Sinopse

Na luta por terras, Jaime é obrigado a matar seu melhor amigo, Fábio. Sem remorso, Joel não pensou nas consequências ao obrigar seu filho a cometer o crime.

Após o assassinato, as duas famílias, a de Jaime e a de Fábio, entram em contato com a dor e o sofrimento que o destino preparou para elas, a autodestruição.

Cultura – 22h30
de 17 a 20 de janeiro de 1995

minissérie de Julia Altberg
baseada do romance homônimo de Carlos Herculano Lopes
direção de Marco Altberg
coprodução TV Cultura, Banco Nacional e Riofilme

ÂNGELO ANTÔNIO – Jaime
OTHON BASTOS – Joel
LU MENDONÇA
ROBERTO FROTA
MARLY BUENO
RÚBENS CARIBÉ – Fábio
IVAN DE ALMEIDA
MARCELA ALTBERG
MARTHA OVERBECK
IVAN SETTA
ANSELMO VASCONCELLOS
MARIA SILVIA
JACQUELINE SPERANDIO
MARIA ALVES
NELSON XAVIER
Baseada no livro do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes, Sombras de Julho é uma história atemporal que mostra a divisão e destruição de duas famílias pela posse de terras.

“O importante nessa história são os personagens, que são muitos fortes. É um pouco um bangue-bangue, com final surpreendente”, disse o diretor Marco Altberg à Folha de São Paulo de 13/11/1994.

Sua primeira ideia foi realizar um longa-metragem. Mas com as dificuldades de se fazer cinema no país, optou por uma coprodução com a TV Cultura, orçada em US$ 300 mil, com o antigo Banco Nacional como patrocinador.

Filmada em super-16 e telecinada para a TV Cultura, a minissérie foi comercializada e exibida, em um único bloco, em cinemas do Brasil e do exterior, como longa-metragem.

Problemas com a produção fizeram com que a minissérie fosse adiada em um mês. Estrearia em 15/12/1994 na televisão, mas acabou estreando em 17/01/1995.

Veja também

  • casteloratimbum_logo

Castelo Rá-Tim-Bum

  • mundodalua_logo

Mundo da Lua