Sinopse

Três belas mulheres, completamente diferentes, se conhecem em Cancún, no México. Alexia (Deborah Secco) é uma aspirante a atriz que está perto de estrear na TV com um papel de destaque em uma novela, quando conhece o misterioso Renzo (Rafael Cardoso), que desaparece após passarem uma noite juntos. Criada pelo pai Mário (Murilo Rosa), a fisioterapeuta Luna (Juliana Paiva) – meio mexicana, meio brasileira – sonha em encontrar a mãe Helena (Flávia Alessandra), que desapareceu quando ela era criança e hoje mora no Brasil. Já Kyra (Vitória Strada) está prestes a realizar o sonho de sua vida: se casar com o empresário Rafael (Bruno Ferrari).

Seus planos, no entanto, são interrompidos e suas vidas viradas do avesso. No dia em que um furacão se aproxima de Cancún, Alexia convence Luna e Kyra a juntarem-se a ela para localizar Renzo. A atriz quer tentar entender a atitude do rapaz e resgatar seu amuleto da sorte que sumiu do quarto depois que ele foi embora. As três enfrentam a forte chuva e vão parar em um campo de golfe onde localizam Renzo e Dominique (Guilhermina Guinle) no momento em que ela aponta uma arma em direção ao juiz Vitório (Aílton Graça) e atira. O trio é descoberto e Dominique fará de tudo para dar cabo das moças que testemunharam seu crime.

Ao entrarem para o Programa de Proteção à Testemunha, Alexia, Luna e Kyra assumem novas identidades – respectivamente Josimara, Fiona e Cleyde -, mudam o visual e o estilo de vida. Para todos os efeitos, as belas morreram durante a passagem do furacão em Cancún. Agora, o destino das três é Judas do Norte, uma cidadezinha no interior de São Paulo. Após um início de adaptações à vida do campo, elas passam a viver uma realidade completamente diferente no sítio de Ermelinda (Grace Gianoukas) e seu filho Zezinho (João Baldasserini), uma família acolhedora do Programa de Proteção à Testemunha.

Ermelinda e Zezinho não conhecem o passado das moças, mas a convivência com elas vai ficando cada vez mais próxima. Ermelinda torna-se a mãe que Fiona/Luna nunca teve enquanto Zezinho e Josimara/Alexia têm uma relação de atração e ódio. Nenhum dos dois admite que há um interesse mútuo, mas o fascínio entre eles torna-se inevitável. E quando as três decidem fugir para São Paulo para retomar suas vidas, Ermelinda e Zezinho contrariam uma das regras do programa: seguem com as meninas e carregam junto a galinha de estimação, Felipa. Um sobrado na Zona Leste da capital paulista se torna a nova morada desta grande família.

Globo – 19h
estreia: 27 de janeiro de 2020

novela de Daniel Ortiz
escrita com Flávia Bessone, Nilton Braga, Victor Atherino e Pedro Henrique Neschling
direção de Alexandre Klemperer, Hugo de Sousa, João Boltshauser e Bia Coelho
direção geral de Marcelo Travesso
direção artística de Fred Mayrink

Novela anterior no horário
Bom Sucesso

DEBORAH SECCO – Aléxia Máximo (Josimara dos Santos)
JULIANA PAIVA – Luna Furtado (Fiona Matteuchi)
VITÓRIA STRADA – Kyra Romantini (Cleyde Ferreira)
RAFAEL CARDOSO – Renzo
GUILHERMINA GUINLE – Dominique Machado
JOÃO BALDASSERINI – Zezinho
GRACE GIANOUKAS – Ermelinda Prazeiroso
FLÁVIA ALESSANDRA – Helena
LEOPOLDO PACHECO – Hugo Santamarina
MURILO ROSA – Mário Furtado
BRUNO FERRARI – Rafael
THIAGO FRAGOSO – Alan
OTÁVIO AUGUSTO – Ignácio Máximo
DÉBORA OLIVIERI – Graziela
BRUNA GUERIN – Petra
JOSÉ CONDESSA – Juan
FELIPE SIMAS – Téo
ALINE DIAS – Úrsula
DANDARA MARIANA – Bel
CAROLINA KASTING – Agnes Romantini
DANIEL RANGEL – Tarantino
VALENTINA BULC – Bia
JULIANA ALVES – Renatinha
CRISTINA PEREIRA – Lúcia
MARIANNA ARMELLINI – Verônica
MARCOS PITOMBO – Bruno
CIRILLO LUNA – Gael
SABRINA PETRÁGLIA – Micaela
IGOR COSSO – Júnior
NINA FROSI – Gabi
COSME DOS SANTOS – Edgar Apolinário
AMAURI REIS – Baggio
MILA CARMO – Vicky
LÍVIA INHUDES – Tammy
CONRADO CAPUTO – Isaac
BÁRBARA SUT – Dionice
CLÁUDIO OLEGÁRIO – Erick
ANDRESSA ROBLES – Carol
PRAZERES BARBOSA – Dona Marieta
BERNARDO DE ASSIS – Catatau
ANA CARBATTI – Consulesa Adriana
RICARDO DUQUE – Ivo
GIORDANO BECHELENI – Enéas
JERÔNIMO MARTINS – Edu
GIL HERNANDEZ – Pancho
DANIEL SATTI – Donato
JAEDSON BAHIA

