Sinopse

A judia Míriam, ao ver o sofrimento de Cristo na cruz, ficara surda e muda. O profeta Simeão recebe a mensagem de que ela só voltará a falar e ouvir quando forem quebrados três vasos especiais. Entretanto, ninguém sabe quais são.

Tupi – 18h45
de 1º de abril a junho de 1968

novela de Júlio Atlas
direção de Wanda Kosmo

PATRÍCIA MAYO – Míriam
LIMA DUARTE – Simeão
VIDA ALVES – Cláudia Pilatos
RILDO GONÇALVES
LAURA CARDOSO
WILSON FRAGOSO
PAULO FIGUEIREDO
ADEMIR ROCHA
CARLOS DUVAL
THILDE FRANCHESCHI
ALDO CÉSAR
ARAKEN SALDANHA

Novela bíblica

Primeira novela bíblica da TV brasileira, muito antes das produções da Record TV (na década de 2010).

Para as cenas exteriores, a diretora Wanda Kosmo aproveitou passagens de filmes bíblicos e colocou em ação dezenas de figurantes.

O povo de São Miguel Paulista, bairro de São Paulo, orientados pelos padres da igreja local, construiu cenários para representar as passagens bíblicas da Paixão de Cristo. A TV Tupi lá esteve e transmitiu o espetáculo, intitulado “O Martírio de Jesus”. A encenação aconteceu na Sexta-feira Santa, às 20 horas, e contou com os atores do elenco de O Rouxinol da Galileia, além dos moradores de São Miguel.

As Quatro Estações do Amor

O Rouxinol da Galileia foi a terceira das quatro telenovelas que compunham o projeto As Quatro Estações do Amor, uma estratégia de marketing lançada por J. Silvestre ao assumir a superintendência da TV Tupi. O propósito maior era levar novelas leves, românticas, sem os dramalhões piegas e superados, em uma nova faixa de horário, ainda inexplorada pelas emissoras. Todas as tramas tinham o amor como ponto comum, visto sob ângulos diferentes.

Eram apresentadas quatro novelas, na sequência, das 17h45 (com Os Amores Bob) às 19h45.
As demais novelas eram: O Homem Que Sonhava Colorido – às 18h15, O Rouxinol da Galileia – às 18h45, e O Coração Não Envelhece – às 19h15.

Festa de lançamento

Como estratégia de divulgação, a Tupi preparou um série de festividades para a estreia das quatro novelas. A festa começou no sábado anterior à estreia, dia 30/03/1968, às 11 horas, e se estendeu até a segunda-feira, dia 01/04, às 17h45, quando estreou a primeira delas, Os Amores Bob, contando até com queima de fogos de artifício na sede da emissora, no Sumaré.

Shows foram apresentados em diversos pontos de São Paulo, com artistas da Tupi. Em minipalcos, foram distribuídos cupons numerados para sorteio, que valiam dezenas de prêmios, o maior deles, um carro zero quilômetro. Todos os programas da TV Tupi deste período giraram em torno dos temas das novelas.

O Rouxinol da Galileia foi a novela que teve mais repercussão entre as apresentadas nas Quatro Estações do Amor.

Veja também

  • amorsemdeus

Amor Sem Deus

  • 4estacoesdoamor

Os Amores de Bob