Sinopse

O Menino Maluquinho mora em um condomínio junto de sua família e adora brincar nas ruas com sua bicicleta, seu skate e sua pipa. Além disso, ele adora videogames e televisão. Seu melhor amigo se chama Bocão e Julieta é a garota por quem ele está apaixonado.

Junto deles, o Menino Maluquinho vive aventuras muito divertidas e aprende importantes lições sobre amizade, escola e o valor do dinheiro, entre diversos outros aspectos da vida.

TVE / TV Cultura- 14h / 18h30
de 19 de março a 10 de julho de 2006
26 episódios

adaptação de Anna Muylaert e Cao Hamburger
baseada na obra de Ziraldo
roteiro de Anna Muylaert e Maria Mariana
redação final de Anna Muylaert
direção de César Rodrigues

FELIPE SEVERO – Menino Maluquinho (5 anos)
PEDRO SABACK – Menino Maluquinho (10 anos)
FERNANDO ALVES PINTO – Menino Maluquinho (30 anos)
MARIA MARIANA – mãe de Menino Maluquinho
EDUARDO GALVÃO – pai de Menino Maluquinho
ANTÔNIO PEDRO – Vovô Hortêncio
REGINA SAMPAIO – Tia Elza
JOÃO CAMARGO – Tio Armando
ILVA NIÑO – Irene (ex-babá de Menino Maluquinho)
KENIA COSTTA – Babá
ÉRICA COLARES – mãe de Pagú
RITA PORTO – mãe de Bocão
REJANE ZILLES – mãe de Herman
PAULO CÉSAR PEREIO – Mika (avô de Herman)
ELLEN ROCHE – Fada Madrinha
SANDRA HANSEN – Lena
LUIZ NICOLAU – Baiaco
THOGUN – Tião
MARIA CLARA MACHADO – Professora Cacau
JULIANA NASCIUTI – Professora (5 anos)
CLARISSE NISKIER – Professora (10 anos)
ROBERTO BURGEL – professor de música
MURILO GROSSI – professor de futebol
MARCOS BARRETO – assistente de futebol
MARIA DEALVES – diretora
EDIMILSON SANTINI – carroceiro
e as crianças
RAFAEL RITTO – Bocão (5 anos)
CHRISTIAN ZUCOLOTTO – Bocão (10 anos)
MYLA CHRISTIE BONIFÁCIO – Julieta (5 anos)
SARAH MACIEL – Julieta (10 anos)
LUIZ EDUARDO – Junin (5 anos)
GABRIEL SEQUEIRA – Junin (10 anos)
RODRIGO CANDELOT – Junin (30 anos)
ALEXANDRO DOMINGOS – Lúcio (5 anos)
ANDREY EMERICH – Lúcio (10 anos)
LEANDRO FIRMINO – Lúcio (30 anos)
EDUARDO AIELLO – Herman (5 anos)
VINÍCIUS KUBRUSLY – Herman (10 anos)
EDUARDO AKIRA – Sugiro (5 anos)
LEONAM AKIRA – Sugiro (10 anos)
KARINA FERRARI – Tatiana (5 anos)
LARISSA MAIA – Tatiana (10 anos)
GABRIEL LEPSCH – Leandro (5 anos)
JÚLIA MATTOS – Bianca (10 anos)
KAROLINA AFONSO – Pagú (10 anos)
MARIA CLARA MENDONÇA – Carol (10 anos)
RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA – Renata (10 anos)
RAFAEL CIANI – Molecão
DUAM SOCCI – Gregório
DANIEL NOGUEIRA – Tito
MARIANA AZEVEDO – Mariana
THIAGO MARCELO – Pedroka
BRUNO CARIATI – Fernandinho
adivinha que dia é hoje? – (24/03/2006)
Depois de arranjar roupa adequada para sua festa de aniversário de 10 anos, o Menino Maluquinho sofre com a espera dos amigos para a festa. Por fim, todos
chegam, principalmente Julieta, que lhe dá uma ampulheta roxa de presente. Como tinha combinado com a mãe, o Menino Maluquinho precisava jogar fora a mamadeira no dia do seu aniversário de 5 anos. Ele adiou ao máximo esse momento, mas quando conseguiu se desfazer da mamadeira, logo pensou nos presentes de aniversário.

o menino que tinha panela na cabeça – (31/03/2006)
A professora do Menino Maluquinho de 10 anos pede como trabalho uma autobiografia. O garoto faz uma viagem biográfica conversando com todos sobre como se tornou ‘O menino que tinha panela na cabeça’. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho armou a maior confusão com as panelas de casa.

o primeiro dia de aula – (07/04/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está animado com o primeiro dia de aula. Chegando na escola porém, a coisa complica com as novidades na aula de Matemática. Com 5 anos, o Menino Maluquinho tinha medo do seu primeiro dia de aula. Chegando lá porém viu que era mais gostoso do que ele pensava.

eu não sei arrumar, eu só sei bagunçar – (14/04/2006)
Convicto de sua bagunça, aos 10 anos, o Menino Maluquinho acaba se prejudicando por causa da bagunça em seu quarto. Por fim entende o valor da organização. Com 5 anos, o Menino Maluquinho recebeu a visita do amigo Leandro e de sua babá autoritária que não os deixou fazer nada.

