Sinopse

Um acidente  de trânsito em um cruzamento une três pessoas completamente diferentes entre si: Ciro, um motorista de ônibus; Bruna, moça rica e geniosa; e Soró, um imigrante nordestino que trabalha carregando mercadorias com uma carroça de mão. Como compensação pelos prejuízos causados pela batida, Ciro e Soró vão trabalhar com a família de Bruna, que possui uma rede de cantinas italianas.

Os mistérios de Ciro, ligado a um homem e a uma mulher, conduzem a história. Enquanto tenta ocultar o seu passado, Ciro se envolve com o ingênuo e brincalhão Soró. Humilhado por Bruna, Ciro resolve ascender socialmente para conquistá-la. Luísa, irmã de Bruna, apaixona-se por ele, que acaba sendo disputado pelas duas irmãs.

Bruna é a noiva de Júlio, diretor da rede de cantinas de propriedade de Mama Vitória, a avó de Bruna e Luísa. O filho de Mama Vitória, Guido, após a falência de sua cantina em São Paulo, vai morar no Rio com a família – a mulher Loreta, o cunhado folgado Gigio, e os filhos Benito, Duda e Geninho. Por sua vez, Soró traz para o Rio a sua família nordestina – a mãe Donana, a tia desmiolada Lála Sereno, e as irmãs Mariana e Regina.

Fica claro então o contraste entre as duas famílias – os pobres retirantes nordestinos e a rica família italiana – na amizade do garoto Geninho com Soró e a adolescente Regina; no romance entre Benito e Mariana; e no lírico amor de Lála Sereno e Gigio. Lála é uma solteirona que foi abandonada no altar e sofre com crises que a tiram da realidade. Porém, ao invés de se queixar da sorte, Lála transforma sua história em versos, que recita na feira de São Cristóvão, conhecido reduto de nordestinos no Rio de Janeiro.

Globo – 18h
de 28 de março a 7 de outubro de 1983
165 capítulos

novela de Walther Negrão
direção de Gonzaga Blota, Henrique Martins e Atílio Riccó
direção geral de Gonzaga Blota

Novela anterior no horário
Paraíso

Novela posterior
Voltei Pra Você

CLÁUDIO MARZO – Ciro
ELIZABETH SAVALA – Bruna
MARIA CLÁUDIA – Luísa
EDWIN LUISI – Júlio
LÉLIA ABRAMO – Mama Vitória
ARNAUD RODRIGUES – Soró
LAURA CARDOSO – Donana
MÁRIO BENVENUTTI – Guido
RENATA FRONZI – Loreta
LAERTE MORRONE – Gigio (Luigi)
REGINA DOURADO – Lála Sereno (Laura)
PAULO GUARNIERI – Daniel
TÁSSIA CAMARGO – Nina
CÁSSIO GABUS MENDES – Franco
ÉLIDA L’ASTORINA – Duda
JOÃO CARLOS BARROSO – Benito
TÂNIA LOUREIRO – Mariana
FLORA GENI – Gema
DIONÍSIO AZEVEDO – Altino
NORMA GERALDY – Nizí
PAULO GONÇALVES – Gaspar
CINIRA CAMARGO – Milica
CLEYDE BLOTA – Joana
MONIQUE ALVES – Maria Helena
HENRIQUE MARTINS – pai de Maria Helena, padrasto de Ciro
REYNALDO GONZAGA – Dr. Chadade
FELIPE DONOVAN – Bira
os adolescentes
PAULO VIGNOLO – Geninho
MARCELA MUNIZ – Regina
e
ALENE ALVES DE ANDRADE – empregada de Mama Vitória
ÂNGELA TORNATORE
CÉSAR AUGUSTO DE SOUZA – César
DELAN MAGNO
DIDA MONTEIRO
ENYVYER BRILHANTE
GUARACY VALENTE – Pedro
HUGO GROSS – da turma de Daniel
JORGE LUIZ DA SILVA
LOLY NUNEZ
MARCO SENNA
MARCUS VINÍCIUS – fanfarreiro em um bar
MARINO JARDIM
MILTON GONÇALVES – Dr. Mendes
PAULINE LUISE
PAULO COPACABANA
REGINA RESENDE
RITA DE CÁSSIA – Bete (secretária de Luísa)
ROBERTO FAISSAL – Geraldo (marido de Joana que a abandonou no passado)
SOLANGE GALVÃO MASCARENHAS
VERA BRITTO – Alice
VERA VIANNA
WALDIR AMÂNCIO – Régis (dono do salão cabeleireiro onde Milica trabalha)
WALDIR RODRIGUES PEDRO
YAÇANÃ MARTINS – Tânia