as crianças
ALICE PALMAR – Queen (filha de Alan)
YGOR MARÇAL – Mosquito (filho de Alan)

e
AÍLTON GRAÇA – Vitório Albuquerque (juiz morto em Cancun, no primeiro capítulo)
ANA PAULA BOTELHO – babá por um dia na casa de Alan
ANDRÉ DALE – homem que assedia Alexia em um ônibus em São Paulo
ARY FONTOURA como ele mesmo, na novela na qual Petra também atua
BETTY FARIA como ela mesma, na novela na qual Petra também atua
BIJU MARTINS – ajudante de Pancho em Cancun
CHAO CHEN – piloto do avião em que Aléxia e Kyra vão para Cancun
CLÁUDIO GALVAN – taxista que leva Aléxia para o teste nos Estúdios Globo, no primeiro capítulo
CRISTHINA RODRIGUES – Cidinha (moradora de Judas do Norte, incentiva Josimara a cantar no show da cidade)
DÉO GARCEZ – Dr. Emir (médico de Téo)
FÁTIMA BERNARDES como ela mesma, entrevista Petra em seu programa “Encontro”
FRANCISCO CUOCO como ele mesmo, na novela na qual Petra também atua
JACQUELINE LAURENCE
JACK BERRAQUERO – homem no ônibus quando as moças tentam fugir de Judas do Norte
LEANDRO SANTANNA – motorista do ônibus em que as moças tentam fugir de Judas do Norte
LÍLIA CABRAL como ela mesma, na novela na qual Petra também atua
LUKA RIBEIRO – diretor do teste para novela de Aléxia e Petra, no primeiro capítulo
MARCELLO MELO JR. como ele mesmo, na novela na qual Petra também atua
MARCELO AQUINO – Jorge (diretor da novela em que Petra atua)
MÁRCIO ROSÁRIO – segurança do hotel em Cancun
MARILU BUENO – Dulce (avó de Gabi, forma um triângulo amoroso com Edgar e Ermelinda)
PABLO URANGA – padre no sonho do casamento de Kyra
PATRÍCIA PILLAR como ela mesma, nos Estúdio Globo cumprimentando Aléxia, no primeiro capítulo
SÔNIA ZAGURY – senhora no ônibus quando as moças tentam fugir de Judas do Norte
SOPHIA ABRAHÃO como ela mesma, entrevistada na festa de lançamento da novela na qual Petra atua
THIAGO LACERDA como ele mesmo, nos Estúdios Globo cumprimentando Aléxia, no primeiro capítulo
WAL SCHNEIDER – recepcionista do prédio da Labrador quando Aléxia vai trabalhar
ZEZÉ MOTTA – Neusa (avó de Úrsula)

Questionado sobre inspiração e referências para Salve-se Quem Puder, falou o autor Daniel Ortiz para o material de divulgação da novela:
“É uma comédia romântica que começa com muita aventura e um tom de thriller de suspense, com perseguição, ação, aventura. Mas sempre com o tom da comédia permeando essas ações. Também sou fã de ‘disaster movies’ como O Destino de Poseidon, Inferno na Torre, A Travessia de Cassandra, entre outros. Aliado a isso tudo, queria contar uma história que abordasse o Programa de Proteção à Testemunha. É uma temática interessante, que não é vista em novelas, e que proporciona muitas viradas na história.”

Sobre a ideia de abordar o Programa de Proteção à Testemunha:
“Surgiu na época em que escrevi Alto Astral. Naquela novela, a personagem da Monica Iozzi era rica e, para receber a herança do tio, ela tinha de provar que merecia o dinheiro. Ela teve que viver como pobre, mudou de cidade e adotou outra identidade. Na época, pensei: ‘isso aqui daria uma novela!’ Veio a ideia também do Programa de Proteção às Testemunhas, que é muito abordado em alguns filmes americanos, mas que, no Brasil, ainda não havia sido usado dessa maneira em novela.”

Um dos destaques dos primeiros trabalhos de Salve-se Quem Puder foi a gravação do furacão que deu início à trama da novela. Daniel Ortiz comentou:
“Eu morei no México por sete anos numa época em que houve muitos furacões. (…) [O furacão] Wilma, com escala 5, atingiu o México e destruiu Cancún. Eu tinha amigos que moravam lá na época, então eu acompanhei muito de perto. Aquela situação também despertou meu interesse de conhecer mais sobre esse fenômeno natural, que é muito comum no México, mas do qual quase não se fala aqui no Brasil.”