feio, bonito! – (21/04/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho está extasiado com a beleza da nova aluna da escola, Bianca. Mas quando ela o ignora, e ainda por cima o chama de “feio”, um buraco se abre sob seus pés. Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho visitou o zoológico com Bocão e o avô. No passeio, eles discutiram os diversos padrões de beleza entre os animais.

o melhor amigo do menino – (28/04/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ficou meio entediado com seu antigo cão, Fofinho. Mas quando o animal some, decide encontrá-lo de qualquer jeito. Aos 5
anos, o Menino Maluquinho insistiu tanto que ganhou um cachorro vira-lata: Fofinho.

meu pior amigo – (05/05/2006)
Com ciúmes do primo Gregório, o Menino Maluquinho provoca uma briga com Bocão, mas acaba com saudades. Maluquinho e Bocão se conheceram aos 5 anos.

o canguru – campeão – (12/05/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho passeia imaginariamente por diversas projeções para seu futuro, mas no final decide ser ele mesmo, por enquanto. Aos 5 anos, ele tinha decidido ser canguru quando crescer.

liga, desliga – (19/05/2006)
Com 10 anos, o Menino Maluquinho se estressa de tanto jogar vídeogame. O Maluquinho conheceu seu primeiro “game-boy” aos 5 anos.

o melancia – (26/05/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho ajuda Bocão a superar o ciúme de um novo bebê na família. Com 5 anos, o Maluquinho queria tanto ter um irmão que acabou
inventando e convivendo com um irmão invisível, o Paçoquinha.

azul e rosa – (02/06/2006)
Meninas e meninos de 10 anos entram em conflito, mas acabam se reunindo. Aos 5 anos, Maluquinho se casou com Julieta na festa junina.

baleia de rio – (09/06/2006)
Aos 10 anos, O Menino Maluquinho tem dificuldade em largar a cidade e brincar no campo. Mas quando a menina Tatiana aparece crescida, tudo muda. Quando foi para o campo aos 5 anos o Menino Maluquinho ficou amigo de Tatiana.

festa do pijama – (16/06/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho se diverte com os amigos dormindo em casa. Junin dormiu na casa do Menino Maluquinho quando ele tinha 5 anos, mas quis ir
embora no meio da noite.

por que comigo? – (23/06/2006)
O Menino Maluquinho foi maltratado por amigos mais velhos aos 5 anos. Aos 10, ele defende o garoto gordinho Tito, que passa a ser maltratado por Herman.

a fada madrinha do consumo – (30/06/2006)
Com 10 anos, Menino Maluquinho e seus amigos estão loucos para comprar uma fantasia do Cavaleiro Negro. Como os pais relutam em dar o presente, pois não é
Natal, nem aniversário, o Maluquinho imagina que eles irão conseguir tudo no programa de TV do Baiaco. Aos 5 anos, o Maluquinho assistia à muita televisão e como resultado: achou que “precisava” comprar um monte de coisa.

maluquinho galã – (07/07/2006)
Aos 10 anos, o Menino Maluquinho desperta paixões em três garotas ao mesmo tempo. Com 5 anos, ele só encantava tias e tias-avós.

vovô, papai e eu – (14/07/2006)
Aos 5 anos, o Maluquinho fez um pato de argila para o pai no dia dos pais, mas este não apareceu, para decepção do menino, que foi consolado pelo carinho do avô. Após ter sofrido a decepção aos 5 anos, o Menino Maluquinho não liga para o Dia dos Pais aos 10 anos. Desta vez, quem sofre com sua ausência é o pai.

chove, chuva maluquista – (21/07/2006)
Aos 5 anos, o Maluquinho ficou em casa com o avô e Bocão em um dia de chuva. Cansado com a hiperatividade dos garotos, o vovô fez uma introdução aos gêneros da MPB para os pequenos, com sua velha coleção de discos. Num feriado de finados, chove de novo e a família não pode viajar. Sem ter o que fazer dentro de casa, aos 10 anos, o Menino Maluquinho fica entediado. Então, o pai faz uma introdução à história da arte para o filho, através de um livro ilustrado. O Maluquinho fica impressionado com as pinturas e acaba fundando seu próprio movimento: “o Maluquismo”.

o ilusionista – (28/07/2006)
O Menino Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir ou mentir.

eu sou o melhor – (04/08/2006)
Aos 5 anos, o Maluquinho perdeu no jogo do Mico preto e “perdeu” a cabeça. Aos 10, ele ganha campeonato de corridas e também “perde” a cabeça.

fome de doce – (11/08/2006)
Quando tinha 5 anos, o Menino Maluquinho só queria comer doce e, por isto, acabou tendo uma cárie. Sua mãe passou a controlar sua alimentação, mas ele
seguiu roubando doce. Só quando passou mal, entendeu o valor da comida. Aos 10 anos, o Maluquinho só quer comer certas coisas de determinadas formas. Num
jantar japonês ele acaba tendo de enfrentar um peixe cru e acaba adorando.