– núcleo de CIRO (Cláudio Marzo), homem que esconde um passado misterioso. No início da história, era motorista de ônibus, até se envolver em um acidente de trânsito e perder o emprego. Sentindo-se humilhado, decide lutar para subir na vida. É ambicioso e consegue mostrar sua eficiência no trabalho, o que lhe permite de fato ascender profissionalmente:
a irmã MARIA HELENA (Monique Alves), a chave do mistério de seu passado. Na verdade, ele é de família rica. Ela ficou paralítica em um acidente onde ele foi culpado, o que o fez sentir-se traumatizado pela tragédia e fugir da família
o pai (Henrique Martins), homem amargurado, o culpa pelo estado da filha
o médico DR. CHADADE (Reynaldo Gonzaga), profissional responsável pela recuperação da irmã, sempre a acompanha.

– núcleo de SORÓ (Arnaud Rodrigues), nordestino de origem humilde, muito ingênuo, com alma de criança. É uma das vítimas do acidente de trânsito que dá início à história. Por causa desse evento, inicia uma forte amizade com Ciro. Consegue um emprego como jardineiro na casa de uma rica família italiana:
a mãe DONANA (Laura Cardoso), nordestina de origem humilde, generosa, honesta e justa, mas enérgica quando necessário. Religiosa e de princípios rígidos
a tia LÁLA SERENO (Regina Dourado), sofreu uma grande desilusão amorosa, ao ser deixada no altar, e chegou a ser internada por problemas psíquicos. Sofre de surtos, que a fazem vestir seu vestido de noiva e perambular pelas ruas. Aos poucos, vai superar seu trauma. Cria um cordel sobre sua própria história para cantar na feira de São Cristóvão, reduto de nordestinos no Rio de Janeiro
as irmãs mais novas: MARIANA (Tânia Loureiro), jovem bonita e romântica, sonha com uma vida melhor e tem medo de passar pelos mesmos problemas que sua tia,
e REGINA (Marcela Muniz), adolescente superprotegida pela mãe.

– núcleo de MAMA VITÓRIA (Lélia Abramo), matriarca de uma família italiana e dona de uma rede de cantinas. Sem sair de casa, controla tudo o que acontece com a família e com as cantinas, como uma “poderosa chefona”. Tem o respeito de todos os filhos e netos, exercendo sobre eles um fascínio e um domínio absolutos, em todos os sentidos. Emprega Soró como jardineiro em sua casa e Ciro no escritório central das cantinas:
a empregada JOANA (Cleyde Blota), pessoa de confiança. No passado, foi abandonada pelo marido e criou a filha sozinha, com muitos mimos
a filha de Joana, NINA (Tássia Camargo), interesseira, tem vergonha de ser a filha da empregada. Se veste com roupas caras para aparentar mais do que tem. Só pensa em namorados ricos.

– núcleo de BRUNA (Elizabeth Savala), neta de Mama Vitória. Moça rica, bela e geniosa, de personalidade forte. É noiva, mas não tem certeza se ama o noivo. Ao conhecer Ciro, no acidente em que se envolveu com ele e Soró, sente-se ameaçada e acredita que ele é um aproveitador. Tem uma forte antipatia por Ciro, que acaba indo trabalhar na empresa de sua família. Antipatia essa que esconde uma forte atração, até render-se, apaixonada por ele:
a mãe GEMA (Flora Geny), filha de Mama Vitória. Viúva, gosta de ver a harmonia na família e, quando percebe desavenças, procura contorná-las
a irmã LUÍSA (Maria Cláudia), é a executiva da família, responsável pelos escritórios das cantinas. É a antítese de Bruna, a quem considera leviana em algumas ocasiões. Apaixona-se por Ciro assim que o conhece. Vai protegê-lo das intrigas de Bruna para, mais tarde, disputá-lo com a irmã, quando ela se apaixonar por ele
o irmão caçula FRANCO (Cássio Gabus Mendes), um bom rapaz, estudioso. É apaixonado por Nina, mas ela não lhe dá bola porque está ciente de que ele sabe que finge ser uma garota rica.

