Sinopse

Sansão (Fernando Pavão) é um homem dotado de força incomum e descomunal. Famoso também por lutar pelo povo hebreu, transformado em um herói justo e carismático. Por isso, é perseguido por Abbas (Milhem Cortaz), sanguinário comandante do exército filisteu. Sansão parte para Judá, mas o comandante descobre o seu paradeiro e envia o exército atrás dele. Os homens de Judá são pressionados pelos filisteus e, muito assustados, vão até Sansão. Ele aceita se entregar, mas pede que apenas o amarrem e não o matem. Diante dos soldados filisteus, Sansão arrebenta as cordas e luta, ferindo mil homens.

A repercussão das vitórias de Sansão chega aos ouvidos de Dalila (Mel Lisboa), uma cortesão do palácio, de grande influência. Ela se interessa pelo guerreiro hebreu. Sansão parte para Gaza. Na praia, uma mulher que se banha no mar chama a sua atenção: é Dalila. Ele esconde as roupas dela e logo depois devolve. Dalila não dá chances para ele se explicar e deixa-o sozinho. Sansão retorna e invade o palácio do príncipe Inárus (Marcelo Escorel), exigindo que o tirano deixe o povo hebreu em paz. Só então Dalila descobre que o homem que vira na praia e roubara suas vestes era o temido guerreiro hebreu.

Sansão permanece na cidade por causa de Dalila. E o príncipe Inárus decide usar a beleza dela a favor do povo filisteu. Ele propõe que ela descubra em que consiste a força de Sansão, em troca de uma grande quantia em prata. Dalila aceita o desafio e começa a persuadir o hebreu. Sansão a engana algumas vezes, o que faz aumentar ainda mais a pressão do príncipe Inárus sobre ela. Completamente envolvido, Sansão acaba por revelar a Dalila a origem de sua força: o seu voto com Deus e a proibição de passar a navalha nos cabelos. E, assim, o futuro de Sansão fica nas mãos da ardilosa Dalila.

Record – 23h
de 4 de janeiro a 2 de fevereiro de 2011
18 capítulos

adaptação de texto de Gustavo Reiz
baseado no Livro dos Juízes
direção de João Camargo, César Rodrigues e Régis Faria
direção geral de João Camargo

FERNANDO PAVÃO – Sansão
MEL LISBOA – Dalila
MIGUEL THIRÉ – Faruk
RAFAELA MANDELLI – Ieda
ÍTALA NANDI – Zaira
MILHEM CORTAZ – Abbas
MARCELO ESCOREL – Inárus
THAÍS FERSOZA – Samara
CLÁUDIO GABRIEL – Héber
ROBERTO FROTA – Manoá
LU GRIMALDI – Zilá
ROBERTO PIRILO – Simas
CAMILO BEVILACQUA – Rudiju
NINA DE PÁDUA – Agar
VALÉRIA ALENCAR – Hannah
ROGÉRIO FRÓES – Aliã
NOEMI GERBELLI – Ama
JULIANA LOHMANN – Judi
LUIZA CURVO – Myra
KAREN JUNQUEIRA – Tais
JOANA BALAGHER – Yunet
LULI MILLER – Jana
LÍVIA ROSSY – Ayla
LUIZ NICOLAU – Bak
EMÍLIO DANTAS – Aron
LEANDRO LÉO – Cário
CÁSSIO RAMOS – Alexis
RODRIGO COSTA – Gadi
FELIPE CARDOSO – Jidafe
RODRIGO COSTA – Gadi (menino hebreu órfão)
JOÃO VITTI – Mensageiro

O autor Gustavo Reiz passou dois meses mergulhado em pesquisas e leituras para trazer veracidade à história. Logo depois, foram reuniões e trabalho ao lado da direção por quase um ano, até a trama ser concluída.
“Trabalhar com um período tão longe dos dias de hoje é muito difícil. Exige responsabilidade muito grande e preocupação para não frustrar o telespectador. Acho muito frustrante alguém assistir a uma história que já conhece e vê-la modificada”, disse Reiz em entrevista na época do lançamento.

Uma das preocupações do autor foi pensar em como seriam passados para a TV os acontecimentos de grande impacto que existem na história original.
“Há personagens que enfrentam leões, derrubam palácios, arrancam portas de palácios, e isso me assustava em termos de execução. Mas a emissora investiu nas melhores formas para fazer isso, como efeitos especiais e tecnologia de cinema.”

Belas locações nas dunas de Natal, no Rio Grande do Norte, e no município de Madre de Deus, em Minas Gerais, famoso por seus campos de plantações de trigo.

Sansão e Dalila foi a primeira produção de teledramaturgia da Record totalmente produzida em alta definição (HD).

Estreia na televisão do ator Emílio Dantas.

Reprisada entre 1º e 29/01/2013, em 21 capítulos. Novamente entre 07/03 a 01/04/2016, às 20h30, em 20 capítulos.

Música original de Kelpo Gils e Cláudio Erlan

01. Sansão herói
02. Lamento de herói
03. Dalila
04. Tempestade de areia
05. Tensão no deserto
06. Heber e Samara
07. Família Simas
08. Exército sanguinário
09. Deserto sem fim
10. Gadi e Jidafe
11. Cortesãs
12. Yunet
13. Inárus
14. Abbas
15. Andarilho
16. Deserto traiçoeiro
17. Ritual Dagon
18. Sansão e Leda
19. Agar e Rudiju

Veja também

  • reidavi_logo

Rei Davi

  • josedoegito_logo

José do Egito

  • lia

Lia