mãe só há duas – (18/08/2006)
Aos 5 anos, o Menino Maluquinho só tinha olhos para mamãe: uma princesa, uma beleza, uma maravilha. Quando ele foi para o acampamento nas férias, foi aquela choradeira de ambos os lados. Ele sentia falta da “melhor mãe do mundo”. Aos 10 anos, o Maluquinho quer voltar ao acampamento, mas a mãe, lembrando das lamentações da outra vez, não quer que ele vá. Ele fica furioso e decreta: ela é a “pior mãe do mundo”.

flicts – (25/08/2006)
O Menino Maluquinho foi ao teatro aos 5 anos e ficou encantado com a peça Flicts, inspirada em um livro de Ziraldo. Aos 10 anos, quando a professora
propõe que os alunos montem uma peça, o Maluquinho sugere encenar Flicts.

mas…para onde foi o peixe? – (01/09/2006)
roteiro de Maria Mariana, texto final de Anna Muylaert
O Menino Maluquinho ganhou um peixe com 5 anos. Cuidou do animal com todo zelo, mas o peixe morreu. Mesmo compreendendo que o peixe morreu, o Maluquinho não entendeu para onde ele foi. Aos 10 anos, o Menino Maluquinho acompanha a morte do avô do Herman, Mika. Fica com medo que seus parentes também “sumam do mapa”.

feliz natal – (08/09/2006)
Felicidades e decepções no Natal. Aos 5 anos, o Menino Maluquinho ainda acreditava em Papai Noel. Aos 10, ele aguarda um presente que não vem.

eu, eu, eu e o mar – (15/09/2006)
No último episódio da temporada, os três maluquinhos vão à praia. Depois que o Menino Maluquinho, de 10 anos, surfa uma onda redonda, dá-se um acontecimento mágico: o personagem se encontra aos 5, dez e 30 anos. Eles conversam e percebem diferenças e semelhanças nas várias idades da vida.

O Menino Maluquinho, livro infanto-juvenil do cartunista Ziraldo, foi publicado em 1980 e virou um best-seller. Já foi levado ao cinema pelo menos duas vezes, em 1994 e 1997, onde o personagem foi interpretado pelo então menino Samuel Costa.

Cada episódio da série tinha um tema diferente que levava à identificação do telespectador com o personagem e à reflexão sobre a realidade e os conflitos das diferentes idades.

Entre os temas abordados estavam: identidade, quem somos e como as pessoas nos enxergam; a passagem do tempo e os aniversários; o primeiro dia de aula e os novos amigos e muito mais.

As gravações duraram seis meses e foram realizadas em um estúdio de 600m2, que reproduzia um sobrado completo, com o quarto do Menino Maluquinho, o quarto de seus pais, sala, cozinha e banheiro.

A vinheta de abertura, produzida pela Manifesto Design, partiu do trabalho de Ziraldo e de seu consagrado traço do Menino Maluquinho para apresentar o elenco da série. O desenho do Maluquinho pequeno apresentava o ator Felipe Severo, o desenho do Maluquinho maior apresentava Pedro Saback. Como não existia o personagem aos 30 anos, seu desenho foi criado especialmente por Ziraldo para apresentar o ator Fernando Alves Pinto.

Ainda, como uma inovação na linguagem, todos os episódios da série contavam com seqüências em animação especialmente criadas pelos animadores brasileiros da 2D LAB.

O programa ganhou o Prêmio Japão 2006, do NHK Japan Prize, foi indicada a melhor série-infanto juvenil pela APCA, e foi finalista ao Prêmio Emmy Award 2007.

A série estreou em 19/03/2006 na TVE (TV Brasil) com episódios inéditos aos domingos às 18h30, e reapresentados nas sextaS-feiras às 11h30 e 14h, e aos sábados às 10h.
Em 24/03/2006, estreou na TV Cultura com episódios inéditos todas as sextas-feiras às 14h.
Em 02/07/2006, a TV Brasil exibiu das 9h às 14h uma maratona com dez episódios. Uma outra novidade foi a mudança de exibição da série: os episódios inéditos foram exibidos a partir de 26/06/2006 de segunda a sexta-feira às 20h.
Em 04/12/2006 estreou na Disney Channel de segunda a sexta às 12h.
Sucessivas reprises continuaram na TV Brasil e TV Cultura.

Tema de Abertura: UM MENINO MALUQUINHO – Felipe Severo

Fala quem vem
É só seguir
Devagarinho um menino maluquinho
Isso é uma panela!

Pra que venha só seguir devagarinho, maluquinho
O menino é que sabe cochichar bem baixinho
Que num pote de ouro feito um furo, um alquimista
Cabe tudo, tudo cabe, mas só vê quem tem a pista

Quem será que sabe, quem será o artista?
Me disseram que quem sabe é o maluco pequenino
O muleque de verdade é o menino maluquinho…

Veja também

  • casteloratimbum_logo

Castelo Rá-Tim-Bum

  • ilharatimbum_logo

Ilha Rá-Tim-Bum

  • qualebicho_logo

Qual É, Bicho?