– núcleo de JÚLIO (Edwin Luisi), noivo de Bruna. Trabalha nos escritórios das cantinas de Mama Vitória e, ao lado de Luísa, toca os negócios para frente. É apaixonado pela noiva, mas sente que ela está mudando. Tem ciúmes de Ciro, o vê como um rival, já que acredita que a presença dele atrapalha o seu bom relacionamento com Bruna:
os pais ALTINO (Dionísio Azevedo), aposentado, e NIZI (Norma Geraldy), gente boa e simples, vivem com o conforto proporcionado pelo filho.

– núcleo de GUIDO (Mário Benvenutti), filho de Mama Vitória. Responsável pelas cantinas da família em São Paulo, vem para o Rio de Janeiro depois de decretar a falência dos seus negócios, e leva a família tentando esconder o motivo da viagem. Vai se estabelecer na casa da mãe. É um pai rigoroso com os filhos e tem atritos constantes com o cunhado folgado:
a mulher LORETA (Renata Fronzi), está sempre tentando mediar os atritos do pai com os filhos. Superprotege o irmão nas constantes brigas que ele tem com o seu marido
o cunhado GIGIO (Laerte Morrone), vive às suas custas. Boa vida e folgado, se sente injustiçado, fazendo chantagem sentimental. Nunca trabalhou e se diz vítima da crise de desemprego. Alegre, bonachão e glutão, leva todos na conversa, menos o cunhado. Vai apaixonar-se por Lála Sereno, com quem viverá um amor lírico
os filhos: BENITO (João Carlos Barroso), rapaz fechado, não gosta de sair e vive quieto no seu canto. Apaixona-se por Mariana,
DUDA (Élida L’Astorina), moça graciosa e moderna, cujo pai se preocupa em mantê-la sob a rígida moral italiana. Fica muito amiga do primo Franco, por quem desenvolve uma paixonite,
e GENINHO (Paulo Vignolo), o caçula. Torna-se amigo de Soró e Regina, com quem aprende muitas brincadeiras.

– núcleo de DANIEL (Paulo Guarnieri), rapaz bem humorado, esportista, corredor de kart. Filho do zelador do condomínio onde moram vários personagens. Apaixona-se por Nina quando a conhece, mas esconde sua origem social, com medo de perdê-la, já que acredita que ela seja uma moça rica. Ela também se apaixona por ele, acreditando que ele seja rico. Vai disputá-la com o amigo Franco:
o pai GASPAR (Paulo Gonçalves), com quem tem uma forte relação de amizade. Zelador no condomínio, esforça-se para fazer o filho feliz, fazendo economias e trabalhos extras para lhe dar conforto
a manicure MILICA (Cinira Camargo), atende as freguesas no condomínio. Fofoqueira, sabe tudo o que está acontecendo por lá. Gaspar nunca escondeu que tem uma quedinha por ela
o chefe de segurança do condomínio BIRA (Felipe Donovan), amigo de Gaspar.

Ismael Fernandes citou no livro “Memória da Telenovela Brasileira”:
“Walther Negrão fundia duas sinopses e apresentava uma novela com falhas na estrutura. Tinha-se planejado ambientar a trama com um núcleo em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, mas problemas de produção impuseram a transferência total da ação para o Rio de Janeiro. Assim, personagens tipicamente paulistas, como Mama Vitória, comandando uma rede de cantinas, estavam ambientados no Rio. E o condomínio na Barra da Tijuca que deveria centralizar a ação, acabou sem força na trama.”
Mesmo com esse percalço, a novela fez sucesso e Negrão mostrou-se hábil ao desenvolver os capítulos.

O ponto de partida da trama central lembra muito o da novela Antônio Maria (Tupi, 1968-1969), de Geraldo Vietri, na qual Negrão colaborou: homem misterioso que esconde de todos o seu passado, e que, em um determinado momento, é descoberto pelos que o perseguem – Ciro (Cláudio Marzo) em Pão-Pão e o português Antônio Maria (Sérgio Cardoso). Negrão voltou à inspiração em seu trabalho seguinte, Livre para Voar (1984-1985), através do personagem Pardal (Tony Ramos), que viveu a mesma situação.

Destaque para a agradável criação de Arnaud Rodrigues, como o nordestino Soró, e suas aventuras com o garoto Geninho (Paulo Vignolo).

A atriz Regina Dourado, depois de papéis pequenos em novelas, brilhou como a caricata Lála Sereno.

Mas o grande destaque mesmo ficou com a família italiana liderada por Mama Vitória, inesquecivelmente interpretada por Lélia Abramo. Tanto que, ao ser vendida para a Itália, o título da novela foi alterado para Mamma Vittoria.

