, uma espécie de escudo contra o mau-olhado, e também a Menorá, um castiçal que representa a luz de Torá. Outros símbolos, como a Estrela de Davi, também compõem os ambientes”, contou ela.

Segundo a cenógrafa Danielly Ramos, a principal referência para o núcleo sírio-libanês é Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes, com sua riqueza e modernidade. Em São Paulo, o destaque é a Vila Mariana, bairro conhecido por abrigar diferentes culturas e atrair públicos de diferentes estilos. Construída nos Estúdios da Globo, a cidade cenográfica de seis mil metros quadrados é formada por um centro comercial, com acesso ao metrô e ao trem; a Importadora Nasser, comandada por Miguel (Paulo Betti), que comercializa itens do Oriente Médio; a casa de chá Aletria, de propriedade de Ali (Mohammed Harfouch); além das residências das famílias que ali vivem. O estilo arquitetônico do bairro é eclético, já que cada casa se molda ao estilo de sua cultura.

Outro lar de destaque é a residência do sheik Aziz Abdallah (Herson Capri), que, na história, fica em Beirute. Para representá-lo, foi escolhido o Palácio Quitandinha, um marco arquitetônico de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O antigo hotel-cassino, construído nos anos 1940, em estilo normando, tem salões grandiosos espalhados por seus 50 mil metros quadrados.
“A novela vai apresentar esse universo do sheik de uma forma moderna e minimalista. Muitos tons de dourado, bege e ouro velho compõem a decoração da mansão de Aziz, além de flores em tons discretos como branco e verde”, afirmou Nininha de Médicis.

Após Petrópolis, a equipe da novela aterrissou com cerca de 100 figurantes em São Paulo, cidade que ambienta a história. No topo do edifício Martinelli, construção dos anos 1920, foram feitas as cenas do reencontro do casal protagonista, Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia), no Brasil. Outras sequências foram produzidas em regiões como o Centro, Vila Mariana, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e no bairro da Liberdade, onde uma mesquita foi usada como locação. A equipe da novela ainda gravou as cenas que marcam a travessia feita pela família Faiek, em Arraial do Cabo, na região litorânea do Rio de Janeiro, e a bordo de um transatlântico, no percurso entre o Rio e São Paulo.

Para as cenas do campo de refugiados, para onde a família Faiek foge depois do bombardeio, a equipe de cenografia e produção de arte construiu um campo cenográfico em uma área de 15 mil metros quadrados, no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. As gravações duraram uma semana e envolveram mais de 300 figurantes, sendo 30 de origem árabe. A novela selou um acordo de parceria técnica com o ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, que contou com a colaboração de uma arquiteta da agência para a montagem do campo cenográfico, com a disponibilização de uniformes e tendas reais de operações humanitárias e com o compartilhamento de informações sobre o contexto de deslocamento forçado e integração sociocultural das pessoas refugiadas.

A caracterizadora Gilvete Santos compôs o conceito visual de personagens de diferentes culturas retratadas na novela. Ela destacou o visual da libanesa Dalila (Alice Wegmann) como um dos mais elaborados, clean, porém marcante.
“Dalila vem com uma pele linda, muito rímel e um traço roxo no delineador, além de muito blush em tons terrosos ou rosa, e uma boca natural”, definiu.
A tatuagem de Dalila é sua marca registrada e também foi idealizada por Gilvete: “A inscrição em árabe no seu pulso esquerdo significa “vida e fogo”, o que traduz a personalidade da herdeira do sheik”.
Todas as tatuagens são produzidas pelo departamento de efeitos especiais dos Estúdios da Globo e aplicadas com o método de estêncil, de fácil remoção.
Em relação à ala masculina da novela, Gilvete apostou em barba e cabelos mais curtos. A ideia veio do visual dos jogadores de futebol árabes, adotado pelos capangas do sheik, como Fauze (Kaysar Dadour) e Houssein (Bruno Cabrerizo).
O hijab, lenço marcante da cultura árabe, tem protagonismo no conceito definido pela equipe de figurino liderada por Mariana Sued. A figurinista apostou também em batas bordadas e com aplicações de pedras.

O beijo entre as personagens Valéria e Camila (Bia Abrantes e Anaju Dorigon), escrito, gravado e anunciado (no site da novela) para ser exibido no capítulo do dia 06/09/2019, acabou não acontecendo, frustrando os telespectadores das redes sociais, que se manifestaram contrários à decisão da emissora. Procurada, a área de Comunicação da Globo limitou-se a afirmar que esta foi uma “decisão artística”. Após cortar a cena, a Globo retirou da internet a publicação que a descrevia, mas diversos fãs já haviam replicado o conteúdo.

