Sinopse

Numa aldeia de pescadores, cenário de violentas disputas entre o monopolizador da pesca e os pescadores, Marcos faz chantagem com o milionário Ramires, levando a uma tragédia que envolve a todos.

Marcos sonha com a fama, para tanto envolve-se numa sucessão de problemas e dificuldades, que são solucionadas graças à sua indômita vontade de vencer. Pouco se importa com os meios que emprega, fazendo uso da chantagem, do roubo, da mentira, e por aí afora. O rapaz desperta o amor de duas mulheres: Zurá e Nanci.

Tupi – 20h
de 3 de julho a 7 de setembro de 1964

novela de Ivani Ribeiro
baseada no original de Manuel Muñoz Rico
direção de Geraldo Vietri

Novela anterior no horário
A Gata

Novela posterior
Quando o Amor é Mais Forte

HENRIQUE MARTINS – Marcos
ANA ROSA – Zurá
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Nanci
LUIZ GUSTAVO – Polo
ELIAS GLEIZER – Ramires
WANDA KOSMO – Tia Bé
MARISA SANCHES – Raquel
ROLANDO BOLDRIN – Padre Juca
RILDO GONÇALVES – Bruno
ELÍSIO DE ALBUQUERQUE – Matusalém
SÉRGIO GALVÃO – Dr. Medeiros
JOÃO MONTEIRO – Leôncio
RÉGIS CARDOSO – desconhecido
MARCOS PLONKA – inspetor
APARECIDA DE CASTRO
IRENITA DUARTE

Como a novela anterior no horário (A Gata), Ivani Ribeiro escreveu Se o Mar Contasse (também adaptada do original de Manuel Muñoz Rico) sob o pseudônimo de Valéria Montenegro. (Carolline Rodrigues em “Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções”)

A TV Tupi investia mais no gênero, fazendo algumas tomadas externas na Baixada Santista. Se o Mar Contasse teve cenas gravadas na Ilha Porchat, em São Vicente (litoral paulista).

Na sinopse original da novela, o personagem Polo deveria aparecer na trama com o braço engessado, face à uma fratura sofrida. Cinco dias antes da estreia, o ator Luiz Gustavo sofreu um acidente nos estúdios e precisou engessar um dos braços. Não foi à toa que o diretor Geraldo Vietri o escalou para viver o personagem.

Mostrando a força que as telenovelas exerciam sobre o seu público na época, com o seu poder de monopolizar as massas, o livro “De Noite Tem… Um Show de Teledramaturgia na TV Pioneira”, de Mauro Gianfrancesco e Eurico Neiva (Giz Editorial, 2007), cita três fatos ocorridos por causa desta novela:
– Para comemorar o sucesso da trama, o elenco, em caravana, foi à cidade de Santos, onde recebeu efusivos aplausos da multidão que se comprimiu no Clube de Regatas Santista e em frente ao Hotel Atlântico, onde os atores se apresentaram da sacada.
– Henrique Martins, que interpretava o vilão da história, em uma das ruas do Pacaembu (São Paulo), teve seu carro fechado bruscamente por um motorista enfurecido, que em altos brados lhe disse: “isso é para você deixar de fazer mal aos outros, seu miserável!”.
– Já a triz Ana Rosa tomou um susto ao receber um abaixo assinado de várias mulheres da cidade de Santos, alertando-a para que não acreditasse nas mentiras de Marcos (Henrique Martins).

Estreia da atriz Maria Isabel de Lizandra em novelas.

Salathiel Coelho apresenta Temas de Novelas *
salathielt
01. PEQUENO CONCERTO QUE FICOU CANÇÃO – Geraldo Vandré (O Sorriso de Helena)
02. TEMA DE HELENA (A SONÂMBULA) – Bellini (O Sorriso de Helena)
03. TEMA DE TEREZA (MARCHA NUPCIAL) – Geraldo Vandré (Teresa)
04. TEMA DO PROFESSOR (SUMMER LOVE) (Teresa)
05. TEMA DE AURORA E MÁRIO (THE END OF THE WORLD) (Teresa)
06. TEMA DE ALBERTINHO (AMOR ETERNO) (O Direito de Nascer)
07. TEMA D AMOR (ETERNA SAUDADE) – Dilermando Reis (Se o Mar Contasse)
08. SE PIANGI, SE RIDI (O Cara Suja)
09. TEMA DE AMOR (O Cara Suja)
10. TEMA DE AMOR (THE WAR LOVER) (Quando o Amor é Mais Forte)
11. TEMA DE AMOR (ROMANCE DE AMOR) (Alma Cigana)

*Em 1965, o sonoplasta da Tupi gravou o disco Salathiel Coelho Apresenta Temas de Novelas com músicas de Alma Cigana, Se o Mar Contasse, Quando o Amor é Mais Forte, O Sorriso de Helena, O Direito de Nascer, Teresa e O Cara Suja.

Veja também

  • excelsior60

Corações em Conflito

  • excelsior60

Ambição

  • almacigana

Alma Cigana