Elizabeth Savala, que até então só interpretara mocinhas na televisão, conseguiu viver a anti-heroína Bruna, quando o papel foi recusado por Renata Sorrah.

De acordo com matéria da revista Veja, de 30/03//1983, Pão-Pão Beijo-Beijo foi a primeira novela da televisão brasileira escrita com o auxílio de um computador – “um Apple”, como informou a reportagem.

Primeira novela de Arnaud Rodrigues. Estreia na Globo das atrizes Cinira Camargo e Marcela Muniz. Única novela na Globo do ator e roteirista de cinema Mário Benvenutti.

O primeiro nome pensado para a novela foi Sanduíche de Coração, o título da música tema da abertura, interpretada pelo conjunto Rádio-Táxi.
Porém, o título definitivo – Pão-Pão Beijo-Beijo, um jogo de palavras com a expressão “pão-pão queijo-queijo” – foi uma imposição de Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, então diretor artístico e de operações da Globo), de acordo com depoimento de Walther Negrão a Flávio Ricco e José Armando Vannucci para o livro “Biografia da Televisão Brasileira”:
“Só porque uma amiga da mulher dele vendia sanduíche na praia e a abertura mostraria isso!”

A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 22/01 e 18/05/1990.

Trilha Sonora Nacional
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01. MENINA VENENO – Ritchie (tema de Nina)
02. RIO BABILÔNIA – Jorge Ben (tema geral)
03. EU AMO AMAR VOCÊ – Gilliard e Harmony Cats (tema de Franco)
04. ROMANCE DA LUA LUA – Amelinha (tema de Lála Sereno)
05. DE QUALQUER MANEIRA – Marcos Sabino (tema de Duda)
06. SANDWICH DE CORAÇÃO – Rádio Táxi (tema de abertura)
07. COISA CRISTALINA – Wando (tema de Mariana)
08. RENASCER – Zizi Possi (tema de Bruna)
09. PRAIA DE RAMOS – Dicró (tema de Gigio)
10. CABELOS NEGROS – Eduardo Dussek (tema de Júlio)
11. CUMPLICIDADE – Otávio Burnier (tema de Ciro)
12. TEMA PARA UM GRANDE AMOR – Paulo Soarez (tema de Luísa)

Trilha Sonora Internacional
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01. WAITING FOR A TRAIN – Flash & The Pan (tema de locação: Rio de Janeiro)
02. TOTAL ECLIPSE OF THE HEART – Bonnie Tyler (tema de Mariana)
03. (YOU SAID YOU’D) GIMME SOME MORE – K.C. & The Sunshine Band (tema de Daniel)
04. AND I’M TELLING YOU I’M NOT GOING – Jennifer Holliday
05. HIP HOP BE BOP (DON’T STOP) – Man Parrish (tema de locação: Rio de Janeiro)
06. IF YOU WERE MY LADY – Glenn Campbell & Diane Solomon (tema de Luísa e Ciro)
07. I WILL FOLLOW HIM – Claudja Barry (tema de Milica e Gaspar)
08. GIVE ME YOUR HEART TONIGHT – Shakin’ Stevens (tema de Guido e Loreta)
09. FIRST LOVE – Nikka Costa (tema de Duda)
10. REACH OUT – Narada Michael Walden (tema de locação: Rio de Janeiro)
11. SAVE YOUR LOVE – Renée & Renato (tema de Gigio e Lála Sereno)
12. THE WORDS TO SAY I LOVE YOU – Edward Reekers (tema de Júlio)
13. DON’T MAKE ME WAIT – Fern Kinney (tema de Bruna e Ciro)
14. MISTY BLUE – Dorothy Moore (tema de Nina)

Sonoplastia: Aroldo Barros
Pesquisa de repertório: Arnaldo Schneider e Ezequiel Neves
Direção musical: Guto Graça Mello
Supervisão musical: Geraldo Vespar

Tema de Abertura: SANDWICH DE CORAÇÃO – Rádio Táxi

Vou modificar meu modo de vida
Não aguento mais falar em comida
Preciso urgentemente dez quilos perder
Prá conquistar você
E não te perder

Vou tentar um novo regime
Spaghetti à bolognesa é um crime
Só natural
Vou sobreviver de amor
Seja lá como for
Comer todo dia

Sandwich de coração, sandwich
Sandwich de coração…

Uma porção de carinho
Uma salada de cafuné
Hmmm, pão com beijo menina
Um doce abraço de sobremesa
Limpem a mesa!

Sandwich de coração, sandwich
Sandwich de coração…

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