A atriz Gabi Costa, que fazia uma participação em Órfãos da Terra, como Nazira, mulher do sírio Faruq (Eduardo Mossri), faleceu no dia 02/06/2016, enquanto a novela estava no ar, aos 33 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

01. DIÁSPORA – Tribalistas (tema de abertura)
02. LA BEL HAKI – Adonis (tema de Laila e Jamil)
03. ALGO PARECIDO – Skank (tema de Bruno)
04. AS MINA DE SAMPA – Rita Lee (tema de Camila)
05. QUÉ VENDRÁ – Zaz
06. SISTER – Tracey Thorn featuring Corinne Bailey Rae (tema de Dalila)
07. TODO DIA – Roberta Campos (tema de Almeidinha e Zuleika)
08. ONDE DEUS POSSA ME OUVIR – Ana Vilela (tema de Cibele)
09. WHERE LIGHT POURS IN – Gustavo Bertoni (tema de locação: São Paulo)
10. APENAS MAIS UMA DE AMOR – Vanessa da Mata
11. DEPRESSA A VIDA PASSA – Renato Braz (tema de Elias e Missade)
12. YA TAIER SALLAMLI KTIR – Sami Bordokan
13. RAKSIT LEILA – Mashrou’ Leila
14. LONGE DE MIM (LA BEL HAKI) – Tiê (tema romântico geral)

ainda
AINDA AQUI SONHANDO – Léo Cavalcanti
SÃO PAULO – Mallu Magalhães
TÔ – Tom Zé
LA DEMOISELLE – Musipere
LIFNEY SHE´YIGAMER – Idan Raichel
SATURDAY SUN – Vance Joy

Trilha Sonora Instrumental: música original de Victor Pozas, Rodrigo de Marsillac e Eduardo Queiroz

01. Hayat Jadida – Felipe Alexandre
02. Amour Hubun – Victor Pozas
03. Aziz – Eduardo Queiroz
04. Valsinha Árabe – Guilherme Rios
05. Um Ao Outro – Rodrigo de Marsillac
06. Luz Do Mundo – Filipe Mendonça
07. Jame Shami – Bianca Cavalcante
08. Balkanico – Felipe Alexandre
09. Yalla Habibi – Victor Pozas
10. Gens Cool – Guilherme Rios
11. Glissant – Eduardo Queiroz
12. Dabk Corneta – Eduardo Queiroz
13. A Brisa – Rodrigo de Marsillac
14. Chá E Fofoca – Victor Pozas
15. Qawiun – Eduardo Queiroz
16. Travessia – Victor Pozas
17. Maghraq – Felipe Alexandre
18. O Bombardeio – Victor Pozas
19. Apreensão – Rodrigo de Marsillac
20. Êxodo – Victor Pozas
21. Nada Sobrou – Guilherme Rios
22. Hnak – Bianca Cavalcante
23. Walou – Filipe Mendonça
24. Layl (OP1) – Eduardo Queiroz
25. Farih – Victor Pozas
26. Village Marie – Felipe Alexandre
27. Les Immigres (Fast) – Guilherme Rios
28. Kind Of Dabq – Rodrigo de Marsillac
29. Jamil E Laila – Victor Pozas
30. Laila – Victor Pozas
31. Memórias Delicadas – Rodrigo de Marsillac
32. Love At Sea – Filipe Mendonça
33. Zubaida – Victor Pozas
34. Vinho E Arak – Rodrigo de Marsillac
35. Salim E Rania – Victor Pozas
36. Tawazum – Victor Pozas
37. Alnashua – Victor Pozas
38. O Sheik – Victor Pozas
39. Madina – Eduardo Queiroz
40. Tristesse – Felipe Alexandre
41. Echapper – Felipe Alexandre
42. Sharun – Felipe Alexandre
43. Resignation – Guilherme Rios
44. Candeia – Filipe Mendonça
45. Fardeaux – Filipe Mendonça
46. Em Fuga – Victor Pozas
47. Maa Salama – Victor Pozas
48. Mushkila – Victor Pozas
49. Tendu – Victor Pozas
50. Thueban – Victor Pozas
51. Dabq Cinq – Felipe Alexandre
52. Layl (OP2) – Eduardo Queiroz

Tema de Abertura: DIÁSPORA – Tribalistas

Acalmou a tormenta, pereceram
O que a estes mares ontem se arriscaram
E vivem os que por um amor tremeram
E dos céus os destinos esperaram

Atravessamos o mar Egeu
Um barco cheio de fariseus
Com os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem coliseu
Atravessamos pro outro lado
No rio vermelho do mar sagrado
Os center shoppings superlotados
De retirantes refugiados

Where are you?

Onde está
Meu irmão sem irmã
O meu filho sem pai
Minha mãe sem avó
Dando a mão pra ninguém
Sem lugar pra ficar
Os meninos sem paz
Onde estás meu Senhor
Onde estás? Onde estás?

Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu’estrela tu t’escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito
Que embalde desde então corre o infinito
Onde estás, Senhor Deus?

Where are you?

Veja também

  • profeta2006_logo

O Profeta (2006)

  • camadegato_logo

Cama de Gato

  • cordelencantado_logo

Cordel Encantado

  • joiarara_logo

Joia Rara