Em outubro de 2019, equipe e elenco viajaram a Cancún, paraíso turístico no México, para as primeiras cenas da passagem do furacão.
Outra parte foi realizada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, durante cinco dias, em uma área de 450m². Uma piscina de ondas artificiais e outros sets com restaurante, posto de gasolina e ruas foram construídos e modificados pós-furacão.
A equipe de produção dos efeitos – visuais e especiais – envolveu cerca de 60 profissionais. Com a utilização da fotogrametria aérea, a equipe de efeitos visuais escaneou uma área de 154 hectares em Cancún e registrou 10 mil imagens durante quatro dias para a reprodução da cidade em 3D reproduzida nos Estúdios Globo.
A execução das cenas contou também com efeitos especiais conhecidos como “efeitos físicos” para a realização de ventania, chuva, explosão e inundação das ruas da cidade.

O diretor artístico Fred Mayrink falou sobre a gravação da sequência do furacão:
“Utilizamos uma piscina de ondas de um parque aquático desativado no Rio de Janeiro para gravar grande parte da sequência em que os personagens precisam enfrentar correnteza, chuva e ventania para se protegerem. Além do elenco, direção, câmeras e toda a equipe trabalharam dentro da água nesses seis dias de gravações noturnas. Todos protegidos com roupas apropriadas de neoprene e de mergulho. Inclusive o elenco, que estava protegido sob o figurino. (…) Envolvemos com um chroma azul toda a área da piscina com ondas e gravamos sequência de ação com efeitos de chuva, vento, relâmpagos. Foi um trabalho desafiador porque exigiu, além de toda a técnica para execução, muito esforço físico de todos nós. É uma atenção com o posicionamento da câmera, com a emoção do ator, com a movimentação da equipe embaixo da água.”

Construído na cidade cenográfica, nos Estúdios da Globo, no Rio, o Empório Delícia – um dos cenários da trama – ocupa aproximadamente mil metros quadrados e abriga um amplo mezanino, idealizado por Eliane Heringer e Felipe Serran, que assinam a cenografia.
“A ideia foi construir um projeto reunindo modernidade e aconchego em um único lugar. Foram quatro meses de trabalho até a finalização do espaço”, explicaram.
Inspirado nos grandes centros gastronômicos do Brasil e do exterior, o Empório Delícia é composto por vários espaços independentes e conta também com uma identidade visual própria, desenvolvida pela equipe de produção de arte liderada por Silvana Estrella. O local possui diversas vitrines que acomodam pães, baguetes, tortas, diferentes tipos de queijos e embutidos.

Em março de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19 (coronavírus), as emissoras de TV suspenderam temporariamente suas produções de dramaturgia, interrompendo a exibição de novelas e substituindo-as por reprises ou outros programas. Desta forma, Salve-se Quem Puder teve suas gravações paralisadas em 17/03 e deixou de ser exibida a partir de 30/03 com a promessa de retorno assim que a situação se normalizar. Em seu lugar, a Globo passou a exibir a reprise da novela Totalmente Demais, de 2015-2016.

A GENTE FAZ – Clara Valverde e Josefe
A VIDA É UM RIO – Raffa Torres
A TAL CANÇÃO PRA LUA – Victor Kley e Samuel Rosa
BEIJA-ME – Ludmilla
CAMINHOS – Scarcéus
CHANGE – The Revivalists
CIELITO LINDO – Luiza Possi
DESEJO DANADO – Marcelo Silva e Ryan
DEVIL MAY DANCE TONIGHT – Ina Forsman
GOOD AS HELL – Lizzo
HONEY BEE – The Kooks
MEDO DE AMAR – Karinah
MEU BEM – Cai Sahra
MEU TALISMÃ – Iza
MUITO CALOR – Ozuna e Anitta
SUCKER – Jonas Brothers
THINKING OF YOU – Simply Red
UNA FLOR – Juanes
UN AÑO – Sebastian Yatra
UNCHAINED MELODY – The Righteous Brothers
VOCÊ VAI OUVIR SOBRE ELA – Olívia
YOU & ME – James TW

Tema de Abertura: BEIJA-ME – Ludmilla

Beija-me
Deixa o teu rosto
Coladinho ao meu
Beija-me
Eu dou a vida
Pelo beijo teu
Beija-me
Quero sentir o teu perfume
Beija-me com todo o teu amor
Se não eu morro de ciúme

Ai ai ai que coisa boa
O beijinho do meu bem
Dito assim parece à toa
O feitiço que ele tem
Ai ai ai que coisa louca
O gostinho divinal
Quando eu ponho a minha boca
Nos teus lábios de coral…

Veja também

  • passione_logo

Passione

  • guerra12_logo

Guerra dos Sexos (2012)

  • altoastral_logo

Alto Astral

  • hajacoracao

Haja Coração